Postagem do dia 22.06.2015

“Polícia civil desequipada  para enfrentar bandidagem”, revela policial no Fórum de Turismo
          Olho vivo!!!! Um policial civil que pediu para não ter o nome revelado fez um depoimento convincente, que deixou o “trade” do turismo alarmado, durante reunião conjunta do Fórum de Turismo do Estado e do Conselho Municipal de Turismo. Eu anotei algumas dessas revelações,  segundo as informações dele:
          O Ceará tem o mesmo número de policiais civis dos anos 80; são apenas 2.500 policiais para todo o Estado enquanto existem 15 mil policiais militares; o policial  civil ganha muito mal e os que têm  nível superior ganham igual a nível médio; na Polícia Civil faltam coletes à prova de balas, viaturas para diligências,  munição e o policial só tem direito a 15 balas por mês; não existe treinamento adequado para eles.
          Ele também revelou que 90% dos crimes atualmente no Estado são praticados por traficantes e têm ligação direta com drogas e que, de cinco homicídios, somente um é esclarecido mais rapidamente porque a polícia civil  não tem meios de agir com mais eficiência. E concluiu: “A Polícia Civil precisa de investimentos para a sua modernização e poder atuar com maior eficiência no combate à bandidagem”.
          O desabafo desse policial aconteceu na presença da Delegada de Proteção ao Turista, Adriana Arruda (na foto ela está entre Circe Jane e Pedro Carlos ouvindo o presidente do Sindiguias), que também falou durante o encontro. Ela disse que a Polícia vem fazendo “pente fino” na Avenida Beira-Mar e em outros locais das praias “para tirar de circulação pessoas suspeitas de práticas ilícitas”.  Portanto, olho vivo.

22.06.2015

Chapa Henry-Custódio obtém 2.413 votos para Reitor e Vice-Reitor da UFC
          A chapa formada pelos professores Henry de Holanda Campos (foto) e Custódio Luís Silva de Almeida (foto abaixo, no meio) obteve 2.413 votos na consulta à comunidade universitária para a escolha de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará. Do total, foram 839 de professores (50,33% do total de docentes aptos a votar), 416 de servidores técnico-administrativos e 1.158 de estudantes. O resultado atualizado foi divulgado na sexta-feira, 19.
          Em percentuais, 84,3% dos 995 votos docentes foram destinados à chapa Henry-Custódio. Entre os 1.327 votos discentes, 87,3% foram para a dupla. Já dos 496 votos dos servidores técnico-administrativos, 83,9% foram dados à chapa.

Prédio da Reitoria

          Logo depois da totalização dos votos, o Prof. Henry Campos agradeceu à Comissão Eleitoral Central (CEC) e à Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) pela eficiência com que conduziram a consulta. Agradeceu, também, a confiança depositada pelos três segmentos da comunidade universitária – professores, alunos e servidores técnico-administrativos –, observando que sente aumentar sua responsabilidade e compromisso com a Instituição. (Fonte: Ascom – UFC).

O resultado será encaminhado ao Ministério da Educação.

22.06.2015

Dívidas rurais em audiência pública
          Nesta terça-feira, 23, acontece uma Audiência Pública para discutir a negociação das dívidas de crédito junto ao Governo Federal dos pequenos e médios produtores rurais do Ceará. A audiência será a partir das 14h30 no Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa. Esses débitos com os bancos é hoje o maior problema dos pequenos e médios agricultores do Nordeste.
          A audiência foi proposta pelos deputados Moisés Braz e Elmano de Freitas (PT-Fotos acima) e é uma realização da Comissão de Agropecuária da Assembleia. Dirigentes e técnicos da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, produtores rurais e representantes sindicais vão mostrar essa realidade que está levando aflição a milhares de famílias.

22.06.2015

Em média,  29,5% dos deputados estaduais brasileiros  possuem ensino superior completo; no Ceará, eles são 69%
          Dos 1.059 deputados estaduais eleitos no ano passado  em todo país, 313 não possuem ensino superior completo. Destes, apenas 46  possuem o ensino fundamental e 253 fizeram até o ensino médio. Isso se  reflete na vida  sociedade brasileira. De acordo com os dados de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 8% da população - cerca de 16,4 milhões de pessoas -, possuem nível superior.
          O instituto aponta que 7,3 milhões iniciaram o curso, mas por vários motivos tiveram que abandonar. O IBGE também ressalta que 39,4 milhões de brasileiros não possuem nenhum tipo de instrução escolar.

Assembleia do Piauí

          A relação de instrução dos deputados varia de acordo com unidade federativa. O estado que possui deputados com menores índices é o de Rondônia com apenas 7 dos 24 deputados. Já os parlamentares com maior grau de instrução no Brasil são os do Piauí (26) e de Espírito Santo (30). No Ceará, 63% dos deputados eleitos em 2014 possuem nível superior. (Fonte: O Povo Online).

22.06.2015

“Hub” da TAM mobiliza hoje Governo e sociedade
          Nesta segunda-feira, às 9 horas da manhã, no Palácio da Abolição, o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio darão início ao movimento "Todos pelo HUB da TAM"  cujo objetivo é somar esforços da sociedade à ação de Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e Assembléia Legislativa  na busca de conquistar esse importante empreendimento.
        Todas as lideranças do chamado “trade” do turismo – agentes, operadores, hoteleiros, transportadores e promotores de eventos -  vão estar presentes. A capital cearense  já apresentou seu programa de investimentos, ações, incentivos e facilidades para receber o empreendimento.
        Fortaleza está  entre as três cidades (as outras são Recife e Natal)  avaliadas para receber o futuro centro de conexões de voos nacionais e internacionais - o HUB da TAM. O equipamento representa a entrada de recursos da ordem de 4 bilhões de reais na economia cearense, assim como a geração de cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos  e um incremento histórico para o turismo, comércio e setor de serviços como um todo.

22.06.2015

Seminário de logística e Expolog
trazem ex-ministro Pedro Brito
           O X Seminário Internacional de Logística e a Feira Expolog, que acontecerão em Fortaleza, no Centro de Eventos, serão apresentados nesta terça-feira, 23,  às 7h30 da manhã, com a palestra do ex-Ministro da Secretaria dos Portos Pedro Brito, hoje Diretor de Portos da Companhia Siderúrgica Nacional.
          A exposição acontecerá por ocasião da realização do Agropacto da Federação da Agricultura do Ceará, no auditório da superintendência do Banco do Brasil. O seminário e a Expolog são coordenados  pela executiva Enid Câmara e vão reunir palestrantes nacionais e internacionais sobre logística no Brasil e no mundo.

22.06.2015

Brasil no “podium” com Massa
          Foi muito bom e positivo ver a bandeira do Brasil ficar entre as três no “podium” dos grandes prêmios de Fórmula 1. Isso aconteceu neste domingo, na Áustria, quando Felipe Massa conquistou a terceira posição após um ano sem subir ao palco dos vencedores.
          A façanha premia e fortalece o piloto e demonstra que, depois de um longo período de trabalho, a Williams conseguiu se acertar para estar entre as três melhores equipes, ao lado de  Mercedes e Ferrari. Com essa conquista é certo que Massa  renderá muito mais. 

22.06.2015

150 anos de Riachuelo na Assembleia
           Atendendo a requerimento do deputado Manuel Duca (foto), a Assembleia Legislativa realizará na terça-feira, 23, às 15 horas, sessão solene em comemoração aos 150 anos da Batalha Naval de Riachuelo.
          O evento acontecerá no Plenário da Casa com a presença de autoridades civis e militares além de convidados especiais. O comandante da Escolas de Aprendizes Marinheiro Capitão-de-Fragata Mário Luís Machado Brandão  e o Capitão dos Portos do Ceará, Capitão-de-Mar-e-Guerra  Marcelo Campbel Mauad representarão a Marinha na ocasião.

22.06.2015

Projeto social pede ajuda para Itapipoca
          A caravana dos sertões deste ano já tem data marcada. A campanha, que acontece há 16 anos, será realizada no dia 28 de junho, na cidade de Itapipoca.

          Formado por adultos, jovens e crianças, o projeto visa ajudar as famílias carentes do sertão de Itapipoca  com a doação de alimentos não perecíveis, brinquedos, roupas, garrafões de água mineral, kits de higiene e lanches.
          Devido às condições precárias de moradia, falta de alimentos e ao drama da seca, o projeto social realizado pela Casa da Caridade não vem somente com a missão de entregar donativos, mas de levar aos  necessitados um pouco de paz, amor e esperança.  Se você quer colaborar ou ser um voluntário, basta entrar em contato pelos números (85) 9136.3731 / (85) 9977.5896 e (85) 8778.9010.(Fonte: Valesca Alves - Assessora de Imprensa).

22.06.2015

CURTAS SOCIAIS
*O Festival Fartura Gastronomia, evento nacional na área, aconteceu no final de semana em Fortaleza reunindo os principais nomes da gastronomia cearense e muitas pessoas “boas de boca”.
*Ganham cumprimentos nesta segunda-feira porque marcam o calendário o empresário e ex-deputado federal Carlos Benevides, a sempre bonita Gláucia Andrade (foto) e Ivan Mota. 
 
*Ontem, na chácara do Euzébio, Gurgel do Amaral (na foto com Cremilda e Herbênia) e a mana Herbênia movimentaram festa junina infantil para comemorar o aniversário do sobrinho-neto Pedro Lucas, netinho da mana Cremilda.
*Aliás, nesta terça-feira, aniversário do animado cabeleireiro Célio Almeida (na foto com Gurgel do Amaral), acontece a partir das 17 horas, no salão do Gurgel, um “happy hour” festejativo.
*Morreu neste domingo o Dr. Antonio Mota Pontes, do Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia e membro da Academia de Letras e Artes de Caucaia. Era uma pessoa muito ligada aos movimentos literários cearenses. 
 *Hoje morando em Limoeiro do Norte, sua terra natal, o jornalista Nelson Faheina veio com a sua Sandra (foto) passar o final de semana na capital e rever alguns lugares de sua estima. 
 *Em sua fazenda de Paracuru, Celma e Antônio José Bitar (foto) tiveram amigos dividindo com eles o bucolismo do ambiente.
*Verinha e Antônio Costa (foto) aproveitaram a feijoada movimentada por Marcondes Viana, no sábado, para curtirem o Hotel Dom Pedro Laguna (foto abaixo), no Aquiraz Riviera.

*Por hoje contei. Até amanhã.