Postagem do dia 09.11.2015

“Os ventos da crise também nos alcançaram...mas a nossa meta é crescer”, disse Marta Rossi, diretora do festival que elevou Gramado à condição de destino turístico brasileiro, na abertura do evento


 
          A expectativa em relação à situação econômica do país  nos dias anteriores à 27ª edição  do Festival do Turismo de Gramado (Festuris)  foi superada logo na solenidade de abertura com a presença de várias autoridades da administração pública nacional e do turismo brasileiro, o  que deixou Marta Rossi, a diretora do Festival, emocionada na sua fala de saudação: “Foi um ano difícil, é verdade, mas também de aprendizado, onde foi necessário sabermos lidar com cautela e sabedoria. Tivemos resultados satisfatórios”, disse para a plateia que lotou o auditório do Palácio do Festival de Cinema.
(Fotos acima de Fernando Andrade, Brasilturis)
          Ainda para ela, este  não é um momento para o  setor  se encolher, mas ele deve,  sim,  caminhar determinado para a frente. “Os ventos da crise também nos alcançaram, ninguém sai ileso, mas nossa meta é crescer, então devemos olhar para o mercado e aproveitar as oportunidades porque as  crises passam”, numa alusão aos  “problemas morais, políticos e econômicos que todos nós estamos vivenciando  no atual momento brasileiro”, ressaltou.
          Em sua fala, Marta Rossi, mulher referência no cenário turístico brasileiro pela sua determinação na consolidação e ampliação deste Festival Internacional de Turismo e sua forte ligação com o destino Gramado,  ressaltou a necessidade de  apoio das entidades governamentais ao segmento do turismo. “Somos um setor que traz respostas imediatas e positivas e, com isso, temos condições de salvar safras. Nossas demandas devem ser prioridade para que mostremos nosso poder transformador e o País volte a avançar”, concluiu.
          Presente à solenidade,  o prefeito de Gramado, Nestor Tissot (foto), afirmou que o Festuris  tem sido cada vez mais importante para a cidade, assim como o mercado turístico. “85% das nossas arrecadações vêm desse setor. Toda a transformação do município observada nesses últimos 27 anos são consequência do mercado turístico”, salientou. “Temos 35 mil habitantes e cerca de seis milhões de visitantes por ano. Temos orgulho de sediar um evento desse porte”, comentou.


Os articulares do Festival - Marcus Rossi,
Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.
(Foto de Jeff Severino)

          De quinta-feira, 5, a domingo, 8, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, viveu toda a movimentação desta Feira Internacional de Turismo.
 Áreas  temáticas  e Salão GLS
          A grande novidade da 27ª edição foi a área temática chamada Festuris Eno-Gastronomia, que permitiu ao público participante interagir e vivenciar os cinco sentidos, numa grande mostra dos destinos  gastronômicos expositores do evento, como o Pará e Caxias do Sul (RS), por exemplo. Além do segmento da gastronomia, o festival fortaleceu e consolidou outros importantes nichos do turismo com espaços destacados para o Salão GLS, Sustentável, de Acessibilidade, de Tecnologia para a área do turismo, Religioso, Cultural,  Enoturismo, Entretenimento e Mice,  segundo revelou o diretor Eduardo Zorzanello (foto).
          A sigla internacional MICE significa Meetings (Encontros), Incentives (Incentivos), Conferences (Conferências) and Exhibitions (Feiras), embora apareça também muitas vezes com o “E” associado a Eventos e o “C” a Convenções. Utiliza-se a sigla  para designar  um tipo muito particular de turismo em que grupos viajam, tendo um propósito bem definido, habitualmente com um programa já feito e bem planejado.
(Fotos acima de Jeff Severino)
          Além disso, três arenas gastronômicas  estiveram funcionando e onde ocorreram aulas-shows para demonstração práticas de temas da gastronomia. A Feira de Negócios tinha seis salas de capacitação com o objetivo de qualificar e informar o agente de viagem. Foram criadas zonas de convivência e integração com espaços distribuídos pela feira com pufes e totens  de carregadores de celular e tablets. Ah, a saída tinha caminho obrigatório: entrada pelo pavilhão 1 e saída pelo pavilhão 2, assim todos podiam ver os principais aspectos da feira..
          Amanhã eu trago mais detalhes deste importante Festival de  Turismo de Gramado para vocês.

(O jornalista José Rangel viajou a Gramado a convite dos organizadores do Festuris).

09.11.2015

Saudades de José Rosário
          Que manhã de segunda-feira triste! Foi chamado de volta à casa do Pai o advogado e querido amigo José Rosário Dias, que durante muitos anos atuou no TRT/Ceará. Minhas solidariedades à família, especialmente à  esposa Ângela, que está com ele na foto, em homenagem recente, e à filha Jeritza, advogada e jornalista.

09.11.2015

Ministro dos Portos abre Expolog nesta quarta-feira
          O Ministro Secretário dos Portos, Hélder Barbalho, confirmou sua presença em Fortaleza para falar na abertura do X Seminário Internacional de Logística e Feira Nacional de Logística-Expolog, nesta quarta-feira, às 9 horas da manhã, no Centro de Eventos do Ceará.
          Depois do credenciamento e solenidade de abertura,  às 11 horas, será a vez da apresentação do Projeto Transnordestina pelo presidente da empresa Ciro Ferreira Gomes, que irá mostrar a realidade desse enorme empreendimento ferroviário brasileiro.

09.11.2015


09.11.2015

Projeto de aluno da UFC que facilita compreensão de  receitas médicas concorre a prêmio nacional
          O projeto Letras de Médico, do aluno de Medicina da Universidade Federal do Ceará Rogério Malveira, é um dos seis finalistas do SGB Lab, um laboratório que ajuda a viabilizar iniciativas que usam as tecnologias e novas mídias para melhorar o mundo. O projeto será apresentado na próxima quinta-feira (12), em Florianópolis, durante o Seminário Social Good, que reunirá especialistas, empreendedores, formadores de opinião e grandes nomes da inovação social do Brasil e do mundo.
Ao todo, 50 iniciativas se inscreveram no SGB Lab, provenientes de 14 estados brasileiros. O vencedor receberá R$ 20 mil por meio de fundo de investimento semente, que é um modelo de financiamento destinado a projetos empresariais em estágio inicial ou estágio zero.

          O projeto Letras de Médico consiste em um software que, segundo Rogério, é capaz de facilitar até cinco vezes o entendimento de receitas médicas por meio de desenhos ilustrativos, utilizando pictogramas (símbolos que representam um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos) e design de informação.
          O software já é utilizado, de forma experimental, no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), em alguns serviços como os de Cardiologia. O programa foi desenvolvido em parceria com a publicitária Carla Tenecy, que é amiga de infância de Rogério. (Fonte: Rogério Malveira-UFC).

09.11.2015

Homenagem póstuma a Landim
          Dia 13, às 9 horas, sessão solene na Assembleia em homenagem póstuma ao ex-deputado Wellington Landim (foto), que teve marcante presença no Legislativo estadual, do qual também exerceu a presidência.
        A iniciativa da homenagem é  dos deputados Augusta Brito (PCdoB), presidente da Comissão da Juventude da Assembleia,  e Carlos Matos, líder do PSDB no Legistivo estadual.

09.11.2015

Banca advocaticia em Juazeiro
O notável desenvolvimento que se observa em Juazeiro do Norte, além de indústrias, continua atraindo para lá importantes setores de serviços. Agora mesmo é o famoso escritório de advocacia trabalhista de Carlos Henrique Cruz (foto) que inaugura no dia 18 de novembro filial de sua respeitadíssima banca naquela cidade.

09.11.2015

“Movimento Brasil Eficiente” debate revisão do Pacto Federativo
          A Comissão Especial da Câmara que analisa a revisão do Pacto Federativo realiza nesta terça-feira, 10, a partir das 14 horas, uma audiência pública com o economista Paulo Rabello de Castro do “Movimento Brasil Eficiente”.
          “É necessário que a gente aprofunde o debate sobre a reorganização do Estado brasileiro. Por isso fiz este requerimento para que ele possa compartilhar conosco e iniciar um debate sobre a reforma do Estado brasileiro”, disse o deputado Danilo Forte (PSB-foto), autor do requerimento de convite ao economista.
          “Na Comissão de Orçamento, ele elencou medidas importantes para fazer com que o papel indutor do Estado permita com que Estados e municípios possam ser fortalecidos, permitindo assim a retomada de uma economia sólida capaz de dar ao País um novo crescimento econômico”, complementou o parlamentar que também preside a comissão.

09.11.2015

AL decretou  luto oficial pela morte do ex-governador Beni Veras
                      
          Assembleia Legislativa levantou o segundo expediente da sessão plenária de sexta-feira (06/11) e a Mesa Diretora decretou luto oficial, no âmbito do Poder Legislativo, por três dias, em sinal de pesar pelo falecimento do ex-senador e ex-governador Beni Veras (foto), que morreu na manhã de sexta-feira, aos 80 anos, de parada cardiorrespiratória.
O presidente deputado Zezinho Albuquerque (Pros) disse ter recebido com grande pesar a notícia do falecimento de Beni Veras, “que atuou como líder empresarial e político no Estado e desempenhou relevantes funções também como vice-governador e ministro do Planejamento”.
         Antes do encerramento da sessão foi feito um minuto de silêncio no Plenário, por solicitação da deputada Fernanda Pessoa (PR-foto). A parlamentar afirmou que o ex-governador foi um grande político para o Estado.
          Nascido em Crateús (foto), Beni Veras era filiado ao PSDB. Ele foi vice-governador e assumiu a chefia do Executivo Estadual de abril de 2002 a janeiro de 2003, quando o então titular, Tasso Jereissati, deixou o Governo para disputar vaga no Senado Federal. Beni Veras também foi ministro da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Coordenação da Presidência da República, em 1994, e senador de 1991 a 1999.

09.11.2015

CURTAS SOCIAIS
*Nesta segunda-feira ganhou abraços pela idade nova o tabelião Roberto Fiúza Maia (na foto com Maria da Graça, os filhos Rodrigo e Bernardo, nora e neta). É igualmente  o “nat”  de filho Bernardo.
*Também faz aniversário neste mesmo dia o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado Stênio Dantas (à esquerda, na foto com Marconi Alencar).
*Meu cunhado Helano Oliveira é o aniversariante desta terça-feira, 10, data que assinala também o aniversário das senhoras Beatriz Nogueira Pinheiro (na foto com o filho Edilson e o amigo Josué de Castro Neto), Celina de Castro Alves e Ingrid Gerding.
*Na data é também o aniversário do deputado João Jaime de Andrade (foto).
*O BNB Clube apresenta no dia 21, às 21 horas, em sua sede ”Uma noite em Liverpool” com a banda beatle Abbey Road (foto), brasileira de São Paulo, e que foi considerada durante vários anos na Inglaterra a melhor “cover” dos Beatles.

*Por hoje contei. Até amanhã.