Postagem do dia 02.01.2018

Fim de ano com 79 óbitos  no Ceará
De sexta-feira, 29, à madrugada desta terça-feira, 02, foram registrados em todo o Estado 64 homicídios e 15 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito. 
 Neste caso, a maioria dos acidentes  ocorreu no interior  do Estado. A Secretaria de Segurança ainda não evelou o balanço das ocorrências policiais, o que deverá ocorrer nesta quarta-feira.
        Na grande Fortaleza , 46 pessoas foram assassinadas no período. No  interior foram 18 homicídios  registrados.

Os bairros onde ocorreram os homicídios foram Edson Queiroz (duplo), Antônio Bezerra, Passaré, Conjunto Ceará, Siqueira, Praia do Futuro (2),  Pici, Mondubim (2), 
Bonsucesso, Praia de Iracema, Barroso II, Jangurussu,  Aeroporto. Demócrito Rocha, Serrinha, Vila Vela 4 (duplo), Dias Macedo (lesão corporal seguida de morte, Jardim Guanabara, Parque Jerusalém, Colônia, Ancuri e Jardim das Oliveira.

02.01.2018


02.01.2018

Seis mulheres mortas em 72 horas

Entre 30 de dezembro e primeiro de janeiro, seis mulheres foram mortas em Fortaleza, segundo informações da Secretaria de Segurança na tarde desta terça-feira, 2. Entre as vítimas, 2 adolescentes, uma de 15 e outra de 16 anos.
O último caso, na noite de segunda-feira, vitimou Stefhani Brito (foto acima - álbum da família), de 22 anos. Fato também já revelado pelo jornal O Povo online.

02.01.2018


02.01.2018

Ceará da cultura e do folclore
            No próximo dia 06 de janeiro (sábado) ocorrerá a XII Mostra Estadual Ceará Natal de Luz, uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com apoio da Comissão Cearense de Folclore, Fórum de Cultura Tradicional Popular e Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros (Aestrofe). Para ampliar ainda mais a disseminação das tradições culturais natalinas, pela primeira vez, a Mostra será realizada em dois polos culturais no Centro de Fortaleza, a Praça do Ferreira e o Theatro José de Alencar.
           O evento marca o fim das atividades do Ciclo Natalino do Estado, que se iniciou com a escolha, via Edital da Secult, dos grupos de Mostras Regionais, Grupos de Tradições e Grupos de Projeção ou Parafolclóricos que têm nas manifestações do Ciclo Natalino seu foco. Durante o mês de dezembro foram realizadas as Mostras Regionais em diversas regiões do Estado, como Fortaleza, Sobral, Campo Sales, Russas, Meruoca, Maranguape, Quixadá e Ocara.
              Como em anos anteriores, ocorrerá homenagem a um Mestre da Cultura. Nesta edição, o homenageado será o Mestre Aldenir. Nascido no Crato, ele tem em sua trajetória de 85 anos de vida, 62 anos dedicados ao Reisado e ao repasse dos saberes e fazeres desta manifestação, na qual os grupos que saem para louvar e cantar o menino Jesus nascido e os Santos Reis Magos por meio de peças – as músicas – com as quais o Mestre Aldenir vem renovando e atualizando o Reisado. Brincante desde os 22 anos de idade, é no pátio da casa onde mora que Mestre Aldenir ensina, ensaia e repassa os saberes do Reisado há mais de seis décadas.

02.01.2018

Está chegando o Hard rock Brasil

Com previsão de abertura em junho deste ano, o Hard Rock, franquia brasileira que já existe há mais de 40 anos pelo mundo, chega a Fortaleza. Estará localizado em área do shopping RioMar.  Contrato assinado entre a Venture Capital Investimentos (VCI) e o Hard Rock Brasil.

02.01.2018


02.01.2018

Recadastramento de segurados do Estado

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pela gestão do Sistema Único de Previdência Social do Estado do Ceará – Supsec, iniciará, em janeiro de 2018, o recadastramento dos segurados do sistema, incluindo os servidores e militares ativos, os aposentados e os militares da reserva remunerada e reformados, bem como os pensionistas.
 O recadastramento  contemplará todos os segurados e pensionistas do Supsec, compreendendo os Poderes Executivo e Legislativo do Estado, o Tribunal de Contas do Estado, a Procuradoria-Geral de Justiça e a Defensoria Pública Estadual.
Obrigatório e anual, o recadastramento deve  ser feito, exclusivamente, no Banco Bradesco,  podendo realizar-se em qualquer agência, no mês do aniversário do segurado (servidor civil, ativo e aposentado, e militar da ativa, da reserva remunerada ou reformado) ou do pensionista, inclusive para aqueles que percebam remuneração através de outra instituição financeira.
O objetivo do Governo é manter a base cadastral dos servidores ativos, aposentados e pensionistas  devidamente atualizada, permitindo que as gestões dos sistemas de recursos humanos e previdenciário trabalhem com dados sempre consistentes e atualizados, possibilitando, especialmente, a elaboração de um adequado planejamento técnico de longo prazo para o Estado do Ceará nessas duas áreas.
Mais informações:
A Central de Atendimento do Recadastramento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Telefone: 0800-085-1622
Sistema de Ouvidoria do Estado: www.ouvidoria.ce.gov.br
Mais informações acesse: recadastramento.seplag.ce.gov.br

02.01.2018

Delegacia para crimes digitais
          Numa iniciativa do deputado Leonardo Araújo, a Assembleia Legislativa aprovou a propositura  de criação da Delegacia de Polícia Especializada em Crimes Digitais de Fortaleza.

02.01.2018

Lei Seca Jovem
          Do deputado David Duran é a proposição de criação do Programa Lei Seca Jovem no âmbito do Estado na forma indicada no projeto.

02.01.2018

Terapia em conjunto para portadoras de câncer
        A deputada Bethrose propõe ao Estado oferecer tratamento de terapia em grupo às mulheres portadoras de câncer de mama nas unidades de saúde do Estado.

02.01.2018

Símbolo autista mundial

Já o deputado Capitão Wagner fez aprovar a inserção do símbolo mundial da conscientização do transtorno de espectro autista nas placas informativas de atendimento prioritário dos estabelecimentos públicos e privados do Ceará.

02.01.2018

Reisado Brincantes encerra ciclo natalino
O programa de extensão Reisado Brincantes Cordão de Caroá promove no dia  dia 6 de janeiro, às 16h30min, o Dia de Reis na Reitoria, encerrando o ciclo natalino. Na ocasião, os Brincantes apresentarão o espetáculo O apagar das luzes da Reitoria. Em seguida, o grupo sairá em cortejo pelas ruas do bairro, saudando o novo ano que se inicia. (Foto acima de Arlindo Barreto).
O objetivo do programa é incrementar vínculos entre a comunidade universitária e o entorno do Campus do Benfica, difundindo a tradicional brincadeira do reisado no Ceará, ao mesmo tempo que fortalece o Corredor Cultural do Benfica com atividades que estimulam as relações sociais e afetivas dos participantes. 
A brincadeira vem sendo, a cada ano, mantida e fortalecida no Benfica, edificando a memória dos saberes e práticas das culturas populares tradicionais cearenses. (Fonte: Rafael de Paulo, mestre do reisado – fone: 85 98714 7448).

02.01.2018


02.01.2018

CURTAS SOCIAIS


*Amigos contristados com a prematura partida de Claudinho Borges, filho de Galba e Lenira (também já falecida). A vida é assim mesmo cheia dessas surpresas.
*A querida amiga Enid Câmara foi passerar seu charme em Punta Del Leste na passagem do ano. Ninguém é de ferro!                                    
 *No primeiro dia do ano, o restaurante Caravelle, sob o comando de dona Irismar e Oscar Victor de Holanda (foto), completou 57 anos de atividades ininterruptas.
                                 
*Como disse o companheiro jornalista Antônio Viana “trata-se de um dos mais aprazíveis em frequentados lugares de nossa capital, principalmente, para se comer, beber e festejar com alegria e muita dignidade as principais datas do nosso calendário”.
*Aniversariante do primeiro dia do ano o advogado Jardson Cruz, ganhou muitos abraços da lista afetiva.
*Andrea Aguiar (sra. Cláudio Aguiar) muda de de idade nesta terça-feira.
*Na quarta-feira, 3, os abraços vão para a colunista Márcia Tarvessoni e Ilia Almeida.
*É também o aniversário do jornalista Antônio José Oliveira, querido companheiro da Abrajet/Ceará e um dos seus mais esforçados dirigentes.
 

*Por hoje contei. Até amanhã.