Postagem do dia 03.03.2017

Comissão da transposição e Ministério da Integração reúnem-se  nesta sexta-feira em Fortaleza
        A Comissão Especial para Acompanhar e Monitorar as Obras de Transposição do Rio São Francisco da Assembleia Legislativa do Ceará e a Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha o projeto e a execução das obras de transposição vão se reunir nesta sexta-feira (03/03), às 14h, no Salão Nobre da Presidência da Casa, para discutir o calendário e a retomada das obras do São Francisco no Eixo Norte.
          Na ocasião, um assessor técnico do Ministério da Integração Nacional vai falar sobre o empreendimento. Para o presidente da Comissão do São Francisco da AL, deputado estadual Carlos Matos (PSDB), o momento será oportuno não apenas para cobrar a finalização da obra, mas também para a discussão sobre outras medidas preventivas. “O Ceará precisa pensar alternativas para além da transposição, uma vez que o prognóstico de chuvas já foi divulgado e o risco de colapso hídrico existe”, avalia.
        Com 94,52% das obras concluídas, o Eixo Norte da transposição está previsto para ser concluído no segundo semestre deste ano, segundo o Ministério da Integração Nacional. Atualmente, o Ministério da Integração Nacional analisa as propostas da nova licitação  e a documentação da construtora que ofertou o menor preço. A previsão é de que o contrato para as obras seja assinado agora em março. A expectativa é atender ao reservatório Jati (CE) em agosto e à Região Metropolitana de Fortaleza em setembro de 2017.

03.03.2017


03.03.2017

Deputada do PMDB é contra a reforma da Previdência como está posta
        “É do meu partido, mas eu sou contra essa maldade que querem fazer  com os aposentados, do campo e da cidade. Não concordo de maneira nenhuma com a reforma da Previdência como está sendo proposta e aqui mesmo, nesta tribuna, vou  abrir uma frente de luta para alertar contra essa maldade que se quer praticar contra o povo. Sou uma mulher guerreira e não tenho medo de nada”.
         Foi o que disse na tribuna da Assembleia a deputada/pastora Dra. Silvana (PMDB).
        Vários deputados se acostaram ao pronunciamento da parlamentar que disse ainda ser preciso, até que a reforma previdenciária se efetive, “de um amplo debate nacional sobre a questão”.

03.03.2017

Reorganização do Poder Judiciário chega à AL
Pontes e Albuquerque
        Na manhã de quinta-feira, o presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), recebeu o  presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes. O magistrado entregou mensagem, de autoria do TJCE, que trata sobre a organização do Poder Judiciário e promove a reestruturação de cargos na primeira instância da Justiça. A matéria vai ser discutida na Assembleia Legislativa.
        De acordo com o desembargador Gladyson Pontes, o texto propõe o remanejamento de servidores da segunda instância para a primeira, com o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho aos juízes de primeira instância e desafogar a tramitação de processos.
       O presidente do TJCE informou ainda que a matéria não terá impacto financeiro para o Estado, já que trata apenas de remanejamento de pessoal. “A ideia é utilizar os mesmos recursos orçamentários, criar uma nova estrutura e tornar mais eficiente o trabalho jurisdicional”, explicou.

03.03.2017


03.03.2017

Calouros do CCA da UFC recebidos  com o Pré-Agrárias
        Alunos e professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará preparam um evento de recepção para os calouros dos cursos de Agronomia, Economia Ecológica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Gestão de Políticas Públicas e Zootecnia.
        Com ações dinâmicas e instrutivas, como aulas e atividades práticas, o Pré-Agrárias acontecerá das 8h às 12h. Os calouros que não conseguirem se inscrever pela Internet poderão fazer inscrição presencialmente no primeiro dia. Esta é a primeira vez que o evento é realizado. Mais informações com a Comissão Organizadora: preagrarias.ufc@gmail.com.

03.03.2017

Lúcio Alcântara assume presidência do Instituto do Ceará
        Em sessão solene neste sábado, às 17 horas, o ex-governador Lúcio Alcântara será empossado como presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Ceará substituindo o presidente Ednilo Soárez, que completou a gestão.
         O Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) é uma instituição   de estudos de caráter científico sobre diversos temas, em especial a história, a geografia e a antropologia.   Foi fundado em 1887  na cidade de Fortaleza  e publica anualmente uma revista em formato de livro. O Barão de Studart  é um dos seus principais benfeitores. Os sócios são vitalícios num total de 40. A entrada só ocorre quando morre algum sócio.

03.03.2017

Menor infrator  em audiência pública
        A Comissão de Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa aprovou na quinta-feira (02/03), na sua  primeira reunião ordinária do ano, a realização de duas audiências públicas, ainda sem data estipulada.
          Sob a presidência da deputada Bethrose (PMB), o colegiado deliberou acerca do  requerimento  de Renato Roseno (Psol, foto)  determinando que será realizada audiência para apresentação da campanha “Dê oportunidade: faça a diferença. Ninguém nasce infrator”.
        Também recebeu aprovação o requerimento 02/17, que prevê a audiência para discutir o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) no Ceará, por iniciativa da deputada Bethrose. Participaram ainda da reunião os deputados Renato Roseno e Robério Monteiro (PDT, foto).

03.03.2017

Feirinha e Dia do Filatelista
        Neste domingo, os Correios e a Sociedade Numismática e Filatélica do Ceará comemoram o Dia do Filatelista, às 9h30  da manhã, durante a tradicional feirinha filatélica na  Cidade da Criança.
 
          Na ocasião será lançado selo alusivo ao Geopark Cariri.

03.03.2017


03.03.2017

Associação dos Fiscais homenageia mulheres vereadoras
          A Associação dos Fiscais do Município de Fortaleza (AFIM) realiza nesta sexta-feira (03/02), às 17h, no Dallas Grill,  sua tradicional comemoração do Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, além de celebrar a efeméride com as associadas, a entidade homenageará as vereadoras mulheres da Capital: Claudia Gomes (PTC), Eliana Gomes (PCdoB), Larissa Gaspar (PPL), Marília do Posto (PRP) e Priscila Costa (PRTB).
          A reverência às parlamentares, segundo a presidente da Associação, Ana Lúcia Oliveira, “cumpre o objetivo de destacar a necessidade de mais mulheres na política e para incentivar a defesa dos direitos das mulheres, especialmente das trabalhadoras, que estão sendo duramente atacadas na atual conjuntura”.
        Sem fugir do roteiro da luta sindical, a AFIM aproveitará o momento para debater os impactos negativos da proposta de Reforma da Previdência do Governo Temer para a vida das trabalhadoras.  Quem conduzirá o debate será a professora Evânia Severiano, que é Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

03.03.2017

Cultivo de Rosa-do-deserto
          O Orquidário da Universidade Federal do Ceará (foto) realiza neste sábado, 4, a Oficina de Cultivo de Rosa-do-deserto, aberta ao público em geral. São ofertadas duas turmas: uma das 8h30min às 9h30min e outra das 10h às 11h. As atividades ocorrem no próprio Orquidário do Campus do Pici, em Fortaleza.
        Os interessados podem fazer a inscrição no mesmo dia e local da oficina, sendo necessário apenas que o participante leve um litro de leite desnatado em caixa e um quilo de alimento não perecível, para doação ao Lar Três Irmãs – Casa de Amparo ao Idoso. (Fonte: Prof. Roberto Takane, do Departamento de Fitotecnia da UFC – fone: 85 3366 9668).

03.03.2017

Feijoada Vip em Crato
O queridinho  da sociedade caririense,  colunista Marcos Peixoto,  articula para o sábado, 15 de julho, como pré-evento da abertura da Expocrato, no domingo, 16,  o grande “rebu”  social da temporada, a IV Feijoada do MP, que reúne o primeirissimo time da sociedade regional marcando a semana da agropecuária e da movimentação do mundo político e criadores de todo Nordeste.
 O palco da feijoada, que será mais uma vez preparada pela Budega Cariri,  será o Lagarta Pintada Buffet e entre as atrações musicais estão o cantor forrozeiro Fábio Carneirinho, Ewam de Alencar, o grupo Pagodeiro Quinteto e Gordinho da Pizadinha. O colunista também vai montar um estande no Cariri Garden Shopping para informações, distribuição dos kits Feijoada e costomização das camisas.

03.03.2017


03.03.2017

CURTAS SOCIAIS

 *Nesta sexta-feira, 3, ganham abraços de parabéns porque marcam o calendário  Eliane Bonfim (sra. José Maria Bonfim, foto acima)), Cristina Aragão (sra. Chiquinho Aragão, foto abaixo), Gladys Barreira (sra. Wagner Barreira) e o cantor Paulo José Benevides.
*No sábado, 4, eu cumprimento o jornalista Hélio Rocha Lima e o médico otorrino Dirceu Vasconcelos (foto abaixo) que fazem aniversário.
*Domingo, 5, os abraços vão para a poetisa Fernanda Benevides (na foto com os filhos Pompeu, Erick e Ticiana)
e o empresário Murilo Belchior (na foto com Fátima), aniversariantes do dia.
 
*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.