Postagem do dia 03.07.2015

Informações pela metade no JN
          Pelo menos no Jornal Nacional desta sexta-feira, 3, a Rede Globo foi parcial: disse e mostrou um lista com pelo menos 15 partidos políticos que receberam dinheiro das empresas implicadas na Operação Lavajato e citou apenas dois, o PT e o PR, omitindo os nomes dos demais partidos.
          Isso não é jornalismo democrático. Ou cita todos ou não cita nenhum não importando o volume dos valores.

03.07.2015

Com a falta d´água é preciso racionar o consumo do Pecém
        “Será seca também em 2016, diz a Ciência, e o Camilo precisa apressar a Dilminha para que a transposição do São Francisco chegue mesmo ao Ceará em 2016, como estão dizendo agora as figuras do Governo”. Foi o brado do deputado Fernando Hugo (SD-foto) da tribuna da Assembleia Legislativa.
    “Não se pode esperar mais, não há mais água no Ceará. O Castanhão está no limite do limite e daqui a pouco as cidades da Região Metropolitana de Fortaleza também serão abastecidas com carros pipa”, continuou.
         O deputado também alertou para a necessidade urgente, começando agora, de um racionamento de água em Fortaleza e que o Governo diminua o fornecimento de água para a Termoelétrica (foto acima) e as obras da siderúrgica do Pecém, “que consomem mais água do que milhares de cearenses ao mesmo tempo. Isso tem que acontecer agora”, conclamou.

03.07.2015

Senadores e Governador na TAM

Senadores  cearenses da situação e oposição e o governador Camilo Santana se reuniram com a presidente da TAM, Claudia Sender (foto acima), na manhã de quinta-feira, 2,  na sede central da empresa, em São Paulo, encontrou que durou uma hora. Estavam lá Tasso Jereissati (PSDB), Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT)  além do já citado governador Camilo. Também participou o Secretário da Infraestrutura do Ceará André Facó (foto abaixo).
Na reunião todos falaram sobre os benefícios que o Ceará oferece. A presidente da TAM mais ouviu do que falou. Mas ela disse  que alguns aspectos serão ponderados pela companhia para definir a cidade que receberá o HUB. Além da estrutura do aeroporto serão consideradas as taxas de ICMS. Esse imposto incide sobre o valor dos combustíveis.
Segundo a TAM, 40% dos custos da empresa dizem respeito ao querosene que é utilizado em grandes quantidades por seus aviões. Outro aspecto é a modernização do aeroporto e o atraso nas obras do Pinto Martins parece ter sido providencial pois possibilitará uma adaptação do projeto às necessidades do do “Hub”, o que não beneficia Natal e Recife que já estão com os seus aeroportos concluídos. (Informações com Cláudio Teran e Opovo online).
          Eu continuo afirmando: esse “hub” é uma questão de negócios, “big business”, vencerá quem oferecer mais. Anotem para conferir depois. 

03.07.2015

Câmara Técnica e  novo Secretário do Conselho de Altos Estudos da AL
          A Assembleia Legislativa do Ceará instalou nesta sexta-feira a nova Câmara Técnica do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos (CAEAE) e o seu secretário executivo. A nova câmara será presidida pelo deputado Tin Gomes (PHS-foto) e terá como membros os deputados Bruno Pedrosa (PSC), Agenor Neto (PMDB), Sérgio Aguiar (Pros), Heitor Férrer (PDT), Roberto Mesquita (PV) e Evandro Leitão (PDT). A solenidade foi  oficializada pelo presidente Zezinho Albuquerque (Pros). O novo secretário executivo do CAEAE é  o ex-deputado federal Ariosto Holanda (Pros).
          Francisco Ariosto Holanda (na posse com os deputados José Albuquerque e Leônidas Cristino) é natural de Limoeiro do Norte. Engenheiro pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Instrumentação de Processos Industriais - Petrobrás pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduação em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ. Ele foi idealizador do Conselho de Altos Estudos da Câmara dos Deputados e trouxe o seu estatuto e regimento para servirem de espelho à criação do Conselho cearense, por solicitação do então presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Filho. (Fonte: Ascom-AL).

03.07.2015

Homenagem póstuma a Paes de Andrade
O presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha, convidando para a sessão solene em homenagem ao ex-presidente da Casa, ex-deputado federal Paes de Andrade (foto), a realizar-se no dia 8, quarta-feira, às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.
          A solenidade foi querida pelos deputados Danilo Forte (PMDB), Domigos Neto (Pros) e Odorico Monteiro (PT).

03.07.2015

“TAMosjuntos” do Ceará vira página no Face
          Com o objetivo de envolver os cearenses na conquista do hub da TAM, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) lançou na manhã desta sexta-feira (3) a página #TAMOSJUNTOS, na rede social Facebook. A ideia é dar continuidade à campanha iniciada pelo governador Camilo Santana, no fim de junho, que reuniu cerca de mil autoridades no Palácio da Abolição. Dessa forma, a Setur quer sensibilizar os cearenses, chamando a atenção para a importância de trazer esse empreendimento para o Ceará, não apenas com o objetivo de consolidar a vocação turística, mas de fortalecer a economia cearense a longo prazo.
          Fortaleza disputa receber o futuro centro de conexões de voos nacionais e internacionais da companhia aérea, a maior do País e uma das principais da América Latina, com as cidades de Recife (PE) e Natal (RN). “Quando nos unimos somos mais fortes. Estamos fazendo uma grande campanha aqui no Ceará para que esse empreendimento venha para o nosso estado. A participação dos cearenses é fundamental nesse processo”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho (foto).

03.07.2015

Construção de uma cidade saudável
Convidamos aos que moram em Fortaleza e desejam conhecer as diversas sugestões de melhoria da planta urbana de nossa cidade, a  participarem da palestra "Fortaleza - construção de uma cidade saudável" ministrada pelo Arquiteto Paulo Angelim (foto). É o que manda  dizer ao blog  Iran Ribeiro.
 O evento será no dia  22 de julho, às 19 horas, na Câmara de Dirigentes de Fortaleza.

03.07.2015

Arritmias e Marcapasso
          O cardiologista Eduardo Arrais Rocha (foto) acaba de participar em Milão, na Itália, de mais um congresso internacional de sua especialidade, Arritmias e Marcapasso.
          “Em termos de atualização tecnológica nessa área o Ceará está em pé de igualdade com os países mais desenvolvidos na aplicação dessas tecnologias”, disse ele ao blog.
Primeira reunião do ano do Colégio de Líderes
          Depois de muitas cobranças finalmente haverá segunda-feira, 6,  à tarde, a primeira reunião do Colégio de Líderes, deputados que são líderes de seus partidos na Assembleia Legislativa , com o presidente da Casa José Albuquerque (foto).
          Muitas têm sido as queixas dos deputados da oposição que dizem não “saber nada do que se passa entre as paredes daquele gabinete” (referência à presidência). Citam, como exemplo, o caso recente da CPI do Acquário que, foram protocolar o pedido souberam que já havia pedido de duas CPIs protocolados – DPVAT e abuso sexual – e eles nunca tinham ouvido falar nelas.
          Na Assembleia, pelo Regimento, só podem ser instaladas duas CPIs ao mesmo tempo. Os deputados de oposição acham que essas duas CPIs foram protocoladas apenas para barrar a do Acquário.

03.07.2015

CURTAS SOCIAIS
*Nesta sexta-feira, 21 horas, no Jardim Musical do L´Ô restaurante, a cantora e interprete Marina Cavalcante (foto)  apresenta canções de seu repertório de música popular brasileira.  Acompanhada do músico Raul Porfírio, faz uma viagem por clássicos do samba, bossa nova e músicas afro-brasileiras, canta sucessos de Gil, Caetano, Cartola, Baden Powell  e de  outros artistas de sua admiração.
*O Sindicato dos Jornalistas cancelou o  “Arraial do Diploma” da categoria  em função da missa de 7º dia do jornalista J.Ciro Saraiva (foto), que será nesta sexta-feira, 3,   às 19 horas, na Igreja das Irmãs Missionárias, na Rui Barbosa. Informa a presidente Déborah Lima.

*Por hoje contei. Bom final de semana.