Postagem do dia 23.04.2018

Saúde discutida em seminário nesta terça-feira, 24
O  seminário InovaSaúde,  que vai discutir e apresentar propostas para um projeto técnico-científico-econômico para a saúde pública no Estado, acontece  nesta terça-feira, 24,   na Federação das Indústrias do  Ceará, iniciando-se às 8 horas com o credenciamento dos participantes.
Entre os temas enfocados estão:  “O Ecossistema da Saúde do Ceará” pelo Dr. Cabeto Martins Rodrigues; “O Médico do Futuro”  com o Dr. Júlio Cesar Martins Monte, da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, São Paulo; “Soluções em Gestão: A contribuição das Organizações Sociais” por André Guanaes,  Superintendente do Instituto Sócrates Guanaes, de SP;  “PREVENÇÃO: Integração dos setores público e privado” (o exemplo da Colômbia) com Jaime Daniel Escallon, da Colômbia; “Coalizão Saúde - Estratégias para Superação dos Desafios da Saúde”  com Denise Eloi, CEO do Instituto Coalizão Saúde.
Presidirá esta  mesa o empresário  Beto Studart, presidente da Federação das Indústrias. 
O deputado Carlos Matos é o articulador do evento. (Informações: (85) 3063-3300).

23.04.2018


23.04.2018

Endividamento dos consumidores cresce em Fortaleza
A Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza  para o mês de abril, realizada pela Fecomércio,  aponta que 71,1% dos consumidores fortalezenses possuem algum tipo de dívida. A  taxa de consumidores com dívidas em atraso e a inadimplência potencial tiveram crescimento, indicando uma piora na qualidade do crédito.
         A proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso subiu +3,9 pontos percentuais, passando de 20,6% dos consumidores em março, para 24,5% neste mês.  O tempo médio de atraso é de 68 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro  citado por 58,0% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 36,6%, seguido da contestação das dívidas (9,9%).

23.04.2018


23.04.2018

Provedor da Santa Casa diz que “Secretaria Municipal de Saúde mente”
Revela Luiz Marques, Provedor da Santa Casa de Fortaleza, em publicação no Facebook: “Acabo de ler matéria publicada no Jornal O Povo de hoje em que se diz ”Através de nota a Secretaria da saúde (SMS) respondeu que os recursos para a Santa Casa de Misericórdia vêm sendo realizados regularmente, conforme acordo e prazos pactuados com a instituição 
“MENTIRA. Quem deve repasses, por serviços pactuados e realizados em Outubro, Novembro e Dezembro de 2017 e Janeiro e Fevereiro de 2018 não realiza regularmente os repasses pactuados com a instituição”.
            Prossegue Luiz:  “Mais adiante afirma a “nota” da SMS: “ foi efetuado o pagamentos mais de 50 % do valor citado e que o restante desta quantia está programado para os próximos dias, mediante prestação de contas da instituição e repasse do Ministério da Saúde”. Aqui a MENTIRA É TRIPLA”: A “ intitulação “ já prestou conta de todos os serviços referentes aos recursos reclamados; 0 Ministério da Saúde, com dados disponíveis na Internet, já repassou para  a SMS, os recursos ora reclamados;”.
          “Por fim – prossegue - , parte dos repasses reclamados trata-se de convênio com o Estado, com recursos já repassados pelo Governo Estadual, boa parte, em Outubro de 2017, e outra parte em Janeiro de 2018. O que há, na realidade, é uma burocracia injustificável, para não dizer outra coisa, em que um setor da SMS informa uma coisa e outro setor outra diferente. Sempre mantivemos com a SMS o melhor relacionamento, e sempre suportamos atrasos pontuais e esporádicos , porém na atual administração, tais atrasos é uma tônica.
            “Quanto ao aumento do teto financeiro reclamado pelos médicos para realização de cirurgias, com eles somos absolutamente solidários, e mais uma vez deve ser respondido pela SMS. A Santa Casa reafirma o seu mais absoluto respeito aos profissionais da Saúde e aos seus inúmeros pacientes que nos procuram, e que muitas vezes são recusados ou encaminhados pelos hospitais públicos”.

23.04.2018


23.04.2018

PT mantém secretarias no Governo estadual
O presidente regional do Partido dos Trabalhadores, Francisco de Assis Diniz, vai ocupar a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado em substituição ao  petista Dedé Teixeira, que reassumiu sua cadeira de deputado estadual.
Outra pasta que ficará com o PT  é a secretaria-adjunta do gabinete do governador, ainda sem definição, e que estava com Fernando Santana, agora pré-candidato a deputado estadual pela agremiação.

23.04.2018

Lei das Divisas Territoriais em finalização
          A Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa concluiu os trabalhos de georreferenciamento (mapeamento geográfico) e limites territoriais dos 184 municípios cearenses. Segundo o presidente do Colegiado, Luiz Carlos Mourão, a previsão é de que, entre o fim de maio e o início de junho, seja apresentado um projeto ao presidente do Legislativo, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), contemplando o estudo realizado.
        “Pretendemos entregar a ele esse documento, com todos os 184 municípios cearenses atualizados e georreferenciados, com todos os seus limites, em uma única lei, um único diploma legal, para, a partir daí, a proposta ser colocada em tramitação na Casa”, salienta Luiz Carlos Mourão. 
De acordo com ele, faltam apenas pequenos ajustes territoriais em alguns municípios, que estão sendo acordados com os prefeitos, para a finalização do estudo do Colegiado.

23.04.2018


23.04.2018

Comenda da indústria
          Três personalidades  vão receber este ano a Medalha do Mérito Industrial da Federação das Indústrias do Ceará. 
         São elas Edson Queiroz Neto, economista e Chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor); o Secretário-chefe de Gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista, e a sra.  Elisa Gradwohl, presidente do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca- Sindfrio e também empresária dos ramos da pesca, indústria naval e da hotelaria. 
          Ao anunciar os nomes, o presidente da FIEC, Beto Studart, disse que a escolha para aprovação levou em consideração a contribuição com o desenvolvimento industrial dos homenageados tanto na atuação empresarial e classista como na atuação na articulação governamental. A solenidade de entrega das comendas industriais em comemoração ao Dia da Indústria será no dia 30 de maio.

23.04.2018

25 anos de aprendizagem rural
Nesta terça-feira, 24, o Agropacto comemora em sua reunião quinzenal os 25 anos de criação do Senar/Ceará 
com depoimento de José Ramos Torres de Melo, fundador do fórum, criador e ex-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará e do Senar, que é a sigla para Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
O evento acontece a partir das 7h30 no auditório da instituição sob o comando do presidente da Faec/Senar Flávio Saboya. Informações: (85) 3535-8038/9-(85) 91085616.

23.04.2018

Sobrevoando açudes
          O governador Camilo Santana (PT) e o ex-governador Cid Gomes (PDT) aproveitaram para um sobrevoo em alguns açudes - construídos em ambas gestões – e que estão cheios e transbordando. A informação foi dada pelo próprio Cid Gomes na sua página do Facebook, que recebeu imagens feitas pelo celular de Cid.
          No roteiro, as barragens no Cocó e no Maranguapinho, na região Metropolitana de Fortaleza, a barragem Germinal, em Pacoti; o Gameleira, em Itapipoca, e o açude Ipuzinho, em Itapajé. (Fonte: Blog Sobral de Prima).

23.04.2018


23.04.2018

CURTAS SOCIAIS
*Tião Simpatia, poeta e músico cearense, foi empossado na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, que se reuniu  (ABLC) no auditório da Academia Cearense de Letras (Palácio da Luz).
*Ele foi eleito por unanimidade e ocupará a cadeira nº 10, cujo patrono é Catulo da Paixão Cearense.
*Está em São Paulo, em tratamento médico, a cancerologista Lúcia Maria Alcântara de Albuquerque.  
*A amiga médica Adriana Forti lhe faz companhia.

*Quem mudou de idade e recebeu o abraço da  lista afetiva foi a Dra (cardiologista) Adriana Albuquerque.

*Cumprimentado na data porque marca o calendário Acácia (sra. general João Batista Torres de Melo).
*Também faz aniversário Aristides Braga (na foto com a sua Marlene) e a sra. Tida Leal. Na foto abaixo com Mari Martini e a mana Julinha Gurjão.
*No Rio, Júlio Di Martino (o Bambino Juliano), que morou em Fortaleza por uma longa temporada, ganhou abraços pela idade nova.
*Outro aniversariante que mora atualmente fora de Fortaleza é Tarcísio Amora. Na foto acima com Elenise Garcia.
*Nesta data, 23, os devotos de São Jorge comemoram o dia que lhe é consagrado. Os terreiros de Umbanda estão em festa.

*Por hoje contei. Até amanhã.