Postagem do dia 26.10.2015

Castanha de caju pode sofrer redução de mais de 50%
            Olho vivo!!!! A safra da castanha no Ceará em 2015 ainda  nem começou, embora já estejamos quase no fim de outubro, não tendo sido colhidos ainda  nem 10% da produção de outros anos para esta época. Acreditam os produtores que este é o pior de todos os anos já contabilizados no Ceará, que, em anos normais, chega a produzir   130 milhões de quilos de castanha.
           Apesar de a safra oficial começar só em outubro, segundo os técnicos,  alguns  cajueiros frutificaram  em setembro graças ao cajueiro anão-precoce. Como o próprio nome diz, ele é mais baixo que o cajueiro comum, o que permite a colheita com as mãos e produz mais cedo. Mas até mesmo o precoce, produzido com excesso de adubação e em terras mais férteis, está  com sua produção reduzida. 
          Os produtores aguardam novembro para uma opinião mais definitiva  sobre a safra de 2015,  mas todos com quem conversei são unânimes na afirmação  de que a produção cearense terá uma queda acima de 50%. 

          O cajueiro anão-precoce ocupa 18% da área plantada no Ceará, mas produziu, em média, o dobro de cajus no ano passado, comparado ao cajueiro comum. De acordo com o pesquisador da Embrapa, essa variedade tende a se expandir, não só pela capacidade produtiva, mas pela alta qualidade do caju.
          Portanto, olho vivo!!!!!!!

26.10.2015

AL escolhe  novos membros da Procuradoria, Corregedoria e Ouvidoria
            O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros-foto), anunciou a nova composição da Procuradoria Parlamentar do Poder Legislativo bem como os nomes do novo corregedor, sub corregedor e Ouvidor Parlamentar do Parlamento cearense.
          Para a Procuradoria Parlamentar foram escolhidos Fernando Hugo (SD-foto) como presidente; Robério Monteiro (Pros), na vice-presidência, e os integrantes deputada Bethrose (PRP), Laís Nunes (Pros) e Evandro Leitão (PDT).  Com aprovação do Plenário, o deputado Gony Arruda (PSD) foi escolhido para o cargo de Corregedor e Bruno Pedrosa (PSC) para Corregedor Substituto.
          O plenário referendou, ainda, de forma unânime, a indicação do deputado Júlio César Filho (PTN-foto) para a função de Ouvidor Parlamentar, informou Zezinho Albuquerque. (Ascom/AL).

26.10.2015

Atitude irresponsável no trânsito
          Pois é... Pelo visto esses motociclistas não aprenderam nada na escola de trânsito que cursaram. E esse mesmo que está à minha frente parado sobre a faixa de pedestres logo arrancou e avançou o sinal vermelho. Educação, bons modos e respeito às leis não é para todo mundo, não!!!!!!!!
             Diz a líder feminina lojista Stefânia  Pinheiro: “Meu amigo, se a AMC utilizasse parte dessa fortuna que arrecada com multas, em propaganda de educação de trânsito, os motociclistas, motoristas de táxis e os demais teriam um comportamento bem melhor”.
          Também acredito que sim.

26.10.2015

26.10.2015

Políticas para o turismo cearense na CSE
                        
          Continuando com a programação anual de suas reuniões mensais, a Câmara Setorial de Eventos realiza nesta quarta-feira, 28, de 9 às 11 horas, o seu 36º encontro comandado pela presidente Enid Câmara (foto) no auditório da ADECE.
         Na ocasião farão exposições sobre trabalhos que desenvolvem na área o deputado Sérgio Aguiar (Pros-foto)), primeiro secretário da Assembleia Legislativa,
e Régis Medeiros (foto), presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau.

26.10.2015

Servidores do IFCE aprovam suspensão da greve e voltam ao trabalho
          Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara (IFCE) aprovaram  a  suspensão da greve e voltam às atividades nesta terça-feira, 27. Logo após eles  deliberaram pela realização de nova assembleia no dia 27/11  para avaliar o cumprimento do Termo de Acordo assinado  com a Reitoria do Instituto quanto às pautas locais, a assinatura do acordo nacional da categoria e as novas ações quanto à luta dos servidores.
          Na Assembleia Geral que se realizou  sexta-feira no Campus Fortaleza, com grande participação, os servidores também deliberaram  que a suspensão da greve fica condicionada à assinatura do acordo nacional entre o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) e o Governo Federal, que inclui a pauta nacional de reivindicações dos trabalhadores. E também à definição de um cronograma de reposição de atividades, e não de carga horária. Caso essas condições não sejam atendidas, eles poderão avaliar, na assembleia do dia 27/11, um retorno à greve.

26.10.2015

Ceará e Argentina juntos na Sinfônica estadual
            A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece-foto), em sua série Concertos Sinfônicos, apresenta-se nesta terça-feira, 27, às 19h30, no palco principal do Theatro José de Alencar. Para este concerto, a Osuece recebe o regente argentino Jorge Diego Vázquez e o Conjunto de Música Contemporânea da Escola Superior de Música da Província de Salta, Argentina. Entrada franca.
          O maestro Jorge Vázquez apresentará um programa misto envolvendo o Conjunto da Escola Música de Salta, com 15 integrantes, e a Osuece, com os músicos argentinos a ela associados. O concerto é parte das atividades do I Encontro Internacional de Música Contemporânea de Fortaleza, uma das ações da XXVI Semana da Música da UECE, realizada de 26 a 29 de outubro. O I Encontro Internacional é dirigido pelo Prof. Dr. Germán Gras, argentino radicado no Ceará e professor de Composição do Curso de Música da UECE.

26.10.2015

Médicos escritores em academia
          Dia 29, às 20 horas, o presidente José Teles (foto) conduz a instalação e posse da Academia Cearense de Médicos Escritores-ACEMES no Salão Meireles do Ideal Clube em noite festiva com diversos conhecidos médicos integrando a nova entidade.
          Entre eles, além do presidente que é anestesista, estão Dirceu Vasconcelos (foto), otorrino, e José Maria Bonfim, cardiologista, todos ótimos profissionais e escritores. O traje pedido para a cerimônia é o esporte fino.

26.10.2015

Projeto Terça de Graça termina amanhã com dois espetáculos no Cineteatro São Luis
          Para encerrar a temporada em grande estilo, o Projeto Terça de Graça, que iniciou a 4ª edição em 30 de junho, apresenta  nesta terça-feira, 27/10, duas peças: “Do Circo ao Stand Up” e a reapresentação de “Quem matou Chico Mangueira?”, a partir das 18h30, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Acesso gratuito. 
          O espetáculo “Do Circo ao Stand Up” é formado pelos alunos das Oficinas do Projeto. São encenados esquetes de humor produzidos por eles mesmos. Também formada pelos alunos das Oficinas do Terça de Graça, e apresentada pela segunda vez nesta edição do Projeto, a peça “Quem matou Chico Mangueira?”  é garantia de muito molecagem.
          As quatro últimas edições em Fortaleza, realizadas no Theatro José de Alencar em 2011/2012 e no CUCA Barra do Ceará em 2013/2014, movimentaram público de mais de 60 mil espectadores, gerando mais de 800 empregos diretos e 1.500 indiretos. (Fonte: Ascom/Secult).

26.10.2015

Mérito Acadêmico para publicitário
          Nesta terça-feira, 27,  às 19h30,  a Academia Brasileira de Eventos e Turismo realiza e convida para  solenidade no Expo Center Norte,  em São Paulo,  quando homenageia e outorga a Medalha de Honra ao Mérito Acadêmico a Nizan Guanaes quando também lhe será conferida a Certificação do Projeto Educacional.
          Nizan Mansur de Carvalho Guanaes Gomes (foto) é um empresário e publicitário brasileiro. É sócio e co-fundador do Grupo ABC de Comunicação, “holding”  que reúne 18 empresas nas áreas de publicidade, marketing, conteúdo e entretenimento. Nasceu em 1958, em Salvador, e é formado em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

26.10.2015

Oficinas de bonecas de pano 
          Despertar a sensibilidade da sociedade e mostrar que pessoas portadoras de necessidades especiais são importantes e também podem ser retratadas em bonecas, principalmente nas bonecas de pano, além de promover a inclusão social das mesmas, o Museu da Boneca de Pano realizará duas oficinas gratuitas de boneca de pano com acessibilidade para moradores do Planalto Pici. A primeira, oficina de Bonecas Aromáticas, acontece de 26 a 30 de outubro, de 14h às 17h, será ministrada pela artesã, Márcia Maria, moradora do bairro.
            A segunda oficina, Bonecas com Acessibilidade,  será de 03 a 07 de novembro, também de 14h às 17h, com a  educadora e diretora do Museu, Liduína  Rodrigues. Cada oficina terá 20 participantes. 
          As atividades fazem parte do projeto de acessibilidade do Museu da Boneca de Pano, contemplado no "Edital CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro", que realizará atividades movimentando os moradores do Planalto Pici e atendendo aos interessados de demais localidades de Fortaleza. 
          Criado em 2011, o Museu vem contribuindo para inserção social, cidadania e cultura dos moradores do Planalto Pici. Entre as atividades desenvolvidas pelo Museu estão as oficinas de confecção de bonecas de pano, Cineclube Tempo do Ronca, Calçada Cultural e o bloco do Rói Rói. Informações: (085) 9 8631-3064/ 9 9839-8779 /9 9222-2586. (Ascom/Jornalista Joanice Sampaio).

26.10.2015

Cidade Cauype nesta segunda
          Nesta segunda-feira, 26, às 7h30, lançamento de Cidade Cauype, projeto assinado por Jaime Lerner (foto), considerado um dos mais importantes urbanistas brasileiros. Na ocasião vai falar para os presentes Paulo Storani, o homem que inspirou o personagem Capitão Nascimento no filme “Tropa de Elite”.
         O evento acontece no Cinema UCI do Iguatemi, Sala 8, numa iniciativa da incorporadora Serra Azul, de Luciano Cavalcante Imóveis e de Priscila Cavalcanti (foto) da Priscila Eventos que organiza o lançamento e convida.

26.10.2015

Colunistas sociais do Brasil de luto
Os colunistas sociais brasileiros ficaram de luto neste domingo, 25, com a morte do colegas Laney Langaro (na foto, sentado,  entre diversos colunistas), de Canoas, Rio Grande do Sul, considerado exemplo de “amigo dedicado e sincero”, como revelam os seus colegas.
A FEBRACOS-Federação Brasileira dos Colunistas Sociais, com sede em São Paulo e presidida pelo colunista Ovadia Saadia (na foto com a vice-presidente Zuleide Hermann), emitiu nota de pesar, o que foi repercutida pelos mais de 200 colunistas associados em todo Brasil.

26.10.2015

CURTAS SOCIAIS
*Mônica e Sílvio Rui Costa Almeida, Karla Nogueira Lima (na foto abaixo com Patrícia Nogueira) e Francisco Martins de Lima Filho estão convidando para o casamento de seus filhos Lívia e Lucas, dia 26 de novembro, às 20 horas, no Santuário de Nossa Senhora do Líbano.
*Os noivos serão cumprimentados no Gran Marquise.
*O cardiologista José Maria Bonfim (foto) está convidando os amigos para sua posse na Academia de Médicos Escritores, na próxima quinta feira, dia 29, às 20 horas, no Salão Meireles do Ideal Clube.
*Roberta Vasques (na foto com Marcelo Mota) manda dizer que “Com o coração cheio de orgulho e amor” é candidata a vice-presidente da OAB/CE na chapa 10 de Marcelo Mota sendo a primeira mulher a ocupar esse cargo. A eleição será no dia 20 de novembro.
 *Nesta segunda-feira, às 9h30, no programa “Tudo por Elas” da Tv Diário homenagem a Belchior (foto), “o rapaz latino americano que está fazendo 69 anos de idade”, diz Augusto Abreu.
*Ivana e o ex-vice-governador Maia Júnior (foto) estão em Nova York passeando com as filhas.
*Em Brasília, para reunião sobre Cerimonial Público, Teresa Borges (foto), que comanda este setor na Assembleia Legislativa.
*Ganham abraços na data porque marcam o calendário o desembargador aposentado Ernani Barreira (foto acima) e a cardiologista Glaura Ferrer (foto abaixo).

*Por hoje contei. Até amanhã.