Postagem do dia 19.12.2016

Pedida na Justiça inconstitucionalidade da fusão do TCM
          Olho vivo. Esta semana vai ser agitada na Assembleia Legislativa do Ceará: teremos a votação das PECs de fusão (ou extinção) do Tribunal de Contas dos Municípios e a que eleva contribuição previdenciária, além dos projetos que permitem venda/parceria de bens do Estado e a votação da Lei Orçamentária para 2017, todos assuntos polêmicos que estão ocupando as atenções dos deputados.
          Com a sua reconhecida prudência o deputado-presidente José Albuquerque (PDT) vai conduzir os trabalhos.
        No caso do TCM, o deputado Roberto Mesquita (PSD) quer uma nova audiência pública com a presença do autor do projeto (deputado Heitor Ferrer, PSB), que não compareceu à audiência de sexta-feira, 16, nem tem participado dos debates, e de todos os defensores da ideia.
        O deputado capitão Wagner (PR) já protocolou no Tribunal de Justiça pedido de  liminar para suspender a tramitação do projeto por considerá-lo inconstitucional.

19.12.2016


19.12.2016

Diplomação à tarde
          Nesta segunda-feira, 19, às 17 horas, acontece a solenidade de diplomação do prefeito Roberto Cláudio, vice-prefeito Moroni Torgan e dos vereadores de Fortaleza eleitos em outubro.
       
Será no Centro de Eventos do Ceará e o governador Camilo Santana agendou comparecimento.

19.12.2016

“Turismo exige investimentos permanentes”, diz presidente da ABIH/Ceará
          No jantar da ABIH para entrega de troféu à Personalidade Turística de 2016, na sexta-feira, 16, o presidente Eliseu Barros prestou homenagem a agentes de viagem da Colômbia que visitam Fortaleza. Foi executado o hino nacional do país, antes do hino nacional do Brasil. Eles também receberam miniaturas de jangadas "símbolo da nossa amizade", disse Eliseu.
         
O troféu Personalidade Turística 2016, destinado ao chanceler Airton Queiroz, que não pode comparecer, foi entregue a Randal Pompeu, vice-reitor da Unifor. O secretário de Turismo Arialdo Pinho e a diretoria da entidade participaram do momento de entrega.
        Em seu discurso de saudação, Eliseu Barros afirmou que “O turismo é, sem dúvida, um dos negócios que pede mais e mais investimento para gerar emprego e renda e promover o desenvolvimento. Investir e inovar são ações absolutamente imprescindíveis e acontecem de maneira contínua”.
          
Ele também acrescentou que, em 2016, a ABIH e seus hotéis associados “estiveram presentes em 38 cidades brasileiras e 6 cidades da América do Sul e atendemos a 4.802 agentes/operadores de turismo na divulgação da nossa infraestrutura turística”. Agradeceu na ocasião o trabalho, a dedicação e o apoio do Grupo Comercial da entidade, a seu vice-presidente Darlan Leite e à diretoria da Associação.
         Hoteleiros, autoridades, presidentes de entidades ligadas ao “trade” do turismo, jornalistas e convidados especiais estiveram presentes ao evento que teve como cenário o Hotel Gran Marquise.

19.12.2016

Prêmio Frei Tito para vereador
        A Assembleia Legislativa realiza nesta  segunda-feira (19/12), às 19h, sessão solene para entrega do Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos ao vereador e advogado João Alfredo Teles Neto (Psol). A solenidade acontece no Plenário 13 de Maio e atende a requerimento do deputado Zé Ailton Brasil (PP), subscrito pelo deputado Renato Roseno (Psol).
        O Prêmio Frei Tito de Alencar (foto acima) homenageia pessoas que, assim como Frei Tito, não hesitam em expor sua integridade física para defender seus ideais e preconizam a construção de um País mais justo.
          O prêmio foi instituído pela Assembleia em 2001 e já homenageou personalidades cearenses que são referência na prestação de relevantes serviços na área de direitos humanos, como: Mário Mamede, Maria da Penha, Manfredo Araújo de Oliveira, Wanda Sidou (‘in memorian’), Mosenhor Murilo de Sá Barreto (‘in memorian’), padre Alfredo Nesi (‘in memorian’) e padre Moacir Cordeiro Leite.

19.12.2016

Lei  para prevenir atos danosos do agente público
          A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa aprovou, em reunião extraordinária na manhã de sexta-feira (16/12), a criação do Programa e do Fundo Estadual de Fortalecimento ao Controle Administrativo, que integra o Plano de Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Estado.
     Segundo o texto, o objetivo é incentivar e promover “ações e projetos voltados à prevenção, fiscalização e repressão de qualquer tipo de ato, de agente público ou privado, pessoa física ou jurídica, praticado em detrimento de interesses, bens e serviços da Administração”.

19.12.2016


19.12.2016

Prefeito eleito de Crato promete reduzir secretarias, servidores e  gastos
        O deputado José Ailton Brasil (PP) se despediu da Assembleia Legislativa após mais de 2 anos de assento na Casa. Ele assumirá no dia primeiro de janeiro o cargo de Prefeito da cidade de Crato, no Sul do Ceará. Vários deputados se manifestaram agradecendo a contribuição que Zé Ailton deu ao legislativo estadual.
        Falando aos jornalistas, o parlamentar afirmou que suas primeiras providências na Prefeitura serão no sentido de equacionar o problema dos salários dos servidores municipais, que vem sofrendo sucessivos atrasos. 
       “Vamos dar um choque de gestão na prefeitura, reduzir o número de secretarias, de servidores e de gastos a fim de criar condições para melhor investir no sistema de saúde para os que mais precisam dela”. Ele também disse que vai pedir aos deputados federais votados no Crato emendas parlamentares para ajudar o município.

19.12.2016

É triste, muito triste mesmo
        Vejam a que ponto chegamos em termos de respeito e confiança nas instituições maiores do país, hoje tratadas até mesmo com deboche. Esta charge circulou na Internet e mandaram para mim.

19.12.2016

Sem acordo, donos de jornais antecipam 5% de reajuste

Não houve a reunião de mediação agendada para  sexta-feira, dia 16, no Ministério Público do Trabalho (MPT). Os diretores do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), que já se encontravam no MPT, foram informados pela assessoria jurídica que os jornais Diário do Nordeste, O Povo e O Estado rejeitaram a proposta de reajuste formulada pelo procurador Gérson Marques para por um fim ao impasse da Campanha Salarial 2015/2016 de Mídia Impressa.
 “Por telefone, a advogada do sindicato patronal, Christianna Gondim Soares, conversou com o assessor jurídico do Sindjorce, advogado Carlos Chagas, afirmando que as empresas não aceitaram a proposta do MPT e, por isso, entenderam que não havia necessidade de participar da audiência de mediação. Ela informou, ainda, que os jornais resolveram antecipar 5% de reajuste salarial no contracheque de  dezembro”, afirmou a presidente do sindicato Samira Castro (foto acima).
 A proposta do procurador Gérson Marques era de reajuste de 9,88% nos salários dos jornalistas em dezembro de 2016, aplicando uma correção de 5% sobre retroativo de setembro de 2015 a novembro de 2016. O retroativo seria pagos em três parcelas, nos meses de fevereiro, março e abril de 2017. (Fonte: Sindjorce).

19.12.2016


19.12.2016

Regata Dragão do Mar encerra circuito de jangadas do ano
         Domingo, 18, aconteceu a Regata Dragão do Mar, a partir das 10 horas, com largada na enseada do Mucuripe e chegada na praia do clube Náutico. Sessenta embarcações com suas velas coloridas participaram da competição que encerra o Circuito Cearense de Jangadas.
        O evento, como sempre, teve o apoio da Marinha e, na largada, a presença do Comodoro do Iate Clube Licínio Corrêa. Na chegada algumas personalidades foram homenageadas com a comenda Amigo do Pescador. Entre elas o governador Camilo Santana, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e o Secretário Municipal de Turismo Erick Vasconcelos.

19.12.2016

Clarice Niskier com monólogo em Fortaleza
A Caixa Cultural estreia suas atividades de 2017 nos dias 7 e 8 de janeiro  com a premiada atriz carioca Clarice Niskier, no monólogo A Lista.
         Após 16 anos em cartaz, por todo o Brasil, com o também monólogo A Alma Imoral, Niskier traz a Fortaleza uma montagem com texto de Jennifer Tremblay, autora consagrada no Canadá, que estreou em setembro de 2014, no Teatro Eva Herz, São Paulo. O espetáculo é dirigido Amir Haddad. 

19.12.2016

Marta Rossi é Cidadã Emérita de Gramado
           Em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores, a empresária Marta Rossi recebeu o título de Cidadã Emérita de Gramado. A indicação foi do vereador Celso Fioreze e a aprovação ocorreu de forma unânime. Marta Rossi é empresária e organizadora do famoso Festival Internacional de Gramado (Festuris).
  
            Por estar em viagem ela  não esteve presente e quem a representou foi o filho e sócio Marcus Vinícius Rossi. “Infelizmente por compromissos pessoais, Marta não pode estar aqui conosco para receber esta honraria. Com certeza descrever Marta em 3 minutos é uma tarefa muito difícil para mim, pois além de citar seus méritos profissionais, preciso falar da pessoa que me deu a vida e tem me direcionado há 29 anos.
          “Cabe a mim como filho, apenas agradecer em nome de toda a família e de nossa empresa, pois quem diria que aquela mulher nascida no Morro Agudo com todas as dificuldades que a vida lhe impôs, iria se tornar a Marta Rossi que todos admiramos”, destacou Marcus, que na foto está com os vereadores João Teixeira, Manu Caliari e Celso Fioreze.

19.12.2016


OBS: Para acessar o bloco Curtas Sociais clique em Postagens mais Antigas.

19.12.2016

CURTAS SOCIAIS
*Participantes do almoço de mulheres, aos sábados, por iniciativa de Zeneida Rangel contribuíram com “panettones” e achocolatados que serão doados às crianças com câncer mantidas pela Irmã Conceição.
*Entre as presentes Teresa Borges, Lenilza Campos, Ester Lins Cavalcante, Liliane Albuquerque, Regina Koblitz, Bárbara Busgaid, Regina Ximenes, Inês Távora, Lula Pinto e várias outras.
*Lenilza Campos vai passar o natal com familiares em São Paulo. Viaja na quinta-feira.
*Marcaram o calendário no domingo, 18, Alci Porto (foto acima), as senhoras Redna Quesado, Lindalva Figueiredo e Renata Vale, ex-reitor René Barreira (foto abaixo) e Sérgio Machado.
*Nesta segunda-feira eu cumprimento Lucília Loureiro (foto abaixo com a neta Letícia e a filha Claudiana), jornalista Rubens Frota e José Porto Guimarães pela mudança de idade.
*Na terça-feira, 20, são aniversariantes Epitácio Vasconcelos (foto abaixo com a sua Priscila), Fernando Linhares, José Carlos Pontes e Maurício Medeiros.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.