Notícias do dia 05.02.2013

Ceará tem 19 bi e 604 mi em orçamento
         



Deputado João Jaime, secretário Eduardo Diogo e presidente José Albuquerque.

 

O governador Cid Gomes  não pode ir, mas o Secretário estadual de Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, apresentou a mensagem governamental prestando conta das ações executadas pela administração pública estadual em 2012 durante a instalação da 3ª. Sessão Legislativa da 28ª Legislatura da Assembléia Legislativa. O deputado José Albuquerque presidiu. Segundo o relato da mensagem, no período de 2007 a 2012, o Ceará atraiu 433 empresas e viabilizou a implantação de 191 novos empreendimentos gerando mais de 17 mil novos empregos diretos. A mensagem apresenta os números de todos os setores. A proposta orçamentária para 2013 é de 19 bilhões, 604 milhões, 343 reais e 85 centavos.
Ouvidores nacionais em Fortaleza
       


Nesta sexta-feira, 8, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, 16ª reunião do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União ocasião em que o procurador-ouvidor da PGJ cearense,  José Valdo Silva,  será eleito presidente da entidade. “O papel do Ouvidor tem se revelado ótima ferramenta de ajuda na condução dos assuntos da magistratura nacional”, me disse ele.
200 mil quilos de sujeira
         



Canal do Jardim América



Termina até o final do mês a limpeza de riachos, córregos e canais na capital cearense. Mais  de 200 mil quilos de sujeira estão sendo retiradas. “Isso evitará possíveis inundações nessas áreas, caso haja chuvas este ano”, segundo me disse o vice-prefeito Gaudêncio Lucena, que está coordenando as atividades das regionais. Também estão sendo realizadas obras de recuperação nos postos de saúde e escolas, “uma vergonha de tanto abandono”, completou.
Bola da vez
          Nos corredores políticos comenta-se que está próxima a aposentadoria do conselheiro Ernesto Saboya no Tribunal de Contas dos Municípios vaga que, segundo consta, caberá à Assembléia Legislativa. E o que se diz é que dois nomes estão sendo apontados como prováveis indicados: Heitor Ferrer e Patrícia Saboya, ambos deputados.  Vamos aguardar.

Prática nociva e corriqueira
          Uma prática nociva que vem se tornando corriqueira na Avenida Beira-Mar: a  ocupação de vagas de estacionamento por lanchonetes móveis que sujam as calçadas,  atrapalham o fluxo de pedestre e incomodam os freqüentadores do local. Um dos exemplos é o trecho entre as ruas Ararius e Idelfonso Albano onde “trailers” e carros particulares, que são transformados em lanchonete ao ar livre com cadeiras e mesas, que atrapalham quem caminha pela calçada. E até mesmo ocupam vagas reservadas a idosos.
Terra de ninguém
          Moradores dos distritos de Jucá (Aracoiaba) e Sereno (Ocara) sentem-se abandonados   pelas Prefeituras dos dois municípios, pois a parede do açude Sereno, que fica na divisa entre os dois, está em péssimas condições de conservação  e ninguém toma a menor providência.  Este ano, se houver chuvas, nenhum carro vai passar, nem mesmo moto,  e é bem provável que um açude tão importante para a região  venha a arrombar por causa do descaso das duas municipalidades e do órgão competente do Governo do Estado, uma vez que o açude é estadual e público.

Comitê de Imprensa da AL
          Eleitos  e empossados  os novos dirigentes do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa na manhã desta terça-feira: Macário Batista, presidente; Newton Pedrosa e Catunda Pinho, primeiro e segundo vices; Paulo Tadeu e Laerte Bezerra, primeiro e segundo secretários;  Pedro Gomes de Matos, Diretor de Sede; Vogais: Nelson Faheina, Rangel Cavalcante e Vidal Santos; Messias Pontes, presidente do Conselho Superior.
O novo Gestor de Comunicação da Assembléia Legislativa, jornalista  Adriano Muniz, esteve presente cumprimentando os empossados.
Cantor grego amigo do Ceará


Já tendo realizado várias “shows” em Fortaleza, inclusive nos Galas Internacionais de José Rangel, o cantor grego Patrick Dimon, que mora em São Paulo,  deverá voltar brevemente a se apresentar na capital cearense e algumas cidades do interior.  Aqui ele tem um forte grupo de admiradores. Patrick  acaba de lançar seus novos CDs no Caribe e na Europa e, no “Youtube”,  seus álbuns já tiveram mais de 2 milhões e 500 mil acessos.