Postagem do dia 30.03.2018

Temer nenhuma palavra sobre amigos que estão  na cadeia
          Era para ser mais um evento que enaltecesse os avanços do governo e servisse de reforço na sua pré-candidatura à reeleição à Presidência da República. Mas inauguração do novo aeroporto de Vitória, no Espírito Santo, expôs o presidente Michel Temer a um discurso protocolar, longe da imprensa e sem comentário algum sobre a operação Skala, da Polícia Federal, que, na manhã dessa quinta-feira, prendeu dois dos seus amigos mais próximos.
                                       
          Durante as duas horas em que esteve na solenidade do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, Temer evitou os jornalistas. E apesar do tom de campanha que deu ao discurso de aproximadamente quatro minutos, não empolgou a plateia que o assistia. O entusiasmo, quando surgiu, veio de políticos e autoridades que acompanhavam a comitiva presidencial. Um termômetro da baixa popularidade do presidente tanto no governo quanto nas intenções de voto nesta pré-campanha.
          Foram presos pela Polícia Federal o empresário e advogado José Yunes, o presidente da empresa Rodrimar, Antônio Celso Grecco, o ex-ministro de Agricultura Wagner Rossi e o coronel da reserva da Polícia Militar (PM) João Batista de Lima Filho.
          As ordens de prisão foram solicitadas pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Os mandados foram do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal e fazem parte do inquérito que apura o Decreto dos Portos. O presidente Michel Temer é um dos alvos da investigação e está sob suspeita de beneficiar a empresa Rodrimar na edição do decreto voltado ao setor portuário.

30.03.2018


30.03.2018

“A propina existiu e todos estão ricos”, diz testemunha de Paris
E agora ficou claro que, de nada adiantou a tentativa do governo de intimidar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, relator do inquérito que apura se empresas pagaram propina em troca de um decreto sobre portos assinado pelo presidente Michel Temer.
Por decisão de Barroso, a Polícia Federal prendeu e mantém presos os amigos de Temer. A PF também prendeu Wagner Rossi, que presidiu a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) com aval de Temer, e o empresário Antonio Celso Grecco, dono da Rodrimar, empresa suspeita de distribuir propina a assessores presidenciais em retribuição à edição do decreto.
Houve ainda ordem de prisão contra quatro acionistas do Grupo Libra, que já teve diversos de seus interesses na área de portos atendidos por aliados do presidente. O cerco judicial está se fechando, e a leva de prisões é um indicativo de que o presidente Temer pode enfrentar uma nova denúncia antes de disputar a reeleição.
“Reportagem de VEJA desta semana traz duas importantes revelações sobre o caso: uma mensagem que mostra que o decreto de Temer sobre portos beneficiou empresa suspeita de pagar propina e uma testemunha-chave, localizada em Paris, que afirma que “está todo mundo milionário”, diz a revista.

30.03.2018

Dia Mundial do Autismo
O Guia de Informações sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) será lançado na próxima segunda-feira (02/04), às 18h, em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. Na data é celebrado o Dia Internacional Mundial do Autismo. Idealizado pelo primeiro secretário da Casa, deputado Audic Mota (MDB), e elaborado pela Consultoria Parlamentar da AL, em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), o guia reúne conteúdo de caráter informativo baseado em publicações e dados fornecidos por especialistas.
O objetivo do projeto, informa Audic Mota, é esclarecer sobre o transtorno do espectro autista (TEA) do ponto de vista legal e sobre os sintomas que condicionam seu diagnóstico, promovendo o desenvolvimento das pessoas afetadas e expandindo conhecimentos sobre o que ainda é pouco compreendido e, no entanto, tão disseminado.
“Tendo em vista a complexidade do tema, pesquisas e estudos, muitos ainda em processo de consolidação, esclarecemos que o guia, em linguagem clara e acessível, serve como referência para conhecimentos iniciais e orientações básicas para apoio ao desenvolvimento das pessoas com TEA, tanto do ponto de vista legal como profissional”, adianta o primeiro secretário, Audic Mota.

30.03.2018


30.03.2018

A inigualável Paixão de Jesus
        Nesta Sexta-Feira Santa, dia 30, o município de Senador Pompeu, localizado a 273km de Fortaleza, será o palco para a 11ª edição d’A Inigualável Paixão de Jesus Cristo. Em única apresentação, a partir das 16h30, o espetáculo narra em 19 cenas e 13 cenários espalhados pela cidade o calvário de Cristo, desde sua chegada a Jerusalém até a ressurreição. A história, uma das mais conhecidas no mundo ocidental, será encenada por mais de 200 pessoas, entre protagonistas e figurantes, tanto de Senador Pompeu e arredores quanto de Fortaleza. A expectativa é que um público de mais de três mil pessoas assista ao auto de fé.
“Encenar a história mais conhecida pelo ocidente não é fácil, pois ela é permeada de significados e mensagens que tornam o espetáculo teatral um bem cultural para além das artes cênicas. O público é ponto marcante desta atividade, são pessoas que vêm de todo o município e de cidades vizinhas, assistem atentos e maravilhados a cada cena, 
muitas vezes a emoção é tamanha que se misturam aos figurantes no decorrer das cenas, tornando a apresentação uma mistura de arte e fé”, avalia Terezinha Matos Sá, presidente da Fundação Santa Terezinha, realizadora do espetáculo desde a sua primeira montagem.

30.03.2018

AL e universidades em seminário de segurança pública
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), assinou, na manhã desta quarta-feira (28/03), acordo de cooperação com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade de Fortaleza (Unifor) para a realização do 1º Seminário Internacional de Segurança Pública do Estado do Ceará, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de junho (foto). O evento tem por objetivo ampliar, qualificar e dar visibilidade à discussão sobre alternativas para o enfrentamento do problema da violência no Brasil e, notadamente, no Ceará.
O reitor da UFC, Henry Campos, enfatizou que as universidades têm muito a colaborar. De acordo com ele, as instituições de ensino possuem laboratórios e podem, decisivamente, contribuir com ideias e sugestões.
O reitor da Uece, Jackson Sampaio, elogiou a iniciativa de articular Poder Público e universidades no combate à violência. "A complexidade do momento atual requer cada vez mais conhecimento para definir soluções para problemas cada vez mais complexos", pontuou.
Já a reitora da Unifor, Fátima Veras, assinalou que a universidade dispõe de profissionais que já desenvolvem pesquisas na área da segurança pública. “Temos uma linha de estudo sobre o assunto no curso de Direito, então podemos oferecer muito nesse sentido, alinhando teoria e prática e vendo a melhor forma de contribuir”, argumentou.

30.03.2018


30.03.2018

“O Príncipe do Norte”
Agendado para 30 de junho tendo como cenário  o famoso Becco do Cotovelo, em Sobral, o lançamento do livro “O Príncipe do Norte.”
          Trata-se da história de Chagas Barreto Lima, empresário, político,  evento que  marca os 245 anos de Sobral.
Os  autores são César e Saulo Barreto Lima, descendentes da estimada personalidade.

30.03.2018

BB de Jaguaretama deve reabrir em junho
                 
Após participar de reuniões realizadas  em Jaguaretama, o deputado federal Danilo Forte (DEM-CE) entrou em contato com a superintendência do Banco do Brasil para cobrar a reabertura da agência localizada no município.
De acordo com a instituição financeira, a unidade deve voltar a funcionar em junho deste ano. “A reforma do local já foi concluída e aguarda apenas a realização de uma vistoria da Polícia Federal para que seja marcada a data de retomada dos trabalhos”, destaca Forte. Em novembro de 2017 as atividades da agência foram suspensas devido aos danos causados por ação criminosa.

30.03.2018

39 anos da Academia de Retórica
          A Academia Cearense de Retórica convida para a solenidade dos 39 anos de fundação  da Arcádia e outorga da Medalha de Orador Modelo ao acadêmico  José Augusto Bezerra (foto acima).
A saudação será proferida por Neuzemar Gomes de Moraes e coquetel aos convidados após o término da cerimonia. O presidente  Maurício Benevides (foto) assina. Traje esporte e o evento terá lugar na sede da Academia Cearense de Letras.

30.03.2018


30.03.2018

CURTAS SOCIAIS
*O querido amigo e companheiro Roberto Moreira, folhinha desta data, vem sendo homenageado desde a semana passada. Em uma delas com a presença do prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio. 
                                  
 *Curtidora da moda, Gláucia Mota chega a Paris para o desfile das coleções e vai logo ao nosso querido restô de decoração retrô matar saudades do pé de porco notável e caro.                                            
*Neste dia  30, Sarah e Herbert Aragão chegam aos 50 anos de casados. O brinde acontece em outra ocasião. Após estes dias na fazenda, pretendem comemorar a data   em Cartagena, na Colômbia.
 *Faz aniversário na data a juíza do Trabalho Rosana  Raia (na foto, à direita, com a amiga Denise Cavalcante). 
*É também a idade niva do “restauranter” Felipe Baião (na foto  com a sua Darli), de Helena Serpa (sra. Egídio Serpa)
e de Walder Ary (na foto abaixo com a sua Terezinha),
*No último dia do mês idade nova do amigo cirurgião plástico Ageu Brasil (na foto recebendo flores de sua Rafaela).
De Alzira Campos Ximenes
e Alfredo Bachá (na foto abaixo com a sua Fabiana).
*Em São Paulo, onde mora, aniversário de Lupercio Ziroldo Antônio, engenheiro sanitarista, técnico preocupado com as águas do Brasil e Diretor do Fórum Mundial da Água.
*Começa nesta sexta-feira  o Maresia Cumbuco Surf Sound, campeonato no  Pico das Almas, na praia do Cumbuco, com a nova geração do surf cearense. 

 *Sábado  estreiam os principais astros da competição, os atletas da categoria profissional, 
e no domingo todas as 12 categorias em disputa conhecerão seus líderes após as baterias mais importantes do evento, as finais.
*Por hoje contei. Feliz e santificada Páscoa.