Postagem do dia 23.06.2017

277 homicídios só de crianças e adolescentes em Fortaleza
           Olho vivo! "Está cada dia pior", disse o deputado Odilon Aguiar na tribuna da Assembleia Legislativa sobre a violência no Ceará. "8 delegacias na região de Baturité estão fechadas, em Fortaleza em 1 ano tivemos 277 homicídios só de crianças e adolescentes; a criminalidade aumentou 65% no Ceará e 124% na capital", ressaltou o deputado, que disse mais: “Não existem policiais no interior, a bandidagem campeia e está dominando”.
  O parlamentar também destacou que “os números que estão postos não são otimistas, a violência aumentou e continua aumento, o Governo aplica mal os recursos em segurança e não há política de ressocialização do presidiário”.
 O líder do Governo, deputado Evandro Leitão, reconheceu o aumento da criminalidade, mas disse “que existe um esforço muito grande por parte da administração estadual no enfrentamento do problema: nos últimos anos foram contratados mais de 10 mil policiais e o Estado comprou mais 300 novas viaturas para reforçar a segurança”.
          Evandro destacou que “a briga entre facções criminosas está influenciando para elevar o número de homicídios.Portanto, olho vivo!

23.06.2017

Gravação é verdadeira, sem edição
          A perícia da Polícia Federal concluiu nesta sexta-feira, 23,  que não houve edição na gravação de Joesley Batista com o presidente Michel Temer naquela conversa noturna.
           O laudo do trabalho realizado será entregue na segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal. Temer agora não tem mesmo como camuflar a verdade. 

23.06.2017


23.06.2017

Camilo visita grande mídia em SP e vem no voo especial Guarulhos/Cruz
          O governador Camilo Santana passa esta sexta-feira em São Paulo só em visita à grande mídia: Estadão, Folha, Valor Econômico, grupo Bandeirantes, Abril.
        No final da tarde aproveita para uma visita ao Instituto Lula. Amanhã, sábado, vem com seus convidados especiais no voo que marcará a inauguração do Aeroporto de Jeri, em Cruz, zona Oeste do Ceará.

23.06.2017

Surgimento de travestis em Fortaleza em livro


Nesta sexta-feira 23,  o Cineteatro São Luiz Fortaleza acolhe  o lançamento do livro “Travestis: carne, tinta e papel”, do historiador cearense Elias Ferreira Veras. A publicação aborda o  surgimento da figura do  travesti na capital durante os anos 1980. 
O evento vai contar com a performance da artista Rayanna Rayovack interpretando sucessos musicais  da época. Livro será vendido a R$ 45. O lançamento, que ocorre no hall do histórico Cineteatro São Luiz,
“Analiso a emergência do sujeito travesti em Fortaleza, seu surgimento como nova personagem público-midiatizada e estigmatizada, na passagem do tempo das perucas para o tempo dos hormônios, este último, chamado de tempo “farmacopornográfico”  (virada da década de 1970 para 1980)”,
explica o autor.
A obra é resultado da tese de doutorado de Elias
Veras em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Informações: 85/985130228.

23.06.2017

1º Fórum de Economia e Políticas Locais


Nesta sexta-feira (23), às 8 horas, no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), aconteceu  o 1º Fórum de Economia e Políticas Locais. Especialistas e gestores públicos irão debater sobre os avanços e os desafios da gestão pública.

Roberto Cláudio e Ciro Gomes

A realização é da Prefeitura de Fortaleza. Além do prefeito Roberto Cláudio, também estiveram  presentes ao Fórum o ex-ministro Mangabeira Unger, o ex-ministro Ciro Gomes, o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Cláudio Ricardo e o presidente do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba.  
         O professor doutor Mangabeira Unger apresentou  a palestra “Um novo projeto nacional de desenvolvimento”. O evento também conta com a exposição “Fortaleza: avanços da gestão”.   

23.06.2017


23.06.2017

Gestão da água do São Francisco e produção de energia
          A presidente da Codevasf, Kênia Régia Anasenko Marcelino, esteve em Fortaleza e na região da Ibiapaba. Aqui ela disse que foi  contratada uma consultoria da Fundação Getúlio Vargas para a elaboração de estudos sobre a gestão da água e também está sendo adquirida energia no mercado livre para o projeto. 

          Energia é um dos pontos centrais quando se fala na transposição do rio São Francisco: há interesse de aproveitamento do canal para a produção de energia solar e eólica.

Na Ibiapaba,  Kênia Régia visitou empresas de floricultura no município de São Benedito e prometeu voltar ao Ceará com mais tempo para conhecer melhor os projetos de irrigação, segundo declarou à jornalista Neila Fontenele, do jornal O Povo.

23.06.2017

“Somos gratos à Lula e à Dilma pelas águas do São Francisco,” diz deputado
                                       
          “Eu vi uma multidão ovacionando o presidente Lula na Paraíba quando da visita que ele fez na inauguração da chegada da água do São Francisco”, disse o deputado Osmar Baquit falando na Assembleia sobre a importância da retomada das obras desse projeto para o Ceará, que estavam paralisadas desde 2016. “Devemos agradecer à Lula e à Dilma por essa conquista”, acrescentou.
           O deputado ressaltou que foi importante a mobilização da Assembleia e da bancada federal junto ao Judiciário para  a suspensão da ação que impedia a conclusão do projeto e a chegada da água ao Ceará. “O Judiciário tem um papel importantíssimo nesta conquista”, destacou.

23.06.2017

Educação profissional em tempo de crise


Enfrentando fortes consequências de cortes e contingenciamentos que prejudicam o dia a dia e colocam em risco a continuidade das atividades acadêmicas, os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) realizam o evento “Educação profissional em tempos de crise: impactos no IFCE e estratégias de superação”, na segunda-feira, 26 de junho, das 14h30 às 18h30, no Campus Fortaleza (Auditório Castelo Branco). 
A mesa-redonda integra um conjunto de ações que objetivam debater a condição da Rede Federal, e, em especial, a situação orçamentária do Instituto. 
Para tanto, foram convidados o Prof. Dante Moura, do IF do Rio Grande do Norte, e o Prof. Virgílio Araripe, reitor do IF do Ceará, que será representado pelo Prof. Tássio Lofiti, pró-reitor de Administração e Planejamento.
  A discussão sobre orçamento decorre das inúmeras reclamações recebidas pelo Sindicato quanto à realidade desafiadora vivenciada nos diversos campi do Instituto, em virtude de cortes orçamentários, contingenciamento, falta de recursos, que já são sentidos de forma grave no dia a dia da comunidade acadêmica.
INFORMAÇÕES: 
- 99928-3925 - Professor VENICIO SOARES; 98878-8805 / 98699-6524 - Dalwton Moura - Assessor de Comunicação

23.06.2017


23.06.2017

Fica onde está, mesmo brigando
          O deputado federal  Danilo Forte (PSB)  me disse que não vai para o PPS, “fico onde estou mesmo brigando para manter a minha conquista”, ressaltou.
  Danilo havia chegado à presidência do diretório do  PSB no Ceará, mas foi destituído pela executiva  nacional, que cedeu o lugar ao deputado federal Odorico Monteiro (ex-Pros) por indicação dos Ferreira Gomes.

23.06.2017

Maratonas dos filmes Alien e Star Trek neste fim de semana
           O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), apresenta neste sábado e domingo, 24 e 25/6, duas maratonas especiais de filmes de ficção científica: Alien e Star Trek. As sessões são gratuitas, com ingressos distribuídos com 1h de antecedência da exibição de cada filme. As mostras fazem referência à data 24 de junho, Dia Mundial dos Discos Voadores.
          No sábado, 24/6, acontece a maratona Alien, a partir de 10h, com a exibição de 4 filmes da franquia, incluindo o clássico "Alien, o 8º Passageiro" (1979), de Ridley Scott. 
        Já no domingo, o público poderá conferir, também a partir de 10h, a maratona  com os filmes "Star Trek" (2009), "Star Trek, Além da Escuridão" (2013) e "Star Trek, Sem Fronteiras" (2016).

23.06.2017


23.06.2017

CURTAS SOCIAIS
*O livro “Gestão Governamental no Ceará 1979-2014”, de autoria de José Nelson Pessoa Maia e Demartone Botelho será lançado nesta sexta-feira, 23, às 19 horas, no “longe” da BSpar, no Iguatemi.
 *Hoje os amigos se reúnem para almoço no Dalla´s, a partir do meio-dia, para comemorar o aniversário de Bárbara Busgaib. Na foto acima, com Ester Lins Cavalcante e Zeneida Rangel.
 *Socorro Moreira (na foto à esquerda com a amiga Regina Koblitz) retorna de São Paulo onde esteve em visita a familiares e conferindo as novidades natalinas.
 *Nesta data, em 1968, morrida o senador Paulo Sarasate, que foi governador, deputado federal e um dos fundadores do jornal O Povo. Eu mesmo o entrevistei várias vezes. Na foto acima em uma festa de "black-tie" com o jovem repórter JR.
 *Neste sábado, 24, começa o novenário da Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que vai até o dia 27, dia que lhe é consagrado.
 *O “coiffeur” Célio Almeida (na foto com a bela Vânia Negromonte) comemora sua idade nova nesta sexta-feira no final da tarde  com uma  festa junina, reunindo  clientes e amigos, em seu local de trabalho, o salão “beauté”  do Gurgel do Amaral.
 *Marcos Dias Branco (na foto com Bruna) é o aniversariante deste dia 23, comemora em família e  com a lista afetiva.
 *Sábado, 24, os cumprimentos vão para o desembargador Byron Frota (foto acima),
 o construtor João Batista Fujita (na foto ladeando com sua Rejane o ministro Ubiratan Aguiar) 
e a Procuradora da Fazenda Nacional Denise Cavalcante (na foto com o seu Luciano).
 *O aniversariante de domingo é Raimundo Delfino Filho (na foto com Bruna). Parabéns e felicidades para os nataliciantes.
*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.