Postagem do dia 26.05.2017

O  grito da universidade  cearense:
“Diante da crise, uma Universidade vigilante”
         Primeira das universidades cearenses  a se externar, a UFC solta manifesto público sobre a crise brasileira assinado pelo reitor Henry Campos:
  “No  momento em que profunda crise abala o País, comprometendo as estruturas do Estado Democrático de Direito, a Reitoria da Universidade Federal do Ceará conclama a comunidade universitária a se manter vigilante em defesa dos valores republicanos, da ética, dos direitos conquistados e dos avanços sociais contabilizados nos últimos anos e que ameaçam sucumbir.
 “Os sucessivos escândalos de corrupção, nos diferentes escalões do Poder, deitaram  por terra a credibilidade de homens públicos e comprometeram, por completo, a legitimidade de seus atos no exercício do mandato popular. Lamentavelmente, a confraternização entre corruptos e corruptores, que a Nação – perplexa e indignada – tem testemunhado, acontece no momento mesmo em que se trama contra os mais legítimos interesses da classe trabalhadora”....
E adiante: “Enquanto isto, no ambiente universitário, observa-se uma escalada das restrições orçamentárias, que, a esta altura, já comprometem a prestação de serviços à sociedade e põem em risco o próprio cumprimento de nossa missão institucional nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 “O que desejamos é a entronização dos postulados éticos na seara pública; é a preservação incondicional da democracia brasileira; é a apuração de todas as denúncias, em todos os escalões da República, e a severa punição dos agentes envolvidos nas negociatas que, diariamente, vêm a lume. A Universidade continuará, por sua vez, sendo aquilo que sempre foi: um território onde se preservam ardorosamente as liberdades democráticas, os direitos individuais e coletivos, e onde prevalece um inabalável compromisso com a verdade.
Henry de Holanda Campos
Reitor​”

26.05.2017

Sem consentimento
 
         Está complicado porque as versões não combinam. Na quinta-feira, 25, eu perguntei a alguns deputados estaduais sobre o dinheiro que receberam do grupo JBS conforme a planilha entregue pelos delatores à Lava Jato. Todos disseram que não pediram à empresa nem foram consultados sobre a colocação de seus nomes na lista.
           Eles me afirmaram que foram os partidos aos quais pertencem que pediram, receberam e repassaram direto para as produtoras de comerciais de campanha para o rádio e a Tv. .Para alguns o aporte foi de apenas 557 reais e 51 centavos.
        Sinceramente, fechar os olhos para o que o partido faz em seu nome é muito estranho.

26.05.2017


26.05.2017

Negação super veloz da ação de "impeachment" contra Camilo
  Foi rápido demais. O deputado capitão Wagner (PR) protocolou na Assembleia Legislativa segunda-feira, 22, ação de "impeachment" do governador Camilo Santana (PT) por suposto recebimento de dinheiro ilegal do grupo JBS e, na sessão desta quinta-feira, 25, pela manhã, o deputado presidente Zezinho Albuquerque (PDT) leu parecer da Procuradoria Jurídica da Casa e deliberou pelo não recebimento da denúncia o que, aliás, já era esperado. 
          Segundo o presidente, a decisão segue parecer jurídico elaborado pela Procuradoria da Casa. Na avaliação, da Procuradoria a denúncia não deveria ser recebida em “face de carência de justa causa” para iniciar um processo de “impeachment”.
        Nenhum deputado, nem mesmo o autor da proposição, protestou contra a decisão.

26.05.2017


26.05.2017

“Denúncia oportunista”, afirma deputado Sarto

Mas, aos jornalistas, o deputado José Sarto (PDT)  disse: “É completamente diferente o pedido de “impeachment” de Temer e o que foi apresentado contra o governador Camilo, que sequer conhecia os delatores e vice versa. 
 “No caso do Temer tem conversa entre eles, tem vídeos, tem assessores correndo com mala de dinheiro, tem gravação, tem depoimento de diretores da JBS dizendo que o Temer  ficava com o dinheiro para ele, não era para o partido. Essa denúncia contra o governador  Camilo é totalmente oportunista”.

26.05.2017

“As  provas da propina pedida por Cid Gomes estão na Lava Jato”, diz deputado
Aos jornalistas que cobrem os assuntos da Assembleia o deputado Leonardo Araújo (PMDB) disse na quinta-feira: “Cabe, sim, o impeachment do Governador.  As razões estão presentes em todas as denúncias, as provas estão lá, na Lava Jato. Só não vê quem não quer”.
                                                    
           E prosseguiu: “O Governo do Estado na época de Cid Gomes pagou 110 milhões de  devolução de ICMS ao grupo JBS para receber 20 milhões de reais em propina  dinheiro em parte aplicado na campanha de Camilo”.
         Quando no início da semana explicou o sucedido, o ex-governador Cid Gomes disse que “isso é invenção, nunca vi a cor desse dinheiro!”.

26.05.2017

“São delinquentes irmãos” 
                                                        
            “Esses delinquentes que saquearam e depredaram Brasília são irmãos, parceiros, do delinquente maior, Michel Temer, que ajudou a saquear o país”, disse o deputado Fernando Hugo ao comentar para a imprensa, na Assembleia, os episódios revoltantes que atingiram a capital federal  na quarta-feira, 24.
 O deputado também afirmou  que a presença de tropas federais vai ajudar na manutenção da ordem, “mas agora a Polícia tem que identificar e punir esses vândalos que incendiaram, saquearam, roubaram pertences de servidores e picharam a Catedral de Brasília, um dos patrimônios  da humanidade.”

26.05.2017


26.05.2017

Em total abandono 
          O Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza estão na berlinda. Problemas muitos sérios no conjunto residencial Renascer, no bairro Dias Macedo, foram denunciados nesta sexta-feira, 26, em audiência pública na Assembleia. “Um senhor ficou louco com a quantidade de fezes que chegava à sua casa quando chovia”, afirmou uma líder comunitária.
           As lideranças comunitárias e voluntários de Assistência Social disseram ainda que as pessoas estão adoecendo e morrendo por falta de saneamento básico, de médicos e remédios no posto de saúde, que a água da Cagece não chega às torneiras e que eles não têm mais para quem apelar. Portanto, olho vivo!. 

26.05.2017

Teto do STF para servidores dos três poderes do Estado
            O Plenário  da Assembleia aprovou na quinta-feira  uma PEC do Poder Executivo que estabelece como teto remuneratório único dos servidores dos três poderes do Estado o equivalente a 90,25% do subsídio mensal dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
  O fato inicialmente gerou protesto do deputado Renato Roseno  (Psol) porque poderia “dar margem para que os deputados estaduais pudessem manobrar e incluir seus subsídios nessa categoria”, fato que foi explicado pelo presidente da sessão, 
 Tin Gomes (PHS),  de que “isso não poderia acontecer porque os vencimentos dos deputados e vereadores são regulados por lei específica relacionada aos proventos dos deputados federais”.