Postagem do dia 22.02.2016

Guimarães defende conversa direta com a oposição
          “É necessário  iniciar o debate com uma conversa direta e aberta entre a base, a Casa e a oposição”, afirmou o líder do governo na Câmara Federal, José Guimarães (PT-CE), sobre a agenda política do Congresso. Segundo o deputado, a prioridade será a votação de duas medidas provisórias: a MP 692/15, que eleva a tributação sobre ganhos de capital, a CPMF,  e a MP 696/15, que reorganiza a estrutura do Governo. Ambas são as duas últimas medidas que integram o esforço fiscal de 2015.
 
    Outro ponto importante da pauta é o projeto de Lei que regulamenta os chamados crimes de terrorismo. “Estamos nos aproximando das Olimpíadas e a disposição, no meu caso como líder, é negociar o texto que já foi aprovado aqui na Casa”, afirmou.

22.02.2016

Secretário reclama da Coelce
Neste domingo, 21, o Secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho (foto), postou em seu Facebook: “Hoje, amanhecemos sem energia na rua que moro. E até agora sem nenhuma providência e consequentemente sem energia. Pelo tempo sem energia, sonho que seja a mudança da empresa concessionária da gestão da Coelce. Sonho que seja cumprimento de liminar em favor do povo do Ceará”.
E continuou:  “Falando em energia desde dezembro Jericoacoara tem problema de fase na energia fornecida , passou a alta estação sem resolução. Coelce em gestão para os clientes, negocio mal administrado”. Se isto acontece na rua de um prestigiado Secretário de Estado, imaginem onde moram os pobres mortais anônimos.

22.02.2016


22.02.2016

PSD reúne multidão no encontro regional em Tianguá
O encontro regional do PSD em Tianguá (foto) reuniu uma verdadeira multidão na Escola Estadual Monsenhor Aguiar no sábado (20). Durante o encontro, centenas de pessoas puderam ouvir a presidente estadual do PSD, Patrícia Aguiar, sobre as propostas do partido para a construção de um Ceará com mais desenvolvimento e melhoria social. A fala de Patrícia foi ressaltada pelos discursos do deputado federal Domingos Neto (foto abaixo) e do deputado estadual Odilon Aguiar.
O encontro contou também com as presenças dos deputados estaduais Naumi Amorim, Beth Rose e Nizo Costa e lideranças de Tianguá, como os ex-prefeitos Luiz Menezes e Natália Félix e o vereador José Nilton. O PSD compõe o bloco partidário com o PMB. Os próximos encontros regionais serão em Cariús (dia 26/02), em Icó (27/02) e em São Gonçalo do Amarante (04/03). (Fonte Macário Batista).

22.02.2016

Casas de Cultura Estrangeira ofertam 1.143 vagas
          Começou  sábado (20) e se estende até terça-feira (23) o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição na seleção aos cursos regulares das Casas de Cultura Estrangeira da UFC em 2016.1. Já as inscrições no processo seletivo, tanto para o primeiro semestre quanto para os testes de nível, o período vai de 27 de fevereiro a 6 de março. Ambos os processos devem ser realizados exclusivamente pela Internet, através do site da Coordenadoria de Concursos (www.ccv.ufc.br).
          No semestre letivo 2016.1, as Casas de Cultura Estrangeira oferecem 572 vagas para o primeiro semestre e 571 vagas para teste de nível. São oferecidas vagas para os cursos nas seguintes línguas: espanhola, inglesa, alemã, francesa, italiana e portuguesa, além do Curso de Esperanto. Cada candidato tem direito a concorrer a apenas um dos cursos oferecidos e deverá usar o próprio CPF para inscrição. Somente poderão se matricular nas vagas ofertadas os candidatos que comprovem, no ato da matrícula, haver concluído o Ensino Fundamental.

22.02.2016

Oto Sá Cavalcante em “Casos de Sucesso” da ACC
          A Associação Comercial do Ceará, comandada pelo presidente João Guimarães (foto), realiza nesta terça-feira, 23, às 16 horas, mais uma edição do projeto Coletiva Empresarial-Casos de Sucesso iniciado há alguns  para melhor conhecer o perfil biográfico de personalidades cearenses.
       Desta vez será ouvido o construtor e educador Oto Sá Cavalcante (foto), que conduz o colégio e faculdade Ary de Sá, além de ter importante presença no mercado da construção civil. Como diz o presidente João Guimarães “o Dr. Oto dará detalhes de sua bem sucedida história de vida.”

22.02.2016

Jogos olímpicos, selos e editais
          Com vistas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que acontecerão este ano no Brasil, a Empresa Brasileira de Correios já emitiu quatro selos com seus respectivos editais. Em Fortaleza, a Agência  Filatélica dos Correios, dirigida por Patrícia Souza)  pode prestar mais informações.
          O primeiro deles é a Série Modalidades de Jogos, um  registro  histórico de 31  modalidades que poderão ser acompanhadas pelo púbico brasileiro em 2016.
          O segundo Edital refere-se ao Mascote dos Jogos Olímpicos Rio  2016. O bloco é composto de dois selos, com a marca oficial dos jogos, que ganhou o nome de Vinicius (em homenagem ao poeta Vinicius de Morais).
          Já o terceiro edital refere-se ao Mascote dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, também composto de dois selos, destacando o mascote Tom (em homenagem ao compositor Tom Jobim), com realce para a sua larga cabeleira de folhagem.
          No quarto e último edital temos Modalidades Olímpicas composta de 30 selos postais, que focalizam o mascote Vinicius, a marca olímpica e 28 modalidades dos esportes que estarão em disputa na competição.

22.02.2016

Parque da criança em abandono
           Por falar em Filatelia, dois pontos, olho vivo: está assim, devido à sujeira, o local onde  há mais de três décadas a Associação Filatélica e Numismática do Ceará movimenta a feirinha dominical de objetos colecionáveis como selos, cédulas, moedas, cartões telefônicos etc. no Parque Cidade  da Criança no centro. Neste domingo, 21, o cenário era este.
        Dirigentes da entidade estiveram lá com associados, mas não fizeram a feira por falta de condições. A repartição que funciona no local não tem mais vigilantes e a área agora está ocupada por moradores de rua, que ali fazem suas necessidades fisiológicas. Com essa ocupação, os colecionadores ficaram “sem teto” para realizarem suas reuniões dominicais. E as crianças da região ficaram sem parque para os seus passeios de bicicleta dominicais.
Com vistas ao prefeito Roberto Cláudio e a Secretaria de Cultura.

22.02.2016

Ideal reelegerá comando diretivo
          Será nesta  terça-feira, 23, a  eleição geral do Ideal Clube  para a Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. Chapa única que reelegerá   Amarílio Cavalcante, Alcimor Rocha e Firmo de Castro para os respectivos cargos.
          Por ser dia eleitoral, por determinação da Justiça, não haverá atividades normais no clube.

22.02.2016

Agropacto volta com previsão climática
          Sob o comando do vice-presidente da  Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, Paulo Hélder Braga, serão  reiniciadas  nesta terça-feira, 23, às 7h30,   as reuniões quinzenais do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense-Agropacto, um instrumento de debates e discussões de ideias sobre a agropecuária do nosso Estado.
          O tema da primeira  palestra  será sobre a  Previsão  climática para o trimestre   março/maio,  a ser ministrada pelo presidente  da Funceme, Eduardo Rodrigues Martins (foto). O local de reunião  é o auditório da superintendência do Banco do Brasil, em Fortaleza.

22.02.2016

Palestras sobre combate aos Aedes na UFC
         Na segunda (22) e terça-feira (23)  haverá palestras instrutivas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti voltadas aos funcionários terceirizados da UFC, que atuam nos serviços gerais  nos campi do Benfica e do Pici, respectivamente. Ambas terão início às 8h30min e serão ministradas pelos médicos Carlos Henrique e Luciano Pamplona, docentes do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina.
         Na segunda-feira (22), o evento será no Auditório Rachel de Queiroz, na área 2 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica. Já na terça-feira (23), a ação acontece no Auditório Cândido Pamplona, próximo aos blocos 710 e 726 do Centro de Tecnologia, no Campus do Pici. (Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331).

22.02.2016

Avião roubado do aeroporto de Cumbica, SP
           Um avião inteiro simplesmente desapareceu  do aeroporto de Cumbica, em São Paulo. A aeronave, um Airbus A300, estava no pátio há cerca de 3 anos e foi arrematada em um leilão do Conselho Nacional de Justiça. O avião antigo da VASP teve diversas peças roubadas durante sua estadia no pátio e chegou a ser pichado, apesar de permanecer dentro de uma área de segurança do aeroporto. (Foto: Solange Galante / Divulgação)
          De acordo com a rádio Jovem Pan, o dono da aeronave confirmou o sumiço, mas preferiu não dar detalhes sobre o caso. Outro proprietário de aviões no local diz ter medo que o equipamento também seja levado por ladrões. Segundo Paulo Renato Fernandez, ele tenta remover o veículo do pátio, mas peças vitais para colocar  a aeronave de volta à ativa foram roubadas.
    “O problema é que eu tenho certeza absoluta que as peças subtraídas alimentam o mercado clandestino de peças roubadas e o Aeroporto Internacional de Guarulhos sabe disso e não toma previdências”, disse à rádio.

22.02.2016

CURTAS SOCIAIS
*O prefeito Roberto Cláudio inaugura nesta segunda-feira, às 18 horas, um posto de saúde com o nome do dentista Marcus Aurélio Lima Verde, falecido no ano passado, no Conjunto Santa Filomena, no bairro Jarangurussu (foto).
*Elza e Maurílio Moreira decidiram morar em Sobral por algum tempo. Mas ela já disse: “vai ser lá e cá”. Uns dias lá e outros em Fortaleza.
*Quem está recebendo as amigas  em sua loja Memória Fatal para mostrar as novidades da coleção outono/inverno é Jane Farias.
*Mary Barroso está convidando para o Workshop de Música Eletrônica (Discotecagem), a partir das 10 horas do dia 27 no Connecting Música, no centro da cidade. Serão aulas experimentais gratuitas. Informações: (85) 99766.7438. 
*Projeto de lei do deputado Bruno Pedrosa apresentado na Assembleia dispõe sobre a gratuidade no Sistema de transporte coletivo intermunicipal para jovens estudantes desempregados. Também cria o Fundo Estadual do Passe Livre Estudantil no Ceará.
*Nesta segunda-feira feira marcam o calendário Aracy Justa, Paulo Simas e Adriana Queiroz, sra. Otávio Queiroz (foto).
*Diz-se  que, por coincidência ou não, muitas pessoas morrem nas proximidades de suas datas aniversárias: amanhã, 23, seria o aniversário de Ignez Fiúza (foto), falecida há cerca de duas semanas.

*Por hoje contei. Até amanhã.