Notícias do dia 05.03.2013


Falta chuva e Governo corta créditos

Não trouxeram  alentos para os criadores  presentes as palavras do presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, na manhã de hoje, 5,  durante o Agropacto no auditório da superintendência do Banco do Brasil: se houver alguma chuva entre os meses de março e abril elas serão 40 por cento abaixo da média, isto é, menos de um total de 400 milímetros anuais. A média cearense situa-se em torno de 700 milímetros/ano. Ele também revelou que o sistema  de radares indicou alguma alteração na temperatura da água do mar, o que poderá ocasionar chuvas na passagem do Equinócio, o dia 19 de março.

Na ocasião comentou-se a escassez de recursos para a manutenção da rede de previsão climática e que, do  milhão e 200 mil solicitados, o Governador só havia liberado 700 mil reais, aí  alguém comentou: “Mas é menos do que o show da Ivete!!!”
Outro esforço dos presentes: eles tiveram que subir a pé os seis andares do prédio, que estava com os dois elevadores quebrados, para participar do encontro do Agropacto.

Além da queda, coice

Os produtores  cearenses que não estão inadimplentes com os bancos do Brasil e do Nordeste, e que ainda podiam  contratar recursos com essas instituições, receberam  hoje, 5, a informação de que o Banco Central havia suspendido todo tipo de financiamento agropecuária deixando de fora apenas os protegidos do sistema, “os pronafianos”, pequenos produtores rurais. A revolta está sendo generalizada sobretudo em razão da necessidade de créditos suplementares para “agüentar” a seca. Depois eu conto mais.
Aliança de gente bonita

Nayana e Eduardo.


Noivado de  Eduardo, herdeiro de Kátia Maggy e Armando Martins, e Nayana, filha de  Silvana e André Vidal, realizado sábado, no salão de festa do prédio dos pais do noivo, movimentou a família e alguns dos amigos mais chegados.  Do lado da família, a irmã do noivo Karla Maggy e o marido Ubiratan Filho; a avó Terezinha Martins, os tios maternos e paternos -  Raul Martins Júnior, Abelardo, Aloisio Jr. e  Artur Emídio com as respectivas. Entre os amigos, Maria Vandá Sá e Valdélio Leite, Zeneida e José Rangel, Aparecida e Ricardo Alencar. Afora, naturalmente, os  amigos dos noivos, uma geração muito bonita.  Foi uma noite simpática e de conversa agradável.

Os noivos e os pais dele, Armando e Kátia Maggy Martins.

Os familiares dos noivos.



“Vai ser músico,” dizem todos

Com a sua inseparável guitarra.


Aí está Victor, 2 aninhos,  filho de Karla Maggy e Ubiratan, fissurado em música e na sua pequena guitarra. Pode ser também pelo teclado. Na festa de aniversário da bisavó Terezinha Martins chamou a atenção de todos os presentes pela sua presença no palco. O mesmo aconteceu na festa de noivado do tio Eduardo. E por aí vai com sua guitarra...

No palco entre músicos de profissionais.

No teclado.



Largada par a nova Avenida Beira-Mar

O prefeito Roberto Cláudio está convidando para a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção da nova Avenida Beira-Mar. Será sexta-feira, 8, às 17 horas, defronte ao Mercado dos Peixes. O evento contará com a presença do ministro do Turismo Gastão Vieira.

Personalidades ganharão Comenda Roberto Matoso


Enid Câmara



O Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos no Estado do Ceará (Sindieventos) vai entregar sua Comenda Roberto Matoso, na Categoria Personalidade ao governador Cid Gomes e ao deputado estadual Sérgio Aguiar.
Na categoria Instituição os agraciados são o Skal Internacional de Fortaleza, representado pela presidente Enid Câmara de Vasconcelos, e à Secretaria de Turismo do Ceará, na pessoa do secretário Bismarck Maia. O evento, marcado para o dia 25 de março, no Salão Mar do La Maison Buffet, foi adiado para outra data devido a compromisso do Governador. No comando a presidente Circe Jane Teles.

Amigos do blog se manifestam



Silvana Reis


Silvana Reis, cearense de Lisboa, escreveu: “José Rangel muito obrigada por me manteres informada com qualidade. Beijos, Silvana.”

Irapuan Diniz de Aguiar: “Meu caro José Rangel, uma alegria em partilhar este espaço com o querido amigo comentando fatos do cotidiano. Obrigado pelo acolhimento do convite."

Orquidário será inaugurado no Campus do Pici

Produção de orquídeas


As orquídeas, com sua diversidade e beleza, têm agora um local onde serão estudadas, preservadas e apreciadas na Universidade Federal do Ceará. Com uma área de 400 m² e altura de 4,5 m, no Campus do Pici, o Orquidário da UFC será inaugurado hoje (5), às 16h. “Trata-se do maior orquidário construído dentre as universidades federais brasileiras até o momento”, garante o Prof. Roberto Takane, do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC e coordenador do Orquidário.
A inauguração do espaço faz parte da programação do I Simpósio Brasileiro de Cultivo de Orquídeas (Simbraorq), a ser realizado de hoje até domingo (10) na UFC. A maior parte das atividades do encontro será na Casa de José de Alencar.

Faculdade de Horizonte

Hoje, 5, às 19 horas, a Prefeitura de Horizonte e o Centro de Ensino Superior e Capacitação-CESC inauguram o bloco B da Faculdade Metropolitana de Horizonte-FMH. A técnica Elvira Áurea articula.

Conselho Nacional dos Ouvidores

José Valdo Silva


O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Alfredo Ricardo  de Holanda Cavalcante Machado, e o Presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União - CNOMP e Ouvidor-Geral do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Luiz Cláudio Varela Coelho, convidam para a solenidade de posse da nova diretoria do CNOMP, que terá como Presidente o Procurador de Justiça e Ouvidor-Geral do Ministério Público do Estado do Ceará, José Valdo Silva.
 A solenidade será realizada no dia 08, às 18horas, no auditório  da Procuradoria Geral de Justiça.
CURTAS SOCIAIS



Fátima German e Eridan Mendonça.



*Nesta quinta-feira, 7, Fátima German reúne as amigas  pelo seu “nat” a partir das quatro da tarde. Não quer presentes pessoais, mas cestas básicas que serão doadas a entidades assistenciais.

*Por iniciativa da desembargadora-presidente Roseli Alencar, o Dia Internacional da Mulher, 8, será comemorado no Tribunal Regional do Trabalho.

*O aniversário de Stellinha Frota Sales, dia 14, terá brinde  pela lista afetiva das 19 às 22 horas, no restaurante  Sal e Brasa. Entre as organizadoras está Maria Gil Silva da turma do Facebook.

*A Alfe – Associação Lojista Feminina – realizou a promoção Mulher 2013 com homenagem as que se destacaram no mês de fevereiro, entre elas Marlene Cabral, Iracema Melo e Karine Sampaio. O evento teve como cenário o auditório da CDL e Fátima Duarte comandou.