Postagem do dia 27.09.2017

Ceará, primeiro em homicídios no Brasil
          Nada bom para o Ceará ficar em primeiro lugar no “ranking” brasileiro das cidades com o maior número de mortes por homicídios. Em uma semana, no período de 21 a 27 de agosto no Brasil, foram 1.195 mortes, no Ceará, 128, na frente de Pernambuco com 106, Pará com 102, São Paulo com 86 etc.
 A revelação faz parte de um monitoramento da violência realizado em todo território nacional em conjunto pelo portal G1, Núcleo de Estudo da Violência da USP e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Na foto acima, o coordenador sociólogo e professor Sérgio Adorno, da USP.

27.09.2017


27.09.2017

Ceará sem Drogas vai esta semana a dois novos municípios
            A campanha Ceará sem Drogas, da Assembleia Legislativa, segue sua trajetória vitoriosa indo aos municípios de Brejo Santo, nesta quinta-feira, 28, e Boa Viagem, sexta-feira, 29. O projeto, criado em 2014 pelo presidente  da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), tem o objetivo de conscientizar os cearenses ‒ principalmente os mais jovens ‒ sobre malefícios gerados pelo uso de drogas.
"Recentemente, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, em visita à Assembleia Legislativa, apontou números que indicam que, em Fortaleza, por exemplo, 85% dos assassinatos tinham algum envolvimento com drogas. Dados como esses confirmam que a campanha tem grande importância em nosso Estado, contribuindo para afastar os adolescentes da curiosidade de experimentar entorpecentes", avalia Zezinho.
 Walter Casagrande, comentarista esportivo  e ex-jogador da seleção brasileira, vai participar de um bate-papo com os estudantes e participantes do evento sobre a experiência dele com o uso de drogas e os desafios do tratamento contra a dependência química. O assunto também é abordado no livro autobiográfico “Casagrande e seus demônios”.
Resultado da campanha, foi criado ainda o Fundo Estadual de Políticas sobre Álcool e outras Drogas. O projeto, de iniciativa de Zezinho Albuquerque, foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais e viabilizado pelo Governo do Estado. O objetivo do Fundo é facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados à execução das atividades do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.

27.09.2017

Deputado cobra: “Cadê a CPI do narcotráfico?”
           Deputado Capitão Wagner (PR) na tribuna da Assembleia nesta terça-feira: “Mais uma vez vou cobrar, cadê a CPI do narcotráfico” Nesta terça, ele repercutiu um vídeo onde integrantes da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) convidam a população para se juntar ao grupo porque “é a facção que manda no Cariri”. Esta imagem está nos muros das cidades da região.
  O deputado afirmou que faz essa revelação “para confrontar o discurso de alguns deputados da base governista que dizem, que o problema da violência é um problema nacional. É não, tem muita coisa local”. O parlamentar disse estar tentando entender “porque o Governo não deixa que a CPI do narcotráfico no Estado seja instalada na Assembleia”.

27.09.2017

Que vergonha!
          Por três votos a dois, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta terça-feira a suspensão do mandato do senador Aécio Neves (PSDB-MG) bem  como o recolhimento domiciliar noturno do parlamentar, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Aécio também ficará proibido de manter contato com outros investigados e terá que entregar o passaporte à Justiça. Os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux concordaram que o tucano usou o mandato para tentar atrapalhar as investigações da Lava-Jato.
 E pensar que milhões de brasileiros, nas eleições presidenciais de 2014, depositaram seus votos e confiança nesse cidadão!

27.09.2017


27.09.2017

“Tudo que chega ao Brasil degenera”
                                              
         Sobre esta questão da cura gay escreveu em seu Facebook o médico cardiologista José Maria Bonfim: 
          “Tudo que chega ao Brasil degenera. Ter sua opção sexual e uma opção de cada um ser. Sempre houve e sempre haverá o homossexual. Seja enrustido ou não. Mas eu não posso e querer que todos sejam homossexuais. O jornal o Povo tem uma página inteira que e editada semanalmente exaltando os homossexuais. Nos temos de exaltar o ser humano. A criatura humana. Fazem uma confusão entre sexualidade e genitália.
“Este louco Jean (deputado Jean Willys) exibe um comportamento esquisito que atrai sobre ele todo furor. Não e por ele ser gay. E por ele ser um imbecil. Um tolo. Um desinformado. Acho que perdemos tempo numa coisa comum. Temos problemas maiores. S. João diz que não pode amar Deus quem não ama o seu semelhante”.

27.09.2017

Fazer angu e farofa ficou mais caro
        E a nossa farinha de mandioca de cada dia, hein! Há dois meses o preço oscilava entre 4 e 4,50 reais nos supermercados.
  No domingo, 24,novos valores: 6,25 para a Mandacaru e 7,29 para a do Pará. E o Temer diz que o custo de vida está sob controle. Só pode ser na casa dele que não paga despesas de supermercado.

27.09.2017

Além dos 200 mil acessos
           Êita, obrigado amigos! O blog  jrconta.blogspot.com.br  chegou nesta terça-feira, 26,  a quase 201 mil e  acessos.  Com a ajuda dos amigos leitores, e a Graça de Deus, chegaremos bem mais longe. Amém! Obrigado.

27.09.2017


27.09.2017

Iracema em musical cearense
          A icônica história do amor proibido entre a índia tabajara Iracema e o guerreiro branco português Martim, criada pelo escritor José de Alencar, ganha estreia  inédita e livre adaptação pelo dramaturgo e diretor cearense Ilclemar Nunes. A versão “Iracema dos lábios de mel: o musical” faz curta temporada no palco principal do Theatro José de Alencar (TJA), ficando em cartaz de 05 a 08 de outubro (de quinta-feira a domingo), às 19 horas. 
 Com elenco formado por 23 atores cearenses, músicos e equipe técnica composta basicamente por profissionais locais, o musical mostra de forma  o amor dos protagonistas, que viceja no nascimento do brasileiro fruto dessa miscigenação: o mameluco Moacir, entre as guerras, a paixão, a amizade e os ritos dos índios que habitaram o Ceará. Projeto incentivado pelo VIII Edital Mecenas, da Secretaria da Cultura do Ceará, tem patrocínio do Grupo Zenir e do Expresso Guanabara, com apoio da Câmara de Comércio Brasil/Portugal, e dos teatros  Boca Rica e  Antonieta Noronha.
 A dramaturgia de “Iracema dos lábios de mel: o musical”, escrita por Ilclemar desde 1991 para o teatro, já foi antes de encenada como peça, transformada pelo autor em roteiro carnavalesco para o desfile da Escola de Samba Beija-flor de Nilópolis nesse ano. Agora, a singularidade do musical adaptado do romance original chega enfim aos palcos, tendo a personagem-título interpretada pela jovem Larissa Goes, enquanto o ator André Ximenes faz o papel de Martim (figura baseada no real primeiro colonizador português do Ceará, Martim Soares Moreno, que impõe aos índios a cultura civilizadora cristã europeia).Fotos da peça de Jarbas Oliveira.

27.09.2017

Crescem   faturamento e  número de expositores do FESTURIS Gramado
            Informa a Assessoria de Comunicação do Festuris que, faltando pouco mais de um mês para o início da mais importante Feira de Negócios Turísticos da América Latina, os números já comprovam um crescimento que impressiona. Resultado de muito trabalho,  o FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo já pode comemorar bons resultados para a 29º edição marcada para ocorrer  de 09 a 12 de novembro de 2017.
  Segundo a direção da feira, três fatores alavancam o crescimento: número de expositores, metragem e faturamento. O gerente financeiro do FESTURIS, Sergio Prade (na foto acima com Marta Rossi), destaca os números: “Com relação a 2016 já podemos dizer que a feira registra um crescimento de faturamento que chega a 30%. A venda de espaço está 7% maior, e a metragem da feira (tamanho) também já está 7% superior ao ano anterior”.
           A notícia chega no mesmo momento em que os números apontam para um aquecimento da economia nacional com a alta de 0,3% do PIB no 2º trimestre na comparação com o mesmo período de 2016. O crescimento acentuado do FESTURIS pode se explicar pela oferta de novos espaços como o FESTURIS Gastronomia, Startup Corner, Espaço Business e aumento de tradicionais espaços como o LGBT, Espaço Luxury e Mice Corporativo. 
            “O FESTURIS que já é considerada pelo trade turístico da América do Sul uma feira de negócios efetivos virá remodelada, inovadora e com espaços que vão potencializar ainda mais esta geração de negócios. Este é o nosso propósito e os expositores entenderam isto e estão garantindo maior participação em 2017”, destaca Marta Rossi, fundadora e executiva da feira de negócios. Informações e credenciamento podem ser feitos no site: www.festurisgramado.com.

27.09.2017

Festival de reprises
          Até 4 de outubro, os cinemas Rede Centerplex exibirão longas que estiveram recentemente em cartaz. É o “Festival Reprise” que oferece ainda aos espectadores preço promocional nas entradas,  valor de R$ 5,00. 
  A programação reexibirá as animações “Poderoso Chefinho” e “Carros 3”; o nacional “Meus 15 Anos” com a estrela teen Larissa Manoela, e o sucesso de bilheteria “Mulher Maravilha”. A cada semana dois longas são escalados e voltam para as salas na programação pelo festival.

27.09.2017


27.09.2017

CURTAS SOCIAIS
*Nesta quinta-feira, às 19h30, na Igreja da Paróquia da Paz, missa de 7º Dia pela partida do querido e elegante  oftalmologista Emilson Barros de Oliveira (na foto do arquivo com a sua Ângela), que deixou entristecida a sociedade cearense.
*Lugar de referência para a cultura popular, especialmente para a literatura, a Casa de Juvenal Galeno, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), está completando 98 de fundação. 
*Para comemorar a data e os 181 anos de nascimento do poeta cearense Juvenal Galeno, o equipamento receberá uma programação especial, nesta quarta-feira, 27/9, a partir de 15h30, com inauguração de espaços para atividades na Casa e homenagem. destaca Antônio Galeno, diretor do equipamento. 
*Haverá no auditório  apresentação artística dos cantores líricos Alvarus Moreno e Auzineide  Cândido. (Fonte: Ascom/Secult).
*Neste dia 27 os abraços vão para Zenaide Bezerra (viúva do saudoso Paulo Bezerra Lima).
*Na quinta-feira, 28, os cumprimentos vão para Helena Maria Marques (sra. Luiz Henrique Marques-Dorico, na foto à esquerda com a amiga Vera Mota), Renato Barroso e o deputado estadual Tin Gomes (foto abaixo).
 *Padre Neto, pároco de São Vicente de Paula, articula  as forças vivas pastorais e convida  aos  paroquianos e devotos de São Vicente para as comemorações do dia do Padroeiro, hoje.
*Haverá Missas às 6h30min, 8h30min, 11h30min e 18h30min e, na missa às 8h30, a  participação dos idosos e carentes e, em seguida, sopa e entrega de cestas básicas.
*Antigamente se dizia que o 27 de setembro era o Dia do Ancião, mas hoje é chamado o Dia do Idoso.
*O colunista Flávio Torres anfitriona hoje, a partir das 19 horas,   a sua tradicional Noite dos Destaques com  a entrega do Troféu Edilmar Norões a diversas nomes da sociedade. Será no Bouganville Buffet.
 *O evento tem como madrinha a querida Eridan Mendonça (na foto com o seu João).
*Por hoje contei. Até amanhã.