18.04.2015

O dia de Santo Expedito
          Este domingo, 19, é a data anual consagrada a Santo Expedito, que foi, possivelmente, um cristão martirizado no século IV em Melitene, na Armênia. Padroeiro da Polícia Militar, antes havia uma procissão saindo de um quartel da PM existente na praça José Bonifácio, mas meu soube que essa procissão havia sido suspensa por determinação do capelão.           Nada se sabe sobre sua vida nem onde foi sepultado, e muitos pesquisadores questionam se ele de fato existiu. Contudo, formou-se um folclore  ao seu redor e ele é objeto de grande devoção popular em muitos países como o santo das causas urgentes.
          O nome Expeditus (Expedito) pode ser uma corruptela de Elpidius, conforme sugerem os beneditinos de Paris. Outra hipótese é de que o nome tenha derivado de spedito, palavra inscrita numa caixa com relíquias de um santo desconhecido retiradas das catacumbas de Roma e enviada a Paris no século XVII.
          A lenda mais corrente sobre sua vida o mostra como um militar romano, Comandante-em-chefe da 12ª Legião, conhecida como "Fulminata", aquartelada em Melitene, e encarregada de proteger o Império das invasões dosbárbaros orientais com um efetivo de mais de 6.800 soldados. Sendo cristão, como era a maioria de seus subordinados, todos nativos da Armênia, teria sido condenado durante as perseguições de Diocleciano no dia 19 de abril do ano 303, sendo martirizado e por fim decapitado com a espada por recusar-se a adorar os deuses pagãos  
          Outra lenda diz respeito à sua conversão ao cristianismo. Tentado por um demônio em forma de corvo que gritava cras! cras! (em latim, "amanhã"), que surgiu para adiar sua conversão, teria pisado a criatura dizendo hodie! ("hoje"), significando sua disposição heroica de converter-se de imediato. (Fonte: Wikepedia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário