Postagem do dia 18.08.2015

Ida dos Ferreira Gomes e seu grupo para o PDT pode ser agora ou até outubro
Ainda não foi na segunda-feira, 17, que os Ferreira Gomes mudaram para o PDT, uma vez que Ciro (falando para a plateia) pretende ser candidato a Presidente. Dizem que também pode ser na sexta-feira agora, 21. É tão nebuloso que nem mesmo os partidários sabem a data. Mas até outubro a coisa deve acontecer. Questões de Justiça Eleitoral e composições municipais estão em análise. Comenta-se que o Partido Democrático Trabalhista (PDT) deve ser mesmo o novo rumo do grupo dos irmãos Ferreira Gomes. 
        Durante a reunião do Pros, ontem, no Hotel Romanos, no bairro Messejana, a cúpula formada, principalmente, pelos ex-governadores do Ceará, Ciro e Cid Gomes, assim como o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (foto) 
 e o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque (foto), defendeu, por unanimidade, a migração do grupo para o PDT, alegando, sobretudo, sintonia ideológica. Contudo, a decisão ficou possivelmente para sexta-feira (21), em reunião na Assembleia Legislativa.
         “A minha opinião é formada pela questão do Brasil, pela questão nacional, ideológica, pelo posicionamento político e solidário com a presidente Dilma Rousseff, pela questão da democracia, pela integridade de seu mandato, mas pelas mudanças que o Brasil precisa”, disse o ex-ministro Cid Gomes (foto) aos correligionários, ao defender a mudança para o PDT.
      Em discurso, Ciro frisou que o partido, no Ceará, tem sido aliado do grupo em todas as eleições. E ponderou que, apesar de sua “opinião”, o que o grupo decidir, ele aceitará. (Informações com o jornalista Macário Batista).

18.08.2015

Endividamento do fortalezense aumentou em agosto
          Neste mês de agosto, a Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE),  mostra que  69,4% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida.
         O resultado apresenta  crescimento com relação ao último mês de julho, quando o índice alcançou 68,5%. Apesar do aumento da taxa geral de endividamento, tanto a proporção dos consumidores com dívidas em atraso (21,6%), quanto o percentual da renda comprometida com o pagamento de dívidas (31,4%), caíram com relação ao último mês, indicando uma melhoria na qualidade do crédito.
          O tempo médio de atraso é de 66 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 67,0% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 29,2%, seguido da contestação da dívida (10,4%).

18.08.2015

Sindicato da AMC x Guarda Municipal
          A categoria dos agentes de trânsito de Fortaleza cai em campo em defesa da AMC e  informa que a entidade que lhes representa é o Sindicato dos Agentes de Trânsito de Fortaleza (Sinatran).
          Presidido por Heberfran Mesquita Bruno, o  Sinatran está em luta em defesa da AMC e da classe dos agentes de trânsito (foto), visto que, a Prefeitura Municipal de Fortaleza está firmando convênio para que a Guarda Municipal fiscalize, opere e controle o trânsito da capital.  O sindicato considera desvio de função, pois a atribuição deste órgão é resguardar o patrimônio e a segurança pública. Fortaleza já possui o seu órgão de trânsito: a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
          Com a nova atuação da Guarda Municipal (foto), a categoria teme pela população que pode vir a sofrer fiscalização abusiva, abordagem incorreta e acarretar expedições de multas de maneira irregular, uma vez que eles não compõem o Sistema Nacional de Trânsito. Para aumentar o contingente, o Sinatran defende a realização de concurso público para a AMC. (Fonte: Ascom-Joanice Sampaio).

18.08.2015

VI Encontro de Agentes de Leitura do Ceará
          O Projeto Agentes de Leitura do Ceará, ação da Secretaria da Cultura do Estado do Estado, pioneiro  em todo o Brasil, e as políticas para livro, leitura, literatura e bibliotecas, são tema do encontro desses agentes  no Theatro José de Alencar, que vai  até quarta-feira, 19.  Participam do encontro 110 agentes, de todas as regiões do Ceará. O Secretário de Cultura Guilherme Sampaio esteve presente e conversou com eles.
          No projeto, cada agente acompanha o processo leitor de 25 famílias, cadastradas dentre as escolhidas pelas secretarias municipais de Educação, em 30 municípios, em localidades de grande vulnerabilidade social no interior do Estado. Problemas e experiências estão sendo debatidos entre eles.
            Ao longo dos três dias, os participantes, que vieram desses 30 municípios e têm idade entre 18 e 29 anos, passam  por uma série de atividades de formação e intercâmbio de experiências, no intuito de fortalecer o importante trabalho que realizam nas cidades do Interior cearense.

18.08.2015

Fortaleza encabeça a lista de viagens da CVC  
A CVC aproveita o Encontro de Agentes de Viagem em Ribeirão Preto, SP,  para apresentar aos agentes de viagens  a Programação de Fretamentos e Bloqueios Aéreos com embarques confirmados até fevereiro de 2016, com saídas exclusivas de Ribeirão Preto, Campinas e São José do Rio Preto rumo a destinos nacionais e internacionais como Fortaleza (foto abaixo), Maceió, Natal, Recife, Porto Seguro, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre/Gramado, Miami e Orlando.
         Ao todo, são mais de 25 mil lugares disponíveis para venda imediata e embarques tanto na baixa temporada, que segue até o início de dezembro, como para o período de festas de fim de ano, Natal, Réveillon, Férias de Verão e Carnaval 2016.  (Fonte Brasilturis).

18.08.2015

Museu de Arte da UFC  terá visita guiada neste sábado


           A 13º edição do projeto Conhecendo a Extensão da UFC será realizada sábado (22), das 9h às 11h30min, no Museu de Arte da UFC (MAUC), com o objetivo de proporcionar a membros da comunidade universitária e demais interessados uma viagem ao mundo das artes.
          Os visitantes conhecerão as obras de Raimundo Cela, Chico da Silva, Aldemir Martins, Descartes Gadelha, Jean-Pierre Chabloz, além da maior coleção de referência em matrizes de xilogravuras de cordel.
          O projeto Conhecendo a Extensão da UFC promove passeios gratuitos e monitorados, voltados à comunidade acadêmica, com o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, artístico, cultural e científico da UFC (na foto o prédio da Reitoria) nos campi de Fortaleza. Os roteiros do projeto buscam um diferencial através de visitas guiadas com conteúdo elaborado com apoio de docentes e técnicos da própria Universidade.

18.08.2015

Academia do Bacalhau despede-se do vice-cônsul Brandão
          Dia 20, quinta-feira, às 20 horas a Academia do Bacalhau de Fortaleza, a Câmara Brasil Portugal e a Sociedade Beneficente Portuguesa Dous de Fevereiro  estarão promovendo  jantar no João do Bacalhau em homenagem ao Vice Cônsul de Portugal no Ceará,  Francisco Neto Brandão, que estará nos deixando no dia 23, designado que foi para exercer cargo idêntico em Belém,  Pará. Na foto abaixo, o repórter JR, jornalista português que veio cobrir jogos da Copa e o Brandão em referência.
          Pelo desempenho e tenacidade que dedicou ao seu ofício, transformando um simples Consulado Honorário em Vice Consulado Oficial de Portugal em Fortaleza, Francisco Brandão é merecedor da homenagem da Academia do Bacalhau e dos amigos. 
          O Jantar é por adesão ao estilo dos jantares da Academia. Paga-se R$ 90,00 na entrada do restaurante e mais nada, logo que não passem das cotas estabelecidas pelos organizadores da homenagem.
           No menu serão servidos: Pão português, manteiga, pasta de alho, azeitonas e bolinhos de bacalhau, como entrada; um prato principal que poderá ser de bacalhau, à lagareiro (foto) ou entre rios, ou carne, no caso, cabrito com batatas; a sobremesa poderá ser pastéis de Belém ou pudim de leite; uma garrafa de vinho para duas pessoas ou água e refrigerantes para os que desejarem em vez do vinho; e, finalmente, como saideira,  um cafezinho no jeito. Em algum momento da solenidade será oferecido um "Porto de Honra" aos presentes.

18.08.2015

Sindjorce elege delegados e ouve jornalista
          O Sindicato dos Jornalistas do Ceará realiza  assembleia para eleição dos delegados profissionais e estudantes do XX Encontro Nacional de Assessores de Imprensa (ENJAI) e para a aprovação da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2015/2016 dos jornalistas empregados em jornais e revistas  nesta quinta (20), no auditório do Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará, logo após a audiência pública que discutirá "O futuro do jornalismo e dos jornalistas".     
        Marcada para  16 horas, a audiência contará com a participação da jornalista Sylvia Debossan Moretzsohn, professora da Universidade Federal Fluminense e autora de “O novo ritmo da Redação de O Globo (foto): a prioridade ao jornalismo digital e seus reflexos nas condições de trabalho e produção da notícia”, artigo científico publicado na Revista de Comunicação. 

18.08.2015

Profissionais da educação de Palhano repudiam atitude do prefeito
           Na última sexta-feira, dia 14 de agosto, os professores e servidores da educação de Palhano realizaram mais uma Assembleia em defesa do pagamento do salário, em dia. A conduta de atraso de salários é recorrente no município tendo se agravado no meio deste ano.
          A categoria, que já formalizou por três vezes pedido de audiência ao Prefeito para tratar do atraso de salários, deliberou pela ida da Comissão Municipal ao Gabinete do Prefeito, mas esse mandou dizer que se o presidente da comissão de greve, Josimar Domingos, fosse, ele não receberia ninguém. Até mesmo se fosse com o sindicato Apeoc.
          A categoria, em Assembleia, condenou a atitude do Gestor Municipal e aprovou Nota de Repúdio e aprovou nova Assembleia para o dia 20 deste mês. (Jornalista Haroldo Holanda).

18.08.2015

Esquerda programa povo na rua nesta quinta-feira

          Na quinta-feira, 20,  o povo de Fortaleza volta às ruas para  “defender a democracia e os nossos direitos conquistados ao logo do tempo”, dizem os organizadores da manifestação de esquerda, cuja  concentração começa às 14 horas na Praça da Bandeira - Faculdade de Direito da UFC e, às  17 horas, participa de um  grande encontro na Praça do Ferreira.

18.08.2015

CURTAS SOCIAIS
*Este mês os poetas cantadores Raulino Silva e Zé Viola (foto) voltam ao Teatro Sesc Emiliano Queiroz, em Fortaleza, para a octogésima terceira edição do projeto “Quinta com Verso e Viola”.
*Na quarta-feira, 19, ganham abraços porque marcam o calendário Ednúbio Vasconcelos (na foto, à direita, com André Marinho) e Natércia Medina.
 *Também fazem aniversário Marcelo Freitas (na foto com a esposa Eveline) e  Edézio Rolim Jr.
*A colunista Sônia Pinheiro (foto) está inteiramente dedicada à coluna e a seus projetos pessoais, além da revista "People".
*Almoço semanal do Rotary Club Fortaleza na quinta-feira acontecerá no salão nobre do Ideal e não no piano bar (foto) como de praxe.
*Norma e José Guimarães estiveram à frente de um grupo de amigos que passou o final de semana em Canoa Quebrada (foto). Com eles, Sâmia Pinheiro.  “Um espetáculo”, me disse ele.
*Nesta quarta-feira o grupo do “happy hour” do Bar do Kari (na foto com Francieudo), na Praia de Iracema, volta a se reunir a partir das 18 horas para jogar conversa fora. Lincoln Bezerra, Olavo Moreira (foto abaixo), Janius, Francieudo entre eles.

*Por hoje contei. Até amanhã.