Postagem do dia 05.10.2015


PROS não quer Leonelzinho

 
Ciro Gomes vetou
Tem repercutido a decisão do PROS cearense (leia-se veto de Ciro Gomes) em descartar o  vereador Leonelzinho Alencar, que  teve sua tentativa de filiação ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS) impedida pelas lideranças da nova legenda no Ceará.  

Vereador Leonelzinho

Leonelzinho tem alguns processos contra ele, como  ação de improbidade administrativa encaminhada pelo Ministério Público à Justiça por supostamente ter beneficiado a ele próprio e a parentes com recursos públicos municipais, além de condenação por roubo de bicicletas de campanha política; acusação de uso político do Instituto Jader de Alencar.

Contra sua mulher pesa o fato de ter feito uso do programa Bolsa Família, mesmo ele sendo vereador de Fortaleza. Nesta época, Alencar também estava empregado na Prefeitura da Capital e de São Gonçalo do Amarante.

05.10.2013


Peixes estão morrendo no açude Castanhão


Super lotação dos tanques pode ser o motivo

                Fenômeno é explicado por conta da redução da taxa de estocagem de dos tanques destinados à piscicultura. Secretaria de Pesca e Aquicultura do município de Jaguaribara alerta para a  crise na piscicultura no Açude Castanhão, que poderá se agravar  caso os órgãos competentes não se posicionem para resolver alguns dos problemas detectados há alguns anos. A seca que acontece há três anos somente tem agravado a crise da pisicultura no Castanhão, que  também se ressente  de um manejo inadequado.
                  O parque aquícola de Jaguaribara é o maior de todo o açude e, só neste ano, enfrentou duas grandes mortalidades do pescado. A secretária executiva de Aquicultura e Pesca de Jaguaribara, Lívia Barreto, revela que a atividade vem sendo realizada "à vontade", há mais de 10 anos, sem a atuação efetiva do Ministério da Pesca e da Agência Nacional de Águas (ANA), responsáveis pela aquicultura.

05.10.2013



Expoece 2013 chega ao fim com êxito


Termina neste sábado, 5,  a 59ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece 2013), que   acontece no Parque de Exposições Governador César Cals, reunindo criadores de bovinos, ovinos, caprinos e equinos, empresários e agricultores familiares do Ceará. A feira é promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)  e pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC), através do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e do presidente da ACC, Paulo Helder Alencar Braga. Na coordenação geral está  a eficiente técnica  Rejane Bastos, responsável pela organização do evento.

Visitantes nos galpões
A Expoece 2013 apresenta também expositores de animais e produtos, com cerca de 500 estandes, devendo movimentar aproximadamente R$ 12 milhões em negócios, além de destacar exemplos exitosos de projetos desenvolvidos pelos agricultores familiares no Ceará. 

Durante toda semana houve julgamento e exposição de animais de caprinos, ovinos e bovinos, leilões, concurso leiteiro, além da premiação de R$ 50 mil aos donos dos animais. “O objetivo é promover a agropecuária cearense e fortalecer as cadeias produtivas que envolvem o setor, além de fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar, promover o empreendedorismo no meio rural, estimular o intercâmbio de experiências e divulgar o plantel cearense”, diz Paulo Hélder Braga.

 
Neste sábado a programação prevê o julgamento de eqüinos, o resultado dos julgamentos, às 15 horas a   Prova Oficial da National Barrel Horse Association - NBHA de Três Tambores. (Inédita Seletiva da competidora do Norte e Nordeste que participará da delegação brasileira no Mundial de Três Tambores nos EUA);  às 18 horas   a  solenidade de entrega da premiação e, às  21 horas  “Shows”   com as bandas  Danado de Bom, Tropykália e Forró Embalo. A saída dos animais acontecerá no domingo.

 

05.10.2013




PSDB fica sem nenhum deputado estadual

Deputado João Jaime

              O deputado estadual João Jaime deixou o PSDB e se filiou ao DEM. Há dias que o murmúrio estava no ar nos corredores da Assembleia e ele sempre negava. A saída, segundo ele, se deve à falta de condições de se reeleger no ninho tucano, com uma legenda muito alta, o que exigiria uns 100 mil votos para garantir um mandato.

Deputado Téo
Deputado Fernando Hugo

           
         
Antes dele haviam deixado a sigla o deputado Téo Menezes, que também foi para o DEM, e Fernando Hugo, que desembarcou no Partido da Solidariedade. O PSDB perdeu toda sua bancada de três deputados estaduais.

05.10.2013


Curso de filatelia e o selo Marco Zero: O meio do mundo


Neste sábado, 5, haverá aula do Curso de Filatelia nos Correios do centro, auditório do edifício sede. Será a partir das 9 horas da manhã. Não haverá atendimento público porque a agência permanece fechada em razão da greve.

Na ocasião será apresentada aos filatelistas a imagem da emissão especial “Marco Zero, Amapá: O meio do mundo” acompanhado do carimbo.  

Sobre o selo 

            O selo evidencia a verticalidade do Monumento do Marco Zero. Ao fundo, destaca-se o mapa da América do Sul, com o Amapá realçado na cor salmão. Uma representação da linha do Equador passa pela capital do estado, Macapá, local onde se encontra o monumento. Em primeiro plano, destacam-se a vista do terraço do ponto turístico, com o monumento referente à divisão dos hemisférios, e algumas árvores do entorno. É possível ver, também, imagens dos turistas que visitam o local diariamente. A técnica utilizada foi pintura digital e o selo foi criado pela artista Fernanda Almeida.

 
            Aliás, amanhã, domingo 6, a Sociedade Numismática e Filatélica Cearense realizará vendas sob ofertas e troca indireta entre associados com lotes de selos, moedas, cédulas, canetas e outras peças colecionáveis. Será às 9h30 na Cidade da Criança, no centro de Fortaleza.

05.10.2013


Assembleia homenageia Fisio e Terapeutas
Deputada Bethrose

                A Assembleia Legislativa realiza  nesta segunda-feira (07/10) sessão solene para comemorar o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. O evento atende a requerimento da deputada Bethrose (PRP) e acontece no Plenário 13 de Maio, a partir das 15h. “Nosso objetivo é expressar o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à população por esses profissionais”, salientou a parlamentar.

Plenário do Legislativo
                Durante a solenidade serão homenageados com a entrega de placas comemorativas os fisioterapeutas Edvânio Barbosa Nobre, Liane Toscano Martins Pinheiro e Regina Coeli Vieira Gomes, além da terapeuta ocupacional Maria Marta de Oliveira Sampaio. (Fonte: Assembleia Legislativa).

05.10.2013


Companhias aéreas aplicam tarifas abusivas

Presidente da Embratur
              O presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Flávio Dino, fez duras críticas às companhias aéreas brasileiras durante evento promovido pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara em homenagem ao Dia Mundial do Turismo, que é celebrado no dia 27 de setembro.

             Dino  reclamou que as empresas aéreas estão reduzindo a malha aérea brasileira. “O que as companhias aéreas estão fazendo no Brasil? Reduzindo a malha aérea, submetendo os passageiros a uma situação de desconforto e humilhação, com tarifas abusivas, um sistema de monopolização do mercado e ninguém pode reclamar. Claro que nós devemos, exatamente porque o nosso ofício depende dos turistas.”

05.10.2013


Nova “imortal” das Letras

Lourdinha Leite Barbosa
A Academia Cearense de Letras, através de seu presidente José Augusto Bezerra, convida para a solenidade de posse de Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa (Lourdinha) como titular da cadeira no. 31, dia 16 de outubro, às 19 horas, na sede do Palácio da Luz.

A saudação será feira pela acadêmica Regine Limaverde.

05.10.2013


Argentina mostra o seu turismo interno

Em Buenos Aires, dia 10 próximo, acontece o “Ladevi Alta Gama”, evento exclusivo para profissionais de turismo e da hospitalidade realizado pela AAQVYT e Ladevi Ediciones. Mais de 70 expositores, entre os quais hotéis, agências de viagem, operadores, companhias aéreas e instituições oficiais estarão mostrando os seus produtos.

05.10.2013


Campanha Sorriso Largo

            Os brinquedos arrecadados na campanha SORRISO LARGO vão ser entregues na próxima terça-feira, dia 08 de outubro, às 9h30, em uma solenidade no 23 BC, na avenida 13 de maio. Mais cedo, às 8 horas, e no mesmo dia e local, cem crianças das entidades beneficiadas vão ter uma programação especial promovida pelo Exército, que inclui passeio pelo Batalhão, exposição e lanche. A campanha é uma junção de esforços de entidades públicas e privadas de Fortaleza e vai beneficiar mais de 4 mil crianças.

Quartel do 23o BC
              A intenção foi sensibilizar a sociedade a fazer as doações de brinquedos para crianças atendidas por 25 entidades e projetos sociais de Fortaleza e Região Metropolitana, como Associação Casa Mãe África, Associação Peter Pan, Casa do Menor São Miguel Arcanjo, Casa Sol Nascente, Centro de Promoção da Vida D. Helder Câmara, Instituto Moreira de Sousa, Lar Amigos de Jesus, Lar da Criança Domingos Sávio, Movimento Emaús Vila velha, ONG Construindo Vidas e Projeto 4 Varas, dentre outras.

05.10.2013


Apreensão de  avoantes em Sobral

Matança indiscriminada de avoantes
             Durante ronda de rotina, à altura do km 173 da BR 222, a PRF avistou  uma senhora  realizando a  venda de 15 unidades de avoantes abatidas, sendo que a mesma apresentou espontaneamente mais 109 unidades que estavam armazenadas em sua geladeira, totalizando 124 pássaros. Diante do crime ambiental, a Polícia Rodoviária Federal deteve a culpada e apreendeu  as 124 unidades dos animais abatidos, que  foram encaminhados ao IBAMA/Sobral. (Jornal Costa Oeste – P.2).

05.10.2013


CURTAS SOCIAIS

Edmilson e Sarah
*Já estão na Alemanha participando de feira de alimentação o empresário Edmilson Lima Júnior e a filha Tatiane, diretora de uma das empresas do grupo.

*A querida Eliane Caracas ganhou abraços da lista afetiva porque marcou o calendário com o seu aniversário no dia 2.

*Ontem, 4, os cumprimentos foram para o “coiffeur” Gurgel do Amaral e Celene Gurgel.

*Neste sábado, 5, os abraços vão para   Mônica Oliveira, senhora senador Eunício Oliveira.

 *O ex-colunista social Klinger Mota já em franca recuperação depois de submeter-se à intervenção cirúrgica.

Ricardo Alencar e Fernando Cavalcanti
 *Quem também baixou hospital por conta de uma pneumonia foi o fotógrafo empresarial e da gastronomia Fernando Cavalcanti.

 *Por hoje contei. Bom final de semana.