Postagem do dia 24.07.2017

Habitação para policiais e professores
           O Governo do Estado e a Caixa Econômica  discutem linhas de crédito especiais voltadas aos funcionários do Estado para financiamento de habitações. 
  No  primeiro momento, as prioridades são as áreas de educação e segurança. 
Ou seja: policiais e professores, segundo revelou em sua coluna Econômica a jornalista Neila Fontenele.

24.07.2017


24.07.2017

Reajuste da gasolina será questionado 
          O reajuste do preço da gasolina, em 41 centavos por litro, será questionado na Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados. 
           O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) apresentou requerimento de audiência pública para convocar a direção da Petrobras, o Ministério de Minas e Energia e a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, para debater o reajuste que penaliza todos os brasileiros, pelo aumento de preço das mercadorias em geral a partir do combustível e do frete , e faz com que, no Ceará, os motoristas tenham de pagar até R$ 4,00 por um litro de gasolina.
  "Parece que o presidente Temer escondeu o jogo o quanto pôde, mas agora resolveu fazer o cidadão pagar a conta  de tudo aquilo que ele prometeu que faria, mas não cumpriu", aponta Chico Lopes, sobre a justificativa do Governo Federal para a elevação de impostos que resultou no reajuste da gasolina. 
  "A promessa era que iriam equilibrar as contas do governo sem aumento de impostos, que fariam o possível e o impossível, que haveria imediato crescimento econômico, geração de empregos. Mais de um ano de governo depois, nada disso aconteceu", enfatiza Lopes.
"Pelo contrário. O desemprego cresce, a economia não anda e o trabalhador ainda é penalizado com aumento de impostos, além de ter ficado sem direitos trabalhistas, com saúde e educação congeladas por 20 anos, com precarização do trabalho terceirizado liberado para todas as atividades", relaciona o deputado.

24.07.2017


24.07.2017

Sinal dos tempos no Fortal 2017
          Publiquei sábado, 22, em minha página do Face, foto de um grupo de rapazes se beijando na boca, sem pudor, decência e respeito para com o publico. Disse na ocasião: “Ontem, 21 de julho, no Fortal. O que você pensa disso em público diante das câmeras de televisão, dos fotógrafos e de toda mídia?”
         Teve também desgarrada com os seios à mostra no meio da multidão. Borrei na foto o rosto dela para evitar exposição.

            Contei umas 300 manifestações, destas 280 reprovativas ao tipo de atitude dos jovens, outras 20 apoiando a libertinagem, e alguns me acusando de homofóbico pela publicação. Como jornalista não poderia deixar passar sem registro um fato desses. 

24.07.2017

Poupança e Ouro Verde no Agropacto
            Nesta terça-feira, 25, mais uma reunião do Agropacto, a partir das 7h30, que terá como tema Mogno Africano. Será no auditório da Faec/Senar numa realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará.
  Palestram na ocasião Hélio Chaves Bastos (na foto, à direita, com o amigo Paulo Hélder durante uma homenagem), coordenador da Seapa; Chico Rosa sobre o projeto Poupança Verde e Henrique Aragão e o projeto Ouro Verde. Informações: (85) 3535-8006.

24.07.2017

Dia do Escritor na casa do Pai do romance brasileiro                                                                  O escritor Dimas Macedo publicou em seu Facebook: “No próximo dia 25, em que é comemorado o Dia do Escritor, serei homenageado com um troféu, em solenidade que ocorrerá na Casa onde nasceu José de Alencar, o fundador do Romance Brasileiro.
         O evento acontecerá a partir das 9 horas (manhã) e é promovido pelo Grupo Chocalho de Literatura, presidido pelo Professor e Poeta Auriberto Cavalcante.
         “Também serão homenageados, na oportunidade: o ex-Senador Cid Carvalho; o atual Príncipe dos Poetas Cearenses, Professor Linhares Filho; o Presidente da Academia Cearense de Letras e ex-ministro do TCU e ex-Deputado Federal Ubiratan Aguiar; o ex-Governador Lúcio Alcântara; o Deputado Artur Bruno; os jornalistas Eliomar de Lima, Donizete Arruda e José Rangel; a escritora Joyce Cavalcante; e o cantor e compositor Pingo de Fortaleza. Convido os amigos que puderem a comparecer a essa Festa da Literatura”.
        Eu também fico grato ao Auriberto pela honrosa distinção.

24.07.2017


24.07.2017

Açudes em Crateús e Lavras
          O presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB-CE), recebeu o diretor geral do Dnocs, Ângelo José de Negreiros Guerra, e o diretor administrativo do órgão, Gustavo Henrique de Medeiros Paiva. Na pauta, o avanço dos projetos de construção do Açude Lago de Fronteiras, em Crateús, e do Açude do Barbosa, em Lavras na Mangabeira.
    O Secretário Nacional de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Marlon Cambraia, também participou do encontro.
          No exercício da presidência da República, Eunício assinou decreto autorizando as desapropriações necessárias para o início das obras do Lago de Fronteiras, uma demanda antiga da população que será de extrema importância para garantir o abastecimento de Crateús (foto) e cidades vizinhas. A barragem terá capacidade de quase 490 milhões de m³ de água beneficiando mais de 120 mil pessoas.
        Eunício assinou ainda outro decreto determinando ao Dnocs a realização de todos os procedimentos necessários, incluindo autorização para liberação de recursos,
com vistas à conclusão do Açude do Barbosa, no município de Lavras da Mangabeira (foto), obra esta que contempla uma histórica reivindicação dos moradores da região.

24.07.2017

Os preços só fazem subir...
           O Governo, que acaba de aumentar o preço da gasolina em mais de 40 centavos por litro, diz que os preços não estão subindo nos supermercados. Vejam bem: a Coca de litro e meio há menos de 30 dias custava 3,70 reais, neste domingo, 23, estava a 4,99. Em todo arrocho para economizar, Temer não cortou um centavo da manutenção dos seus palácios nem tão pouco dos gastos dos outros poderes. Só o povo no sacrifício.
  E tem mais... O azeite de Oliva, que era vendido a 17 reais e poucos centavos há alguns dias, também no domingo estava a R$ 21,19. Como os preços não estão subindo? 

24.07.2017



Perícia forense agora tem carreira
          A Assembleia Legislativa aprovou proposta do Poder Executivo que institui o Subgrupo Atividade de Perícia Forense (Pefoce) no âmbito da e Polícia Judiciária (APJ). O projeto trata da reestruturação na carreira dos servidores da Pefoce, acompanhada de melhoria remuneratória. A matéria prevê a divisão das carreiras do subgrupo em classe e níveis, permitindo a mobilidade do profissional dentro da carreira, com ganho real à medida que for ascendendo de nível ou classe.

O Subgrupo integrará servidores ocupantes dos cargos ou exercentes das funções de Perito Criminal Adjunto, Perito Legista, Médico Perito Legista e Auxiliar de Perícia. No caso dos Adjuntos há promessa das lideranças do Governo de que a reestruturação da carreira  será levada em consideração a partir de agosto.

24.07.2017


24.07.2017

CURTAS SOCIAIS
*Passaram o final de semana em suas casas em Guaramiranga Elenir e Edison Liberato, 
Mana e Manoel Holanda,
 Nadja e Jorge Parente. Mas a sexta-feira e sábado foram de muita chuva na serra.
 *Ganha abraços nesta segunda-feira pela idade nova Alberto Carapeba (na foto,à esquerda, com o amigo empresário Antônio Câmara), que comemorou em família. 

*Também fazem idade nova Gláucia Barroso, Irineide Silveira e Fernando Travessoni (foto abaixo com a sua Márcia).
  *Nesta terça-feira, 25, eu cumprimento os jornalistas amigos Jocélio Leal (foto abaixo)

 
e Celina Paiva. Igualmente mudam de idade Aloisio Ximenes e Ana Juaçaba.
 *Kátia Maggy Martins (na foto acima, a segunda em pé, à direita) foi homenageada por algumas amigas por conta do seu aniversário já acontecido. Foto acima: Maria Wanda Sá, Kátia, Maria Esteves e Idelária Linhares.
  *Também presentes nesta foto, a partir da esquerda,  Maria Wanda, Marilse Rocha, Kátia e Irene Mota. E com a amiga Idelária Linhares, foto abaixo
*Por hoje contei. Até amanhã.