Postagem do dia 07.06.2017

Meningite nos Inhamuns preocupa epidemiologistas
          O deputado Audic Mota (à direita na foto com o secretário Javi) pediu   providências urgentes da Secretaria de Saúde para combater a meningite que está se alastrando no município de Parambu, na região dos Inhamuns.. Ele solicitou  11 mil doses de vacina, o Secretário da Saúde Henrique Javi disse que o Estado acaba de comprar 4 mil doses. Este é o início da operação  contra a doença que já tem seis casos confirmados na cidade. A segunda etapa da vacinação acontecerá com o envio de mais sete mil doses da vacina.


          A  equipe de epidemiologistas da Secretaria de Saúde,  que acompanha o surgimento dos casos de meningite no município, mostrou-se preocupada com o problema. O  Secretário de Saúde foi pessoalmente a Parambu, onde esteve acompanhado do parlamentar.

07.06.2017


07.06.2017

Benefícios oficiais com retrato
          O deputado Roberto Mesquita (PSD) disse na manhã de hoje, 7, ao blog: "Deputados amigos do Governador incluíram no novo projeto de refinanciamento de débitos do Estado, que está sendo votado na Assembleia, dispositivo para garantir privilégios a 5 empresas, que terão prazos e condições especiais para renegociar suas dívidas. É tudo tão direcionado que a gente está vendo os retratos dos contemplados", frisou.
 
  Mas o deputado não quis revelar os nomes dos beneficiados.

07.06.2017

Reforçando a base aliada
           Temendo que o bloco de oposição na Assembleia possa causar alguma surpresa nas próximas votações de matérias de interesse do Executivo, o Governador mandou na manhã desta quarta-feira, 7, o deputado Osmar Baquit (PSD), que era seu Secretário da Pesca, de volta ao Legislativo para reforçar a bancada. 
   Perde a cadeira e volta para a reserva o deputado Sineval Roque (PDT).

07.06.2017

“É perseguição política de derrotado”, afirma Cid Gomes sobre o caso da Meruoca
              Pegando a todos de surpresa o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e o Ibama embargaram na terça-feira, 6, obra em uma área de proteção ambiental na Serra da Meruoca, Região Metropolitana de Sobral, que tem o ex-governador  Cid Gomes como dono   de 50% das cotas da empresa que conduzia as obras. Cid Gomes  diz que a construção  está  com a documentação legalizada,  e que é  alvo de “clara perseguição política”.
          Cid afirma também  que ação foi “arbitrária” e teve motivações políticas, que o atual superintendente do Ibama no Ceará, Herbert Lobo, indicado pelo deputado federal Moses Rodrigues (PMDB), é adversário político dos Ferreira Gomes, que o derrotaram nas eleições do ano passado,  em Sobral.

Herbert e Moses

      Os inimigos de Cid também espalharam nas redes sociais um vídeo com um helicóptero despejando cimento em uma área da construção. Alta tecnologia, mas tudo falso.

07.06.2017


07.06.2017

“Projetos que melhoram a administração pública”, diz Igor Queiroz
           Abrindo o Seminário dos Prefeitos 2017, na segunda-feira, 5, pela manhã, Igor Queiroz, diretor do Sistema Verdes Mares, disse: "Aqui os gestores municipais vão aprender a realizar uma gestão eficiente em tempo de crise e conhecer projetos que melhoram a administração pública". Antes conversamos com a presença de Pádua Lopes (à esquerda, eu no meio e Igor à direita), superintendente do jornal Diário do Nordeste, realizador do seminário com a Prática Eventos. 
  Mais uma vez a executiva da  Prática, Enid Câmara marca um tento com este seminário que, segundo o governador Camilo Santana, “é de fundamental importância para os municípios cearenses. Precisamos vencer este momento difícil da politica brasileira, esta instabilidade econômica. No Ceará temos ainda a crise hídrica, a seca, que são preocupantes”.
 O Governador conclamou a todos os prefeitos a  realizarem uma administração ativa, transparente e participante porque o Governo do Estado ajudará no que for possível, como já vem fazendo”, disse.   

07.06.2017


Skalegas latino-americanos e brasileiros reunidos em Fortaleza

Banda de Pífaros de Aquiraz no Skal Jovem, hoje

        Começam em Fortaleza os congressos Latino-Americano e Nacional do SkalInternacional. Nesta quarta-feira, 7, haverá Mesa Redonda sobre o "DNA da Indústria do Turismo e Eventos como fonte de desenvolvimento"; palestra sobre "Perspectivas do Turismo até 2020", "Turismo Sustentável" e "A importância do Turismo Mundo Afora". O cenário é o Salão Atlântico Hall do Marina Park Hotel. Os congressos vão até sábado.
        Dentro da programação haverá ainda nesta terça-feira, a partir das 19h30, Uma Noite Portuguesa pelo “nat” da presidente Priscila Cavalcanti, que partilha com os skalegas latino americanos e nacionais presentes em Fortaleza e também os companheiros locais. Bacalhau e Pastel de Belém entre as pedidas da noite, que terá fados com a cantora Fátima Barros e Quadrilhas Juninas entre as atrações. Será no bosque do Marina Park Hotel. Adesão de 50 reais. Informações: (85) 3401-5216.
                                                             
        Na quinta-feira, 8, às 9 horas, haverá o ato inaugural dos congressos com a presença de autoridades, a entrega da chave da cidade ao presidente do Skal Mundial pelo prefeito Roberto Cláudio e a palestra do presidente da Embratur Vinicius Lummertz.
         À tarde reunião dos conselheiros dos congressos. À noite coquetel de apresentação do próximo anfitrião do congresso latino, o Panamá.

07.06.2017

22 projetos empresariais receberão  financiamento do Inovafit
         A Universidade Federal do Ceará, em parceria com diversas empresas, participa em 10 dos 22 projetos inovadores selecionados pelo Inovafit, programa de financiamento científico do Governo do Estado do Ceará, gerenciado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). A contratação foi celebrada oficialmente   em solenidade na Federação das Indústrias (FIEC). No total, para os 22 projetos, serão destinados R$ 6 milhões. 
Ao todo, 105 empresas submeteram projetos ao edital, 96 das quais foram aprovadas na análise de documentos. Após diversas etapas de análise, 22 projetos foram aprovados. Acesse a lista dos projetos: https://goo.gl/Kcq3Xf.

Foto de JrPanela/UFC com os nomes trocados

Além do Reitor Henry Campos, participaram da solenidade o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda; o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno; o presidente da FIEC, Beto Studart; o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Cláudio Ricardo; o líder do Programa para o Desenvolvimento da Indústria e também presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da FIEC, Sampaio Filho,  e parlamentares cearenses. 

07.06.2017

07.06.2017


07.06.2017

152 anos de Riachuelo
                                      
         Na manhã desta quinta-feira, 8, comemorando os 152 anos do aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, acontecerá às 10 horas solenidade cívico-militar alusiva à efeméride
nos jardins da Escola de Aprendizes Marinheiro.
          O Capitão dos Portos do Ceará, Capitão-de-Mar-e-Guerra Leonardo Salema Cabral, e o Comandante da EAM, Capitão de Fragata Marcos Werneck Regina conduzirão a cerimônia para a qual estão convidando. Na foto os comandantes Werneck e Salema entre os amigos da Marinha Meton Vasconcelos e João Batista Fujita.

07.06.2017

1a. Semana do Mar, com oficinas, no Iate Clube
          Terá início nesta quinta-feira (8), seguindo até domingo (11), a 1ª  Semana do Mar, que objetiva discutir aspectos ambientais, científicos e de lazer na interação do ser humano com o mar. 
         A iniciativa ocorre no Iate Clube de Fortaleza  e tem apoio do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará. Na programação estão oficinas, palestras e atividades culturais. Destaque para a abertura do evento, às 8h30min, que também dará início ao Seminário de Pesquisa do Labomar. 
          No local haverá exposições de fotografias subaquáticas, peças de antiguidades náuticas, barcos de radiocontrole, venda de peças de cristais resgatados do fundo do mar e lançamento de livros. O evento fará alusão também aos 20 anos de criação do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, a única unidade de conservação marinha do Ceará. 
  A programação é gratuita e aberta ao público. A 1a  Semana do Mar é uma realização da Operadora de Mergulho Mar do Ceará. (Fonte: Prof. Alexandre Sampaio, do Departamento de Engenharia de Pesca da UFC – fone: 85 3366 9728​).

07.06.2017

Festival de cinema de Jeri apresenta ao público mais jovem o filme “Terra em Transe”
             O VI Festival de Jericoacoara Cinema Digital começa nesta quarta-feira, 7, seguindo até o dia 13, com entrada franca em toda a programação e reunindo em sua mostra competitiva 30 curtas-metragens de realizadores de 13 estados brasileiros. 
  Além de seguir com a proposta de revelar o melhor do novo cinema brasileiro, abrindo espaço a cineastas independentes, a edição deste ano será marcada por uma homenagem a um dos maiores clássicos do cinema brasileiro em todos os tempos: o filme "Terra em Transe", de Glauber Rocha, produção que completa 50 anos e  causou polêmica em todo o País,  quando de seu lançamento em 1967. 
 "Em Jericoacoara teremos dois dias de debate sobre o 'Terra em Transe', reforçando nossa proposta de apontar para as novidades do audiovisual brasileiro, com a mostra competitiva de curtas-metragens, mas também de levar ao público mais jovem conhecimento e discussão sobre grandes obras da história do nosso cinema", destacou Francis Vale, diretor do festival.

OBS: Para acessar Curtas Sociais clique em Postagens mais Antigas, por favor.

07.06.2017


07.06.2017

CURTAS SOCIAIS
*Em São Paulo, revendo familiares e as novidades, Socorro Moreira. Olavo deve ir a seu encontro.
 *A desembargadora Nailde Pinheiro tomou posse na presidência do Tribunal Regional Eleitoral no dia do seu aniversário, 5, segunda-feira.
 *Nesta quarta, 7, é a nata natalícia da sra. Irismar Linhares (viúva de Marcelo Linhares, na foto à esquerda com a amiga Cleide Collier) e de Sérgio Cals.
 *Na quinta-feira, 8, ganham abraços Pádua Lopes (na foto com a sua Ju), superintendente do jornal Diário do Nordeste, e Olinto Oliveira.

*Por hoje contei. Até amanhã.