Postagem do dia 16.10.2014

60 mil empresas de eventos
 Na foto a representação cearense: Gabrielle Nobre, presidente da Abeoc/Ceará, Rafael Bezerra (Arx Eventos), José  Cabral (Consultor) e Enid Câmara

A executiva  Enid Câmara de Vasconcelos, Diretora Geral da Prática Eventos, está entre os grandes profissionais do Ceará reunidos no lançamento do estudo  “Dimensionamento Econômico do Setor de Eventos”, que aconteceu nesta   terça-feira(14) na Fecomércio, em São Paulo. O evento é realização da ABEOC Nacional - Associação Brasileira de Empresas de Eventos que em seu relatório incluiu 60 mil empresas de eventos.
          O trabalho de prospecção foi realizado pela  ABEOC e  Confederação Nacional do Comércio. Segundo Anita Pires (presidente),” trata-se da pesquisa mais abrangente realizada no setor nos últimos dez anos”. Estiveram presentes Eraldo Alves da Cruz (Fecomercio/SP), Vinicius Lages (Secretário Executivo do Mtur), Anita Pires (Presidente da ABEOC) e Juarez de Paula (SEBRAE Nacional).
 

16.10.2014

Carmen by Madiana
         A Escola de Dança  Madiana Romcy apresenta neste sábado, 18, o clássico Carmen de Bizet no Teatro Via Sul, às 18 horas. Vale a pena conferir.
O espetáculo tem coreografia do cubano Ronaldo Muniz, é  dançado por treze bailarinas e três  rapazes, todos  integrantes da  turma do avançado da  escola dela.

16.10.2014

Índice de Confiança do cearense
 

 
        Nesta quinta-feira, 16, a Fecomercio  estará  divulgando a pesquisa Índice de Confiança(ICC)  para o mês de Outubro.
             O Diretor Executivo da Fecomércio, Alex Araújo,  estará disponível para comentar a pesquisa no Palácio do Comércio, no centro da cidade, de 12 ás 14 horas.

16.10.2014

AL do Ceará é a primeira  a receber Selo Verde
          O Ministério do Meio Ambiente reconheceu os benefícios socioambientais do trabalho realizado pela Assembleia Legislativa do Ceará por meio do programa AL Sustentável. A Casa recebeu, no último dia 13 de outubro, o Selo A3P Verde, que é conferido às instituições públicas em reconhecimento ao empenho na implementação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente.
          A Assembleia Legislativa do Ceará foi o primeiro parlamento estadual do País a aderir à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), que visa estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras, com economia de recursos naturais e redução de gastos institucionais. 

           A iniciativa rendeu o reconhecimento à Assembleia cearense como a primeira casa legislativa do Brasil a receber a certificação Selo A3P Verde. De acordo com o coordenador da agenda ambiental da Casa, Joscely Tabosa, esse é um “reconhecimento nacional que dá destaque imenso ao trabalho que vem sendo realizado e demonstra que a Assembleia é parte atuante em ações de sustentabilidade”. 
   
          Desde a criação do programa AL Sustentável, em 2012, foram doadas 25 toneladas de materiais recicláveis, as quais foram encaminhadas para cinco instituições catalogadas para receber essas doações. As pilhas e baterias são enviadas para o programa Ecoleta, coordenado pela Coelce, que faz o descarte adequado desses materiais. (Fonte: Jornalista Aline Pedrosa). 


 

16.10.2014

Hoje é o dia de Santa Edwiges
          Devotos de todo o mundo reverenciam nesta data a poderosa Santa Edwiges da Silésia (1174 -1243), nascida Edwiges de Andechs, é conhecida na Polônia pelo nome de Jadwiga Śląska.Depois da morte do marido e dos filhos, entrou para o mosteiro   e dedicou-se a ajudar os carentes. Com seu próprio dinheiro, construiu hospitais, escolas, igrejas e conventos.
          Ganhou fama de protetora dos endividados por ajudar detentos da região, presos por não terem recursos pagar suas dívidas. Foi proclamada santa pela Igreja Católica em 1267.   O dia 16 de outubro   é dedicado a Santa Edwiges, popularmente conhecida como protetora dos pobres e endividados.
Em Fortaleza, durante todo o dia, na Igreja que lhe é consagrada na Avenida Presidente Costa e Silva (Leste Oeste), haverá missas e festas em sua homenagem. 

16.10.2014

Festival Internacional de Teatro Infantil termina com LIX
          A semana ainda é das crianças! Nesta quinta-feira, dia 16, o TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará encerra a quarta edição com um espetáculo que passa uma boa lição de cidadania. O Grupo Teatro Novo, do Ceará, apresenta "LIX, o Super Lixeiro em 'Chama a minha mãe aííí!'", no Teatro Dragão do Mar, em sessões às 9h e às 14h, ambas com serviço de audiodescrição. As apresentações são destinadas a alunos de escolas públicas agendadas. Diretores e professores das escolas podem solicitar o agendamento junto à produção do festival nos seguintes contatos: (85)3048.6077 e fest.teatroinfantil@gmail.com. O acesso é gratuito.
O cuidado que todos devem ter com o meio-ambiente é a mensagem do espetáculo, que leva a uma reflexão sobre o que é possível fazer para tornar o planeta mais limpo e saudável. Em uma fábrica de lixo, Francisco Lixo na Lata Mantém (ou simplesmente Franlixtem) é obrigado por seu patrão a despejar lixo pela cidade. Em contraponto, ele cria um robô com poderes de reciclagem. Porém, o patrão consegue manipular o robô, causando uma grande confusão. A peça é destinada a crianças a partir dos 6 anos. (Fonte: Dégagé - Sônia Lage e Eugênia Nogueira).

16.10.2014

Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado no Ceará
          O Ceará sediará, de quinta-feira a sábado (16 a 18), o VIII Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino. O evento, que tem apoio da Universidade Federal do Ceará, será realizado no Hotel Vila Galé (Cumbuco) e contará com a participação dos principais serviços de transplante do Brasil e de cirurgiões de importantes instituições internacionais, como o Kings College, de Londres, e a Universidade de Miami.

Hospital Walter Cantídio

          Segundo o presidente do Congresso, Prof. Huygens Garcia, chefe do Serviço de Transplante Hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), são esperados 500 participantes. Entre os temas a serem debatidos estão questões como transplante intestinal e multivisceral, transplante pediátrico, hepatite fulminante, infecções e imunossupressão.
   
           O Brasil não deve atingir a meta de doações prevista para o fim deste ano, que é de 15 por milhão de população (pmp). Segundo o mais recente relatório da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), relativa ao primeiro semestre de 2014, o Brasil obteve uma taxa de 13,5 doadores efetivos pmp, com possibilidade de alcançar 14 pmp até o final do ano.
          O Ceará, no entanto, vem se destacando no cenário nacional, com índices superiores a 20 pmp.    No caso específico dos transplantes de fígado, o Ceará é referência nacional, graças ao trabalho do Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC. No ano passado, o Hospital foi o centro que mais realizou transplantes de fígado em toda a América Latina, com 134 procedimentos, batendo unidades como o Hospital Israelita Albert Einstein. Neste ano, o HUWC já realizou 124 procedimentos desse tipo até o momento, e a expectativa é de que ultrapasse a marca do ano passado.(Fonte: Prof. Huygens Garcia-UFC).

16.10.2014

MPB com Benevides e Gurgel


Médico cantor Maurício Benevides

 

            Músicos cearenses de talento estarão reunidos na 7ª. Edição do show “A Era de Ouro da MPB” com Rose Benevides, Maurício Benevides e Tânia Gurgel do Amaral, dia 29, às 19h30, no auditório da CDL.
          A entrada -  lata de leite em pó para ser doada ao Lar Amigos de Jesus – ainda dá direito a um CD da dupla Rose e Maurício Benevides. A realização do evento é do Grupo Lítero-Musical Encontro das Quartas.

16.10.2014

Festa das Flores de Joinville em
novembro

          A 76ª Festa das Flores de Joinville acontecerá de 11 a 16 de novembro, no Complexo Expoville. Neste ano, o tema “Agricultura Familiar” proporcionará ao evento um cenário bucólico, mas que retratará a importância do trabalho do homem do campo e a importância que a atividade rural exerce sobre o desenvolvimento social, econômico e turístico de toda uma região.

As belas Rainha e Princesas

 
Entre as atrações preparadas para o público, estão exposição com mais de 4,5 mil orquídeas, flores e plantas ornamentais; concurso de orquídeas e premiação do concurso de jardins; encontro de bonsais; mostra de ikebanas; palestras internacionais com workshops de cultivo; jardim sensorial; mercado de plantas; feira de artesanato; praça gastronômica; shows nacionais, além de ampla programação cultura e artística, com a participação de grupos locais e regionais.

16.10.2014


CURTAS SOCIAIS
 *Nesta quinta-feira, Bárbara e Eymard Freire (foto) reúnem a lista afetiva para comemorar o aniversário dela. Será no Barbra´s Éden. Depois eu conto mais.

*O projeto FestHumor estará nesta quinta-feira, às 19 horas, no Ponto do Camarão do Montese com alguns dos melhores nomes do humor cearense.
*O professor Roberto Martins Rodrigues (foto) ganhou o abraço dos amigos por conta de sua mais de oito décadas berm vividas.

*Neste dia 16 eu cumprimento a Jeovah Júnior Cordeiro Maciel, Ana Sampaio e Marta Silva porque marcam o calendário.

*Cláudio Narcélio Bezerra, Salmito Filho e Nazaré Sales foram os aniversariantes do dia 15.

*Sábado, dia 18, às 21 horas, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar apresentação de Teti e Carlinhos Patriolino.

Clidenor, o segundo da esquerda para a direita.

*Outra nota triste destes dias foi o falecimento de Clidenor Fernandes, que, com mais de 80 anos, irradiava alegria nas reuniões das quartas-feiras de um grupo de amigos  no bar do Kari, na Praia de Iracema. Todos o chamavam de Professor.
*Por hoje contei. Até amanhã.