Postagem do dia 15.05.2017

Acidentes no trânsito podem chegar a ser a 5ª. maior causa de mortes no mundo
Olho vivo! Amigo estudioso da problemática mundial do trânsito, a respeito da redução da velocidade nas cidades, manda dizer que, segundo a Organização Mundial de Saúde, acidentes de trânsito podem se tornar a 5ª maior causa de mortes até 2030. Em cidades onde a velocidade máxima permitida é de 50 km/h, os índices de mortes anuais são de até 3,1 óbitos por 100 mil habitantes. Em São Paulo, onde as velocidades máximas estão acima de 60 km/h, este índice é de 11,8.
 De acordo com um estudo da organização WRI Brasil-EMBARQ Brasil, ao atropelar um pedestre a 60 km/h, o risco de morte é de mais de 80%; se o carro estiver a 50 km/h, contudo, a vítima sofre ferimentos, mas o risco de fatalidade é bem menor. 
 Países que reduziram a velocidade máxima em áreas urbanas a 50 km/h iu menos: Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal , Suécia etc.
  No Ceará critica-se a diminuição da velocidade por falta de segurança.

15.05.2017


15.05.2017

Proteção e assistência aos condenados juvenil
            A presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, estará em Fortaleza na tarde desta segunda-feira, 15, para articular a instalação de uma unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados Juvenil Feminina no Ceará. Ela vai se reunir com o presidente do Tribunal de Justiça, membros do Ministério e Defensoria Pública e demais autoridades da área.


15.05.2017

Camilo visita mães com filhos transplantados
No domingo Dia das Mães, o governador Camilo fez  visita a duas  mães que se dedicam a cuidar dos filhos transplantados. Ele quis conhecer de perto a história dessas  mães cujos filhos foram diagnosticados com problemas cardíacos graves com uma única solução:  o transplante. E num local muito arborizado aproveitou para fazer uma “selfie”. Governador também pode. Daqui a pouco conto mais no blog jrconta.blogspot.com.br.
 A primeira visita foi à Karen Guedes Bezerra, 30, mãe do Davi. "A gravidez foi normal, mas algumas horas depois do parto, ele já foi levado para a UTI. O  diagnóstico, cardiopatia congênita, veio no dia seguinte. Eu não conseguia acreditar, o chão se abriu naquele momento", conta Karen , mãe do Davi, que tem apenas 2 anos e três meses. Ela mora no bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza.
  Outra prova de que o amor de mãe vence tudo é o caso da agricultora de Mauriti, no interior do Ceará, Maria Carmelita Furtado, 57 anos. Ela descobriu que o filho Jairo, de 16 anos, estava com um problema grave no coração em 2016. De lá para cá,  largou tudo para se dedicar a ele, que ainda está em atendimento no Hospital de Messejana. (Fonte e fotos:Comunicação/Abolição).

15.05.2017


15.05.2017

Caravana de Combate à Violência Contra a Mulher

Com o objetivo de debater igualdade de gênero e as mais diversas formas de violência contra a mulher, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com o Governo do Estado,  lança a 1ª. Caravana de Combate à Violência Contra a Mulher. 
 O lançamento ocorrerá na próxima quarta-feira, 17, as 14h, no Complexo das Comissões da casa.

15.05.2017

Portugal ganha o Eurovisão pela primeira vez
Antes, a melhor colocação foi o sexto lugar. Pela primeira vez em sua história, Portugal conquista o grande prêmio da  música europeia    Eurovisão, o que aconteceu na noite de sábado, em Kiev, na Ucrânia. 
 Salvador Sobral, cantor de 27 anos, emocionou o público e o júri com sua música jazzística e intimista “Amar pelos Dois”, composta por sua irmã Luísa.
  O cantor está esperando fazer um transplante de coração em razão de uma severa insuficiência cardíaca. “È uma vitória para a música portuguesa”, reagiu o jovem artista. “A música não é fogos de artifícios, a música são sentimentos”, disse.

15.05.2017

Nova linha do metrô e humor  como bem cultural
         Agenda do governador Camilo Santana para esta segunda-feira, 15, segundo o Palácio da Abolição: 9h: Inauguração da estação JK da linha sul do Metrô de Fortaleza. Local: Saída da Estação José de Alencar, no Centro, e chegada na Estação Juscelino Kubitschek, no bairro Damas.
  Às 15 horas, Sanção da lei que determina o "Ceará - terra do humor como bem cultural de natureza imaterial," no Abolição. Depois faz reunião com as equipes de trabalho.

15.05.2017


15.05.2017

Sapatos e acessórios
        Com mais de 200 marcas, 43 estandes de fabricantes do Ceará ao Rio Grande do Sul, está programada para acontecer de 15 a 18 de agosto, em Fortaleza, a 15ª. Apacace, a feira de calçados e acessórios do Ceará que reúne compradores de todo Nordeste. Clóvis Maia e Carlos Pompeu na articulação.

15.05.2017

Oficina do programa Memória do Mundo
O Arquivo Público do Estado, equipamento da Secretaria da Cultura  do Ceará (Secult), e a UNESCO realizam no dia 25/5, das 14h às 18h, no Auditório da Secretaria da Cultura, a Oficina Programa Memória do Mundo. A atividade visa à divulgação do edital lançado anualmente pela da Organização das Nações Unidos para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), para candidaturas de acervos a serem reconhecidos como patrimônio para a memória brasileira e mundial. 
Além disso, a oficina busca promover a identificação e a proteção especial de acervos arquivísticos e bibliográficos considerados de valor para a memória da humanidade, assim como estimular a sua preservação e acesso. Para o evento, serão disponibilizadas 60 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone (85) 3101-2615.

15.05.2017


Laboratório de línguas de Idiomas sem Fronteiras

Inaugurado na  sexta-feira (12) o Laboratório de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), Núcleo de Línguas-Inglês, no Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará. O equipamento é resultado de parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o Grupo Mais Unidos.
 Na ocasião, o Reitor Henry Campos destacou o impulso que a UFC está dando rumo à sua internacionalização, projeto "em que tenho me empenhado fortemente, por acreditar que não se faz universidade sem uma ampla e irrestrita colaboração internacional, sem um diálogo acadêmico na área da pesquisa e da inovação".
  Durante a inauguração, a Profª Vládia Cabral Borges, Diretora do Centro de Humanidades, resumiu as ações realizadas relativas ao ensino e aprendizado de idiomas estrangeiros. Referiu-se  ao que chamou de gestação do Idiomas sem Fronteiras, em 2012, programa no qual sempre acreditou. Ela fez agradecimentos a Alexandre Mancuso, representando a USAID; a Augusto Corrêa, do grupo Mais Unidos; e à Profª Denise Abreu e Lima, Presidente do Programa Idiomas sem Fronteiras.

15.05.2017


15.05.2017

CURTAS SOCIAIS
*Depois de um giro que incluiu Lisboa e Barcelona está de volta Gabriela Castro. Esta semana se encontra com as amigas para atualizar a conversa.
*Sábado compunham mesa num local em voga, à hora do almoço, Raul e Rebeca Martins (foto), Carlotinha e Roberto Pinheiro, Excelsa e Urbano Costa Lima.
*O engenheiro civil Marco Salles e a empresaria Yasmim Nobre formam o novo e bonito par da cidade. Eles são filhos de Stelinha e Marco Salles e Kelly e Ricardo Nobre.
*Nesta segunda-feira eu abraço o Dr. Eduardo Arrais, médico cardiologista e grande especialista em arritmias.
*É também a idade nova de Manoel Castro Neto, empresária da área imobiliária  que ainda pensa se volta ou não à política, 


uma tradição de família desde o avô, o ex-governador e ex-presidente da Assembleia Legislativa Manoel Castro.
 *Também marca o calendário Hilda Prisco e Vânia Canamary (na foto acima com o marido Aristóteles).
*Na terça-feira, 16, o ex-governador Lúcio Alcântara (foto) é o aniversariante ao lado de Flávinho Parente, Marcelo Loureiro, Seridião Montenegro (na foto abaixo com a sua Luizianne Esteves)

 e Antônio Cardoso Linhares (na foto abaixo, à esquerda, com os amigos Euler Pontes e João Araújo). 
  *Nesta segunda-feira o grupo de amigas História da Arte faz o seu almoço mensal este articulado por Valdísia Costa Souza (na foto, em pé à esquerda, com as amigas Cristina Miranda e Alice Fiúza (sentada).
 
*Por hoje contei. Até amanhã.