Postagem do dia 26.10.2016

AL aprova aumento de custas da Justiça
          Apesar de todo esforço da OAB/Ceará contrária à mensagem do Tribunal de Justiça, a Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta quarta-feira a proposta governamental que eleva em até 1400% por cento as custas judiciais no Estado do Ceará. Foram 21 votos sim, 14 não e 2 abstenções. Antes e depois da votação os deputados contra e a favor se manifestaram na tribuna.
          Dirigentes da OAB e advogados há dias vinham mantendo contato com os deputados tentando sensibilizá-los para a questão que afetará diretamente à categoria e a população. “Os valores são inadmissíveis, ferem o princípio da proporcionalidade e do acesso à Justiça. A OAB não se furtará de buscar melhores condições para a sociedade e para o exercício da advocacia”, destacou Roberta Vasques, vice-presidente da OAB/Ceará.

26.10.2016


26.10.2016

Atriz manda nordestino calar a boca

          Na reunião dos vaqueiros em Audiência Pública na Câmara Federal nesta terça-feira, em Brasília, a atriz Alexia Dechamps, conhecida por participar de associações de defesa dos animais, virou-se  para o público e disse: “Calem a boca que eu já pago o Bolsa Família para o Nordeste”.
        A ofensa preconceituosa e gratuita provou reação de alguns parlamentares, como o cearense Domingos Aguiar Neto, e Pedro Vilela, de Alagoas que, em pronunciamento na tribuna repudiaram a atitude da atriz e pediram providências da presidência da Casa contra essa manifestação preconceituosa contra o Nordeste e seu povo.  
          Os vaqueiros lotaram vários pontos de Brasília:

26.10.2016

10ª. Região Militar visita Assembleia
        O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), recebeu na terça-feira (25/10) a  visita do comandante da 10ª Região Militar, general de divisão Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira (o terceiro da esquerda para a direita). Entre os assuntos debatidos no encontro, o comandante informou ao presidente sobre a atuação das tropas federais no segundo turno das eleições em Fortaleza.
          Zezinho Albuquerque destacou a presença de “mais um cearense no comando do 10ª Região Militar” e falou sobre a importância das parcerias formadas entre a Assembleia Legislativa e outras instituições para debater os problemas do Ceará e do Brasil. “É grande a parceria da Assembleia Legislativa com a 10ª Região Militar. Temos a sorte de ter um cearense no comando. Dou boas-vindas ao general Teóphilo e a todos que fazem o Exército Brasileiro”, afirmou.
         Também participaram da reunião o deputado Manoel Duca (PDT); o chefe de gabinete da Presidência da AL, Roberto Mendonça; o assistente do general Theóphilo, coronel Wilson, além dos coronéis Sérgio e Benício.

26.10.2016


26.10.2016

Índice de expectativa da economia
 

          A Fecomércio-Ce, em parceria com o Conselho Regional de Economia (Corecon-Ce), divulga a décima quinta edição do Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE).
          A pesquisa, de periodicidade bimestral, colheu no período de setembro-outubro as expectativas de 130 especialistas em economia. As variáveis analisadas pontuam de 0 a 200 pontos.  Abaixo de 100 pontos configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo.
          Os analistas revelaram otimismo em seis das nove variáveis  investigadas: cenário internacional (135,3 pontos), taxa de inflação (129,4 pontos), taxa de juros (114,7 pontos), taxa de câmbio (112,3 pontos), evolução do PIB (110,3 pontos) e gastos públicos (106,4 pontos).

          O pessimismo está em  três variáveis: nível de emprego (89,2 pontos), oferta de crédito (84,3 pontos) e salários reais (43,1 pontos), que atingiu a menor pontuação.

26.10.2016

A crise humanitária do século
        A França iniciou na segunda-feira, 24, o desmonte da "Selva",  área de barracas de milhares de migrantes fugitivos de países árabes (Síria, Líbia, Iraque) e de outros como  Afeganistão, Somália, Eritreia etc. que aguardavam em Calais a possibilidade de passar para a Grã-Bretanha. Nenhum país da Europa os quer.
          Eles estão sendo deslocados para centros de acolhimento no interior do país enquanto esperam  o destino que lhes será dado. Assim estarão melhor protegidos do frio e do inverno gelado que se aproxima.
        Essa onda de migrantes está representando um sério problema para os países mais ricos da Europa (Alemanha, França e Inglaterra), que representam a total  preferência deles. Calcula-se em quase dois milhões de pessoas o número dos que já chegaram e  ainda continuam chegando nesta que é considerada a crise humanitária do século.
Vista aérea da área das barracas
          Um total de 4.014 pessoas, segundo as autoridades francesas, estão sendo deslocadas para melhores condições de abrigo. (Fonte revista Le Point, França).

26.10.2016

CSE  define indicação para  medalha Ivens e reelege presidente
          Nesta quarta-feira, entre 9 e 11 horas, aconteceu  a 44ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Eventos  com a seguinte pauta: Aprovação da ata da 43ª reunião e indicação Medalha Ivens Dias Branco para definição da Adece. 
        Na última reunião foi sugerida a reeleição da atual presidente, Enid Câmara, com aprovação de todos os membros presentes, o que aconteceu hoje. 
Com relação à Medalha, iniciativa da ADECE,  o grupo votou em vários nomes, que se juntarão  aos sugeridos  pelas outras Câmaras Setoriais.

26.10.2016


26.10.2016

Armas, celulares e pássaros
         A Polícia no interior do Estado do Ceará tem permanecido ativa na apreensão de armas, objetos roubados (sobretudo celulares tomados de assaltos) e pássaros nativos.
          Muito bom trabalho. Esses pássaros são encontrados no interior das residências e, às vezes, comercializados nas feiras livres apesar da proibição. Depois eles são levados para o Ibama que os solta em seus ambientes ou em reservas particulares devidamente credenciadas.

26.10.2016

Rede Braspor discute transformação no litoral
          O Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA,) realiza a VI Reunião Anual da Rede Braspor, de 24 a 27 deste, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. A Profª Lidriana Pinheiro, vice-diretora do Labomar, integra a equipe coordenadora do encontro.
          Com o tema "O homem e o litoral: transformações na paisagem ao longo do tempo", o evento propõe uma reflexão sobre as transformações que o litoral vem sofrendo e suas repercussões na sociedade, sendo objeto de estudo das mais diferentes áreas do saber.
A Rede Braspor   é uma rede informal que visa fomentar a cooperação e a divulgação entre investigadores brasileiros e portugueses, de várias áreas do saber, que se dedicam ao estudo dos sistemas costeiros. (Fonte: Profª Lidriana Pinheiro, vice-diretora do Labomar – fone: 85 3366 7005).

26.10.2016

Precursor do “coaching” faz palestra em Fortaleza

            Reconhecido como o fundador do conceito Coaching ainda na década de 70 e pioneiro no  movimento da psicologia aplicada ao esporte e ao mundo corporativo, Timothy (Tim) Gallwey ministra a palestra “Liderança e Performance” no dia 27 deste, a partir das 19h, no Teatro Rio Mar Fortaleza. O evento é uma promoção do IEL/CE e tem como público-alvo gestores, professores, líderes, coaches, consultores organizacionais, profissionais envolvidos com desenvolvimento de pessoas e demais interessados.
          Durante sua carreira, Tim assessorou grandes personalidades do esporte e empresas de ponta dos Estados Unidos.  Com 78 anos, formou-se em Harvard/EUA, onde se graduou em Literatura e foi capitão da equipe de tênis. O ingresso custa 200 reais. Mais informações: (85) 3244-2688 (Teatro Rio Mar) / 4009-6300 (Central de Relacionamento do Sistema FIEC).

26.10.2016


26.10.2016

CURTAS SOCIAIS
*A endocrinologista Adriana Forti participa de mais um evento internacional de sua especialidade, desta vez em Austin, no Texas, EUA.
*No dia em que comemora 70  anos, o cearense Belchior ganha uma homenagem comandada por Edu Lenda, na Zug Choperia. 
*O show “Divina Comédia Humana”  será nesta quarta (26), a partir das 21h e contará também com Lucas Carvalho, na guitarra, Evaldo Custódio, na bateria e Túlio de Melo, no baixo.

*Edu lenda é cantor e compositor, toca nos palcos de Fortaleza há mais de 15 anos e tem uma forte influência de Belchior no seu trabalho.
*Fernando César Mesquita, cearense de Brasília, postou no seu Face: “Vendo coleção de miniaturas de aviões e coleção de filmes das guerras mundiais.
*Quem tiver interesse me procure por aqui ou pessoalmente”.

*A amiga  Rosani Guerra Silva Araújo é a aniversariante do dia.
*Também fazem aniversário na data o desembargador Ernani Barreira (foto), a cardiologista Glaura Ferrer e as amigas Kílvia Montenegro e Letinha Pinheiro.
Glaura Ferrer
*Por hoje contei. Até amanhã.