Postagem do dia 08.01.2014




É preciso novo aparelho para mudar de G3 para G4
 

          Quem quiser mudar de G3 para G4 no universo da tecnologia celular terá também que mudar de aparelho o que, certamente, proporcionará um extraordinário lucro aos fabricantes dessas máquinas. Promessas de grandes avanços na qualidade dos serviços são muitas, mas eu duvido que isso venha a ocorrer pelo menos no espaço de tempo pretendido.

Deputado Wellington Landim

          Detalhes dos projetos e do emaranhado e complexo mundo das informações sobre este setor estão sendo apresentados pelos dirigentes e técnicos das quatro operadoras (Tim, Oi, Claro e Vivo) nas audiências realizadas pela CPI da Telefonia Celular na Assembleia Legislativa, que agora estão suspensas devido o recesso mas que voltarão em fevereiro. O deputado Wellington Landim, autor da iniciativa, preside.

 
 

08.01.2014


Fixação de  limites dos municípios cearenses

 
 

A Comissão de Criação de Novos Municípios e Estudos de Limites e Divisas da Assembleia Legislativa já concluiu o geo-referenciamento de 113 dos 184 municípios do Ceará. Foi o que informou o presidente da comissão, Luis Carlos Mourão. Segundo ele, até junho deste ano  todo o território cearense estará coberto e o Legislativo poderá aprovar, através de lei, o atlas geo-referenciado do Estado.

Plenário da Assembleia Legislativa


Conforme explicou Mourão, o Ceará será o segundo Estado a realizar este trabalho, ao lado da Bahia. Somente Santa Catarina tem todos os seus municípios com limites definidos por meio deste processo que usa equipamento GPS (Global Position System) para estabelecer as suas linhas demarcatórias de limites e divisas. (Fonte: Carmen Pompeu – Assessora de Imprensa da AL).

08.01.2014


Mais de mil vagas em graduação à distância para o interior

 

Novo sistema de ensino

A Universidade Federal do Ceará, através do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), iniciou nesta terça-feira, 7,  as inscrições  para os cursos de graduação à distância em Administração com foco em Gestão Pública (bacharelado) e licenciaturas em Física, Letras Espanhol,  Inglês,  Português, Matemática, Pedagogia e Química. Em 2014, 1.488 vagas serão destinadas aos alunos do interior do Ceará para o ingresso na educação superior.


            As inscrições acontecem de forma “on-line”, até 12 de janeiro, pelo site da Coordenação de Concursos (CCV – www.ccv.ufc.br), processo seletivo que  acontece com base na  nota do ENEM, ou seja, os candidatos não precisarão realizar uma nova prova de vestibular, como ocorria nos anos anteriores. Outra novidade é que 50% das vagas são destinadas a alunos cotistas, que têm até o dia 13 de janeiro para entregar a documentação comprobatória no pólo de apoio presencial. 

As vagas estão distribuídas em oito pólos, em seis municípios cearenses: Beberibe (1 polo), Caucaia (3 polos), Itapipoca (1 polo), Jaguaribe (1 polo), Quixeramobim (1 polo) e Russas (1 polo). Esses espaços contam com salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório de informática, laboratórios específicos e  demais estruturas necessárias para agregar o conhecimento ao aluno e aproximar a Universidade dos municípios.  

08.01.2014


Rio Banabuiu está sendo aterrado em Senador Pompeu

 

Em degradação

Moradores do Bairro Barra do Patú,  que moram próximo do rio Banabuiú,  em Senador Pompeu,  reclamam da degradação do meio ambiente e da violência contra a natureza. É que áreas das margens  do rio Banabuiú estão sendo aterradas  com carradas de entulho para construção de moradias.
Os moradores prejudicados já comunicaram o fato à  Promotoria local e a prefeitura e, mesmo assim, o problema não foi solucionado. Os moradores esperam que a SEMACE tome conhecimento deste caso que  a cada dia mais se agrava.

08.01.2014


Abrajet/Ceará reelege José Rangel por aclamação

Nova Diretoria da Abrajet/Ceará

           Jornalistas de turismo reelegeram por unanimidade e aclamação na manhã de segunda-feira, 6, o jornalista José Rangel presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, secção Ceará (Abrajet/Ceará) para um período de mais dois anos à frente da entidade. Desde 2011, José Rangel dirige os destinos da Abrajet no Ceará proporcionando melhor união da categoria e incentivando entre os mais de 150 jornalistas de turismo no Brasil uma maior divulgação do destino Ceará.
          A eleição aconteceu nas dependências do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e posse da nova diretoria foi imediata. Ela está assim constituída: José Rangel, presidente; Antônio José Oliveira, vice; Laércio Caporalini, Diretor-Secretário; Vicente Alencar, Diretor Administrativo-Financeira, e Hélio Rocha Lima, Diretor de Comunicação e Marketing. Conselho Fiscal: José Carlos Araújo, Fenelon Gonçalves e Silvana Frota; Conselho de Ética: José Mário Pinto, Ivonildo Lavor e Augusto Oliveira. No dia 27 de fevereiro a entidade completa 30 anos de fundação no Ceará.
          Na foto, da esquerda para a direita: Antônio José Oliveira, Laerte Caporalini, Fenelon Gonçalves, José Rangel, José Carlos Araújo, Vicente Alencar, Hélio Rocha Lima e Ivonildo Lavor.




08.01.2014


Um trio de riso
 

            Dia 10 de janeiro  acontece espetáculo  de “stand up comedy”  com três comediantes cearenses que   são realmente muito  engraçados:  Glauber Cunha, Luiz Neto e Victor Alen que, juntos, apresentam o espetáculo "Riso Trio!", no Cine Benfica. Os ingressos você pode garantir na loja “NordWest”  (piso 1) no Shopping Benfica. Vale a pena conferir.

08.01.2014


UFC recebe terreno para instalar campus em Itapipoca

Praça e Igreja Matriz de Itapipoca


Será implantado em Itapipoca  o Campus da Universidade Federal do Ceará. O terreno foi doado pela Prefeitura que,  na quinta-feira, 9,  fará o repasse do terreno à UFC. O Campus contará com vários cursos e beneficiará estudantes de Itapajé e dos municípios do  Vale do Curu.

O objetivo é  que a região  ofereça oportunidade para que os jovens possam ingressar na universidade, evitando o deslocamento dispendioso para Sobral ou Fortaleza. (Jornalista Joalano Tavares especial para o blog).

08.01.2014


Tem novo comando o turismo pernambucano 

Adailton Feitosa


Na segunda-feira (06/01), o bacharel em Direito e auditor licenciado do Tribunal de Contas de Pernambuco, Adailton Feitosa, assumiu o comando da Secretaria de Turismo de Pernambuco. A solenidade de transmissão do cargo aconteceu no Centro de Convenções  e contou com a participação de autoridades políticas e do “trade” turístico do Estado. O ex-titular da pasta e deputado estadual, Alberto Feitosa, que também participou do ato público, retornou à Assembleia Legislativa.

Adailton e Alberto Feitosa


Em seu primeiro discurso oficial, o secretário Adailton Feitosa comprometeu-se em dar continuidade aos projetos desenvolvidos pela pasta ao longo dos últimos três anos.  Durante a solenidade, o ex-secretário Alberto Feitosa lembrou causos de forma bem humorada e agradeceu o apoio da equipe e do “trade”  turístico. “Foi uma honra ter participado da equipe do melhor governo do Brasil”.

Além da nomeação de Adailton Feitosa como Secretário de Turismo, Eduardo Figueiredo assumiu como Secretário executivo de Turismo de Pernambuco; Salo Bortman como secretário executivo do Prodetur e Hamilton Falcão como vice-presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco-Empetur. (Fonte: Setur PE).

08.01.2014


UFC oferta 5.658 vagas no SiSU 2014


A Universidade Federal do Ceará irá ofertar, em 2014, um total de 5.658 vagas em cursos de graduação presencial, exclusivamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que estará com inscrições abertas de 6 a 10 de janeiro. As inscrições no SiSU serão efetuadas pela Internet, no endereço eletrônico: sisu.mec.gov.br.



              Somente poderá se inscrever no processo seletivo do SiSU 2014 quem tiver participado da edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obtido nota superior a zero na prova de redação. O estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga, devendo especificar as duas, em ordem de preferência, em instituição, local de oferta, curso e turno.
             O ano de 2014 marcará o começo das atividades nos novos campi da Universidade nos municípios de Russas e Crateús a partir do segundo semestre. Inicialmente, serão ofertados os cursos de Engenharia de Software (Russas) e Ciência da Computação (Crateús), cada um com 50 vagas para ingresso em 2014.2. Contando com esses dois cursos recém-criados, a UFC somará 102 cursos de graduação presencial.

08.01.2014


Ah!! Fortaleza tão maltratada

           
Trânsito maluco e sem dono este desta nossa Fortaleza. Um veículo faz retorno proibido na Avenida Desembargador atrapalhando o trânsito.

          Outro, na Canuto de Aguiar, passa tranquilamente sobre a ciclovia e se estabelece sobre a área das bicicletas com um ciclista trafegando em contrafluxo.

          Ô falta de educação e doidice institucionalizadas!!!!

08.01.2014


CURTAS SOCIAIS

Regina Alice

 
*O Vice-Prefeito de Senador Pompeu, Junior Coelho,  no domingo 12 de janeiro estará aniversariando, data que  será comemorada na Toca do coelho em Senador Pompeu quando o aniversariante será alvo de várias homenagens dos seus conterrâneos, parceiros e correligionários, segundo manda dizer Joalano Tavares.

 *Ganharam abraços no último dia 6 porque marcaram o calendário Regina Alice Correa e Verônica da Costa, cearense de Brasília.

 *Na terça-feira, 7, foi o aniversário de casamento de Alice e do desembargador do Trabalho Ronald Cavalcante Soares. Receberam cumprimentos pela idade nova na data Amauri de Paula Pessoa e Naura Franco.

 *No teatro do Centro Dragão do Mar acontece a encenação da peça “Não verás país nenhum”.

 *Por hoje contei. Até amanhã.