Postagem do dia 24,08.2015

São Gonçalo do Amarante é a cidade que mais criou empregos no Ceará
          O município foi o 18° na lista dos 50 que mais criaram vagas no primeiro semestre. Já Fortaleza fechou 12.272 postos de emprego, marcando a 8°posição entre as cidades que mais demitiram no país.
          De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na sexta-feira (21), no Ceará,  o município de São Gonçalo do Amarante criou 1.760 vagas entre janeiro e julho ficando em 18º lugar entre os 50 municípios brasileiros que mais criaram vagas de emprego no primeiro semestre. Na mesma  lista figura também o município de Caucaia, com 1.445 postos abertos.
        No entanto, Fortaleza foi destaque negativo, perdendo 12.272 vagas, ficando em 8ª. posição entre as 10 cidades que mais demitiram no  país.

24.08.2015

"Estamos vivendo uma guerra urbana", diz Governadora; ABIH doa cabine policial para “Ceará Pacífico”
          “Estamos vivenciando uma guerra urbana e a sociedade civil organizada, empresários, população, enfim todos temos que sair da posição cômoda, das criticas e reclamações para sermos partícipes  desse momento de enfrentamento,  deste câncer que corrói nosso estado que é a insegurança pública que ora vivenciamos”, disse Izolda Cela (foto).
          Essa manifestação dela aconteceu na quinta feira, 20,  no Mareiro Hotel, durante  almoço mensal da ABIH-CE, quando  os hoteleiros capitaneados pelo presidente Darlan Leite  recepcionaram a Governadora em exercício Izolda Cela, o Secretário de Segurança Pública Delci Teixeira, a Secretaria de Turismo do estado em exercício Denise Carrá, o Comandante Geral da Policia Militar, Cel. Geovani Pinheiro, o Secretário de Turismo de Fortaleza Elpídio Nogueira, e foi debatido o projeto “Pacto por um Ceará Pacifico”.

          A ABIH-CE  resolveu dar sua  contribuição efetiva no projeto “Pacto por um Ceará Pacifico”  adotando “uma base fixa da PM a ser instalada na Av. Beira Mar, em frente ao Náutico, intervenção esta que minimizará o quadro de insegurança naquele logradouro, cartão postal de nossa cidade”, afirmou o presidente Darlan Leite.

24.08.2015

Crianças pedindo nas  ruas
 As crianças continuam nas avenidas, entre os carros, pedindo, como na manhã deste sábado, 22, na Santos Dumont. O mesmo triste espetáculo presenciei na Avenida Heráclito Graça a caminho do centro da cidade.
      Para “justificar” o possível ganho de uma moeda, em troca, às vezes, se exibem com movimentos de malabarismo, rodando pedaços de ferro; às vezes subindo uns nos outros, em cenas que deprimem.

24.08.2015

PSB com novo canal de comunicação
          O Partido Socialista Brasileiro  nacional está comunicando que nesta segunda-feira, 24, estará sendo lançado às 9h30 o seu canal de televisão via Internet, a Tv 40, “um novo canal de comunicação do nosso partido com seus filiados e a sociedade brasileira. O endereço é www.tv40.org.br.” 
        Quem faz o comunicado é o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira (foto). O lançamento acontece durante a reunião do Conselho Nacional de Presidentes Estaduais do PSB, no Hotel Nacional, em Brasília.

24.08.2015

Ministra participará da formatura de 3.800 alunos do Pronatec de Tauá
          A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello (foto), estará em Tauá, na Região dos Inhamuns, no próximo dia 28 para participar da formatura de 3.800 concludentes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
          Para a prefeita Patrícia Aguiar (foto), a vinda da ministra a Tauá para a formatura dos alunos comprova o compromisso do município com a capacitação de jovens e adultos. "Nós somos parceiros nessa ação do Governo Federal que é de extrema importância para a formação de mão-de-obra e, sobretudo, por dar oportunidades para os brasileiros e, mais especificamente, aos tauaenses. Além disso, é uma honra receber a Ministra pelo grande trabalho realizado e por ser a primeira vez que ela virá à nossa Região", diz Patrícia. (Fonte: Jornalista Macário Batista).

24.08.2015

Cearense é Miss Ceará America´s

Gleiciane e Ajara

          Registra Raissa Castro em sua página do Facebook a chegada das Misses Ceará América's no Aeroporto de Fortaleza, com Gleiciane Monteiro trazendo a Coroa do Miss Brasil América's para o  Ceará.
            “E essa foi a chegada no Aeroporto de Fortaleza  depois de uma viagem longa pelo o Mato Grosso do Sul em busca do tão sonhado título de Miss Brasil América's e,  sim,  ela conseguiu  a vitória.Como sempre quem tem Deus, não precisa de mais nada”, escreveu.
            “E Ajara Rodrigues também ficou entre as 10 classificadas no concurso, onde esse  mexeu bastante com a emoção do coordenador Marcio Diniz Diniz e das próprias meninas!!! Parabéns”.

24.08.2015

Caucaia promete “novo jeito de cuidar do social”
          A Secretaria de Desenvolvimento Social de Caucaia  está convidando  para  se fazer presente no dia 26,  às 17 horas, na Praça da Matriz de Caucaia.
          Ela anuncia que nessa ocasião Caucaia vai conhecer “um novo jeito de cuidar do social”, cria, assim, uma grande expectativa sobre o que poderá ser. Estou curioso!!!!

24.08.2015

Palestra sobre reuso de esgoto no Porto do Pecém
          O Prof. Ronaldo Stefanutti, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará, discutirá o tema "Reúso de efluentes: caso Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto (EPC) para utilização industrial para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém" em palestra a ser realizada na  quarta-feira (26), promovida pela Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec).
          O evento será no Auditório Antônio Telmo Nogueira, situado na sede do Nutec (Rua Rômulo Proença, s/n, Campus do Pici, vizinho à Embrapa-CE). Serão ofertadas 40 vagas, com direito a certificado para os participantes. As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de agosto pelos telefones (85) 3101 2452 e 3101 2871.(Fonte: Assessoria de Comunicação do Nutec).

24.08.2015

Primeiro espetáculo circense com acessibilidade no Ceará
          O projeto EcoCirco (Reestruturar para Preservar)  inaugura nesta quarta-feira, 26, às 9h, no Condomínio Espiritual Uirapuru, no bairro Passaré, o  primeiro espetáculo circense com acessibilidade do Ceará. A programação terá a participação de escolas de ensino especial, moradores das comunidades do entorno e público em geral que  também vão  conferir o “show”  do “cover” oficial do Kiko da Turma do Chaves.  A programação é gratuita.
          Coordenado pelo Instituto intervalo, o projeto foi contemplado no IX Edital Ceará de Incentivo às Artes – 2014, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, e   tem como objetivo  realizar reformas  estruturais  para melhor atender o público portador de deficiência, garantindo acessibilidade aos espetáculos realizados.
          O EcoCirco abriga a Escola de Circo Social Respeitável Vida, sob a direção do produtor cultural Alencar Lage, além de realizar espetáculos temáticos, contribuindo com a formação de plateias, atendendo também, escolas púbicas e particulares, abrindo espaço para apresentações de grupos de artes cênicas (teatro, dança e circo) e música. (Fonte: Jornalista Joanice Sampaio).

24.08.2015

UFC lança  maior pesquisa da AL sobre violência doméstica
          Convênio para execução de pesquisa sobre as condições socioeconômicas e a violência doméstica e familiar contra a mulher será assinado quarta-feira (26), às 17h, entre a UFC e o Instituto Maria da Penha, na presença da Ministra de Estado da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), Eleonora Menicucci de Oliveira.
A ativista Maria da Penha (foto) também participará do ato. A pesquisa é coordenada pelo Prof. José Raimundo Carvalho, do Curso de Pós-graduação em Economia (CAEN) da UFC. A solenidade será no Auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica).
         Serão mais de 30 mil famílias pesquisadas, nas nove capitais nordestinas, durante dois anos, o que constituirá o maior estudo sobre o tema na América Latina. "É um projeto de pesquisa pioneiro que vai coletar a melhor base de dados para se estudar violência doméstica no nosso País. Várias perspectivas teóricas vão ser contempladas, como criminológica, sociológica, econômica, de direitos humanos e de saúde pública, dentro de um contexto de uma metodologia científica de coleta de dados e acompanhamento longitudinal dessas famílias", diz o pesquisador.

24.08.2015

Educação corporativa
          “O Poder transformador da educação corporativa.” Este é o tema da palestra magna a ser proferida pela profª Drª Marisa Eboli, nesta segunda-feira (24/8), na abertura do VI Encontro Técnico de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas, no auditório do Edifício 5 de Outubro, do TCE Ceará. O evento é uma parceria das Cortes de Contas do Estado do Ceará e dos Municípios do Ceará (TCM-CE), com apoio do Instituto Rui Barbosa.
          O encontro prosseguirá até quarta-feira (26/8), tendo como tema central “Aperfeiçoamento profissional e efetividade das ações dos Tribunais de Contas”. O “Educorp”  objetiva promover a troca de conhecimento entre as unidades de educação corporativas dos Tribunais de Contas, possibilitando a elaboração e execução de programas de aperfeiçoamento e a qualificação de servidores, gestores públicos e a sociedade civil. (Informações (85) 3488-1793).

24.08.2015

CURTAS SOCIAIS
*O Rotary Club Fortaleza Iate recebeu em sua nova sede no Espaço Ciência e Arte de Cláudia Muniz  a primeira visita oficial do Casal Governador 2015/2016, do Rotary Internacional,  Distrito 4490,Paulo Queiroz Dias (falando, ela Cristiane Studart, ambos do RCF Barra). Na foto com o ex-governador Dejarino e  o presidente Serginho Benevides deu as boas vindas.
*No domingo,  23,   ganharam cumprimentos  pela idade nova  várias pessoas  queridas da sociedade como Regina Marshall (na foto com as filhas Viviane e Marjorie), Regina Costa, Branca Pegado, Rejane Accioly e Lauro Vinhas Lopes.
*Nesta segunda-feira, 24, os aniversariantes são Wilma Patrício (foto), Norma Bezerra, Elba Justa e Antônio Sales.
*Sexta-feira, à hora do almoço, num restô da moda, em uma mesa Valdélio Leite, Chiquinho de Matos Brito (foto), Eymard Freire, Olavo Moreira e o amigo José.
*Eu outra Mesa, Jorge Ary (na foto com Jane), Paulo Porto e Julinho Ventura.
 *Evandro Melo Júnior (na foto com Zilma) assustou-se ao saber  do desabamento de parte de um prédio na Rua Major Facundo, vizinho a seu cartório, quando morreram duas crianças. Mas, há algum tempo, ele havia mandado revisar e  reforçar a estrutura do seu imóvel.

*Por hoje contei. Até amanhã.