Postagem do dia 13.11.2015

Cortes nos programas sociais e aumento para Acquario e publicidade
                               
          Analisando na tribuna a nova Lei Orçamentária do Ceará  para 2016 o deputado Capitão Vagner (PR-foto) estranhou os expressivos cortes aplicados pelo governador Camilo Santana em várias rubricas sociais. Houve redução de 1% para Assistência Social, corte de 5% para os programas sócios educacionais de menores infratores; 35% nos programas desportivos e 46% para as atividades recreativas das populações de baixa renda.
        “Mas ele aumentou em 138% o orçamento para a construção do Acquario (foto); elevou de 15,7 para 67 milhões de reais a verba de publicidade;  destinou 10,7 milhões de reais para a manutenção do Centro de Eventos de Fortaleza  e 3 milhões para a representação do Ceará em Brasília; 8 milhões para a manutenção da Secretaria da Casa Civil;  10 milhões de reais para gastos com a realização de eventos e 5,2 milhões de reais para a contratação de consultoria relacionada ao programa Ceará Pacífico”, afirmou.
          O deputado também disse lamentar que o Governador não tenha incluído na nova Lei Orçamentária nada em relação a reajustes dos  servidores. Ele prometeu continuar analisando e discutindo na tribuna diversos outros aspectos do orçamento estadual para 2016.

13.11.2015

Um novo pacote de maldades
O deputado Agenor Neto (foto) confessou na Assembleia, nesta quinta-feira, estar preocupado com “o novo pacote de maldades que o governador Camilo mandará para votação na próxima semana.”
           “Eu ainda não sei os detalhes, mas posso afirmar que isso vai atingir o bolso de toda população”, disse. Ele também afirmou que “o Brasil está chegando a 2 trilhões de arrecadação de impostos federais sendo o país de maior carga tributária do mundo. Como é que esse país está quebrado?”, perguntou.

13.11.2015

Águas do São Francisco ainda demoram
           Dirigentes de entidades que visitaram na semana passada as obras do projeto de transposição (foto) das águas do rio São Francisco para o Ceará voltaram céticos sobre a possibilidade dessas águas chegarem ao açude Castanhão até julho do próximo ano. 
          Segundo disse ao blog o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Flávio Saboya (foto), “embora os trabalhos estejam bastante avançados falta ainda a escavação de um túnel com mais de 30 quilômetros de extensão que irá demandar um ritmo  muito acelerado nos  trabalhos e, sobretudo, a manutenção do calendário de desembolso financeiro para que  não haja paralisação dos serviços”.

13.11.2015

Rigor no controle do consumo de água
          Podem anotar: vão ser editadas medidas drásticas pela  Cagece para levar a população de Fortaleza e Região Metropolitana a reduzir o consumo de água. Primeiro novos pedidos de ligação deverão ser suspensos; segundo, taxação elevada para quem não respeitar as metas.
          Essas providências são motivadas pela situação do açude Castanhão, que abastece a capital, e pela possibilidade de as águas do rio São Francisco não chegarem aos nossos reservatórios em tempo hábil. É sabido também que, mesmo quando as águas chegarem ao Castanhão ainda levará alguns meses para que o volume atinja níveis confortáveis.

13.11.2015

Festuris III
Manifestações de especialistas sobre o turismo brasileiro
            Alguns eventos paralelos do Festival Internacional de Turismo de Gramado foram da maior significação como   os que aconteceram pela manhã do dia 6,  no Palácio do Festival de Cinema (foto), com  algumas palestras e depoimentos como a do Secretário Executivo do Ministério do Turismo Neosvaldo Lima (foto abaixo, à esquerda), que abordou questões relacionadas com o turismo brasileiro e falou dos quase 2.000 projetos apoiados pelo Mtur que estão em desenvolvimento no país,  a superação da crise e os novos modelos de negócios.
          Com um orçamento reduzido e o 22º na hierarquia ministerial “o Mtur vem fazendo o que é possível”, disse, mas não  convenceu a plateia que acha que muito mais poderia ser feito. Ele também disse que, “o governo vem trabalhando a favor do turismo nacional, incentivando ações para atrair cada vez mais estrangeiros, priorizando a oportunidade de receber no País os Jogos Olímpicos em 2016.
         “Desde 2014, com a Copa do Mundo, o aumento de estrangeiros aumentou significativamente. A Olimpíada é uma oportunidade histórica que não vai se repetir tão cedo, por essa razão temos que aproveitar para divulgar o Brasil para o mundo”, explicou Lima. “Mais de 1 bilhão de turistas viajam pelo mundo, mas apenas 6,4 milhões visitam o Brasil.  Temos o desafio de atrair parte deste público para nosso País, principalmente os norte-americanos, sul-americanos e chineses, que têm demostrado muito interesse pela nossa cultura e belezas naturais”, completou.
        Com muita atenção todos ouviram a palestra do presidente da Agaxtur, Aldo Leone Filho (foto) , que discorreu sobre “O poder de transformar pela experiência, mudar a casa, se reinventar e reposicionar a empresa no mercado”. Leone foi objetivo e atacou a inercia do empresário do setor “que hoje só sabe reclamar.” Aldo colocou a sua empresa entre as primeiras operadoras da América do Sul.
Também tiveram participação Alexandre  Gehlen, Diretor Geral da Rede Intercity de Hotéis, que falou sobre “estratégias para alcançar os objetivos”; Rodrigo Paz “Comida de rua: empreendedorismo jovem e novos nichos de mercado”; a “Revolução das vendas online no turismo” com José Eduardo Mendes, CEO do Hotel Urbano; “Como criar oportunidades de ganho em um cenário de crise” com Juarez Barrozo, Diretor-Presidente da Redetur.
          Antes haviam se manifestado Guilherme  Paulus (foto acima), presidente da GJP Hotéis; Guilhermo Alcorta, presidente do Pan Rotas, e  Gilson Silva, presidente da empresa de receptivo na favela Santa Marta (foto abaixo), Rio de Janeiro.

13.11.2015


13.11.2015

Moradores do Jardim União buscam titularidade
          No Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa o deputado Renato Roseno  (PSol-foto)  conduziu na quinta-feira  audiência pública sobre a questão dos moradores do Conjunto Jardim União, bairro Passaré,  em Fortaleza.
        Essa comunidade, formada em área de ocupação há mais de 40 anos, ainda hoje não tem a titularidade de suas casas. Os seus moradores há tempo vêm tentando resolver essa questão junto às autoridades.

13.11.2015

Últimos dias do Festival Concreto em Fortaleza
          O Festival do Concreto fecha sua programação neste fim de semana em  Fortaleza depois de sete dias ininterruptos de atividades pela cidade. Nesta sexta-feira (13/11) o projeto Imediações com o coletivo “actLab”, que irá produzir grafites digitais a partir de um inventário de histórias coletadas em conversas com habitantes da Praia de Iracema e memória que eles conservam sobre fatos e acontecimentos do lugar.
          No auditório do Centro Dragão do Mar acontece a oficina Pixo in Ação (14h) com o artista Zé Tarcisio e nas ruas do bairro Vicente Pizón a intervenção de Aline Albuquerque (14h) denominada Endless Work. E às  19hs acontece a estreia do projeto Cine Mara Hope com a exibição do filme Medo do Escuro, de Yvo Lopes Araújo. O filme é protagonizado pelo músico Jonnata Doll e conta a história de um homem solitário que vaga perdido por uma cidade pós-apocalíptica.
          No sábado acontece o seminário Hip- Hop “Ruas que Falam” (14h) no Auditório do Dragão do Mar, a oficina Animated Graffiti do VJ Suave (SP) no Porto Iracema, com duas turmas a primeira para o público em geral (14h) e a segunda para o público infantil (17h O Festival promove ainda  a partir das 22h, uma festa de encerramento nos jardins do Theatro José de Alencar. Na programação a performance Corpo-Lixo-Cidade com Silvia Moura e em seguida o DJ Guga de Castro, a Banda Renegados e o Dj Famoso e a Dj Famosa colocam o público para dançar na despedida desta edição em Fortaleza. (Assessoria de Imprensa - Joanice Sampaio e Kennedy Saldanha).

13.11.2015

Festa do padroeiro e turismo cearense
          O deputado Sérgio Aguiar (foto) registrou da tribuna da Assembleia 0festejos em Camocim: “Entre os dias 12 e 22 Camocim terá a Festa do Padroeiro do município, Bom Jesus dos Navegantes (foto abaixo), com  oportunidade de congregar várias pessoas da comunidade no  novenário e na  intensa programação social comandada pela prefeita Mônica Aguiar”, afirmou.
          O deputado também registrou a expectativa  “de que com, a campanha publicitária desenvolvida pelo Estado nos aeroportos do Sul e Sudeste e nas principais revistas das companhias aéreas brasileiras,  o turismo cearense venha a ser fortalecido no período de alta estação, de dezembro a fevereiro."

13.11.2015

Um “case” de sucesso nas Comunidades Planejadas
            O Aquiraz Riviera (foto) será apresentado como “case study” no COMPLAN 2015 - Seminário Internacional sobre Comunidades Planejadas do Brasil, que acontecerá até sábado,  14, no Rio de Janeiro.  O evento realiza este ano sua  quinta edição  e  é considerado o mais importante seminário internacional no Brasil sobre comunidades planejadas.
          O evento é uma realização da ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil e deverá reunir os principais players do mercado em diversos debates e seminários.
          Jorge Chaskelmann (foto), diretor da Aquiraz Investimentos Turísticos, participou  do primeiro painel do evento, realizado na manhã desta quinta-feira  apresentando o complexo Aquiraz Riviera, um dos maiores empreendimentos turístico-imobiliário do Brasil.

13.11.2015

31 filmes e homenagens no FestCine de Maracanaú que começa 3ª. Feira
          A partir de terça-feira, 17, às 19h, o Cineteatro Dorian Sampaio recebe a quinta edição do FestCine Maracanaú -  Festival de Cinema Digital e Novas Mídias.  O público irá acompanhar 31 filmes, muitos dos quais premiados em importantes festivais do Brasil e do exterior, como o Festival de Cannes, além de filmes locais. 
           Nesta edição serão homenageados, o ator e diretor David Cardoso (foto), que já atuou e produziu mais de 80 filmes, com grandes atuações em novelas e seriados da Rede Globo;   o crítico de cinema  Rubens Ewald Filho, que  trabalhou nos maiores veículos comunicação do país  e  comentava as entregas do Oscar; o escritor Allan Kardec Marinho e  Firmo Camurça (foto abaixo), prefeito de Maracanaú.
          Na programação, oficina de direção com o ator Omar Rocha, as mostras competitivas de Longas e Curtas-Metragens, Mostra Infantil, Mostra da Terceira Idade, Mostra Novas Mídias e Mostra Rodolfo Teófilo. Toda a programação é gratuita e segue até o dia 22 de novembro.
          O vencedor  na  categoria  Melhor Longa-Metragem  receberá prêmio no valor de R$ 5 mil e troféu; na categoria Melhor  Curta-Metragem, R$ 2 mil e   troféu. Entre os filmes selecionados, concorrem filmes do Ceará, Bahia, Matogrosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e produções da Argentina e México. O Festival de Cinema Digital e Novas Mídias é realizado pela Alfa 2 Comunicação e Entretenimento. Produção: Abraham.  
 

13.11.2015

Nossa Senhora de Fátima
Os devotos de Nossa Senhora de Fátima em todo mundo lotam hoje, 13, as igrejas para agradecer-lhe e pedir as suas bênçãos. Em Fortaleza não é diferente.
Desde cedo e até à noite a igreja  ela a ela consagrada, na Avenida 13 de Maio, está lotada e as missas atraem enorme número de fiéis, que rezam: "Maria conhece todas as nossas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e esperanças. Interessa-se por cada um de seus filhos, roga por cada um com tanto ardor como se não tivera outro. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus).”

13.11.2015

CURTAS SOCIAIS
*Neste dia 13 os abraços vão para o construtor  Magno Nogueira Lima (foto). É também o aniversário da sra. Annie Benevides e de Paulo O ´Grady.
*No dia 14, sábado,  os abraços vão para o cirurgião plástico Carlos Juaçaba (foto0), Branca de Castro e para a jornalista Neila Bizerril.
*E no dia 15, domingo, são cumprimentados Marcus Vinicius Soares, Julinha Philomeno Gurjão, Tereza Maria Ximenes (na foto com Lenilza Campos) e o médico Leônidas Azevedo.
*Lúcio Brasileiro (foto) reabre o seu restaurante “Ugarte”, no Cumbuco,  duas vezes este ano: dia 11 de dezembro para o almoço da Escola Unidos do Natal e, no dia 12, para a festa de pré-réveillon, que encerra a programação dos seus 60 anos de colunista social diário.
*O Studio Mozaico, em parceria com o Spa Engenho do Corpo, convida  para a festa Flashback, que  irá  reviver bons momentos em uma mega aula de zumba (foto) conduzida pelos instrutores do Studio. Alguns parceiros irão fazer sorteios de produtos. Informações: (85) 3055 2020.

*Por hoje contei. Bom final de semana.