Postagem do dia 10.03.2018

Prevenção policial sem efeito          

Olho vivo! Mais uma chacina e o Ceará volta às páginas policiais da imprensa brasileira, o que tem sido uma constante nesses meses iniciais de 2018. Só nos episódios de Cajazeiras (Messejana), prisão de Itapajé,  mulheres degoladas e esquartejadas  de Caucaia e agora esta de sexta-feira, 9, à noite, no bairro  Benfica (foto), em Fortaleza,  e outros bairros da capital,  chega-se a trinta e seis mortos, todos com menos de 35 anos.
Todas essas mortes imprevisíveis  torna a prevenção policial sem efeito.  Com exceção de  algumas pessoas, segundo a Polícia, as demais tinham envolvimento com gangues e drogas. Eis aí o ponto básico do problema e que certamente levará a Polícia a concentrar seus trabalhos de inteligência nesses grupos e nas torcidas organizadas dos nossos times. Portanto, olho vivo!

10.03.2018


10.03.2018

Lei cria o Dia do Ceará sem Drogas
Transformar o dia 31 de janeiro em um marco na prevenção do uso de drogas e no enfrentamento da dependência química no Ceará. A iniciativa, de autoria do deputado Joaquim Noronha (PRP), com coautoria do deputado Zezinho Albuquerque (PDT), foi proposta por meio de projeto de lei que institui o Dia do Ceará sem Drogas e está em tramitação na Assembleia Legislativa.
A propositura  institui a data,  a partir da campanha que é realizada desde 2014 pela Assembleia Legislativa, e a inclui no Calendário de Eventos do Estado. "O Ceará sem Drogas vem atraindo a população do interior do Estado com a missão de conscientizar os jovens sobre as más consequências do uso das drogas”, afirma o presidente da AL e idealizador da campanha, deputado Zezinho Albuquerque. (Fonte: Comunicação AL – Jornalistas Aline Pedrosa e Juliano de Medeiros).

10.03.2018

2.500 pessoas em Morada Nova
A campanha Ceará sem Drogas esteve  no município de Morada Nova (Vale do Jaguaribe, o mesmo sucesso de Boa-Viagem, foto)),  onde cerca de 2.500 pessoas compareceram ao encontro realizado no Ginásio de Esportes Doutor Jorge Luiz Chagas Mana, no centro da cidade.
O presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), comemorou a repercussão da campanha no Estado. “Hoje nós somos solicitados por universidades, prefeituras e sindicatos para que aconteça a palestra. Isso é a interação entre o Casagrande e os cearenses”, informou o parlamentar.
Durante o encontro, o palestrante da Campanha, o ex-jogador de futebol e comentarista Walter Casagrande, compartilhou com os presentes sua experiência com entorpecentes. Para ele, é um orgulho ministrar palestras sobre o combate às drogas. “O caminho é prevenção e esclarecimento. As pessoas precisam ser esclarecidas sobre o assunto, saber o que significa, o que pode causar. Após a absorção do conhecimento, a prevenção fica mais fácil. Sou uma pessoa que sofreu muito com a droga, sou uma pessoa comum, como todas as outras”, lembrou Casagrande.

10.03.2018

PDT do Ceará com dois candidatos ao Senado?
         Diz o jornalista Macário Batista: “É forte o indício de que o PDT cearense tenha os dois candidatos ao senado em outubro próximo. Um já está certo para um vaga, é Cid Gomes. O outro é o presidente do partido no Estado, André Figueiredo. Os bastidores comentam que é grande a chance de o PT do Governador fechar com o PDT.                                        
       “Em Brasília ontem, o assunto subiu dos bastidores para o palco, embora o nome de André fosse citado pelas cúpulas dos partidos aliados sem ainda ir ao meio fio. O certo é que o PDT que já tem Cid poderá também ter André pro senado”.                                       
        E eu falei: Pelo que me disseram, companheiro Macário, Cid é certo; André volta para a CF sendo a outra vaga para Eunício, dentro do acordão a nível local e - quem sabe? - nacional para se acertarem com Ciro Presidente.

10.03.2018


10.03.2018

AL suspende sessão pela morte de ex-deputado
        Na quinta-feira, 8, a Assembleia Legislativa suspendeu a sessão plenária em razão da morte no dia anterior do ex-deputado João Elmo Moreno Cavalcante, de Iguatu, que exerceu seu mandato nos anos 80. Ele também foi prefeito do referido municípios.                                             
       A deputada Miriam Sobreira, que presidia os trabalhos, traçou o perfil do falecido, seu sucesso empresarial e político, e pediu um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao ex-parlamentar.

10.03.2018

Danilo na executiva do Democratas
         Entre os destaques da Convenção Nacional do Democratas, realizada em Brasília nesta quinta-feira (8), estão a eleição do novo presidente do partido, o prefeito de Salvador ACM Neto (foto com Danilo Forte), o lançamento da pré-candidatura do deputado Rodrigo Maia (RJ) à presidente da República e o reconhecimento do senador José Agripino (RN) à filiação de deputados como do cearense Danilo Forte.
        Ao abrir o evento, o senador do Rio Grande do Norte ressaltou a chegada de novos nomes ao partido. "Temos valorosos e combatentes companheiros, que veem completar uma musculatura especial do Democratas. Quero fazer o registro da filiação do deputado Danilo Forte...”. Danilo Forte foi indicado como membro titular da Executiva Nacional do Democratas.

10.03.2018


10.03.2018

Alberto Nepomuceno, interior e capital
        Aracati, Canoa Quebrada, Canindé, Icó e Fortaleza recebem ​de 10 a 18 de março a 7ª edição do F​AN - F​estival Alberto Nepomuceno, que ​apresenta uma série de atividades artísticas, de concertos a encontro de DJs, visitas guiadas e ​rodas de conversa, ​lançamento de selos e itinerários poéticos, ações com livros e leitura. A programação ​é gratuita e para todas as idades​. 
                                     
          O FAN 2018 fortalece o uso de espaços públicos​ como​ ​bibliotecas, igrejas, ​escolas, ​museus, teatros e vai, como nas edições anteriores, à zona rural. No programa de atividades: A História do Tango com o argentino Alejandro Rodriguez, Trio Nepomuceno, Villa-Lobos para Criança com o grupo a Pessoa Bob, Luiz Gonzaga e outras canções do sertão com a cantora Marta Aurélia, Sexteto Irmãos Cruz, música eletrônica com Preto Neon e ações dos projetos Para Todos e Cidade Portátil.                                            
         O Festival Alberto Nepomuceno é uma realização da Vagalume Produção Cultural e Comunicação, projeto contemplado no IX Edital Mecenas da Secretaria da Cultura do Estado e recebe o apoio institucional da ENEL, Centro Dragão do Mar, Museu da Fotografia de Fortaleza, Livraria Cultura, Faculdade do Vale do Jaguaribe, Casas Flor de Lys e Prefeitura de Aquiraz. Mais informações: (85) 98635-3999 – (85) 98685-1300. (Jornalistas: Kiko Bloc-Boris e Isabelle Vieira).

10.03.2018

UFC e Defensoria Pública inauguram Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher
No Dia Internacional da Mulher, Fortaleza ganhou mais um espaço de promoção e garantia dos direitos das mulheres. Na tarde de quinta-feira (8), a Universidade Federal do Ceará e Defensoria Pública Geral do Estado consolidaram parceria com a inauguração do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem, foto). O convênio entre ambas as instituições, iniciado em 2012, consolida-se com a instalação do Nudem dentro do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da UFC.  
Para a defensora pública geral do Ceará, Mariana Lobo, o simbolismo de inaugurar um equipamento dessa natureza no Dia da Mulher representa a convergência de "visões sociais do direito como instrumento de transformação social e de igualdade".
         Segundo o diretor da Faculdade de Direito, Prof. Cândido Albuquerque, a parceria entre a UFC e a Defensoria Pública do Estado tem sido vitoriosa e significativa, "Quando trazemos com a Defensoria Pública essa questão dos direitos da mulher para dentro da universidade, isso vai nos permitir desenvolver projetos de extensão e de pesquisa, de modo que possamos conhecer o problema da violência contra a mulher e apresentar soluções", pondera. 

10.03.2018


10.03.2018

CURTAS SOCIAIS
*Segunda-feira, 12, às 18 horas, convite da Agregaduria Naval da Embaixada do México e do Consul  Honorário no Ceará, João Soares Neto,  para recepção a bordo do Navio Escola Cuauhtemac, que estará ancorado no porto do Mucuripe.
*Liliane Albuquerque (na foto, à direita, com a amiga Fátima Duarte), folhinha na data, foi passar com os filhos, noras e netos na praia. Brinde das amigas em outra data.
*Neste sábado, Mazé e Francisco Coelho, aniversariantes do dia 13, comemoram cercados pela lista afetiva em um restaurante da cidade.
*René Freire Júnior (foto abaixo) chega aos 50 anos de idade e festeja na pauta precisa ao lado de sua Anya, que convoca a lista afetiva.
*Hoje, 10, é dia de cumprimentar a querida Márcia Ferreira Gomes (na foto com o maridão Bosco).
*Outra simpática mulher folhinha do dia é a querida amiga Simone Norões (sra. Paulo César Norões).
 *Cecília Pinheiro, Elias Salomão Boutala e Jens Kristian Jensen (marido de Fernanda, cônsul honorária da França, foto abaixo).
*Aracati entra na promoção de Música ao Por do Sol em barraca às margens do Jaguaribe no final das tardes de sábado. (na foto Romildo Silva, o saxofonista Sandro Guimarães), Paula e Rodolfo)
Iniciativa do setor de turismo da cidade com apoio do prefeito Bismarck Maia.

*Por hoje contei. Bom final de semana.