Postagem do dia 11.07.2016

Limpeza da pauta, sessão solene e recesso

        “Esta semana a Assembleia do Ceará vai trabalhar pra limpar a pauta do primeiro semestre. O recesso que tem data marcada pra 17, já na sexta, 15, deveria contar. É ano eleitoral. Vale quase tudo”, registrou o jornalista Macário Batista.
           Amanhã, 12, o Legislativo realiza sessão solene para comemorar os 60 anos de inauguração da Rádio Verdes Mares (Verdinha) que, no seu início pertencia aos Diários Associados, logo em seguida vendida aos deputados Hildo Furtado Leite e Flávio Marcilio e, no início dos anos 60, passou para o controle do empresário  Edson Queiroz.
       A solenidade, por iniciativa do presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque, será às 11 horas no plenário  13 de Maio. Aliás, também esta semana a Mesa e os Deputados decidirão como será o funcionando das sessões (1 ou 2 vezes por semana) até às eleições municipais em outubro.

Postagem do dia 11.07.2016

PMDB, PR e PSDB juntos contra os outros
 
          Com a presença dos principais "cardeais" dos dois partidos - PMDB (com Eunício Oliveira e Gaudêncio Lucena) e PR (com o próprio Capitão Wagner, Lúcio Alcântara e Roberto Pessoa), o PMDB decidiu em definitivo apoiar a candidatura do PR a Prefeitura de Fortaleza,  também já consagrada pelo PSDB de Tasso Jereissati (Luís Pontes e Raimundo Gomes de Matos presentes à reunião). Agora é a luta dos três partidos  contra todos, inclusive a máquina estadual e municipal.
           Caberá ao PMDB a indicação do companheiro de chapa de Wagner, que poderá ser o atual vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena, ou a própria mulher de Eunício,  Monica Oliveira (foto acima).   Fala-se ainda  na ex-deputada Eliane Novais e no ex-vereador Marcelo Mendes.
          Segundo o jornalista Antônio Viana, “agora a candidatura Wagner alcança mais musculatura e já podemos antecipar que será muito competitiva, com amplas possibilidades de ida para o segundo turno. Outras pré-candidaturas que existem e ainda não definiram os seus vices: PDT(Roberto Cláudio), Luiziane Lins(PT), Heitor Ferrer (PSB),  Tin Gomes (PHS)
e agora João Alfredo (foto acima),  e não mais Renato Roseno (foto abaixo), que  desistiu de postular pelo PSOL.

11.07.2016

Marcos Cals não sabe se vai demorar no Incra
           O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Marcos Cals,  nomeado  novo superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado, prepara os detalhes para a posse. Ele não tem projetos nem planos para o órgão também não sabe se vai demorar no cargo.

     Indicação do Partido Solidariedade, presidido no Ceará pelo deputado federal Genecias Noronha, Cals foi também  Secretário de Justiça no primeiro governo de Cid Gomes (PDT).
 
 
 

11.07.2016


11.07.2016

Belezas cearenses voltam à passarela para novo concurso
          O Concurso Miss Ceará Américas, realizado em.2015, foi sucesso total, ”Em 2016 teremos várias surpresas” dizem os organizadores. Vinte representantes de municípios cearenses já estão inscritas.
Os organizadores também pedem para agendar a data de 28 de julho quando o concurso será realizado no Shopping Benfica, às 19 horas.

11.07.2016

Memória do trem na Biblioteca Pública
Uma parte da história do Ceará contada a partir das memórias sobre a ferrovia e as estações ferroviárias é o que traz a exposição  "Memória: Estação Ferroviária Professor João Felipe", que teve abertura neste sábado, 9/7, na Biblioteca Pública do Estado do Ceará Espaço Estação (Rua 24 de Maio, 60, Centro), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
 Com fotos e objetos do acervo da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e publicações sobre a ferrovia no Ceará disponíveis na Biblioteca Pública, a exposição transporta o público para o século XIX e início do século XX, onde o principal meio de transporte era o trem. Aberta ao público, a programação segue em cartaz até o dia 30 deste mês.
 
            Na abertura da exposição, o engenheiro, pesquisador e ex-funcionário da RFFSA, que ajudou a montar a exposição, Hamilton Pereira, fez uma apresentação sobre a história da Estação João Felipe e da ferrovia no Ceará, a partir de fotos de sua pesquisa. "O sentido maior dessa exposição é promover uma identificação das pessoas com a centenária Estação João Felipe.
     A intenção é mostrar 'a vida' da Estação desde o início, passando pelo seu auge, recebendo passageiros do Ceará todo", destacou.
          Durante a exposição, a Biblioteca Pública do Estado do Ceará disponibiliza para consulta livros de vários autores ferroviários cearenses. "A Biblioteca está, com essa exposição, contribuindo para resguardar a memória do nosso Estado. Convidamos todos a virem conhecer a nossa programação", ressalta a bibliotecária.

11.07.2016

Festival do Morango em Fortaleza
            Exclusividade na cidade, a 4ª edição do Festival do Morango agita o paladar  até o dia 31 próximo, um  verdadeiro banquete de opções com morangos, iniciativa da   Tortelê Doceria que oferece  18 tipos de delícias para  os mais exigentes paladares. As criações são especialmente desenvolvidas pela doceira Carolina Batista, a partir de receitas de família e novas inspirações.
         Mais de meia tonelada de morango será utilizada para realização do  Festival, cuja expectativa de crescimento nas vendas para 2016 gira em torno de 60% em relação ao mesmo período de 2015, exalta Carolina. O crescimento deve ser impulsionado pela quantidade de sabores a escolher, bem como pelas inovações no cardápio.
          Tem Torta de Morando, Torta de lei Ninho com geleia de morango, Mil Folhas, o “Spumoni” de morango, Torta Espelhada,Creme de Colher, Pavlova (suspiro recheado com creme de chocolate branco e pedacinhos de morango natural),Torta Floresta e os bombns da fruta.  As novidades desse ano no Festival de morangos trazem também delicados “Macarrons”, torta Bicho de Pé, Torta de brigadeiro, Chifon de chocolate com morangos e Croissant. Informações: (85) 3082.1122 e 3224.6185. (Assessoria de Imprensa Kiko Bloc-Boris).

11.07.2016


11.07.2016

UFC empossa servidores para os campi de Quixadá, Sobral e Fortaleza
          O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos empossou, na tarde de sexta-feira (8), oito novos servidores, sendo três professores e cinco técnico-administrativos, lotados nos campi da Universidade em Quixadá, Sobral e Fortaleza. A cerimônia de posse ocorreu na sala de reuniões da Reitoria.
          Dando as boas-vindas aos novos servidores, o Reitor Henry Campos destacou a contribuição que eles podem dar à UFC. "Pedimos que vocês prestem um serviço de qualidade à comunidade e precisamos sempre ter em mente que a Universidade é sustentada com recursos públicos, pagos por todos os cidadãos", disse.
          Foram empossados: Gabriela Rodrigues Farias (assistente em administração da Pró-Reitoria de Graduação), Gilmário da Silva Moura (assistente em administração do Campus de Quixadá), Glicielle Bezerra de Queiroz (auxiliar em administração da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas), José Alves Santiago Junior (assistente em administração do Campus de Quixadá), José Valdenir da Silveira (professor do Campus de Sobral), Mário Cezar Silveira Silva (assistente em administração do Campus de Quixadá), Michel Santos Palheta (professor do Campus de Sobral) e Ricarla Maria Oliveira Brito do Bomfim (professora do Campus de Sobral).(Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing. Foto acima de Viktor Braga).

11.07.2016

Selo Prata de Sustentabilidade na Administração Pública para a AL 
          O Ministério do Meio Ambiente (MMA) conferiu, na quinta-feira (07/07), o selo A3P Prata de Sustentabilidade na Administração Pública à Assembleia Legislativa. A certificação é um reconhecimento dos órgãos que informam o MMA sobre ações da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), como controle do consumo de água, energia, combustível, entre outros. É  a primeira Casa Legislativa do Brasil a receber tal certificação.
          Em 2012, ela também  já havia recebido o Selo Verde do MMA, por sua adesão à A3P, sendo também a primeira Assembleia do Brasil a obter o título. “Somos novamente a primeira Assembleia Legislativa do Brasil a obter um selo, o que mantém nossa posição de vanguarda. No âmbito da administração pública estadual, a Assembleia é o segundo órgão a obter o selo”, comemora a diretora adjunta operacional da Assembleia Legislativa, Sílvia Helena Correia.
          A obtenção do Selo Prata se deu pela comprovação dos resultados da A3P, sendo um reconhecimento pelo empenho das instituições públicas na entrega do Relatório Anual de Implementação da A3P. As informações levantadas para o preenchimento do relatório são encaminhadas através do Sistema de Monitoramento Socioambiental, disponibilizado pelo MMA. (Jornalistas Ilo Santiago Jr. e  Salomão de Castro).  

11.07.2016

Selos olímpicos para filatelistas
         Os Jogos Olímpicos Rio 2016 trazem para os filatelistas temáticos, colecionadores de objetos postais relativos a eventos dessa natureza, uma nova série de selos emitidos pelos Correios do Brasil antecipando a grande festa do esporte olímpico.

A folha já está inclusive na Agência Filatélica.

11.07.2016


11.07.2016

CURTAS SOCIAIS
*Neste dia 11 eu abraço à querida amiga Rebeca Martins (sra. Raul Martins) porque está marcando o calendário.
*É também a data natalícia de Assis Vieira, Márcia Medeiros (na foto com Hélio Galiza), Giovanna Albuquerque e Yhelda Felício.
*O vice-comodoro Carlos Juaçaba (foto) e o comoro Max Câmara estão sendo rigorosos na seleção dos carros antigos que participarão no final do mês, no Iate Clube, do “Top Cars Classic.” Só vão entrar carros realmente clássicos.
*As manas sobralenses Fernanda Aguiar e Vitória Philomeno (na foto, entre elas, a outra mana Rochelle Bonorandi) articularam movimentada reunião com as amigas num restô da cidade.
*Em Sobral, Elza Moreira ao lado do seu Maurílio brindou idade nova. As amigas de Fortaleza programam mais um brinde.
*O empresário João Soares Neto (foto) reuniu colegas  antigos da Faculdade de Direito da UFC para relembrar momentos do período. Estavam Seridião Montenegro, a desembargadora Edite Bringel, os irmãos Orlando e Everardo Rebouças e a ex-miss Regina Pires do Rio.
*Quinta-feira, 14, solenidade pelo Dia do Comerciante marca a entrega do Troféu Clóvis Rolim ao empresário João Carlos Paes Mendonça.
*Será às 20 horas, no Theatro José de Alencar. Iniciativa da Federação e da Câmara dos Dirigentes Lojistas.

 *Por hoje contei. Até amanhã.