Postagem do dia 30.10.2015

Dinheiro dos depósitos judiciais agora está emprestado ao Governo
          Após muita discussão e  acordo entre a liderança do governo e a bancada de oposição, foi aprovado na sessão de quinta-feira, 29, na Assembleia Legislativa, a mensagem  do governador Camilo Santana para usar 70% do dinheiro depositado na conta única de depósitos judiciais para garantir o fundo de previdência do Estado. Na foto, a Mesa Diretora da sessão.
          Depois de amplo debate e conversa entre as partes, o líder do governo, Evandro Leitão (PDT-foto), se reuniu com deputados Walter Cavalcante (PMDB), Agenor Neto (PMDB), Carlos Matos (PSDB) e Fernanda Pessoa (PR) para que fosse inserida a emenda que permite utilizar o recurso também para investimento na saúde. Essa emenda acalmou mais os ânimos da oposição levando alguns dos seus deputados a votarem a favor da proposição.
          Um dos que mais insistiram que a matéria poderia beneficiar a saúde, o deputado Agenor Neto (PMDB-foto) explicou que “o recurso poderá oxigenar financeiramente 36 hospitais polos cearenses, assim como as unidades de terapia intensiva (UTI) neonatais do Interior. Com a nossa emenda, esse recurso poderá chegar de forma imediata, já no mês seguinte", defendeu.Mesmo após as negociações com aliados governistas, outros deputados de oposição, a exemplo de Ely Aguiar, disseram que a proposta do Governo do Estado continuaria inconstitucional.
          Os deputados Renato Roseno (PSOL-foto), Danniel Oliveira (PMDB), Leonardo Araújo (PMDB) e Ely Aguiar (PSDC) mantiveram o posicionamento de que a mensagem é inconstitucional, decidindo, portanto, votarem contra. "A constitucionalidade dessa lei está em discussão em outros estados e vamos aprová-la nesta Casa, sendo que a mesma está sendo questionada onde já foi votada?", indagou Renato Roseno. "É importante deixar claro para a sociedade que o Estado alterou a tutela do dinheiro que antes estava guardado pelo Poder Judiciário, mas agora vai ficar com ele", acrescentou o parlamentar.

30.10.2015

Juiz Martônio Vasconcelos é o novo  desembargador  do Ceará
        O juiz Francisco Martônio Pontes de Vasconcelos (na foto com a desembargadora presidente do TJ, Iracema do Vale), titular da 3ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, foi escolhido, nesta quinta-feira, 29,  para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará. A escolha do magistrado, pelo critério de antiguidade, ocorreu durante sessão conduzida pela desembargadora Iracema Vale, chefe do Judiciário cearense. Ele ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Francisco Sales Neto, ocorrida no último dia 31 de agosto.
          O ato de posse está marcada para as 16 horas do dia 12 de novembro, no Palácio da Justiça. O desembargador Carlos Alberto Mendes Forte, da 5ª Câmara Cível, fará o discurso de saudação ao novo membro da Corte. Martônio será efetivado como integrante da 2ª Câmara Criminal, pois atualmente já atua como juiz convocado do referido órgão colegiado. A turma é composta pelos desembargadores Haroldo Máximo (presidente), Francisca Adelineide Viana e Francisco Gomes de Moura.

Perfil
          Francisco Martônio Pontes de Vasconcelos, natural de Sobral, nasceu em 5 de dezembro de 1957. Filho de Francisco Bezerra de Vasconcelos e Adalgisa Linhares de Vasconcelos, é casado com Egídia Maria Chagas de Vasconcelos.
         Ingressou na magistratura em 29 de junho de 1984 como juiz substituto da Comarca de Jaguaruana. No Interior, trabalhou nas comarcas de Itapajé e Sobral. Foi promovido, pelo critério de antiguidade, para 3ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, assumindo em 5 de setembro de 1994. Na Capital, foi titular e respondeu por várias Varas da Fazenda Pública. Também foi juiz auxiliar da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, e coordenador das Varas da Fazenda Pública e de Execuções Fiscais e Crimes contra a Ordem Tributária. Além disso, atuou ainda por várias vezes como juiz convocada na Corte. (Fonte: TJ/CE).
          “Martônio é um dos juízes mais cultos do Ceará e meu amigo”, diz o conterrâneo dele, jornalista Macário Batista (foto).

30.10.2015

PCdoB defendeu melhor do que o PT
          Em seu programa de quinta-feira na televisão, o PCdoB defendeu melhor a democracia, o Governo, a presidente Dilma do que o PT fez nos últimos meses. E disse bem: Nada de Golpismo legislativo.
          O PT está acuado, nem parece o PT dos primeiros anos. O partido não tem culpa do que aconteceu, foram algumas pessoas integrantes da agremiação que cometeram deslizes. E elas precisam pagar pelos seus erros.

30.10.2015

Prêmio Gente de Bem para Edson Queiroz
                                     
           Nesta sexta-feira, 30, o empresário João Soares Neto anfitriona em seu Shopping Benfica mais uma edição do Prêmio Gente de Bem, que desde 2011 objetiva “premiar pessoas que possam servir de exemplo por suas histórias  de vida, seus feitos e suas ações diferenciadas na coletividade local, em prol do bem comum, da responsabilidade social, da cultura, das artes, do desenvolvimento e do bem-estar de todos”.
          “Em 2015, pela primeira vez em sua história, o Prêmio se reveste de caráter especial para reverenciar um homem que merece os aplausos do Ceará e do povo brasileiro:
Édson Queiroz e que, por sua história de vida e pelo conjunto de sua obra, dignifica os seus seguidores Yolanda Queiroz e Airton Queiroz (foto abaixo), a quem outorgaremos o Prêmio Gente de Bem”, diz o presidente do grupo João Soares Neto.
          O evento acontece às 19 horas, no 2º Piso – Cinemas Benfica e na ocasião será aberta a exposição “Edson Queiroz – Referência de Vida”.



 

30.10.2015

Guerreira  de fibra
          Neste 30 de outubro fico feliz em poder abraçar uma amiga querida pela passagem de seu aniversário natalício. É uma mulher guerreira, esforçada e capacitada, que Camocim nos presenteou e tem notável trabalho desenvolvido na área de captação, promoção e realização de eventos, congressos, feiras e seminários nacionais e internacionais, em Fortaleza, no interior do Estado e em várias localidades do Brasil.
         
Por isso, conquistou cadeira na seleta Academia Brasileira de Eventos e Turismo, de São Paulo, tanto como membro e como dirigente, ao lado das maiores autoridades do setor no Brasil. Enid Câmara de Vasconcelos , a quem me refiro, comanda a sua empresa Prática Eventos e preside a Câmara Setorial de Eventos do Ceará.
         
Enid já comandou o Skal Internacional de Fortaleza e atualmente trabalha para projetar Fortaleza como uma capital de eventos de negócios.
        Parabéns, amiga.

30.10.2015

“Entulhão” quase permanente
          Pois é, o "entulhão" da Rua Silva Jatahy, no bairro Meireles, entre as ruas Leonardo Mota e Vicente Leite, há dias está assim... nesta quinta-feira, 29, à tarde, então, estava transbordando... ô povinho mal educado, ô limpeza pública relapsa!!!!!!!
          Maria Zélia Pinto Bandeira comentou a postagem: “O que mais me entristece quando ando em Fortaleza, é ver a quantidade de lixo, sujeira e descaso .... culpa da própria população. Se cada um cuidasse do seu cantinho, sua casa, sua empresa, sua rua...imagine como seria a cidade!!!! Todos somos responsáveis por uma cidade melhor” .

30.10.2015

Melhora expectativa do consumidor
          O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) subiu 1% em outubro na comparação com setembro, atingindo 97,3 pontos, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 29, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O resultado reverte parcialmente a queda de 2,6% do mês anterior. "Isso mostra que os brasileiros estão menos pessimistas", destaca a CNI. Apesar disso, o indicador continua 13,1% menor que o registrado em outubro do ano passado e 11,4% inferior à média histórica, que é de 109,9 pontos.
          De acordo com a pesquisa, parte do aumento do Inec é resultado da melhora das perspectivas em relação à inflação e ao desemprego. Em outubro, o índice de expectativa de inflação aumentou 1,1% e o de expectativa de desemprego subiu 5,8% na comparação com setembro. Pela metodologia da pesquisa, quanto maior o índice, maior é o número de pessoas que apostam na queda dos preços e do desemprego nos próximos meses.
          O documento destaca ainda que, motivados pela proximidade das festas de fim de ano, os brasileiros estão dispostos a aumentar as compras de bens de maior valor. O índice que mede as expectativas em relação às compras subiu 3% em relação a setembro. (Fonte: Fecomercio/Ceará).

30.10.2015

Usina de dessalinização sustentável
         Aproximadamente 97% das águas disponíveis na terra são salgadas. Quase 40% da população mundial sofrem  com a escassez de água doce. A dessalinização é a resposta à crescente necessidade de água para uso doméstico e industrial. Uma técnica utilizada é a de osmose reversa, processo de separação por membranas que permite a captura dos sais presentes na água.

          A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial de Ceará- Nutec convidou  uma das empresas multinacionais do ramo, especialista na área de dessalinização por osmose reversa, para apresentar uma Oficina de Soluções: Usina de Dessalinização Sustentável da Água do Mar.
           A empresa apresentará as soluções em projeto, desenvolvimento e execução das usinas, propondo soluções para o enfrentamento da crise hídrica no Ceará. Após apresentação haverá um momento esclarecer dúvidas e debater sobre o tema.
        Promovido pelo Nutec, o evento acontecerá em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical no dia 5 de novembro, de 9 h ao meio dia, no auditório principal da Embrapa Ce, Campus do Pici.  100 vagas presenciais estarão abertas para participar do evento. As inscrições gratuitas devem ser feitas através do e-mail eventos@nutec.ce.gov.br, com seu nome, telefone, e-mail e instituição no máximo até dois dias antes da palestra. (Fonte: Raimundo Montefusco Arraes Jr).
 

30.10.2015

Avião para Sobral começa segunda-feira
          A TAF-Transportes Aéreos Fortaleza(Linhas Aéreas) começa no dia 2, segunda-feira, o voo regular de Fortaleza e Sobral, ida e volta. A previsão de decolagem é 07:15 horas da manhã, partindo de Fortaleza, retornando às 09:15 horas da mesma manhã. Esta poderá ser a primeira frequência já que a TAF pretende fazer um segundo voo, no período da tarde, lá pro fim do expediente.
          Em princípio o bilhete, por perna,  será em torno de R$350,00 reais. O avião é um Gran Caravan, da Cesna norte-americana, com capacidade para (9) nove passageiros.  O voo tem a duração de 43 minutos. (Fonte: Jornalista Macário Batista).

30.10.2015

Brasileiros reduzem despesas em viagens internacionais

           Com a moeda norte-americana super  valorizada, os brasileiros estão reduzindo suas despesas em viagens internacionais – e mais estimulados a conhecer o próprio País. De acordo com dados do Banco Central, os brasileiros gastaram US$ 4,4 bilhões a menos no exterior de janeiro a agosto deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. A redução chega a 47% se considerado apenas o mês de setembro.
          A balança comercial do turismo (diferença entre o que os brasileiros gastam lá fora e os estrangeiros deixam na economia nacional) registrou um déficit de US$ 9,8 bilhões de janeiro a setembro deste ano – o menor para o período nos últimos cinco anos. Para o Ministério do Turismo, a valorização da moeda estrangeira é uma oportunidade para movimentar o mercado nacional com os R$ 16 bilhões que não “voaram” para fora do País.
          “Temos a chance de revelar aos nossos viajantes todo o potencial do turismo brasileiro”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (foto). “Com o incremento das viagens internas, além de impulsionar a economia do País, o turismo ajuda a desenvolver as comunidades locais, gerando renda”, afirmou. 
          Os turistas brasileiros gastaram US$ 1,2 bilhão pelo mundo em setembro, quase metade dos US$ 2,3 bilhões registrados no ano passado. Já os estrangeiros deixaram por aqui US$ 486 milhões em setembro, exatamente o mesmo valor registrado no ano passado. No acumulado de 2014, entretanto, houve queda. Sem a Copa do Mundo, os gastos de turistas no Brasil recuaram 19%, para US$ 4,3 bilhões.( Fonte: Jornal Brasilturis).

30.10.2015

Festa da cerveja de Joinville

          A Bierville – Festa da Cerveja de Joinville, acontece de 29 deste  a 1º de novembro, no Complexo Expoville, e vai celebrar a cultura germânica com muita alegria e sabores. O público que prestigiar o evento vai se divertir ao ritmo das melhores bandas de música alemã, se deliciar com a gastronomia típica e brindar com sabores especiais.
          Além das opções do tradicional Chopp Brahma e do Chopp Brahma Black, a Ambev – patrocinadora da Bierville – trará para a festa de Joinville novos sabores da linha Brahma Extra: Lager, Weiss e Red Lager. As novidades prometem conquistar aqueles que buscam conhecer novos estilos, explorar novas sensações e viver novas experiências.
          De acordo com a Brahma, a Red Lager é uma cerveja um pouco mais marcante na coloração e no sabor; a Weiss é leve e refrescante; e a Lager é a mais encorpada das três e harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas e petiscos. (Jornalista Jeff Severino).

30.10.2015

CURTAS SOCIAIS
*Aniversariante deste dia 31, o médico otorrino Valdélio Leite (na foto com Maria Vanda) ganha o abraço da lista afetiva. O brinde acontece em família com articulação do filho Valdelinho.

 *No dia do seu aniversário, anteontem, Evandro Melo Júnior saiu com Zilma (foto), filho e nora para jantar em um restaurante da cidade.
*Dona Beatriz Philomeno Gomes (foto) comemora idade nova nesta sexta-feira, 30. Também fazem aniversário Daniel Figueiredo e Cândido Couto.
*A cidade de Ocara, no Ceará, a uns 100 quilômetros de Fortaleza,  é a única que comemora o Dia de Finados com a Festa das Almas (foto). Durante toda noite, na véspera, o povo vai para a rua e faz a maior festança.
*O deputado Ely Aguiar (foto) foi bastante saudado na quinta-feira pelo seu aniversário, inclusive pelo presidente da Assembleia, Zezinho Aguiar, a quem Ely chama de Tony Blair, que abriu a sessão saudando-o.
*O radialista Ronald Machado estreia na Tv  terça-feira, às 21 horas, no Canal+ (15 na Net e Multiplay) com o seu programa Dimensão Total, que é apresentado aos domingos, das 10 ao meio-dia, na Rádio Assunção. Depois eu conto mais.

*Por hoje é só. Tenham todos um bom final de semana.