Portagem do dia 26.08.2015

Radialistas temem novas mortes de profissionais
          Olho vivo!!!!! Em audiência pública à tarde desta quarta-feira, na Assembleia, radialistas do interior do Estado já anunciaram que “outros crimes de morte de radialistas poderão acontecer no interior cearense  no próximo ano devido ao acirramento político da campanha eleitoral para prefeitos e da forte ligação da polícia (civil e militar) com diversos prefeitos e candidatos.”
          Alguns deles sugeriram que todos os comandos  e efetivos policiais fossem trocados “para quebrar o elo existente entre os que são designados para manter a ordem e apurar os crimes e os mandantes desses crimes.”
          A audiência foi convocada e  presidida pelo deputado Ferreira Aragão (PDT-foto) para analisar os assasinatos de radialaistas no interior, que chega a cerca de seis nos últimos 10 anos, inclusive o mais recente, o de Gleidson Carvalho há   um mês quando fazia seu programa em emissora de rádio de Camocim. “A Polícia sabe quem são os verdadeiros mandantes,  mas  não tem coragem de prendê-los”, disse o radialista Alexandre Rangel, de Granja.
          Portanto, olho vivo!!!!!!!!!!!

26.08.2015

Disputa pelo comando do Mercado Central
          Briguinha feroz  entre os disputantes ao comando da Associação do Mercado Central de Fortaleza (Aumec) , entidade que gere esta unidade mantida pela Prefeitura Municipal e que, além dos alugueis dos boxes, detém o controle do estacionamento que rendeu no ano passado cerca de 2 milhões de reais.
          Três chapas estão disputando o comando (candidatos: Jocildo Luz, João Eudes de Oliveira e José Maria), duas delas de oposição, cujos candidatos não se mostram nada satisfeitos com a maneira como a administração é conduzida.  O próprio presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (foto acima), perguntou no grupo do Fórum de Turismo do What´s Up: “Cadê esse dinheiro? Em que foi gasto?”
          Uma das chapas, a que tem à frente o lojista permissionário  do mercado, Jocildo Luz (foto), conta com  a preferência de diversas entidades do “trade” do turismo cearense, como o Skal, Fórum de Turismo, Comtur e lideranças como Colombo Cialdini, que já se manifestaram a favor de sua candidatura. Disse Colombo: “Tudo por um mercado central mais profissional e  qualificado para receber nossos turistas”.
          Jocildo é dessas pessoas abnegadas, dedicadas, que gosta do que faz e acompanha os grupos cearenses que participam de eventos nacionais, às suas custas, só para divulgar o artesanato cearense e as coisas do Mercado Central de Fortaleza. Se eu votasse, meu voto seria dele.  

26.08.2015


Empresários e deputado discutem Refis para empresas com Finor
          Antes de embarcar para Brasília, na segunda-feira, 24, o deputado federal Danilo Forte (PMDB) esteve reunido com a cúpula de empresários da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, liderados pelo presidente da entidade, Beto Studart, para um almoço na sede da FIEC (foto).
          O motivo do encontro com o parlamentar foi acerca da emenda 15, de autoria do peemedebista, à Medida Provisória 677/2015 que propõe a renegociação, total ou parcial, das dívidas das empresas inadimplentes com o Fundo de Investimentos do Nordeste (FINOR).
No último levantamento realizado em 2013, o Ministério da Integração Nacional informou as dívidas chegam a R$ 23,5 bilhões recuperáveis. Durante o encontro, Forte e os empresários ressaltaram a importância da renegociação das debêntures, além do baixo impacto que o montante das dívidas causaria para ao fundo credor e ao Tesouro.
           Segundo o deputado, que levará a pauta do projeto ao ministro da Integração, Gilberto Magalhães Occhi, nos próximos dias, com a finalidade de propor parâmetros similares aos aplicados ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal), “a realidade do Nordeste frente ao resto do País é totalmente diferente”.

26.08.2015

Encíclica verde do Papa Francisco no Dragão
          Os movimentos sociais e pastorais  da Arquidiocese de Fortaleza realizam o debate “Encíclica Verde de Francisco e Crise Climática: reflexões e ações para o Ceará”, tendo como centro da discussão a nova carta do Papa Francisco, a Laudato Si, divulgada também como a “Encíclica Verde”.
O evento acontece no dia 3 de setembro, com programação a partir das 14 horas, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (foto), e integra o calendário de atividades que antecede o Grito dos Excluídos, tradicional marcha dos movimentos sociais no Dia da Independência.
A programação tem início às 14 horas com a abertura da exposição “Relicários da Grande Seca”, do artista plástico Zé Tarcísio (foto), no Espaço Mix do Centro Dragão do Mar.
À noite, às 18h30, acontece no auditório do Dragão o debate “Encíclica Verde de Francisco e Crise Climática: reflexões e ações para o Ceará”. Compõem a mesa o padre e filósofo Manfredo de Oliveira, a mestre em políticas públicas e moradora de Canindé Vânia Vasconcelos, o físico Alexandre Araújo Costa e a liderança indígena Clécia Pitaguary.

26.08.2015

Presidentes estaduais do PSB se reúnem em Brasília
          Os presidentes estaduais do PSB estiveram reunidos em Brasília, na manhã de segunda-feira, 24,  para discutir a estratégia da legenda para as eleições de 2016 nas capitais e cidades-pólo do país e a descentralização das inserções nacionais do partido.           Governadores, prefeitos e deputados federais e estaduais, além de dirigentes de movimentos sociais, traçaram um panorama das candidaturas em seus estados e debateram sobre a atual situação política e econômica do país.
         Durante a reunião o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira (foto), lançou o novo canal de comunicação do PSB, a TV 40, com uma animação sobre os 30 anos de redemocratização do país. O filmete é baseado no texto Visão Panorâmica dos 30 Anos de Democracia no Brasil (1985-2015), de autoria de Siqueira. O acesso é pelo site do PSB ou diretamente no www.tv40.org.br.

26.08.2015

Você é da área de Eventos?
          “Então não perca essa oportunidade de fazer da sua equipe um time de sucesso!! Já é do conhecimento de todos que o Ceará está na rota do turismo de eventos, sendo hoje consolidado como um dos principais destinos no Brasil para este segmento, mas será que estamos bem preparados para atender essa demanda?

“A experiência comprova que precisamos aproveitar essas oportunidades e nos mostra que este mercado nos impulsiona a avançar no campo do conhecimento”. Disse Enid Câmara (foto) em postagem no Facebook.
        Especialista na estruturação de megas   eventos, Edgar Antônio Hubner (foto), gerente-geral da Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e diretor-geral dos Jogos Escolares da Juventude, estará em Fortaleza no dia primeiro de setembro (segunda-feira próxima)  para falar sobre “Estratégia em gestão de projetos e organização de eventos” quando apresentará toda a sua expertise nessa área.
          Hubner, em palestra no Hotel Marina Park (foto), das 17 às 22 horas, destacará sua experiência na  Concepção de Eventos Exclusivos, Montagem e Infraestrutura, Arquitetura e Acessibilidade, Segurança e Logística, Planejamento de Eventos Complexos, Eventos Esportivos, Megaeventos, Gestão de Projetos e XVII Jogos Pan-Americanos-Experiências e Diferenciais. 
        Ele vem a Fortaleza a convite do Instituto Future que deseja apresentar aos produtores e organizadores de eventos do Ceará todo conhecimento adquirido   nessa área ao longo de muitos anos..  A organização é da Prática Eventos. As inscrições estão abertas nos sites www.praticaeventos.com e www.institutofuture.com.br. Mais informações: 3433.7684.

26.08.2015

Novo CD do ministro Ubiratan
          Será nesta quarta-feira, 26, às 19horas, no Ideal Clube (foto), o lançamento do novo CD do ministro-compositor Ubiratan Aguiar (foto).
         Na ocasião vão estar presentes  os  cantores e cantoras que compõem o CD, entre os  intérpretes temos a Sheylami e Marcos Lessa, que ano passado ganhou o The  Voice Brasil, na Globo.

26.08.2015


26 de agosto – Dia de Nossa Senhora de Czestochova
          Conforme tradição muito antiga, o quadro de N. Sra. do Monte Claro é cópia fiel da pintura feita pelo evangelista São Lucas. Seguidas vezes, são Lucas visitava Virgem Maria, colhendo dela pormenores da infância de Jesus. Foi numa dessas ocasiões que ele, na própria tábua da mesa de cedro que Nossa Senhora usava para seu trabalho e oração, pintou sua imagem.
          Muitas são as graças atribuídas à Nossa Senhora do Monte Claro no século XX. No  II Grande Guerra, Adolf Hitler reconhecia que a investida contra a Polônia havia fracassado devido, segundo suas próprias palavras, "à Negra de Czestochowa".
          No dia 26 de agosto de 1956 um milhão de poloneses, unidos num só coração, renovou o Voto da Nação, repetindo as palavra do Cardeal Stefan Wyszynski ausente (preso pelo regime comunista), e renovando as promessas de fidelidade à sua Rainha, a Deus, à Cruz, ao Evangelho, à Igreja e seus Pastores.

Origem da cor negra
          Ao longo dos séculos, muitos foram os testemunhos de curas e outros fenômenos milagrosos ocorridos com fiéis que peregrinaram à pintura. Ela é conhecida como "A Senhora Negra" por causa da fuligem acumulada sobre a sua superfície, fruto de séculos de velas votivas queimadas junto a ela. Com o declínio do comunismo na Polônia, as peregrinações à Senhora Negra aumentaram notavelmente. 

26.08.2015

Noite do vinil na Zug Choperia
          Na sequencia das comemorações dos seus quinze anos, a Zug Choperia lança, nesta quinta (27), a Noite do Vinil,
que terá Alan Morais (foto) como convidado. Com direito a pedidos, será um momento de matar saudade das músicas dos bons e velhos LP’s.  “Coração massageado e esqueleto balançado”, essa é a proposta de Alan Morais, que passeia pelo som como um disc jockey à moda antiga.
        A Zug Choperia chega aos quinze anos de funcionamento como uma das melhores casas de Fortaleza, referência em bom chopp, cozinha diferenciada e boa música. Muitos artistas iniciaram a carreira nos palcos da Zug e prometem passar pela casa ao longo deste ano  para participarem das homenagens. (Fonte: Jornalista Juliana Bonfim).

26.08.2015

Ouro Preto, MG, faz seu  1º Festival de Turismo
        A cidade de Ouro Preto (foto) abrigará entre os dias 15 e 17 de outubro o seu 1º Festival de Turismo, que acontecerá no Centro de Convenções da UFOP. O evento é realizado pela Abav-MG e pela Fire Assessoria de Eventos, tem apoio governamental da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Governo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac e parceiros estratégicos do “trade”. O festival contará com diversificada programação, incluindo uma feira com 70 expositores, com opções de roteiros e circuitos nacionais e internacionais.
          Os profissionais do setor de turismo também poderão participar de congressos, seminários e workshops. A expectativa é de que Ouro Preto receba 2 mil profissionais do segmento por dia.
             Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) de Minas Gerais, Antonio da Matta, o certo é o evento tem o intuito de reunir, na cidade de Ouro Preto, importantes profissionais de turismo que atuam em todos os estados do país. Serão três dias de evento com atividades ideais para a concretização de negócios e parcerias com possíveis resultados para os próximos anos. “O Festival promoverá a cidade histórica como um ponto turístico de grande relevância para o Brasil”.

          O Secretário de Turismo de Ouro Preto, Felipe Vecchia (foto), explica que a cidade recebe cerca de 30 mil pessoas por mês e, hoje, conta com cinco mil leitos. Por isso, o Festival representa um grande ganho para Ouro Preto, que tem um trade de turismo amplo. “Ouro Preto é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais, inclusive, foi eleita pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter vivos os fatos históricos do Brasil. “A expectativa é que o Festival seja realizado anualmente e entre para o calendário cultural e turístico da cidade que, atualmente, conta com 430 eventos por ano”, pontua.
         Para o secretário de estado de Turismo, Mário Henrique Caixa (foto), a realização do Festival em Minas Gerais é muito importante. “É a primeira vez que se faz uma feira desse porte no estado. Além de promover o destino, o evento envolve toda a cadeia produtiva do turismo, o trade, as entidades. Esperamos que a feira se consolide e passe a fazer parte do calendário de eventos de Minas Gerais”, diz.
      Segundo o diretor da Fire Eventos e realizador do festival, Alexandre Araújo, “o evento promoverá possibilidades de negócios, se tornando referência nacional em evento de turismo”.

26.08.2015

CURTAS SOCIAIS
 *Nesta quinta-feira, 27, às 18 horas, abertura de exposição no Museu de Arte da UFC, “Cidade Saudade-Fortaleza anos 70”, defronte ao prédio da Reitoria. 
 *A Aceter, associação cearense de turismo no espaço rural e natural, comemorando na data 16 anos de existência, conforme seu estatuto de 1999.
 Fabiana Ribeiro e o coronel Garcez (foto) comemorando. Parabéns a eles por sustentarem a bandeira do turismo rural no sertão, na serra, do ecoturismo e do agroturismo. 
 *Gaída Dias (foto) movimenta hoje, às 18h30, em sua loja “Gaída” do Riomar Shopping coquetel para o lançamento da coleção primavera/verão. 
 *O general Theo Bastos (na foto com a esposa Regina) e a sra. Zelda Câmara foram os aniversariantes do dia 25 e ganharam felicitações da família e da lista afetiva.
*Por hoje contei. Até amanhã.