Postagem do dia 18.04.2015

Reitor Farias troca UFC pela Secretaria da Educação Superior (SESu) do MEC
          O Conselho Universitário (Consuni) reúne-se nesta segunda-feira (20) para oficializar a transição na Reitoria da Universidade Federal do Ceará. Durante a reunião, o reitor  Jesualdo Farias (foto) fará prestação de contas do mandato e apresentará sua renúncia. Logo em seguida  haverá transmissão de cargo para o Vice-Reitor,  Henry de Holanda Campos (foto abaixo), que assumirá o exercício da Reitoria.
          A reunião será realizada às 15h,  na Reitoria. O Prof. Jesualdo Farias deixa a UFC para assumir a Secretaria da Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação, em Brasília. (Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional).

18.04.2015

BNTM no Ceará: 250 compradores confirmados, 200 milhões de reais em negócios previstos
          Cerca de 250 buyers, de 43 países, já estão confirmados para a 24ª Brazilian Tourism Mart (BNTM), que será realizada no Centro de Eventos do Ceará, de 27 a 31 de maio.
          A maior procura tem vindo de países como Alemanha, Itália, Reino Unido e Argentina. Já está confirmada também a venda de mais de 50% dos espaços disponíveis para as rodadas de negócio. A feira deve receber um público de 1.300 visitantes, entre operadores, agentes de viagens, hoteleiros, jornalistas e representantes do trade nacional e internacional.
          A expectativa é de uma geração de negócios da ordem de R$ 200 milhões. “Além da excelente repercussão da edição passada, o fato de esta BNTM acontecer no Ceará acaba sendo um atrativo a mais para a participação do trade”, destaca o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho (foto).
          Para Jeanine Pires (foto), secretária do Turismo de Alagoas e presidente da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), entidade organizadora do evento, a grande procura para participar da BNTM mostra que a alta do dólar já motiva o crescente interesse de viajantes estrangeiros pela região Nordeste.
          O evento deste ano terá novidades como a Arena Cultural, espaço para divulgação da cultura e gastronomia do Nordeste com apresentações folclóricas e degustação da cozinha regional. Além da nova praça de eventos, a BNTM continuará com outros três espaços: Governamental, com a presença dos nove estados nordestinos; Institucional, com os estandes das operadoras, agências e empresas interessadas; e o Comercial, onde serão realizadas as rodadas de negócio. (Fonte: BNTM-Setur Ceará).

18.04.2015

RN  agora no comando do turismo brasileiro
          Novo Ministro do Turismo, Henrique Alves, disse ao tomar posse: “Vou iniciar com muita humildade porque minha experiência recomenda isso. Quero conhecer o trabalho desenvolvido pelo atual ministro, Vinicius Lages, conhecer os projetos do Ministério, os planejamentos já programados e pouco a pouco dar o nosso toque com a nossa experiência, com o nosso conhecimento do Brasil”, afirmou. Ele é o sétimo a ocupar o cargo desde que o Ministério do Turismo foi criado em 2003.
          Os anteriores, desde a criação, foram: Walfrido dos Mares Guia, Marta Suplicy, Luiz Barretto Filho, Pedro Novais, Gastão Vieira e Vinicius Lages.
Nordestino como o anterior, Vinicius Lage, das Alagoas, conhecedor profundo da região, vamos aguardar as ações de Henrique Alves para o setor.
          Membro de uma família tradicional de políticos, como o seu pai, Aluisio Alves, Henrique  Alves assumiu como parlamentar pela primeira vez quando tinha 22 anos,  cumpriu 11 mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados, sempre pelo PMDB do Rio Grande do Norte.
          Nas eleições de 2014,  disputou o governo potiguar, mas perdeu para Robinson Faria, do PSD. Por isso está sem mandato eletivo pelos próximos quatro anos.

18.04.2015

Incivilidade
       O cidadão (?) coloca o seu veículo sobre o passeio (danificado, mas mesmo assim) para atravessar de uma pista para outra na Avenida Virgílio Távora, uma das mais importantes da cidade, e não está nem aí para os outros veículos. Isso aconteceu na manhã de sexta-feira, 17, e eu cliquei.

18.04.2015

Vivência Xamânica, o resgate da Espiritualidade Natural
          A capital cearense será palco de uma celebração em reverência à tradição nativa americana do Xamanismo. Com uma programação holística envolvendo terapias tais como Reconexão com a ancestralidade, Fogueira Xamânica, Rodas de Cura, Tenda de Suor, entre outros, os participantes terão a oportunidade, nos dias 18 e 19 de abril, de religar-se aos mundos espirituais através das forças dos 4 elementos.
          “A missão de transmitir a sabedoria sagrada indígena universal.” Com este tema central, a Escola de Xamanismo e Educação Ambiental Gaia, recém-instalada em Fortaleza, conduzirá os diálogos e vivências sagradas da Jornada Xamânica que acontecerá nos dias já referidos, em Aquiraz, no sítio Recanto Verde. A programação terá início no sábado às 09 horas com previsão de término no domingo às 16 horas. 
          A mediação das vivências ficará sob responsabilidade da Xamã Ana Xara. A terapeuta nasceu na região do Amazonas, por sua vez, tendo raízes e formação indígenas, hoje encontra-se radicada no estado de Minas Gerais, sendo considerada uma das referências em práticas xamânicas no Brasil.

          “O objetivo da vivência é resgatar o poder pessoal, buscar a integração consigo mesmo, realizando a conexão com o Pai Céu e a Mãe Terra, gerando equilíbrio através de práticas Xamânicas ancestrais e modernas e com isso desenvolver forças transformadoras que propiciam harmonia em todas as áreas da sua vida, tais como autoestima elevada, perdão, aceitação, motivação e cura”, diz Ana Xara. “Neste sentido teremos uma série de vivências de curas, amor e equilíbrio energético, através de atividades tais com Reconexão com a Ancestralidade, Fogueira Xamânica, Transformando as sombras, Canto de Poder, Encontro com o Animal de Poder, Danças e Rituais, Sauna Sagrada/ Tenda de Suor, Roda de Cura, Iniciação no Fogo Sagrado, Guardiões do Poder, o que nos garante conexão plena com a espiritualidade Divina”, afirma. (Fonte: Jornalista Washington Feitosa).

18.04.2015

O dia de Santo Expedito
          Este domingo, 19, é a data anual consagrada a Santo Expedito, que foi, possivelmente, um cristão martirizado no século IV em Melitene, na Armênia. Padroeiro da Polícia Militar, antes havia uma procissão saindo de um quartel da PM existente na praça José Bonifácio, mas meu soube que essa procissão havia sido suspensa por determinação do capelão.           Nada se sabe sobre sua vida nem onde foi sepultado, e muitos pesquisadores questionam se ele de fato existiu. Contudo, formou-se um folclore  ao seu redor e ele é objeto de grande devoção popular em muitos países como o santo das causas urgentes.
          O nome Expeditus (Expedito) pode ser uma corruptela de Elpidius, conforme sugerem os beneditinos de Paris. Outra hipótese é de que o nome tenha derivado de spedito, palavra inscrita numa caixa com relíquias de um santo desconhecido retiradas das catacumbas de Roma e enviada a Paris no século XVII.
          A lenda mais corrente sobre sua vida o mostra como um militar romano, Comandante-em-chefe da 12ª Legião, conhecida como "Fulminata", aquartelada em Melitene, e encarregada de proteger o Império das invasões dosbárbaros orientais com um efetivo de mais de 6.800 soldados. Sendo cristão, como era a maioria de seus subordinados, todos nativos da Armênia, teria sido condenado durante as perseguições de Diocleciano no dia 19 de abril do ano 303, sendo martirizado e por fim decapitado com a espada por recusar-se a adorar os deuses pagãos  
          Outra lenda diz respeito à sua conversão ao cristianismo. Tentado por um demônio em forma de corvo que gritava cras! cras! (em latim, "amanhã"), que surgiu para adiar sua conversão, teria pisado a criatura dizendo hodie! ("hoje"), significando sua disposição heroica de converter-se de imediato. (Fonte: Wikepedia).

18.04.2015

Restaurant  Week traz festival para Fortaleza
          O evento traz a primeira edição este ano para Fortaleza e será realizado em maio. As inscrições estarão abertas até quarta-feira, 22. Durante o 6 º Fortaleza Restaurant Week, que acontece em maio,  os estabelecimentos participantes deverão elaborar um menu com duas opções de entrada, prato principal e sobremesa para almoço e/ou jantar criados especialmente para o Festival, com valor único de venda em todas os restaurantes.
          No Brasil, a Restaurant Week acontece em 15 cidades com o objetivo de democratizar a boa gastronomia e tornar possível vivenciar os melhores sabores e ambientes que as cidades proporcionam. Este ano, as casas participantes vão contar com o programa de fidelidade Dotz. Em paralelo, o evento também desempenha responsabilidade social com Instituições de vários lugares do Brasil. O Ceará será presenteado com doações espontâneas que serão revertidas para o Iprede. (Fonte: Jornalistas Sandra César e Angélica Emília - Gris Comunicação).

18.04.2015

Feriado cancela Agropacto

          Tendo em vista o feriado nacional do dia 21, terça-feira, não haverá o  costumeiro encontro do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense – AGROPACTO, segundo o coordenador-geral Flávio Saboya.
          Mas o Agropacto está convidando para a  palestra  “Estratégia e Mudança/Empreendedorismo Coletivo”  a ser proferida pelo publicitário e jornalista  Jorge Luiz Tejon  a ocorrer no dia 24 deste, sexta-feira,  a partir das 8 horas, no auditório do SEBRAE/CE.

18.04.2015

Projeto Fortaleza 2040
          Uma solenidade no dia 22, às 18 horas, marcará o início de um programa de ações que vai planejar agora o futuro de Fortaleza, segundo afirmações do prefeito Roberto Cláudio (foto) e do superintendente do Iplanfor Eudoro Santana, que estão convidando.
          Na ocasião acontecerá a apresentação da metodologia de participação da sociedade no Projeto Fortaleza 2040, bem como anuncio da composição e em seguida a posse do Conselho da Cidade Fortaleza. O evento acontecerá no auditório João Frederico Ferreira Gomes da Assembleia Legislativa, prédio anexo, 6º andar.

18.04.2015

AL homenageia o homem dos cajueiros
          A Assembleia Legislativa, através do deputado Carlos Felipe (PCdoB-foto), prestou homenagem póstuma ao empresário Jaime Aquino, sepultado nesta sexta-feira aos 92 anos de idade. Vários deputados se manifestaram ressaltando o importante papel empresarial por ele desempenhado.
          Em vida, Jaime Aquino (foto) foi um empreendedor nato, grande incentivador do cultivo do cajueiro e criador da gastronomia à base do caju chegando mesmo a editar uma cartilha com os procedimentos para o preparo de comidas com o produto. Foi também o maior produtor e beneficiador da castanha de caju das Américas.

18.04.2015

CURTAS SOCIAIS
*Se vivo fosse, Mestre Hélio Guedes (na foto do arquivo sendo saudado pelo amigo José em festa na mansão) teria feito aniversário na sexta-feira e, certamente, agitaria a sua (e de muitos amigos) Mansão dos Inocentes. Saudades.
*Na noite deste sábado, 18, acontece no Colosso Lounge  a festa “Wake Party” com várias atrações musicais entre bandas e DJs. A realização é da Efolia Turismo.
 
*Em outro circuito, este para os lados do bairro Maraponga, a partir das 21 horas, agitação com o forró Baião de 10. Leônia Mara Anastácio é quem convida.
*Mudaram de idade o ex-reitor da UFC Antônio Albquerque, Liliana Brígido,  Iramar Veríssimo, a desembargadora Iracema do Vale (foto), Marta Belchior e Lisandro Fujita.
*Neste sábado, 18, eu cumprimento a Ciro Moraes, Duda Brígido (na foto com a família) e Ivanilde Rodrigues (sra. Alan Neto).
*O aniversariante de domingo, 19, é Rui Dias (na foto entre os amigos Sérgio Liebmann e Humberto Cavalcante). Também muda de idade na data Francisco Leitão, que já presidiu o Clube do Berro, em Fortaleza.
 
*Por hoje contei. Até segunda-feira.