Postagem do dia 06.05.2013

“Fala-se em se resolver o problema
da seca no Ceará  há quase 100 anos”

Deputado Antônio Balhmann


           “Desde 1915 que se discute seca como emergência no Ceará. Isso está bem caracterizado no livro de Rachel de Queiroz. Há quem 100 anos que se fala nessa questão”, disse o deputado federal Antônio Balhmann falando outro dia durante reunião sobre o assunto na Assembléia Legislativa.
           O deputado afirma  que “precisamos mesmo é de um pacto de solução definitiva para o problema da seca, precisamos de uma mudança de logística. A questão humana está praticamente resolvida com os programas sociais desenvolvidos, agora é preciso resolver a questão da água e da alimentação animal. Mas  faltam boa vontade e determinação dos governos para tanto”.
           Os políticos falam, falam, e a falta de solução para  o problema persiste.
Cadeia produtiva de eventos


No dia  16, de 9 às 12 horas, haverá em Fortaleza   o seminário “Estratégias de Fortalecimento para a cadeia produtiva de Eventos e Turismo” numa realização conjunta da Câmara Setorial de Eventos do Ceará, Skal Internacional, Abeoc e Sindieventos. Será no Salão Escuna do Marina Park Hotel. O evento coincide com a realização do 43º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil, que começa no dia anterior, 15, e vai até o dia 19 em Fortaleza e Beberibe. A coordenação é de Enid Câmara.
Cabo Verde quer melhorar
negócios com o Ceará

Navios de carga podem ser utilizados


          Uma comitiva composta por cinco empresários de Cabo Verde chegou em Fortaleza para seguir uma intensa agenda de negócios, com o intuito de fortalecer o fluxo comercial com o Ceará. Os contatos começaram na Federação das Indústrias onde a comitiva participou de uma rodada de conversas com empresários cearenses.
          A iniciativa faz parte do Projeto Comprador da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Esses contatos objetivam oferecer oportunidades de negócios principalmente para os setores de alimentos, bebidas, metal mecânico, casa/utilidades do lar e construção.
          A relação comercial entre as suas regiões ganhou impulso entre os anos de 2004 e 2008, atingindo o pico em 2008, quando foram exportados 10,6 milhões de dólares. Após este período, as exportações oscilaram entre US$ 1 e US$ 1,5 milhão, fechando 2012 com 965 mil dólares.
          A agenda dos importadores prossegue na manhã da segunda-feira, dia 6, com a visita ao Porto do Mucuripe, onde os empresários conhecerão a estrutura logística portuária da cidade. À tarde a comitiva fará visitas técnicas a algumas empresas participantes da rodada de negócios. Na terça-feira, dia 7, pela manhã, os cabo verdeanos participarão do Show Room das Empresas do Projeto Sebrae 2014. No dia 8 de maio, os importadores prosseguirão com as visitas técnicas às empresas cearenses.


24 de maio será a consulta
da OAB para o 5º do TJ

          A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará, informa que no próximo dia 24 de maio será formulada consulta à classe para formação da lista de escolha do representante da advocacia para compor o Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). De acordo com o que estabelece a Resolução 04/2013, somente poderão votar na consulta os advogados que estiverem adimplentes perante a Ordem em até 15 dias antes da referida consulta, sendo a data prevista para tanto, o próximo dia 09 de maio.
           O Conselho Seccional estabeleceu condições especiais para o parcelamento e/ou quitação dos débitos porventura existentes. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 3216.1600, pelo site
www.oabce.org.br ou ainda diretamente na Tesouraria da OAB/CE.
Cinema Francês em Fortaleza

            Está acontecendo em Fortaleza nos cinemas dos shoppings Del Paseo e Iguatemi o Festival Varilux de Cinema Francês, que irá até o dia 16 de maio. A Aliança Francesa, agora sob o comando do diretor Jean-Christophe Tailpied, na coordenação. 

Câmara Brasil-Portugal do
Ceará tem novo presidente

Chaskelmann e José Maria


O advogado José Maria Zanocchi é o novo presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará – Comércio, Turismo e Indústria (CBPCE), sucedendo no cargo a Jorge Chaskelmann, diretor do Aquiraz Riviera. O novo presidente, que fazia parte da diretoria cessante como vice-presidente, foi eleito por unanimidade.
Com 35 anos de idade, José Maria McCall Zanocchi, que colabora com a CBPCE desde a sua fundação, é um dos sócios do escritório MZG Advogados, em Fortaleza. Ele disse   que o seu mandato será norteado pelo empenho no crescimento da Câmara, não só institucional, mas também em número de associados. “Uma das bandeiras a defender no futuro imediato será a obtenção para a CBPCE do título de instituição de utilidade pública”, afirmou. (Fonte: Câmara  Brasil Portugal).

Exposição filatélica com temática “Mães”


          Dando continuidade ao  trabalho de divulgação da filatelia, para o  mês de maio a Agência Filatélica de Fortaleza tem   duas exposições previstas relacionadas com o tema “Mães”. Por isso, o gerente filatélico Leonardi de Oliveira Saldanha está buscando contatar filatelistas que possuam algum material com essa temática e queiram expô-lo.   
          A primeira exposição seria no dia 19/05 no clube da ARCO. A segunda será ainda programada..

Decorar e receber
          Dia 5 de junho, Augusto Braga agita o “workshop” beneficente “Luxo – Decorar e Receber” com Bruno Carvalho. Será na rua Moacir Ferreira, 1000.

O que disseram do blog:

João Soares

“Caro José Rangel,
 o seu blog é atual, dinâmico e está mostrando a sua garra e capacidade.
Parabéns, João Soares.”




Mário Cezar Sales:

Mário Cézar

“Mais uma valiosa fonte de informação do nosso competente jornalista José Rangel-www.jrconta.blogspot.com.br”.
Altar em junho

Tereza Maria, mãe da noiva.


           Casam-se no dia 8 de junho Priscilla, herdeira de Jorge Henrique Campos Ximenes (já falecido) e Tereza Maria Távora Ximenes, e Bruno, filho de José Eliseu Becco e Lúcia Maria Medeiros Becco. A cerimônia religiosa terá a Igreja do Cristo Rei como cenário seguindo-se recepção no Plazza Buffet. Depois eu conto mais.
CURTAS SOCIAIS
 

Valmir Torres

*Nesta terça-feira, 7, aniversário de Valmir Rosa Torres, os funcionários da Turisforma e os amigos vão cantar parabéns no escritório no final da tarde.
 

Beto Studart

*Também na terça-feira fazem aniversário Beto Studart, Edyr Rolim, Hugo Machado e dona Lúcia Rocha Dummar.
 

Edyr Rolim

*Norma Goyanna  é a aniversariante de hoje. Também nesta segunda os abraços vão para o senador Inácio Arruda.

*Em sua loja de Fortaleza, Lino Villaventura inicia hoje o Bazar das Mães que vai até o dia 11.
 

Norma e Sílvio Goyanna

*Lançado no Ideal Clube o livro “Ciclos da Vida”, escrito pela jornalista Edilma Neiva Ibiapina, esposa do jornalista Wilson Ibiapina, cearense de Brasília. A apresentação foi do Ministro Ubiratan Aguiar.

*Não deu para ir mas soube que foi agradabilíssima a festa de aniversário de Priscila Cavalcante realizada na Whiskeria do Parque Recreio.

*Por hoje contei. Até amanhã.