Postagem do dia 02.05.2018

“Agentes da AMC  entram irregularmente nos carros”, denuncia deputado

Durante  sessão da Assembleia Legislativa o deputado Ely Aguiar, que preside o PSDC no Ceará, denunciou que os agentes da AMC estão usando “chave mincha”, ou seja, um tipo chave especial, para abrir,  ligar e rebocar os carros que estão estacionados de forma irregular nas ruas de Fortaleza.
Ele disse que “isto é um invasão de privacidade, além dos mais pode haver bens valiosos dentro dos veículos”. Ely teve o apoio dos deputados Joaquim Noronha e Ferreira Aragão, este líder do “blocão”  que dá apoio ao Governo Camilo Santana na AL.

OBS: Devido a problema de Internet o blog de hoje vai com irregularidades nas postagens e ilustrações.

02.05.2018


02.05.2018

Chegam nesta 5a. feira, 3, primeiros voos  diretos  de Paris e de  Amsterdã

As novas frequências do Grupo Air France/KLM/Gol, que têm Fortaleza como destino e ponto de partida, começam a operar a partir desta quinta-feira (3). Os voos inaugurais chegam ao Aeroporto  Pinto Martins durante a tarde: 17h20min o da KLM, vindo de Amsterdã, capital da Holanda; e 17h35min o da Air France, diretamente de Paris.
O governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela lideram a comitiva oficial cearense que chega nos referidos voos: Camilo vem de Paris e Izolda de Amsterdã.  O presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque, também faz parte da comitiva.
No desembarque, o Aeroporto Pinto Martins será palco de solenidade de batismo das aeronaves. O credenciamento de imprensa para o evento  estipula  o horário de 14h30min de quinta-feira  para a entrada das equipes de comunicação.

02.05.2018


02.05.2018

Medalhas de homenagens

O eng. agrônomo Flávio Viriato de Saboya Neto será um dos homenageados pela Escola  de Agronomia do Ceará, que está completando 100 anos. O evento acontece neste dia 2 na área de  Centro de Ciências Agrárias no campus do Pici.
No dia seguinte, 3 , Saboya, que é presidente da Federação da Agricultura de Pecuária do Estado do Ceara,  recebe outra homenagem, desta feita  da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, com a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa, em solenidade ås 15 hs, na Assembleia Legislativa. Ele também é membro da Academia Cearense de Engenharia.

02.05.2018


02.05.2018

Registros cartorários das famílias cearenses serão disponibilizados “online”
O Arquivo Público do Estado em uma parceria com a Instituição Family Search firmaram acordo para a catalogação de registros  digitalizados no Ceará.  O marco inicial da parceria é o mês de maio de 2018, período em que começaram a catalogar todo e qualquer documento que comprove a passagem das pessoas que nasceram, casaram, residiram e faleceram no Ceará, entre o século XVIII ao século XX.  Deste modo, em alguns anos, qualquer pessoa poderá ter acesso online, pelo site da Family Search, aos registros de seus antepassados.
A ideia é limpar, digitalizar e catalogar os registros dos cartórios de Fortaleza e do interior do Estado, que estavam guardados no Arquivo Público Estadual do Ceará, no Centro de Fortaleza. E, com isso, alimentar os arquivos digitais abertos à consulta online, de uma das maiores coleções da árvores genealógicas do mundo, pertencente à Instituição conveniada, com sede em Salt Lake City, Utah, nos Estados Unidos.
          Desde o início da reforma do Arquivo Público, os documentos de registros cartorários do Ceará, do referido período, foram transferidos para o Galpão da Refsa que hoje abriga não só o Arquivo Público, como também a Biblioteca Pública Espaço Estação, ficando à disposição da comunidade, de modo a manter os trabalhos de conservação, catalogação e o acesso à pesquisa.
Esta parceria firmada permitirá que documentos que estavam bastante degradados pelo tempo, alguns quase perdidos, ou mesmo com muitos fungos, recebam o tratamento de limpeza/higienização com, posterior, digitalização e catalogação. Este trabalho, se realizado por uma empresa privada contratada, custaria aos cofres públicos uma enorme quantia. (Fonte: Secult/Ceará).

02.05.2018


02.05.2018

CURTAS SOCIAIS
*Nesta quinta-feira, às 19 horas, em sessão solene da Câmara Municipal de Fortaleza,  Erick Vasconcelos, Secretário Adjunto Municipal de Turismo, receberá a Medalha do Mérito Desportivo  Ayton  Senna por proposição do vereador Renan Colares.
*O agraciado, além de participar das competições, é um dos grandes incentivadores da realização da competição Ironman na capital cearense.
*Gurgel do Amaral (na foto com as irmãs Cremilda e Herbene) emprestou o seu talento maquiando, penteando e ensinando jovens deficientes que participaram de desfile no Maraponga Mark Moda. Alguns deles estudam “design” de moda.

*José de Alencar Filho abre sua galeria de arte com a exposição “Estado de Criação”, dia 3, às 19 horas, na Av. Santana Júnior, 2760, bairro Cocó.
Mostram seus trabalhos os artistas plásticos Etelânio Figueiredo, Francisco de Almeida, Gerson Irajá, Naza Macfarren, Silvano Tomaz e Coleção 10x10. A mostra poderá ser visitada até 4 de junho.
*Geny France vai participar da feira Tecnofrigorífico com o seu Festival Gourmet quando estará ensinando algumas delícias culinárias “com toque de chef”,
*A feira acontece de 9 a 11 de maio, de 14 às 21 horas, no Centro de Eventos de Fortaleza.
*A querida amiga Priscila Cavalcante Vasconcelos (na foto com o maridão Epitácio, presidente do Skal Fortaleza) é a aniversariante deste dia 3. Além de sua empresa de eventos, ela é a presidente nacional do Skal Brasil. Parabéns.
*Também fazem aniversário nesse dia o cartunista Mino Castelo Branco 
e  Verônica Silva (sra. Artur Silva).
*Hoje, 2, eu cumprimento o  amigo empresário/pianista Alex Tavares, 
Valdelice Calvet (sra. Ascal) e Régis Medeiros (foto abaixo), Secretário de Turismo de Fortaleza, que fazem aniversário.
*Lançamento do   edital Aquiraz Junino 2018 vai receber propostas de grupos de quadrilhas e festivais para o VI Festival, que se realizará nos meses de junho e julho na cidade. 
*As inscrições vão até o próximo dia 21 e podem ser feitas no site www.aquiraz.ce.gov.br. A realização é da Secretaria de Cultura do município.
*O coiffeur Walker Santiago – com sua Fátima – distinguido, mais uma vez, com o Troféu Mãos de Ouro e Safira, no  Clube Português, em São Paulo, durante a Hair Brasil 2018.

*Por hoje contei. Até amanhã.