Postagem do dia 21.03.2018

Justiça eleitoral ficará de olho na divulgação de notícias falsas na campanha
    O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) prepara resolução sobre notícias falsas, as chamadas "fakenews" (palavra tão a gosto de alguns internautas), publicadas por candidatos ou pessoa a eles relacionadas, contra ou a favor de candidato, durante o período da campanha eleitoral. Haverá rigor e punição para os envolvidos.
        A preocupação da Corte eleitoral, como da sociedade de um modo geral, é que durante a campanha eleitoral, ou mesmo antes, boatos venham a ser espalhados nas redes sociais sobre candidaturas, comprometendo a sua campanha e o desempenho nas urnas. 
        “Hoje já existe uma engrenagem muito forte montada e atuando, o que é prejudicial à democracia”, dizem magistrados da área eleitoral. Os TREs serão orientados com vistas a uma fiscalização rigorosa da questão.

21.03.2018


21.03.2018

Águas do São Francisco podem atrasar ainda mais
            Preocupação generalizada com a escassez de chuvas no Ceará. Nas minhas observações quando há muita chuva no Sudeste (Minas, São Paulo. Espírito Santo e Rio de Janeiro) chove pouco no Nordeste. Parece que estamos mesmo entrando no sétimo ano seguido de seca.  Outra preocupação é a nova greve dos operários do consórcio que executa as obras de transposição do rio São Francisco. Pararam segunda-feira e ainda hoje continuavam. Eles dizem que só voltarão ao trabalho quando receberam os salários atrasados.
         O governador Camilo Santana vai na tarde desta quarta-feira a Brasília ver o problema no Ministério da Integração porque o consórcio EMSA-SITON afirma que o MIN está com várias parcelas atrasadas. Assim, o Canal Norte não ficará pronto para trazer água para o Ceará ainda no primeiro semestre deste ano depois de vários anos de atraso.

21.03.2018


21.03.2018

Frente para combater ideologia de gênero nas escolas
          A deputada estadual Dra. Silvana Oliveira (MDB) disse na tribuna da Assembleia que está criando um movimento (que ela chama de Frente Popular) contra a abordagem que professores estão dando à questão de gênero nas escolas públicas do Ceará. Ela está denunciando publicações (livros) que estão sendo utilizados com "o objetivo de propagar essa ideologia nociva às nossas crianças", disse ao blog. “Vou juntar católicos, evangélicos, protestantes, espíritas e todas as religiões nessa batalha”, afirmou.
         A parlamentar já fez contato com prefeitos amigos, e até mesmo alguns de coloração partidária diferente, que se comprometeram a substituir livros paradidáticos que estão sendo utilizados. “A Secretaria de Educação precisa se manifestar urgentemente sobre essa questão”, afirmou.                                   
          Em aparte à oradora, seu colega Ely Aguiar afirmou que “a orientação sexual para criança começa na família, nos lares e não na escola. Um professor não pode chegar na sala de aula e dizer a uma criança, você não é menina, você não é menino. A sociedade tem que debater esse problema”.

21.03.2018

De mudança
          Depois que a deputada federal Gorete Pereira assumiu o controle do Diretório Estadual do PR no Ceará, o ex-presidente Roberto Pessoa vai trocar a sigla pelo PSDB. E leva sua filha, deputada estadual Fernanda Pessoa.                                                              
        É também quase certo que os dois formarão dobradinha federal/estadual nas eleições deste ano. Ganha a sigla de Tasso Jereissati que tem andado magrinha em termos de componentes partidários.

21.03.2018


21.03.2018

Segurança: pró e contra
          Disse em sua página no Facebook o jornalista Antônio Viana (na foto acima com o deputado/taxista Mário Hélio): “CAMILO FOI O GOVERNADOR QUE MAIS CONTRATOU POLICIAIS NA HISTÓRIA DO CEARÁ
          "Com pouco mais de três anos de governo, Camilo Santana já contratou mais de 9 mil profissionais de segurança pública e já se comprometeu a chamar mais policiais ainda este ano. Para se ter uma ideia, em oito anos de governo, Tasso Jereissati contratou menos de 3,7 mil policiais; Alguém dúvida? CONTESTE , se possível, com justificativas plausíveis!”
          César Wagner e Aécio entre os que retrucaram:
         César Wagner Maia Martins Por média per capita é um dos últimos Estados nos investimentos a segurança pública. Bateu o recorde histórico de Homicídios no Ceará. Nossas ruas viraram cenário da barbárie, com corpos mutilados e cabeças rolando. Continuou no mesmo erro histórico de desprezar a polícia judiciária, a começar com a divisão de homicídios que possui uma equipe por dia com 1 Delegado, 2 inspetores e 1 escrivão para atender 9 municípios, inclusive Fortaleza. Sendo que a divisão sequer existe legalmente. E tem muito mais querido amigo. Fico por aqui.”
          Aecio Pinheiro Pinheiro O erro do Gov. Camilo é não ter um plano de segurança exequivel e desta forma a simples contratação de policiais não resolve o problema. Vejo muita sociologia e pouca tecnica em segurança publica. Só para corroborar o que estou dizendo, só nos ultimos meses é que o Governo veio admitir a existencia das facções no Ceara, quando não havia mais como negar, tal o estrago que estas vinham provocando no Estado. Pura falta de assessoria no trato do problema.

21.03.2018

TCE reprova contas de gestores de Granjeiro e Tarrafas
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Ceará reprovou as contas de gestão do Fundo Geral do Município de Granjeiro e do Fundo de Assistência Social de Tarrafas, relativas a períodos de 2012 e 2013, respectivamente, devido a irregularidades identificadas nos processos. 
Em Granjeiro, de responsabilidade de  Emanuel Clementino Granjeiro, pelo atraso na sua apresentação ao então TCM e pela ausência e inconsistência de várias peças exigidas no processo.  Em da responsabilidade de Cícera Barbosa Lima Bonfim, foram consideradas irregulares pelo atraso em sua apresentação e pelo não repasse de contribuições ao INSS e Imposto de Renda retidos.
            Além de poderem ser impedidos de ocuparem cargos públicos, os ex-gestores receberam multas de R$ 11.589,27 e de R$ 7.862,44, e podem responder por ações judiciais caso não apresentem, no prazo de 30 dias, defesas suficientes para sanar as falhas. (Fonte: Ascom/TCE).

21.03.2018


21.03.2018

Giro nacional para mostrar congresso
          O atuante presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), cearense Manoel Cardoso Linhares, esteve ontem no Rio de Janeiro e hoje, 21, estará em Brasília fechando o seu giro nacional de apresentação do congresso nacional da categoria que acontecerá em maio, em Fortaleza. Cerca de 120 importantes donos de hotéis do Brasil estarão presentes ao evento.
          Paralelamente ao congresso acontecerá a feira de materiais e equipamentos para a hotelaria. Esta é a primeira vez que congresso e feira se realizam fora do eixo São Paulo-Rio de Janeiro.

21.03.2018

Contato com eleitores e água
          Em busca da reeleição e nos contatos permanente que faz com os eleitores, o deputado Tin Gomes (PHS) postou em sua página do Facebook: “No sábado, 17 de março, estive presente durante a tarde na cidade de Santa Quitéria. Na oportunidade, entregamos para a população do bairro Santa Luzia, no distrito de Macaraú, obras de abastecimento de água. Estiveram comigo o ex-vereador Charles do Macaraú, o ex-prefeito Chagas Mesquita, o vereador Lino Paiva e as lideranças Marcelo Magalhães, Biezinho e Raimundo Parente. Gostaria de agradecer a todos os moradores pela receptividade”.
          Época de campanha eleitoral tem que andar muito.

21.03.2018


Lula diz que sai triste de Bagé

Ruralistas e simpatizantes do deputado federal Jair Bolsonaro usaram caminhões e tratores para bloquear o acesso da comitiva de Lula à Unipampa (Universidade Federal dos Pampas), em Bagé,  na manhã de segunda-feira, 19, revela o jornalista Macário Batista.
Em um discurso de oito minutos, o ex-presidente chamou seus opositores de fascistas, acusando-os de constranger professores e alunos para que não o recepcionassem na universidade. “Sinceramente, não esperava que nossa passagem por Bagé fizesse com que a direita fascista reclamasse junto ao MP para que eu não pudesse fazer ato na universidade", disse. "Essas pessoas deveriam ter feito o protesto quando viemos criar a universidade”, afirmou aos que o acompanharam no campus da Unipampa.
“Confesso que saio triste daqui. Porque não vi empresário ofendendo a gente. O que vi aqui foi  pobres e trabalhadores, que, às vezes, estão até desempregados ganhando alguma coisa para ofender a gente”, discursou Lula, após afirmar que não quer que o Brasil seja eternamente um exportador de soja.

21.03.2018


21.03.2018

CURTAS SOCIAIS
*A segunda etapa do Circuito Cearense Beach Run  será realizada em Jericoacoara com as provas acontecendo nos dias 7 e 8 de abril.
 *No sábado, 7, ocorrerão as corridas de 7 e 12 km, com largada às 16h, em frente ao Club Ventos.
 *Já no domingo, 8, a Meia Maratona de Jeri terá largada às 6h, da Barraca Chez Loran, na Lagoa do Paraíso.
*Eliseu Barros agenda para maio, dia 20, como parte da programação do mês das mães, “bigshow” com Jorge Mateus e Aviões do Forró no bosque do Marina Park Hotel.
*Nesta quinta-feira, 22, às 19 horas, o ex-reitor da UFC René Barreira (na foto com a sua Socorro) lança seu livro “A Universidade que Vivi” 
                                        
escrito em parceria com o jornalista Ítalo Gurgel. 
                                          
O evento tem o apoio do reitor Henry Campos e do Diretor das Edições UFC, professor Antônio Cláudio Lima Guimarães.                                          
*Em Brasília, o cearense ministro aposentado do TCU, Valmir Campelo (foto), candidato ao Governo do DF, ganha abraços na data por conta do seu aniversário.                                         
*Hoje é também o aniversário do eterno senador Mauro Benevides, festejado pela família e os muitos correligionários.
                                           
*Amigos já programando para abraçar amanhã, 22, ao conselheiro Artur Silva (na foto, sentado, com os amigos Ubiratan Aguiar e o genro Alcimor Rocha) e ao jornalista e poeta Carlos Augusto Viana.
*Também serão festejados os aniversariantes Leonardo Carvalho (foto abaixo)
e Lucile Nóbrega Lima (na foto, ao centro, com as amigas Regina Alice Correia e Mônica Arruda).
*Por hoje contei. Até amanhã.