Postagem do dia 06.10.2013


Expoece termina com tristeza e notificação trabalhista


             Terminou neste domingo, 6, com a saída dos animais, a Expoece 2013 (Exposição Agropecuária do Ceará).  Ontem, sábado, na entrega das premiações poucos criadores compareceram em sinal de protesto contra a ação das autoridades do Ministério do Trabalho que passaram toda semana notificando os criadores por razões trabalhistas. Não escapou ninguém. E isso sem  nenhum aviso ou comunicado antecipado à Associação dos Criadores.

             Na edição de setembro eu havia publicado no jornal Costa Oeste:

“Exposições agropecuárias agora
sofrem fiscalização trabalhista

             Apesar de todas as dificuldades que a agropecuária cearense tem para fazer suas feiras e exposições, um novo embaraço veio juntar-se aos demais: o Ministério do Trabalho passa a exigir a legalização trabalhista de todo o pessoal que trabalhe na área, inclusive com o fardamento e equipamentos, isto é, roupa apropriada, botas, luvas, capacetes etc., tudo conforme as exigências da legislação trabalhista. Carteira assinada e tudo o mais.

Dentro da nova sistemática, o Parque de Exposição de Crato já foi multado. Os presidentes das associações de criadores estão com dificuldades para se adequar  às novas exigências”.

Paulo Hélder encerra a Expoece sob as vistas do
Secretário Adjunto Antônio Amorim e do
Secretário Nelson Martins.
             O presidente da Associação dos Criadores do Ceará, Paulo Hélder Braga, tentou de toda maneira contornar a situação junto aos fiscais trabalhistas, mas não houve acordo e o ato de notificação foi lavrado, o que tornou o final da Expoece, que normalmente é de festas e de confraternização, num quadro de tristeza e desalento.  

Presidente Paulo Hélder, secretário
Nelson Martins e a coordenadora geral
da Expoece Rejane Bastos
 
            O Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, compareceu ao encerramento também se revelando surpreso com a atitude da Superintendência  Regional do Trabalho, que nunca havia agido desta forma.

 Esse assunto ainda vai render bastante. Portanto, olho vivo.