Postagem do dia 24.01.2014


O que preocupa é a seca e falta d´água

Deputado Zezinho

O deputado José Albuquerque está visitando suas bases eleitorais na zona Norte. Ao blog  ele disse: “A política não preocupa no momento. Minha preocupação maior é com a seca e a falta de água para consumo humano e animal em toda tarde”.

Outra: Dia 31, Albuquerque preside o lançamento da campanha “Ceará contra Drogas”, idealizada por ele para a Assembleia. O evento contará com a presença do ex-jogador Renato Casagrande.

24.01.2014


Ajudando em casa

 
Mônica e Sérgio Aguiar
O deputado Sérgio Aguiar aproveita o recesso da Assembleia para ajudar sua mulher, Mônica, prefeita de Camocim, a resolver embaraçadas questões políticas no município. Ele também dá uma mãozinha na montagem da programação carnavalesca da cidade.

 

24.01.2014



Com muitos amigos ao redor
 
Maria Vanda e Kátia Maggy
O brinde pelo “nat” de Maria Vanda Sá, acontecido em 24 de dezembro, levou ao Boca Bistrô no fim da tarde de quarta-feira uma legião de amigos. Festa bonita coordenada por Zeneida Rangel e que teve o bolo do natalício elaborado no capricho por Marilza Pessoa. O espumante e as conversas rolaram com prodigalidade.
        Compareceram com o seu abraço Gabriela Castro, Socorro Moreira, Tane Albuquerque, Glaura Ferrer, Márcia Medeiros, Fátima Goulart, Romeu Prado, Marcone Pessoa, Cristiane e Antônio Marques Cavalcante, Elenir e Édison Liberato, Wilma e Irapuan Nobre, Gláucia Mota, Sara Aragão, Ester Lins Cavalcante, Mazé Coelho, Regina Koblitz, Leda Maria, Danielle Barreira, Kátia Maggy Martins, Helena Lessa, Solange Novaes, Jane Juaçaba, Bebel Gentil, Lúcia Pierre, Irisman Cidade, Dirce Alkbuquerque, Rosa Ester Vieira, Kaia Catunda, Liliane Albuquerque e Elza Moreira para citar somente alguns nomes.

24.01.2014


Obrigações das Prefeituras

 
 

Terminou na segunda-feira, 20, o prazo para que as prefeituras repassem  às Câmaras Municipais  o Duodécimo, fração mensal dos recursos correspondentes ao Orçamento Anual do Poder Legislativo.

Francisco Aguiar
 O não cumprimento do prazo, assim como repasse a maior ou a menor em relação aos limites previstos na Constituição Federal, representa crime de responsabilidade do Chefe(a) do Executivo, segundo lembra  o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), "de sorte que ninguém deixe de observar essa questão importante no calendário de obrigações",  afirma o presidente da Corte  Francisco Aguiar.

24.01.2014


Câmara de Eventos ouve Polícia

          A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva  de Eventos fará sua próxima reunião, dia 12 de fevereiro, no auditório da ABAV/Ceará, a partir das 8h30. Na pauta ações de policiamento no Ceará nas áreas turísticas e dos grandes eventos pelo capitão J. Alber (BBTUR) e coronel Vilson (PM).


          Haverá ainda apresentação de trabalho de graduação sobre turismo de eventos com a coordenação de Rosana Lima (ABBTUR), além de outros assuntos. A presidente Circe Jane Teles no comando.

24.01.2014


O “top” do cinema chega a Fortaleza

 
 

          Programado para esta sexta feira,  24,  o início das atividades da primeira sala de cinema  IMAX de Fortaleza. O filme de inauguração  será  “Frankenstein, entre anjos e demônios”. O grupo UCI está fazendo esse enorme investimento e o maior beneficiado vai é o cinéfilo.


          Mas afinal, o que é esse tal de IMAX ?  IMAX é um formato de exibição de filmes criado pela empresa canadense Imax Corporation que tem a capacidade de mostrar imagens muito maiores em tamanho e resolução que os sistemas convencionais. Uma tela padrão de formato IMAX tem 22m de largura e 16,1m de altura, mas podem atingir tamanhos bem maiores. Em 2008 o IMAX se tornou o sistema mais amplamente usado para grandes formatos e apresentações especiais de filmes. (Olavo Moreira Filho conta mais detalhes em  http://cameraobjetiva.blogspot.com.br/)

24.01.2014


Prática planeja 2014

O consultor  de empresa Marcelo Bandiera (Saber Inovar) fez “speech”  quando do planejamento que a executiva Enid Câmara realizou para a sua equipe da Prática Eventos. À ocasião, foram elaborados planos de ação das áreas comercial, administrativa/financeira e gestão de eventos que a empresa desenvolverá neste ano com diversas metas traçadas.

Alguns membros da equipe da Prática Eventos

“Com mais de 10 grandes eventos estaduais e nacionais agendados para 2014, entre feiras, seminários, festivais e congressos, precisamos estar preparados para enfrentar as dificuldades do percurso” – declarou Enid.

24.01.2014


Olhando para  o futuro

Deputado Paulo Facó
          O deputado estadual Paulo Facó circulou em Paracuru, onde tomou parte de apresentação do Projeto de Desenvolvimento Regional que, entre outros objetivos, procura aproximar potenciais parceiros comerciais locais dos grandes investidores da Companhia Siderúgica do Pecém (CSP), considerada, hoje, o maior investimento privado do Brasil, da ordem de R$ 5 bilhões, e que reúne conglomerados brasileiros e coreanos. (Escreveu Sônia Pinheiro em sua coluna do O Povo).

24.01.2014


Corredor cultural Benfica-Dragão do Mar

 
Reitoria da UFC início do Corredor
          Ocupar equipamentos, integrar ações culturais, mexer com a cidade. A idéia de criar um grande corredor cultural, que interligue Benfica, Centro e Praia de Iracema, foi tema de encontro entre a direção da Universidade Federal do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e o Instituto Cultural Dragão do Mar.

          O Projeto Ocupação – Corredor Cultural, da Secretaria da Cultura, já recebeu o apoio da UFC. A ideia é integrar os inúmeros equipamentos culturais daqueles bairros, com uma programação variada, grátis e de qualidade, que vá de quinta-feira a sábado. O Projeto também deve ser estendido uma vez por mês aos domingos, com o fechamento do trânsito em parte da Avenida da Universidade.

Dragão do Mar, final do Corredor

          Entre os equipamentos a serem integrados estão: Concha Acústica,  Rádio Universitária, Museu de Arte da UFC, sede do Maracatu Solar, Casa Amarela Eusélio Oliveira, Teatro Universitário, Teatro Chico Anysio, Theatro José de Alencar, Casa de Juvenal Galeno, Cine-Teatro São Luiz e o Centro Cultural Dragão do Mar.  (Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331 / Secretaria da Cultura do Estado – fone 3101 6761).

24.01.2014




Pontos de cultura e pré-carnaval
Carnaval na Praça do Ferreira



Apresentação e debate sobre a pesquisa “Pontos de Cultura: olhares sobre o Programa Cultura Viva”, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e o Pré-Carnaval dos Pontos de Cultura na Praça do Ferreira fazem parte da programação de reinauguração do espaço onde funciona a Coordenação dos Pontos de Cultura do Ceará da Secretaria da Cultura do Estado. A reinauguração será nesta sexta-feira (24), a partir das 14 horas, com a presença da pesquisadora da Fundação Rui Barbosa, Lia Calabre, e do diretor da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcelos.
          Com a reinauguração, o objetivo é oferecer melhor estrutura física de trabalho e atendimento ao público e mais qualidade ao processo de gestão e acompanhamento dos Pontos de Cultura. Localizado no 3º andar do prédio do Cine São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro), o espaço, antes chamado Pontão de Cultura, agora ganha o nome de Estação Chico da Matilde - Cultura Viva Ceará - Rede Cearense de Pontos de Cultura.

24.01.2014


Bazar solidário da Irmã Conceição


“Convidamos a todos a participar do evento beneficente BAZAR SOLIDÁRIO. A Handara está disponibilizando 25 mil peças de Jeans, cintos, carteiras e roupas com percentual doado ao Lar Amigos de Jesus que será 10% da venda total. Preço das roupas: a partir de R$ 9,90  LOCAL: Ginásio Paulo Sarasate, localizado à Rua Ildefonso Albano, 2050 – Centro. DIAS: 24 e 25 de janeiro do corrente ano, das 8 às 18 horas. (sexta feira e sábado).
 
Irmã Conceição e suas crianças
          “Teremos também peças para confecção de bijuterias. OBJETIVO: Angariar recursos para construir a ala masculina (acolhimento dos papais que acompanham seus filhos) e adequar espaços para o melhor funcionamento das atividades.
          “Ficamos confiantes de podermos contar com a vossa presença e colaboração. Fraternalmente, Irmã Conceição - LAR AMIGOS DE JESUS
FONE: (85) 3226-3447 – 3067-6565”

 

24.01.2014


Fortaleza entre as  cidade mais violenta do mundo


          Isso de acordo com estudo realizado pela organização não governamental (ONG) mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal. Conforme a ONG, das 50 cidades mais violentas, 16 estão localizadas no Brasil.
          O estudo aponta que 2.754 homicídios foram registrados na capital cearense. Fortaleza está, então, em 7º no ranking da ONG, com 72,81 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirma não ter tido acesso aos dados metodológicos da pesquisa e, por isso, não pode comentar os números expressos no estudo.
            A cidade mais violenta do mundo é San Pedro Sula, em Honduras, com taxa de 187,14 homicídios para um grupo de 100 mil habitantes. Caracas, capital da Venezuela, é o segundo lugar do ranking, com taxa de 134,36 homicídios.
            O Brasil, segundo a ONG, está entre os países com maiores problemas de violência e é o país com mais cidades entre as 50 mais violentas. Dessas 50, 16 estão no Brasil, 9 no México, 6 na Colômbia, 5 na Venezuela, 4 nos Estados Unidos, 3 na África do Sul, 2 na Honduras e uma El Salvador, Guatemala, Jamaica e Porto Rico.


Cidades brasileiras no ranking


          Conforme o estudo, Maceió é a cidade brasileira mais violenta. Em 5º lugar no ranking, a capital alagoana registrou em 2013 taxa de 79,76 homicídios para cada 100 mil habitantes. Também aparecem na lista as cidades: João Pessoa (9º, com 66,92), Natal (12º, com 57,62), Salvador (13º, com 57,51), Vitória (14º, com 57,39), São Luís (15º, com 57,04), Belém (23º, com 48,23), Campina Grande (25º, com 46,00) Goiânia (28º, com 44,56), Cuiabá (29º, com 43,95), Manaus (31º, com 42,53), Recife (39º, com 36,82), Macapá (40º, com 36,59), Belo Horizonte (44º, com 34,73) e Aracaju (46º, com 33,36).

24.01.2014


Prefeitos e personalidades homenageados

 
Carlos Alberto
Será  segunda-feira, 27/01/2014, a partir das 20 horas,  a entrega do Troféu Iracema a gestores públicos (prefeitos(as) e a outras personalidades  em razão de seus desempenhos nas atividades que exercem. A premiação refere-se a 2013, iniciativa das empresas SAPI (Serviço de Assistência aos prefeitos do interior)  e a revista Eles & Elas nos Municípios (40ª Edição), capitaneadas pelo repórter fotográfico Carlos Alberto Cavalcante. Prefeitos(as) a serem homenageados: Acaraú, Bela Cruz, Carnaubal, Camocim,Cruz, Forquilha, Fortaleza, Groairas, Morada Nova, Mucambo, Pentecoste, Umirim, Tejuçuoca, Tianguá, Ubajara, São Gonçalo do Amarante e Viçosa do Ceará. Local da homenagem: Buffet Cambeba.

 

24.01.2014


CURTAS SOCIAIS

 


*E como é dia 24 os devotos do Menino Jesus de Praga o reverenciam na data como fazem todos os meses neste mesmo dia.



*O tenente-coronel Francisco Cláudio Gomes Sampaio foi apresentado por ocasião de almoço como o novo titular da Base Aérea de Fortaleza. Sua posse aconteceu no dia 21, às 16 horas, em solenidade presidida pelo Brigadeiro do Ar, Luiz Fernando Bastos.

*Weyne Moreira (Sra. Cláudio Moreira) é a aniversariante desta data. Também muda de idade Manu Feitosa.

Os Moreira
*O professor Agamenon Bezerra está sendo festejado hoje porque faz aniversário. O encontro dos amigos será na Livraria Cultura.

*Amanhã os abraços vão para dona Rosimar Gurgel aniversariante do dia.

*Pai e filho conversando sobre política na hora do café matinal num local em voga: Tomás Figueiredo pai e Tomás filho.

*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.