Postagem do dia 04.04.2013

Homicídios aumentaram com o Bolsa Família
 

          “Coincidência ou não, nos últimos 11 anos o crescimento da taxa de homicídios quintuplicou no Ceará, período que vai da implantação pelo Governo de Fernando Henrique Cardoso à  acelerada expansão do programa Bolsa Família nos Governos Lula e Dilma”, disse o deputado Fernando Hugo, falando na Assembléia, e citando números fornecidos pelo professor Flávio Ataliba, pesquisador do Ipece-Instituto de Pesquisa Econômica do Ceará.

Pesquisador Flávio Ataliba

          “Esse programa é o símbolo do ócio, da falta do que fazer e realizar, induzindo os jovens ao crime. Eles recebem para ir à escola e não vão à escola, não fazem nada, e a família não tem como controlar”, afirmou. O deputado Ely Aguiar completou: “O Bolsa Família é um vício e os que a recebe são todos marionetados”.
“Nordeste mudou, mas continua na mesma”
 

Nicolle apresenta os dados das desigualdades

          “Ainda não temos projeto para o Nordeste, região que muda, porém continua a mesma”, disse Nicolle Barbosa, presidente do CIC-Centro Empresarial do Ceará, falando na manhã desta quarta-feira durante o Café de Negócios realizado pelo Sindieventos no qual foi apresentado o Fórum Permanente de Entidades Empresariais, movimento que vai procurar sensibilizar as autoridades e a sociedade de um modo geral para diminuir as desigualdades regionais entre o Nordeste e o Sudeste. O projeto,  realizado pelo CIC com o apoio  da Federação das Indústrias, será coordenado pela presidente Nicolle.
          Durante a vigência desse Movimento Integra Brasil serão realizados quatro “workshops” para discussão de diversas questões, em agosto, sendo um na Bahia e os outros no Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco. “Após os ciclos da cana-de-açúcar, do boi e do algodão, o Nordeste estagnou do ponto de vista de receber investimentos federais expressivos,  e de lá prá cá só fizeram aumentar as diferenças regionais”, disse Nicolle, que completou, “para que se tenha idéia dessa disparidade,  hoje os empréstimos agrícolas oficiais vão 38% para o Sudeste e somente 6% para o Nordeste. E se eliminarem os incentivos fiscais do ICMS, como se pretende,  aí é que a coisa vai piorar”.
 

Parte da platéia que ouviu a exposição


Waldonys e convidados em apoio aos Queimados
 

Dr. Edmar Maciel

          A promoção bianual do Instituto de Apoio ao Queimado acontece no próximo dia 12, às 21 horas, no La Maison Coliseu, com o “show” de Waldonys e convidados. Já se apresentaram no mesmo programa Tom Cavalcante e Fagner. Esse espetáculo benemerente, idealizado e executado pelo médico Edmar Maciel, presidente do IAQ e sua Diretoria, visa e angariar recursos para a manutenção dessa importante entidade que cuida gratuitamente de pessoas que sofreram queimaduras e que precisam de atenção médica assistencial após deixarem o hospital.

          Este ano são esperados cerca de 3.000 participantes que estarão divididos nas áreas de mesas (com serviços de bar e bifê inclusos) e áreas de cadeiras, que contará com quiosques de vendas de alimentos e bebidas. Os organizadores também estão colocando à disposição  um serviço de manobristas. Além de Waldonys (que fará dupla com Dominguinhos, em vídeo) haverá apresentação da Camerata da Unifor e o violonista Nonato Luiz. Vale a pena conferir esse espetáculo.

Turismo reclama falta de diálogo com Secretário

Vereador/Secretário Salmito Filho


          O “trade” do turismo anda cabreiro com o Secretário de Turismo de Fortaleza, vereador Salmito Filho que, até agora, só admitiu conversar com os hoteleiros, assim mesmo os filiados à ABIH-Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, deixando todos os demais  segmentos (agentes de viagem, transportadores, operadores de turismo, guias, entidades representativas das várias categorias, dos fóruns e de eventos)  fora do seu relacionamento.
          Todos acham que a interlocução está sendo prejudicada.
Academia do Bacalhau faz jantar de Páscoa

           Nesta quinta-feira, 4, às 20 horas, os compadres e comadres da Academia do Bacalhau realizam o Jantar de Páscoa da entidade no restaurante “Churrasqueira Que!! Brasa!”. O jantar será comandado pelo “chef”  Marcelo e a música por Valdemir Araújo. Para participar do jantar é necessário confirmar presença através dos telefones 32742535 ou 96133259, com Ana Paula ou Géssika. O valor do jantar é 65 reais por pessoa e inclui entradas, prato principal (Bacalhau à Braga com batatas ao murro e pimentões ou arroz de bacalhau), sobremesa e vinho.

          A Academia do Bacalhau de Fortaleza foi fundada em 2008. No total, existem mais de 30 academias do bacalhau espalhadas por diversos países, em vários continentes. Academia do Bacalhau é uma associação cívica sem fins lucrativos de atividades filantrópicas, que tem entre os seus objetivos estimular e encorajar a amizade e a cooperação entre compadres e comadres, valorizar a cultura portuguesa e prestar assistência aos mais humildes.
Coletiva de Secretários com Deputados
 

Secretário Adail Fontenele

          O Secretário da Infraestrutura Adail Fontenele abriu o programa Coletiva dos Secretários com os Deputados, programa idealizado pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Albuquerque, e iniciado no Grande Expediente da sessão do legislativo estadual nesta quarta-feira. O Secretário, acompanhado de assessores e dos principais dirigentes de órgãos da administração ligados à sua Pasta, discorreu sobre os importantes projetos que estão sendo desenvolvidos no Ceará, como o Porto do Pecém e o Metrofor.

Deputado José Albuquerque

          A cada semana um Secretário de Estado será ouvido pelo legislativo. Isso também vai evitar que esses ajudantes diretos do Governador sejam convocados pela oposição (?) para prestarem esclarecimentos sobre assuntos do Governo.
Mais gás para Fortaleza

Antônio Cambraia, presidente da Cegás


          Uma linha tronco ligando Aquiraz  ao Quarto Anel Viário e ao Mucuripe será construída pela Cegás para reforçar o abastecimento de gás  a essas regiões industriais do Estado. As obras estão orçadas em 37 milhões de reais e a Cegás está concluindo a edital de licitação, segundo disse ao blog o presidente Antônio Cambraia. 
Confecção cearense perde Cabo Verde

Haverá mais uma frequência semanal


            A Transporte Aéreo Cabo Verde (TACV) está trazendo semanalmente cerca de 40 turistas de Cabo Verde para passearem no Ceará, mas especificamente em Fortaleza, segundo disse ao blog o representante dessa companhia José Luís.

José Luís, executivo da TACV

             “As viagens agora são mesmo mais para turismo porque quem  vinha para comprar confecções já não vem mais. Eles estão comprando dos chineses, cujos produtos chegam lá muito mais em conta do que os produtos brasileiros. O custo Brasil inviabilizou  a vinda dos sacoleiros  caboverdeanos”, afirmou José Luís.
            A TACV começará em julho uma nova freqüência semanal para Fortaleza.
80 anos da OAB na Assembléia

            Nesta quinta-feira, às 19 horas, no Plenário da Assembléia Legislativa, sessão solene em homenagem aos 80 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará, para qual estão convidando o presidente do Legislativo, deputado José Albuquerque, e o presidente da OAB/Ceará, Valdetário Monteiro.
            Na ocasião serão homenageados os ex-presidentes da Seccional que  estão vivos: Roberto Martins Rodrigues, Ernando Uchôa, José Feliciano de Carvalho, Cândido Albuquerque, Raimundo Bezerra Falcão, Paulo Quezado, Sílvio Braz e Hélio Leitão.
CURTAS SOCIAIS
  

Prédio centenário da ACC


*Nos preparativos finais para ser aberto o Palace Bistrô, primeiro restaurante de classe do centro da cidade que funcionará no prédio da Associação Comercial, defronte ao Passeio Público, e tocado pelas senhoras Conceição Guimarães e Érika Martins.


*O FFW-Fortaleza Fashion Week, edição 2013, acontecerá no período de 13 a 17 de outubro no Centro de Eventos. Mas o coquetel de lançamento para convidados especiais será no dia 9, das 17 às 20 horas, no restaurante Misaki.

*Ontem, 3, foi dia de cumprimentar a ex-colunista social Geraldine Amaral e o desembargador aposentado Ary Cysne. Se viva fosse, Celina Queiroz também faria aniversário.

*O deputado Júlio César ganhou abraços dos colegas da Assembléia, ontem, pelo aniversário. Um dos primeiros foi do deputado Manuel Duca da Silveira.
 

Deputado Júlio César

*O calendário desta quinta, 4, marca os aniversários de  Ana Maria Studart (Sra. Beto Studart) e Lourdes Cunha (Sra. Edilmo Cunha) e dos senhores Belarmino Maia e Sabino Henrique de Carvalho.

*Por hoje contei. Até amanhã.