Postagem do dia 04.12.2015

Deputados focam crise de Brasília
           Os deputados estaduais passaram a maior parte da manhã de quinta-feira, na sessão da Assembleia, discutindo as ocorrências do dia anterior em Brasília.
           Os do PT, como Rachel Marques (primeira foto) e Elmano Freitas (foto acima), defenderam a presidente Dilma e repudiaram a atitude do deputado Eduardo Cunha, "que valendo-se do cargo e num ato baixo de retaliação deu início ao processo de impeachment".
          Elmano disse ainda que “para impeachment é preciso existir um fato no período do mandato e o que existe é de 2013. As motivações de Cunha são conhecidas”.
Carlos Felipe
 Augusta Brito
Renato Roseno
                Os deputados do PCdoB - Carlos Felipe e Augusta Brito - e do Psol, Renato Roseno, também se solidarizaram com a Presidente.
        A deputada pastora Dra Silvana (foto), PMDB, disse que "as pedaladas da presidente, sim, deveriam motivar a abertura do impechment, mas eu não sou favorável ao Cunha, não", falou.

04.12.2015

Livrando-se de um chantagista
        O desembargador do TRT/Ceará, José Antônio Parente (foto acima), repercutiu comentário do jornalista Luís Nassif (foto abaixo): "Há duas circunstâncias que levam ao impeachment: a perda total da base de apoio e a legitimidade do pedido. 
      
"Nenhuma das duas circunstâncias está presente no momento. Aliás, a grande notícia é a de que a presidente – e o país – livraram-se de um chantagista".

04.12.2015

Deputados aprovam PEC, mensagens e indicação de conselheiro da Arce
          A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quinta-feira (03/12), em sessão extraordinária comandada pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (foto abaixo), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que determina a dependência de edição de lei para criação de beneficio ou vantagem funcional a agente público estadual e nomeação de pessoal e provimento de cargos no serviço público.
       O texto aprovado diz ainda que os recursos necessários estejam previstos em orçamento específico. A medida atende a requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
        Também foram aprovadas cinco mensagens do governo e a indicação do advogado Jardson Saraiva Cruz (foto), para exercer o cargo de conselheiro do Conselho Diretor da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce). (Fontes: JR no Plenário e  Jornalistas da AL  Ilo Santiago e Salomão de Castro).

04.12.2015

Migrações de rádio AM para FM e de TV analógica para digital 
          A Coordenação de Comunicação Social da Assembleia Legislativa e a Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) realizam, nesta sexta-feira (04/12), a palestra “A Migração do Rádio AM para o FM e da TV Analógica para a Digital”. O evento será no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa, das 9h às 11h.
         A palestra será ministrada pelo engenheiro eletrônico responsável pelo sistema da TV Assembleia e Rádio FM Assembleia e consultor técnico da Acert, Gilson Moreira (foto). Segundo ele, o objetivo é tirar dúvidas sobre as mudanças que estão acontecendo nessas plataformas de comunicação. O debate tem como público-alvo jornalistas, radialistas, além de assessores de comunicação dos gabinetes e imprensa, informa Moreira.
           No último dia 24 de novembro, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, juntamente com a presidente Dilma Rousseff (foto), assinaram a Portaria nº 6.467, com os valores da migração da rádio AM para FM. Pelo cronograma do Ministério das Comunicações, a TV analógica será totalmente substituída pela TV digital. “Julho de 2017 é o prazo para cessar o sinal da TV analógica em Fortaleza”, informa Gilson Moreira. 

04.12.2015

Montanhista Rosier Alexandre fará palestra na UFC
O montanhista Rosier Alexandre (foto) fará palestra na última edição deste ano do projeto Café com CI, sobre o tema "Qual é o seu Everest?". O evento será realizado segunda-feira (7), às 18h30min, no Auditório Rachel de Queiroz (Bloco Ícaro de Sousa Moreira, na área 2 do Centro de Humanidades, no campus do Benfica). Rosier Alexandre foi o primeiro montanhista do Norte e Nordeste do Brasil a escalar os 6.962 metros do Aconcágua, a maior montanha da Terra fora da Ásia.
 O palestrante nasceu na zona rural, descendente de uma família de agricultores, e com os pais trabalhou no campo até os 15 anos. Ao deixar a agricultura, foi engraxate e vendedor de frutas. Mas tinha o sonho de escalar uma grande montanha, e preparou-se para alcançar o objetivo, como declarou em entrevistas.
Rosier já escalou a maior montanha de cada um dos seis continentes, o maior vulcão do planeta e diversas outras montanhas na Cordilheira dos Andes. Atualmente o atleta divide seu tempo entre a família, a preparação para a escalada do Everest, em 2016, e a direção da TBC Consultoria. Ele é autor do livro Sentinela de pedra – A saga do primeiro alpinista do Norte e Nordeste a escalar o Aconcágua. (Fonte: Departamento de Ciências da Informação da UFC – fone: 85 3366 7696).

04.12.2015


04.12.2015

29 anos do TUR do Diário e Selo Qualidade
        Reunindo os principais nomes do “trade” do turismo cearense, o Sebrae e o jornal Diário do Nordeste, através do seu Caderno de Turismo-TUR, editado por Regina Carvalho e Freitas Dantas Jr., que faz 29 anos de circulação, realizaram na manhã de quinta-feira um café da manhã durante o qual foi entregue o Selo de Qualidade e Serviços 2015.
          Criado em 1996, resultado de uma ação conjunta do SEBRAE/CE e do Trade Turístico, o Selo tem por objetivo estimular a implantação de melhorias nos produtos e serviços ofertados, bem como orientar e capacitar os empreendedores e colaboradores em gestão e tecnologia, com a finalidade de valorizar as empresas cearenses do segmento turístico que possuem produtos e/ou serviços de qualidade.
        A ação foi conduzida pelo radialista Paulo Oliveira, através de seu programa na Tv Diário, e teve a participação do editor do jornal, Dudu Rodrigues; de Alcy Porto, diretor do Sebrae (na foto quando falava), que falou sobre a importância do Selo e os benefícios em qualidade que ele já trouxe para o turismo cearense, e o vice-presidente do Conselho do Sebrae/Ceará, João Porto Guimarães.
Manoel Cardoso Linhares, Darlan Leite,
José Rangel e Dudu Rodrigues.
          O Hotel Romanos, em Messejana, serviu de palco para o evento que foi super prestigiado.

04.12.2015

Cidadania cearense para austríaca
Na segunda-feira, por iniciativa da deputada Fernanda Pessoa (foto),  a  Assembleia Legislativa realizada sessão solene às 19h30  horas para a entrega do título de Cidadã Cearense à representante consular da Áustria, sra. Elfriete Reinhil de Lima.
          A nova cidadã honorária cearense, além de suas funções consulares, “desenvolve um notável trabalho social junto às comunidades menos favorecidas de Fortaleza e, por isso, é digna da distinção”, me disse  a parlamentar.

04.12.2015

Folhas de selos personalizados
          A secção de Filatelia dos Correios está disponibilizando diversos modelos de selos 100% personalizados para venda mediante pedido. A quantidade é limitada, “por isso os pedidos serão atendidos por ordem de chegada”, informa Valécia Patrícia de Souza
          Os valores são relativos ao selo personalizado com vinheta, em folhas prontas,, papel auto adesivo e o valor de 1º Porte Carta Comercial. Os pedidos serão atendidos somente até o dia 31 deste mês. A folha custa R$ 35,20. Estão disponíveis folhas do Tribunal do Trabalho, Tribunal de Justiça e UFC.

04.12.2015

Festival da Sardinha prossegue até domingo

         Está acontecendo neste final de semana e vai até domingo o  8º Festival da Sardinha, Gastronomia e Arte no Litoral Leste Cearense, na praia da Caponga, em Cascavel,   tendo  como objetivo fortalecer a economia e a cadeia produtiva do turismo local, valorizando a cultura pesqueira da sardinha.
           O evento contemplará em sua programação atividades culturais, gastronômicas, turísticas e ambientais, com realização de oficinas, além das apresentações artísticas que somarão para abrilhantar o evento, segundo Mamede Rebouças (foto), presidente da  Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel
          Para abrilhantar o evento, o festival apresenta  uma programação cultural e artística com grandes nomes da música regional e nacional como Chambinho do Acordeon, Waldonys, Carlinhos Nação, The Mob, banda Reite e como atrações locais o grupo de swingueira Arregassamba e Claudio & Bethania.
          No intervalo das apresentações das bandas acontecerão as etapas  finais  do concurso de desenho e o concurso gastronômico. Como atividade complementar  já foram realizadas a oficina de arte e criação e o concurso de desenho infantil com os alunos de escolas públicas e privadas do distrito de Caponga.

04.12.2015

Farmacologia promove simpósio sobre inflamação
          O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC promove  no próximo dia 12, com início às 8h, o simpósio Farmacologia da Inflamação e do Câncer Prof. Ronaldo Ribeiro. O evento ocorre no auditório do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), localizado na Rua Coronel Nunes de Melo, 1000, bairro Rodolfo Teófilo.
          Organizado pelo Laboratório de Farmacologia da Inflamação e do Câncer (Lafica), o simpósio é gratuito e tem como público-alvo estudantes de pós-graduação das áreas da saúde, ciências biológicas, biomédicas, biotecnologia, química, farmacologia e afins. O objetivo é integrar grupos de pesquisa envolvidos com a investigação na área de inflamação e do câncer, bem como da interface dessas temáticas.  As inscrições devem ser feitas pelo e-mail simposioronaldoribeiro@gmail.com. Os participantes receberão certificado pela atividade. Mais informações pelo telefone (85) 3366 8332 e pelo site do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia.
HOMENAGEM – O simpósio é também uma homenagem ao Prof. Ronaldo Ribeiro, falecido no último dia 1º de outubro. O professor era um dos mais importantes pesquisadores brasileiros na área de oncologia, tendo sido um dos pioneiros na pesquisa dos efeitos colaterais da quimio e radioterapia. Também tinha atuação destacada em pesquisas na área de dor e inflamação.
(Fonte: Profª Geanne Matos, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC – fone: 85 3366 8332).

04.12.2015

CURTAS SOCIAIS
*Reassumindo o seu mandato na Assembleia o deputado Tomaz Holanda (foto).
*O hoteleiro Darlan Leite (foto) cuidando com muito carinho e atenção do implante de cabelos que realizou e está em franco desenvolvimento.
*A cantora Selma Morais (Selma Singer) foi a aniversariante de quinta-feira. Também marcou aniversário na data Lourdinha Leite Barbosa (foto).
*No sábado, 5, são aniversariantes Léo Alcântara (foto) e Joana Queiroz Jereissati.
*No domingo, 6, os abraços vão para Elvira Áurea Benevides e Ana Luiza Barreira (foto).
*O médico cardiologista Eduardo Arraes (foto) agenda férias com a família na Toscana, Itália, com base em Florença, a partir do dia 9. Retorna somente em janeiro. Afinal ninguém é de ferro.
*Lenita Negrão (foto) comandou nas  suas lojas na quinta-feira a segunda edição do “Party Time” , para mostrar as novidades da moda para o final do ano. Um coquetel “rolou” todo dia.
*Neste sábado vai acontecer, a partir das 17 horas, o 16º Encontro Bimestral Motornet de Motociclistas de Fortaleza (foto).

*Por hoje contei. Bom final de semana.