Postagem do dia 26.06.2015

PT de Fortaleza questiona gastos da Prefeitura
          "Não é nada pessoal" foi logo dizendo o deputado Elmano Freitas (foto), derrotado nas eleições prefeiturais de 2012 pelo atual de Fortaleza, ao iniciar a divulgação de relatório que o PT de Fortaleza preparou sobre a gestão de Roberto Cláudio (foto abaixo) na tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta quinta-feira. 
          "Só na área da saúde, a coisa piorou muito: fechamento dos postos médicos à noite, acabou com as visitas domiciliares dos médicos de família; há 6 meses faltam remédios; Luzianne deixou em caixa 244 milhões de reais e dívidas a pagar de 226 milhões, para onde foram os 18 milhões que sobraram? O aumento do IPTU representou 100 milhões reais a mais, torrados com 1.800 cargos comissionados, viagens, diárias e propaganda”;
    
         Segundo ele, “de 2013 para 2014, o Prefeito, conforme relatório do TCM, deixou de pagar dívidas da ordem de 400 milhões de reais; de 2014 para 2015, o município se endividou em 600 milhões, portanto nós estamos diante de uma crise financeira sem precedentes criada por esse Governo, que compromete as políticas públicas de coleta de lixo, compra de medicamentos para os postos de saúde; das 100 casas prometidas,  fez apenas uma, daí o clamor do nosso povo.
          Prá onde está indo toda essa dinheirama se faltam medicamentos nos postos de saúde e na central de atendimento à população; se os hospitais estão nessa lástima, se a cidade está imunda?"
      Ele também disse que a partir de agora o PT vai realizar seminários nos bairros para discutir a questão administrativa municipal.

26.06.2015

Prefeitos do Ceará mobilizados contra corte no FPM
          Pressionados  pela atual crise financeira, com reflexo nas mais diversas áreas, os prefeitos de todo o país tem um motivo a mais para lamentar: um artigo recentemente incorporado na redação final da Emenda Constitucional 84/2014 reduz pela metade o valor, a ser transferido no dia 10 de julho, do primeiro repasse do aumento no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), conquistado pelo movimento municipalista nacional, sob coordenação da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
 Diante disso, a Aprece está articulando, para a próxima segunda-feira, 29 de junho, um encontro com todos os gestores municipais cearenses, na sede da entidade, a partir das 17h. Será um momento de mobilização dos prefeitos e sensibilização da sociedade para o problema da falta de recursos que compromete a oferta de serviços municipais e prejudica as gestões públicas das cidades. 
O objetivo é organizar, a partir do Ceará, uma ação nacional contra o desrespeito da União em não cumprir o aporte financeiro acordado. De acordo com Expedito José do Nascimento (foto), presidente da Aprece, a expectativa é contar com a colaboração da bancada federal cearense, especialmente convidada para esse momento com os prefeitos. “O encontro terá a presença, já confirmada, de representante da CNM, que está apoiando irrestritamente a ação pioneira do Ceará. Também estão sendo convidadas representações da Assembleia Legislativa, de órgãos e controle do Governo do Estado”, informou. (Fonte: Ascom-Aprece – Jornalista Carol Batista).

26.06.2015

Espetáculo  no Ideal
          Neste sábado, 27, no salão nobre do Ideal Clube, o espetáculo Concerto com o pianista Alex Tavares (foto) e  Quarteto Arco, participação especial do cantor  Milton Nunes (na foto abaixo com o amigo Janius), de Franklin Dantas, da coreógrafa e cantora Letícia Barcelona, Rafael Maia e banda (para dançar).
Informações e reserva: (85) 3248.5688. O importante deste evento é que se trata de uma produção exclusivamente cearense e com participantes cearenses. Pelo talento dos artistas vale a pena conferir.

26.06.2015

Secult  promove "Diálogos Culturais" LGBT
           A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará realiza nesta segunda-feira, 29, às 17 horas, no auditório da Secult (edifício do Cine São Luiz, 6o. andar) o encontro Diálogos Culturais - Políticas de Afirmação LGBT. 
          O debate, aberto a todos os interessados, faz parte de uma série de reuniões temáticas e por regiões do Estado que a Secult vem promovendo desde o início da nova gestão, para debater com a sociedade demandas, prioridades, conceitos, diretrizes e ações da política cultural do Estado. 
           A atividade é voltada para produtores, gestores, pesquisadores e todos os interessados nas políticas de afirmação, cidadania e diversidade cultural LGBT no Ceará.
          Nesta edição, os Diálogos contarão com as falas do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio (foto), e de representantes do setor cultural e do público LGBT. (Fonte: Ascom-Secult).

26.06.2015

Novas leituras da gravura cearense  no MAUC
Fazer novas leituras de uma matriz da cultura popular cearense, a xilogravura, é o mote da exposição Matrix Expõe: gravuras e experimentos, inaugurada na noite desta quinta-feira (25), no Museu de Arte (MAUC) da UFC.
           Com trabalhos realizados pelo grupo Matrix, que integra diferentes nomes e gerações da gravura no Ceará, a mostra faz parte do ciclo de atividades em comemoração aos 60 anos de instalação da UFC. A solenidade de abertura da mostra, que lotou o MAUC.
          A exposição no MAUC é o marco inicial das atividades do Grupo Matrix em Fortaleza. Ocupa duas salas e está dividida em gravuras e experimentos, tais como vídeos, fotografias, escultura, instalações e novas interfaces gráficas. A sala Experimentos apresenta obras produzidas individualmente ou pelo conjunto do Grupo. Na sala Gravuras encontram-se trabalhos criados fazendo uso das técnicas do linóleo e da madeira, onde o público poderá identificar cada artista pelo modo de gravar e pela temática que os caracterizam. (Fonte: Ascom-UFC).

26.06.2015

Creche e praça no Mucuripe
           Nesta sexta-feira, à tarde, o prefeito Roberto Cláudio (foto) assina ordem de serviço para reforma da Creche do Mucuripe e faz entrega oficial da Praça do Mirante, ambas no bairro Vicente Pizon (Mucuripe), às 15 e 18 horas, respectivamente.
Farol, símbolo do Mucuripe
          Infelizmente, não dá para atender ao convite do chefe da municipalidade fortalezense.

26.06.2015

O “Hub Lisboa” como incremento do turismo
         O Brasilturis Jornal convida para a apresentação oficial do jornalista Ivonildo Lavor (foto acima) como correspondente no Ceará, dia primeiro de julho, quarta-feira, às 9 horas, no Hotel Mareiro.
         Na ocasião, o diretor-editor da publicação, jornalista Horácio Neves (foto), fará palestra sobre “O incremento do Hub  Lisboa como incremento para o turismo e a economia da capital portuguesa”. Os convidados serão recepcionados com um “brunch”.

26.06.2015

Aplicação científica das técnicas de Interface no Pici
          Será realizada na  segunda-feira (29), às 10h, a palestra "A Matemática do Movimento de Interfaces: impressoras industriais, semicondutores, imageamento médico e bolhas de sabão", no auditório do Departamento de Engenharia de Teleinformática  da UFC (Bloco 725, Campus do Pici).
          O palestrante será o Prof. James Sethian (foto), do Departamento de Matemática da Universidade da Califónia, em Berkeley (Estados Unidos). A apresentação discutirá sobre aplicações científicas e de engenharia das técnicas de interface de propagação.

26.06.2015

Operadores conferem o Salão de Turismo em Jeri
           Dez operadores de turismo nacional saíram  do Maranhão  e passaram  pelos principais destinos do roteiro  Rota das Emoções até chegar a Jericoacoara, verificando os  meios de hospedagem,  tipo de alimentação e os receptivos etc.
          Esse Famtur  promovido pelos Sebraes do Maranhão, Piauí e Ceará  pretende mostrar esse charmoso  roteiro nas rodadas de negócios com os fornecedores locais, que  estão acontecendo  durante o 3º Salão de Turismo da Rota das Emoções em Jericoacoara. A rota envolve 14 municípios do Ceará, Piauí e  Maranhão.

26.06.2015

Peça infantil no Cineteatro São Luiz
          Neste domingo, 28/6, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado,  recebe a primeira peça cearense dentro de sua nova fase de funcionamento.
           O premiado Grupo Bagaceira de Teatro apresenta o espetáculo infantil Tá Namorando! Tá Namorando!, com roteiro e direção de Yuri Yamamoto, às 16 horas. É o segundo espetáculo infantil do Grupo, que dá continuidade à pesquisa desenvolvida ao longo de 15 anos com trabalhos experimentais, autorais e de pesquisas pictóricas na cena.
          O espetáculo teve sua estreia na Mostra Oficial do XV Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga e já participou da Mostra Oficial do Festival de Curitiba, Festival Latino Americano da Bahia, Mostra Sesc Cariri de Culturas, Festival de Fortaleza, Mostra de Teatro de Grupos da Paraíba, Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco e Festival de Teatro Infantil do Ceará.
          O roteiro de Yuri Yamamoto tem como proposta expor de forma lúdica as relações do universo infantil menino x menina, tendo como pano de fundo o primeiro amor na infância. Uma reflexão sobre as diferenças, a conquista por espaço e as formas de relação entre as crianças.

26.06.2015

CURTAS SOCIAIS
*Aterrissando de volta de “Sampa”, onde esteve em visita à filha, netas e genro, Lenilza Campos (foto).
 *Muda de idade neste sábado a senhora Eugênia Mororó (na foto com Inácio Arruda e o marido Anselmo), nascida Carneiro. Brinda com o marido Anselmo e família.  É também o aniversário de Roberto Gaspar.
*No domingo eu cumprimento ao desembargador federal do Trabalho, Antônio Marques Cavalcante Filho (na foto com a sua Cristiane).
*Também marcam o calendário na mesma data o advogado Gerson Fonteles (foto),  Marcus Silveira, Paulo Morais e George de Castro.

*Por hoje contei. Bom final de semana.