Postagem do dia 20.09.2017

18 Zonas Eleitorais extintas no interior cearense
           Seguindo resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 18 zonas eleitorais estão extintas no interior do Estado. Anúncio foi feito  pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora  Nailde Pinheiro, em sessão do Pleno. Segundo a desembargadora, os serviços não serão prejudicados e as eleições de 2018 não serão afetadas. 
           Em contrapartida, quatro dessas zonas serão remanejadas para Fortaleza. Com a mudança, eleitores de municípios que deixam de ser sede são realocados para zonas de outras cidades.
            A medida é resposta às resoluções  do TSE, que determinam o rezoneamento em todos os estados brasileiros. A  projeção inicial do TSE era de extinção de 27 zonas eleitorais no Ceará, mas ela  explica que o número foi reduzido para 14 após estudo do TRE-CE.

20.09.2017


20.09.2017

Rejeição a Temer chega 75%, aponta pesquisa CNT
           Pesquisa realizada nas capitais brasileiras pela Confederação Nacional dos Transportes, e divulgada na terça-feira, 19, à tarde aponta: Temer tem 3,5% de aprovação, e 75% de rejeição. 
  Para 2018, em relação à preferência do eleitorado: Lula, 20,2%, Bolsonaro, 10,9%; Dória 2,4%; Marina, 1,5; Alckmin, 1,2; Ciro, 1,2%; Aécio, 0,3%. Está no sítio da CNT.

20.09.2017

Secretário de Segurança vai à AL
            A Assembleia Legislativa recebe nesta quarta-feira (20/09), no segundo expediente da sessão plenária, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, André Costa. No Plenário, o convidado vai falar sobre a situação da segurança pública no Ceará e as ações desenvolvidas com o objetivo de enfrentar o problema. Além disso, vai responder a dúvidas e questionamentos apresentados pelos parlamentares.
  De acordo com o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT) – responsável pela iniciativa –, a Assembleia Legislativa vai receber outros secretários estaduais ao longo do semestre, para apresentar as atividades desenvolvidas pelas pastas.

20.09.2017


20.09.2017

Sereia de Ouro 2017
            O Sistema Verdes Mares convidando para a solenidade de entrega do Troféu Sereia de Ouro conferido este ano à biofarmacèutica Maria da Penha, arquiteto José Liberal de Castro, médico José Huygens Garcia e ao ministro do STM, José Coêlho Ferreira.
                                                      Foto do Arquivo
           Será dia 29 próximo, às 21 horas, no Theatro José de Alencar. Apresentação do Exibível é exigida. O superintendente Édson Queiroz Neto e o diretor Igor Queiroz Barroso conduzirão a cerimônia.

20.09.2017

Danos ao Planeta já são visíveis

           Nem precisa ser cientista ou especialista em climas para notar que a emissão de gases causadores do efeito estufa e dos possíveis danos ao planeta já são visíveis. Entretanto, a maioria dos países não possui um plano adequado para diminuir o impacto que está sendo causado e nem estratégias eficientes para a diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera.
          Divulgado no dia 30 de março de 2014, o último relatório do Painel
Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) traz previsões alarmantes sobre o futuro do planeta até o ano de 2100. Segundo o IPCC, mesmo que as emissões de gases do efeito estufa diminuam, a Terra continuará sofrendo com os danos residuais e terá que aprender a lidar com o aumento gradual da temperatura, diz o sítio MundoEducação.
           Os efeitos negativos desse alheiamento do homem em relação ao meio ambiente já chegaram: terremotos mais intensos em várias regiões do mundo, tufões, tornados, furacões, tempestades tropicais, inundações, secas prolongadas e devastadoras, marés sem controle,
oceanos e rios super poluídos com a extinção de algumas espécies (lagosta e camarão, em vias de extinção, são alguns exemplos). É preciso mais?

20.09.2017

Que a lembrança não se apague
          Nesta quarta-feira, 20, às 16 horas, solenidade no quartel do 23o.BC (Batalhão de Caçadores) alusiva aos 117 anos de nascimento do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, cearense que foi o primeiro Presidente da República do período militar.
  O Batalhão, que leva o nome do aniversariante, não quer que a memória de Castelo seja esquecida. Aliás, os cearenses são apáticos em relação aos seus filhos ilustres.

20.09.2017

Cafezinho subindo
             E o cafezinho de cada dia, hein! Há pouco mais de um mês este pacote de café custava no mesmo supermercado menos de 4 reais. Hoje já está chegando aos 5 reais. 
          E o Governo Temer diz que os preços dos produtos da cesta básica estão estabilizados. Ora, ora que lorota!

20.09.2017

Skal aos 39 anos em Fortaleza
 Nesta quarta-feira, às 19 horas, no Plenário da Assemblei Legislativa acontece sessão solene em homenagem aos 39 anos de criação do Skal Internacional de Fortaleza (foi fundado em 2 de setembro de 1978). A iniciativa é do deputado Sérgio Aguiar, o parlamentar estadual que mais prestigia o turismo e atividades afins no Ceará.
  Na ocasião, em agradecimento a essa trajetória tão especial, o presidente da entidade homenageada, Epitácio Vasconcelos (foto abaixo com a presidente nacional Priscila), fará a entrega de distinções aos Past-Presidents Valmir Rosa Torres, Austragésilo Rodrigues, Enid Câmara e Priscila Cavalcante (atual presidente nacional).
 Também serão contemplados com o Título de Embaixador Cearense do Turismo José Carlos Araújo, Pedro Carlos da Fonseca, Manoel Cardoso Linhares, Eliseu Barros, Régis Medeiros, Valdir Fernandes, Alexandre Pereira, Afrânio Barreira, Colombo Cialdini e Luiz Vargas.

20.09.2017


20.09.2017

Programação intensa e positiva

            Os jornalistas que vieram de outros Estados e consolidaram em Fortaleza a criação da Confraria Nacional dos Jornalistas de Turismo, processo iniciado em reunião em Salvador, iniciativa de Carlos Casaes (baiano) e José Carlos Araújo (cearense), cumpriram em Fortaleza e Aquiraz uma intensa programação em três dias de permanência e que teve uma atenção permanente de Pedro Carlos da Fonseca e Edgar Sá, coordenadores do Fórum de Turismo do Estado e Conselho Municipal de Turismo e dos jornalistas amigos e integrantes da confraria Antônio José Oliveira e José Rangel.
  Eles fizeram um City Tour com parada no Mercado Central, explanação da Setfor no Centro Cultural Belchior, passeio pelo calçadão da Praia de Iracema, Museu da Fotografia, Estoril, interação com os Secretários de Turismo de Aracati, Camocim, Caucaia, Jeri e Juazeiro do Norte, almoço no Pirata Bar, reunião na Sala de Treinamento da loja Belik (Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa) e consolidação da Confraria. 
     No dia seguinte a programação foi em Aquiraz com apresentação das potencialidades turísticas do município, visita guiada ao Museu da Cachaça, Vila Engenhoca e parque temático, visita ao Engenho São Luiz, às rendeiras do Iguape e ao Beach Park.
          Para o êxito da visita a Fortaleza os articuladores – Casaes e José Carlos – contaram com o imprescindível apoio da hotelaria – Costa Mar, Fortaleza Mar, Marina Park, Praia Centro, Sonata de Iracema e Villa Maior; do receptivo Ernanitur; do Pirata Bar, barraca Marulho, Beira Mar Grill e boate Órbita.
           Como eu disse no blog anterior vieram de fora, além de Casaes, os jornalistas Ivaldo Pinto, de Alagoas; Luiz Felipe Moura, de Pernambuco; Messina Palmeira e Fernando Duarte, da Paraíba; Sérgio Moreira e Sérgio Affonso Neves, de Minas Gerais; Josefa Jurema e Gilberto Sander Muller (fotógrafo), do RG do Sul, e Arnaldo Moreira, do Rio de Janeiro.

20.09.2017

Bossa e jazz em Mossoró
            Nomes consagrados e novos expoentes da música local, nacional e internacional ocuparão a “Estação das Artes Elizeu Ventania” nos dias 22 e 23 de setembro, em Mossoró, no Rio Grande do Norte para a edição 2017 do Fest Bossa & Jazz,  realizado pela Juçara Figueiredo Produções, que preparou uma programação diversa e totalmente gratuita. 
          O Festival conta com as prévias que veem dando um clima jazzístico e musical à cidade, sempre às quintas, desde agosto passado, quando a  “Desert Blues” difundiu o gênero na cidade. Depois veio o grupo “Monxoró”  apresentou-se com toda a sua essência nos instrumentos de metal e base rítmica a “Frequência 2”, formada por Anderson Lima e Gustavo Almeida. Eles misturam estilos como pop, jazz, blues, soul, reggae e samba-rock.  A última prévia que antecederá o evento acontecerá no  dia 21. (Assessoria de Imprensa Eduardo Galdino).

20.09.2017


20.09.2017

CURTAS SOCIAIS
*Folhinha desta quarta-feira, 20, Erbene Gurgel recepciona suas clientes e amigas em seu lical de trabalho,  o famoso salão do Gurgel Cabeleireiro.
*Depois do sucesso na estreia que superlotou o Café Pagliuca na última quinta, com muitos pedidos por uma nova apresentação, a jovem cantora cearense Letícia Ibiapina e um quinteto de jazz capitaneado pelo saxofonista e pianista Lucas Marden voltam a apresentar nesta quinta-feira, às 20h, também no Café Pagliuca.
*O show é "Tributo a Amy Winehouse". A apresentação tem canções imortalizadas pela intérprete britânica que combinava musicalidade, verve e intensidade. Reservas podem ser feitas pelo fone 3224-1903 e no próprio local.
*O general Júlio Lima Verde (na foto à esquerda com os amigos José Rangel e almirante Aloysio Pinto) é o aniversariante desta quarta-feira.
 *Também são aniversariantes Betinha Sampaio (na foto com o maridão Tito), que outro dia encontrei no Gurgel do Amaral cuidando do visual, 
e Germano Belchior, que já mandou o save the date” para o evento Amigos em Ação. Na foto da BaladaIn a família Belchior: Alessandro, Walter, Delano, Germano filho e Germano pai. 
*Por toda esta semana, Licínio Correa (à esquerda com Chiquinho Aragão) faz  circular mais uma edição da revista do Iate Clube de Fortaleza com a programação do clube e os muitos eventos realizados.
*Nesta quarta-feira almoço reunião do Interclubes, a entidade que reúne os clubes sociais do Ceará. Como cenário o Ideal Clube. O general João Crisóstomo Souza (na foto à direita entregando o Pin da Saderm a Ednilton Soárez) preside  o Interclubes.
 *Primeira edição do Corredor Cultural Benfica  acontece  dias 23 e 24 deste, com muito ritmo, brilho, arte e gente na rua! Dizem os articuladores Eldeny Rodrigues e Marcellus Rocha.
 *Na programação  música, movimento, comidinhas, esporte, cultura e botar a mão na massa em oficinas culturais. Será na área da UFC no Benfica.

Por hoje contei. Até amanhã.