Postagem do dia 30.05.2018


Se já foram atendidos, agora precisam respeitar o acerto

Se as reivindicações dos caminhoneiros foram atendidas pelo Governo,  não  tem porque continuar a paralisação.Acerto é acerto....Um grupo de caminhoneiros está radicalizando. O movimento, que começou contando com a simpatia da população, já começa a sofrer desgaste.

30.05.2018

Combustível circula com escolta policial 

Com o intuito de reabastecer os postos de combustíveis no interior do Estado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) intensificou as escoltas realizadas para a região do Cariri. Na manhã desta quarta-feira (30), foi realizado o deslocamento de aproximadamente 40 caminhões-tanque, 30 deles para postos no interior do Estado.
          As ações continuam garantindo o abastecimento dos postos da Capital e Região Metropolitana, além de garantir a recarga do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Desde o início da operação, no último fim de semana, já foram realizadas cerca de 300 escoltas. A distribuição de combustível a partir distribuidoras em Fortaleza e no Cariri segue o cronograma do Sindipostos.
            A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) acompanha obstruções em três CEs: 123 (Quixeré), 187 (Guaraciaba do Norte) e 176 (Arneiroz). Disse na tarde desta quarta-feira em Comunicado o Gabinete do Governador.

30.05.2018


30.05.2018

Paralisação prejudica carnes
Participando do Congresso Mundial de Carnes, no Texas, EUA, Francisco Everton, presidente do Sindicarnes-Varejo do Ceará. De lá ele externa sua preocupação: “O abastecimento de carnes no Ceará já está comprometido com a paralisação dos caminhoneiros. Precisa uma providência urgente das autoridades”. Os abatedouros no Maranhão e Pará já estão parados, a carne resfriada já zerou nos frigoríficos, as carnes congeladas têm estoque critico.
Perguntei na tarde deste terça-feira em uma grande cadeia de supermercados de Fortaleza sobre o nível dos estoques: “A carne de caixa, congelada, ainda temos por mais dois dias, a de peça acabou.”

30.05.2018

Os cenários na Câmara Setorial de Eventos
Nsta quarta-feira, 30, de 9 às 11 horas, a presidente Enid Câmara comanda reunião da Câmara Setorial de Eventos no auditório da Adece. Terá a participação do novo presidente da casa, Eduardo Neves.
Enid exporá para ele e para os demais membros da Câmara sobre “Os desafios do setor e o papel da CS de Eventos neste cenário”.

30.05.2018


30.05.2018

O mar é tema de semana de estudos e eventos relacionados
          A II Semana do Mar acontecerá de 9 a 12 de junho, no Iate Clube de Fortaleza, com uma vastíssima programação. No primeiro dia, pela manhã, na abertura, serão realizadas limpezas de praia e limpeza subaquática, almoço, apresentação da Brigada da Natureza/Aquasis; Mesas-Redondas: Lixo marinho; Lixo Marinho e pesca fantasma; A importância dos esportes náuticos como promotores de inclusão social; Planejamento e empreendedorismo no mar; Stand dos escoteiros, atividades para crianças e adolescentes. O comorodo Licínio Correa (foto abaixo) está à frente da realização do evento.
          No dia 10, domingo, prosseguem as atividades com
Regata em Alusão à Batalha do Riachuelo com a Banda da Marinha e competições no mar; Oficina de mergulhos na piscina, vela, canoa havaiana e windsurfe e Competições no mar.
            Depois do horário para almoço a programação prossegue com: Empreendedorismo e sustentabilidade, a utilização da tecnologia a favor do meio ambiente; Parceria cearense de lixo marinho; Ataques de tubarões em Fortaleza: mitos x verdades; Sensoriamento remoto aplicado à gestão costeira; Construção naval amadora; Projeto Kite Salva; 
 Palestra: Educação Ambiental Marinha e os desafios no combate ao Lixo Marinho no litoral cearense; Limpando o Mundo/CE e passeio com crianças das escolas pelas exposições (11 e 12/6); Exposição e venda das peças de Cristais e Atlas do naufrágio; Exposição de peças de antiguidades náuticas; Stand com doações de mudas e material de divulgação para conscientização ambiental; Exposição fotográfica para conscientização e desafios no combate ao lixo marinho no litoral  cearense;  Oficinas ecológicas com garrafa pet; Exposições:  exemplares marinhos e estuarinos; Reciclando e protegendo o mar;  Aquarismo e peixes ornamentais;  Acervo do  Ecomuseu Natural do Mangue; Itinerante Terra em Movimento: E o mar virou sertão; Bonecos Gigantes Guardiões do Mar do Museu da Boneca de Pano. etc
          Dia 11, segunda-feira, serão realizadas a I Semana do Labomar, II Seminário de Pós-Graduação em Ciências Marinha Tropicais, IX Semana de Ciências do Mar e a V Semana de Ciência Ambiental com palestras, dissertações orais, apresentação de trabalhos, Rodas de Conversas, apresentação de pesquisas de alunos e premiação.
           No dia 12, terça-feira, haverá palestra de Mariana Bartelli, analista da ONU; Régis Brito, do Ministério do Meio-Ambiente; Roda de conversa sobre Preservação dos Manguezaos; Jogos e gincanas ambientais; Palestra dos professores Lidriana Pinheiro e Régis Pinto sobre Erosão Costeira e Mesa Redonda sobre Oceano Profundo.O evento  é uma realização da Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Ciências do Mar (Labomar), Iate Clube e Capitania dos Portos.

30.05.2018

História da FM Assembleia
A jornalista Fátima Abreu  lança hoje o livro “FM Assembleia 96.1 - 12 anos com você no centro das discussões”. Será às  19 horas  no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa.

30.05.2018


Muito bem acompanhados

Uma vez por mês, os Conselheiros do Ceará Sporting Clube se reúnem num almoço de confraternização. Na sexta-feira, 25, fizeram o mesmo no Dallas, mas com poucas presenças. Passei por lá para conferir e o controlador de presenças me disse: "É... quando o time está perdendo não vem quase ninguém."

Mas as meninas, animadoras de torcidas, que faziam as vezes de recepcionistas, ao me abrirem a porta disseram: "Está tudo maravilha!"....

Pois é, tive a porta do almoço do Conselho aberta pelas simpáticas meninas e fui  muito bem tratado por elas...

30.05.2018


30.05.2018

Fortaleza abriga Encontro Nacional de Pesquisa em Moda
O 8º Encontro Nacional de Pesquisa em Moda (ENPMODA), evento científico sobre moda e sua complexidade, ocorrerá em Fortaleza no período de 5 a 8 de junho. A Universidade Federal do Ceará, através do Curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte (ICA), estará à frente do encontro, em parceria com a Associação Brasileira do Ensino de Moda (ABEMODA) e o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Faculdade Ateneu (FATE).
          Com o tema "Moda na contemporaneidade: cenários e desafios", o ENPMODA será aberto no dia 5, às 18h30min, na Federação das Indústrias  do Ceará (FIEC), com a palestra "A quarta revolução industrial do setor têxtil e de confecção", do Prof. Flávio Bruno, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. As demais atividades ocorrerão no Centro de Tecnologia e no Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Campus do Pici  da UFC. (Saiba mais no site do evento https://bit.ly/2Jcx6LO. Fonte: Curso de Design-Moda da UFC ‒ fone: 85 3366 9409).

30.05.2018

“Niver” em ritmo francês
Nesta quarta-feira, 30, a partir das 19h30, Priscila Cavalcanti (na foto com o marido Epitácio), presidente do Skal Internacional do Brasil,  estará anfitrionando, ao lado do marido Epitácio,  na boate do Iate Clube de Fortaleza,  “skalegas”  (associados do Skal)  e a lista afetiva para comemorar seu aniversário em noite temática – “Une nuit française” – com “script” muito bem traçado para a ocasião. Dínâmica, irrequieta e competente, agregadora de amizades, Priscila vai reinar em meio a uma profusão de amigos. Evento na base da adesão. Informações: (85) 3401-5216.
“Chef” Juca e maître Pinha vão caprichar na gastronomia francesa que será oferecida aos convidados, que circularão em ambiente decorado por Socorro Trindade e ao som do piano de Felipe Adjafre. O que se seguirá será  surpresa para os presentes. Ah, a participação é de 65 reais por pessoa. Informações: (85) 3401.5216.

30.05.2018

Governo vai investir da promoção do turismo “gay”
O Governo brasileiro está unindo esforços e investindo para a promoção do turismo “Gay Friendly”  nacional tanto para o público brasileiro quanto para o público do exterior. Embratur, Ministério do Turismo e a Câmara Brasileira de Comércio e Turismo LGBT reuniram-se na segunda-feira (21), em São Paulo para firmar um acordo e descobrir oportunidades para ampliar o setor. O objetivo do plano é preparar e divulgar o Brasil como destino LGBT.
Segundo dados da Embratur, o  Turismo LGBT representa hoje cerca de 10% do volume total de turistas no país, tendo um gasto 30% superior aos demais. A execução do plano de trabalho integrado será supervisionada, monitorada e avaliada por um comitê gestor a ser formado em até 30 dias.
Gramado comemora a iniciativa,  pois sedia um projeto pioneiro neste segmento. O Festuris- Feira Internacional de Turismo marcou época e se destacou há 9 anos quando feira nacional, e uma das primeiras no mercado internacional, a criar e executar um espaço para dar palco ao segmento LGBT quando foi criado o Espaço LGBT do Festuris. A feira abriu espaço para marcas e destinos que trabalham o mercado Gay Friendly.  
“Para a 30ª edição do Festuris Gramado, que ocorre de 08 à 11 de novembro de 2018, estamos preparando muitas novidades para o Espaço LGBT. Em 2017 já remodelamos o local e neste ano vamos investir ainda mais neste segmento”, destaca a CEO do Festuris, Marta Rossi. (Fonte: Flávio Prestes/Ascom Festuris).

30.05.2018


30.05.2018

CURTAS SOCIAIS
*Empresário de revendas automobilísticas, Odilon Peixoto (na foto com Fernanda) conduziu a inauguração da nova loja da  Extrema Jaguar Land Rover na Avenida Santos Dumont, dentro dos exigentes padrões da montadora inglesa. 
*O poeta Dimas Carvalho lançou nesta terça-feira, 29, seu livro "55 Sonetos", no Sesc/Duque de Caxias, em Fortaleza, com apresentação da poetisa e professora Aíla Sampaio.
*A Grand Cru Fortaleza, sob o comando de Narcílio Pereira Filho, promoveu o primeiro Grand Tasting 2018, exposição de vinhos com degustação de mais de 40 rótulos, e a presença de produtores e enólogos de vinícolas.                                                   
*Entre eles, os rótulos Allecrini, Cobos, Zuccardi, Errazuriz, Leycla e Barone Montalto. Haverá outros eventos.                                      
*Teresa Borges movimenta alguns amigos da lista afetiva nesta quinta-feira feriado para almoço em seu apartamento.
                           
*No Cineteatro São Luiz, dia 3, a primeira edição de 2018 do projeto Sessão Sonora, programação especial ainda alusiva aos 60 anos do equipamento.
*Começa às 16 horas com a exibição do documentário “Fabricando Tom Zé”, de Décio Matos Jr. Em seguida, o músico baiano sobe ao palco com o “show” “Vários Brasis”.                            
*Hoje, dia 30, aniversário da Primeira-Dama de Caucaia, Érika Gonçalv * es Amorim (sra. Naumi Amorim), que comemora ao lado do marido, da família e lista afetiva.
                              
*Também fazem aniversário na data o pernambucano cearense Adeildo Lima, a sempre bela Cyntia Melo, Maria Tereza Pontes e a querida amiga Wilma Nobre (sra. Luiz Irapuan, foto).
*Na quinta-feira, 31, os abraços vão para os cônsules honorários Fernanda Jensen (França, na foto da Frisson com o marido Jensen)) e Gustavo Beauttenmuller (Alemanha) e o banqueiro cearense de São Paulo Jaime Pinheiro (com Noélia na foto abaixo).
*A data também assinala os aniversários de Ana Liady Accioly e de Ney Ferraz (na foto da Balada In com o neto Felipe).                                     
*Por hoje contei. Até amanhã.