Postagem do dia 16.10.2017

Lava Jato reclama de decisão.
STF autoriza nova incursão no reduto dos deputados
           A manifestação de dois dos principais procuradores da Lava Jato sobre a decisão do Supremo de dar a palavra final sobre afastamento de parlamentares às respectivas casas do Congresso continua repercutindo na área da Justiça, entre os membros da Lava Jato, e da população. Deputados e senadores, pelo contrário, adoraram. Os Procuradores da República Carlos Fernando dos Santps Lima e Deltan Dallagnol, da força tarefa, criticaram duramente em suas redes sociais a decisão do Supremo Tribunal Federal de dar ao Congresso a palavra final no afastamento de parlamentares determinado pela própria Corte.
            A decisão vai influenciar diretamente na situação do senador Aécio Neves (PSDB-MG), afastado de seu mandato pela maioria da Primeira Turma do STF no começo de setembro a pedido da Procuradoria Geral da República e que deve ser analisada esta semana pelo Senado. Alguns parlamentares querem que essa decisão fique mais para frente “para deixar o povo esquecer”.
            É, mas o Supremo voltou a “catucar” a Câmara Federal nesta segunda-feira autorizando à Polícia Federal a realizar nova incursão no recinto da Casa e fazer uma devassa no gabinete do irmão do Gedel Vieira, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB da Bahia). A PF saiu de lá carregando uma mala, não se sabe ainda se de dinheiro ou documentos. Fez também apreensões na casa do deputado em Brasília. Desta vez, a própria Polícia Legislativa ajudou nos trabalhos.

16.10.2017


16.10.2017

Pequenas agroindústrias do Ceará em crise

A Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa realiza  nesta terça-feira (17/10), no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, às 14h30, audiência pública para discutir a situação das pequenas agroindústrias do Ceará. O requerimento atende a solicitação do deputado Carlos Matos (PSDB).
 O parlamentar comenta que, em razão da estiagem que se prolonga há pelo menos cinco anos no Estado, o segmento vem sofrendo gravemente,  gerando dispensa de mão de obra, queda na fabricação de produtos, perda de capital e crescimento de dívidas.
  "O desemprego aumentou no campo, a produção agrícola caiu e a criação de animais está cada vez mais difícil. Além disso, os empresários que fizeram financiamento para investir no mercado, no crescimento da demanda, não conseguem quitar as dívidas destes financiamentos", informa o parlamentar.
Carlos Matos critica ainda a "não inclusão das pequenas agroindústrias no programa de refinanciamento das dívidas agrícolas para a prorrogação dos débitos e a obtenção de descontos, diferentemente do que ocorreu com o segmento da agropecuária".

16.10.2017

Temer manda dificultar punição para trabalho escravo
                                   
          Revelou  o Globo online hoje pela manhã  que, em meio à análise da nova denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara, o governo atendeu a um pleito antigo da bancada ruralista: criou regras que, na prática, dificultam a fiscalização e punição por trabalho escravo.
  Em portaria divulgada nesta segunda-feira, 16,  o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, determinou que a "lista suja", que traz os nomes dos empregadores autuados pela prática do crime, só seja  divulgada "por determinação expressa" dele ou de quem estiver como titular da pasta. Antes, essa atribuição era da área técnica.
A portaria trouxe ainda novos conceitos de práticas ligadas ao trabalho análogo à escravidão. Para que sejam caracterizadas a jornada excessiva ou a condição degradante, por exemplo, agora terá que haver a restrição de liberdade do trabalhador.

16.10.2017

Face de Cristo aos 35 anos ganha homenagem da AL
          A Assembleia Legislativa realiza nesta terça-feira (17/10) a partir das 18 horas, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para homenagear a Comunidade Católica Face de Cristo, que está comemorando 35 anos de fundação.
  A iniciativa é do deputado Evandro Leitão (PDT) e tem como subscritor o deputado Carlos Matos (PSDB). O autor do requerimento explica que a comunidade foi criada por Aluízio e Célia Nóbrega, após participarem do seminário Vida no Espírito Santo, presidido pelo cardeal dom Aluísio Lorscheider, em outubro 1982.
Evandro Leitão destaca ainda que a Face de Cristo foi a primeira comunidade criada com o “carisma da família”, e por isso passou a receber convites e realizar missões. O requerimento aponta que a Face de Cristo também possui casas em Parnaíba (PI) em Maceió (AL), onde desenvolve trabalhos com crianças, adolescentes e jovens carentes, “evangelizando, dando reforço escolar, assistência médica e dentária, além de alimentação e cursos para formação cidadã e profissional”.

16.10.2017


16.10.2017

Verde e secura no Maciço de Baturité
          De sábado à noite até domingo, 15, às 10 horas, chuviscou, ora mais forte ora menos, no distrito de Pernambuquinho, em Guaramiranga, molhando muito bem a vegetação e aumentando o friozinho da serra, o que foi do agrado de todos.
 Mas a vegetação do Maciço de Baturité que fica para o lado do sertão, para quem vai pela estrada CE-253, em excelentes condições, está completamente esturricada em toda sua extensão. Vejam estas imagens que fiz na sexta-feira.
         Os paredões de pedra estão cinza...

Na foto abaixo as antenas do Pico Alto

Já em Guaramiranga a vegetação é outra coisa...

16.10.2017

Em defesa da imprensa livre
            Em mensagem dirigida ao Brasil, via Internet, que resumimos,  o professor Roberto Amaral diz: “Democracia e monopólio ideológico são termos que não se conciliam, como igualmente incompatíveis são democracia e ditadura do pensamento único, que se expressa, entre nós, por intermédio do monopólio ideológico dos meios de comunicação de massa.
  “A revista Carta Capital é vítima dessa urdidura  e sua sobrevivência está seriamente ameaçada, com as consequências óbvias para os interesses de nosso país e de nosso povo. Precisamos resistir salvando a Carta Capital da debacle ameaçadora. 
 Para discutir as soluções possíveis ao impasse, um grupo de leitores e colaboradores da revista está convocando os que concordam com este enunciado para uma reunião no dia 16 de outubro, às 18h30, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro. Nesse encontro discutiremos um programa de trabalho que visa à defesa política e financeira da revista. Entre as ideias em pauta está a fundação de uma ‘Sociedade dos Amigos da revista Carta Capital’, afirma Roberto Amaral.
“O debate será aberto com uma intervenção do economista, professor e jornalista Luiz Gonzaga Belluzzo”.

16.10.2017

Fortur/Contur discutem destinos turísticos cearenses
          O Fórum de Turismo do Ceará (Fortur) e o Conselho Municipal de Turismo de Fortaleza (Contur) realizam nesta terça-feira, a partir das 14 horas, no Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa reunião conjunta com importante pauta para discussão e apresentação de sugestões por parte dos seus membros. Edgar Sá e Pedro Carlos da Fonseca, coordenadores, conduzem a reunbião.
  Entre os assuntos em relevo a importância do Projeto Orla para qualificação dos destinos turísticos cearenses; Avaliação sobre a situação de Jericoacoara com foco na manutenção da essência de charme do local, capacidade de carga/sustentabilidade, certificação internacional, taxa de permanência, infraestrutura, taxa de bombeiros, descaracterização, impactos ambientais etc.
 Vão participar como palestrantes o Secretário de Turismo de Jericoacoara, Ricardo Gusso Wagner, o fotógrafo Internacional e palestrante Fábio Arruda, e os convidados especiais Luiz Mauro Aragão Rosa, Coordenador do PROINFTUR;  Luiz Correia, Coordenador Projeto Orla/SEMA.
 Haverá uma apresentação sobre como estão os destinos turísticos (novos e antigos): exóticos, ecoturismo, estruturados, desestruturados, em processo de destruição, do norte/nordeste/centro oeste brasileiro.

16.10.2017


16.10.2017

Jeri e o cavalo-marinho agora com normas
         Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade acaba de estabelecer normas e procedimentos para o cadastramento e a autorização de uso para o exercício da atividade comercial na condução de visitantes  para o passeios ecológicos do cavalo-marinho  no Parque Nacional de Jericoacoara.
  A extensa portaria, que trata das regras burocráticas de credenciamento de condutor de visitante e canoeiro, está na seção 01 do Diário Oficial da União de 13/10. (Fonte: Blog Frente e Verso).

16.10.2017

Forrageiras para o semiárido
            Nesta terça-feira, 17, a partir de 7h30 da manhã, reunião do Agropacto – o fórum da agricultura e pecuária cearenses -, que traz como tema “Forrageiras para o Semiárido.” 
  Os palestrantes são Eduardo Mello Barroso, superintendente de projetos e agrônomo do Senar/Ceará, e Giovani Rodrigues Chagas, Técnico em Projetos e Zootecnista na empresa Forpec Consultoria.
 Os dois enfocarão esses temas no auditório da sede da Faec/Senar. Informações: (85) 3535-8006.

16.10.2017

Dia de Santa Edwiges – Protetora dos pobres e endividados

 
            Sua morte ocorreu no dia 15 de outubro de 1243. E foi canonizada no dia 26 de março de 1267, pelo Papa Clemente IV. Como no dia 15 de Outubro celebra-se Santa Teresa de Ávila, a comemoração de Santa Edviges passou para o dia 16 de Outubro. 
           Edviges da Silésia ou Edviges de Andechs (Andechs, 1174Trzebnica, 15 de outubro de 1243) é uma santa católica. Na Polônia é conhecida como Jadwiga Śląska. 
           Depois da morte do marido e dos filhos, passou a residir no mosteiro onde sua filha era abadessa e dedicou-se a ajudar os carentes. Com seu próprio dinheiro, construiu hospitais, escolas, igrejas e conventos. Ganhou fama de protetora dos endividados por ajudar detentos da região, presos por não terem recursos para pagar suas dívidas. Foi proclamada santa pela Igreja Católica em 1267.
           O dia 16 de outubro é dedicado a Santa Edviges, popularmente conhecida como protetora dos pobres e endividados. (Fonte: Wikepedia). Em Fortaleza, durante todo dia, os fiéis acorrem às missas e às orações em sua igreja na Leste/Oeste em louvor da querida santa.

16.10.2017


16.10.2017

CURTAS SOCIAIS
*Entre rimas e novos arranjos que unem o samba ao rap, Emicida apresenta “show” em Fortaleza com releitura da obra de Cartola. 
  *O evento acontece dia 24 de novembro no Teatro RioMar numa realização da Opus Promoções e o Laboratório Fantasma.
 *A querida amiga e viajada cerimonialista  Teresa Borges está de volta de viagem que incluiu a Índia e a Tailândia no roteiro.
 *Por sinal, a irmã dela, a sempre estimada Lenilza Campos, está seguindo com seu Grupo de Orações para fazer o circuito dos Santuários Marianos da Europa. Ninguém é de ferro!
*A sempre bela apresentadora de notícias na Tv, Bianca Monteiro, fez aniversário e ganhou o abraço da lista afetiva.
  *No dia 14, sábado,  o hoteleiro Darlan Leite foi muito cumprimentado por familiares e amigos porque marcou o calendário.
*Já a competente produtora de moda, que já foi modelo no Ceará,  cearense de São Paulo, Marúzia Fernandes, fez aniversário no sábado e certamente comemorou com os seus familiares e amigos.
*Quem aniversariou no domingo, 15, foi a queridíssima Bárbara Freire (sra. Eymard Freire), pessoa da maior estima de todos nós.
*Na mesma data, domingo, foram cumprimentados o tabelião Cláudio Narcélio Bezerra, Nazaré Sales (sra. Bob Sales), o jurista-professor Roberto Martins Rodrigues (foto) e o Dr. Valter Justa (foto abaixo).
*Nesta segunda-feira, 16, os abraços vão para  Marta Silva (sra. José Valdo Silva, foto abaixo), 

Ana Sampaio (sra. Cel. Adyr Sampaio), senador José Pimentel e  Jeovah Júnior Maciel.

*Por hoje contei. Até amanhã.