Postagem do dia 30.04.2015

A crise nacional na visão do senador José Pimentel: “o PT não é o único culpado”
          Encontrei o senador José Pimentel (PT-foto) numa solenidade no Palácio da Abolição e fui  logo pedindo a opinião dele sobre a crise nacional:
JR - Senador Pimentel como o senhor  está vendo essa  crise?
Senador Pimentel - “A crise é resultado de mudanças que estão sendo feitas. E aqueles que tinham  uma determinada  posição  no Estado patrimonialista quando diminui,  reage. Evidentemente que o novo dá trabalho para  ser aprovado. E é isso que nos estamos discutindo nesse momento. Por exemplo, 80 por cento da corrupção no Brasil vem do financiamento empresarial de campanha. Aquele grupo empresarial adianta o financiamento  da campanha e é por isso que o Brasil tem uma das campanhas mais caras do mundo que  está aqui. E em seguida ele quer  tirar em  dobro do que adiantou.  Antes,  quando a sociedade não tinha acesso às informações, à transparência,  isso vem da Lei do Ficha Limpa, daquela campanha de 98 em que dizia-se que o voto não tem preço, tem consequencia, foi aprovada aquela Lei da Transparência. Esse conjunto de informações chega hoje aos cidadãos e cidadãs brasileiras e eles ficam indignados, e com razão, sobre esse processo de retirar do Estado o dinheiro público para crescer o patrimônio daqueles que eram do Estado patrimonialista”.
JR - E  politicamente o PT está pagando esse ônus?
Senador Pimentel – “Sim, se você pegar a Operação Lava Jato você tem ali 14 partidos que participaram do processo de  financiamento de campanha, parte deles com um número que chega a 32 parlamentares denunciados, o nosso partido tem 6, tem sua culpa também, mas é bom lembrar que esse processo faz parte de todo o sistema de financiamento de campanha.
          Eu vi outro dia o levantamento das campanhas de 2014 das empresas que estão na Lava Jato: 42% da doação de campanha das empresas da Lava Jato foram para o candidato do PSDB, 37% para a candidata do Partido dos Trabalhadores e uma boa parcela também para a candidata do PSB  porque é da natureza do financiamento privado de campanha, que leva a esse processo."

30.04.2015

Virose ataca fortalezenses, faltam  leitos nos hospitais
          “Já não é apenas um surto, é uma verdadeira epidemia”, me disse hoje um médico otorrino sobre a severa crise de virose que está acometendo a população de Fortaleza. Hoje mesmo até os hospitais particulares não tinham leitos para abrigar os pacientes em crise aguda.
Segundo um  médico, que pediu para não ser identificado, o paciente acometido da virose precisa ser medicado de imediato para que o quadro não se agrave ainda mais. Alguns dos sintomas da doença são tosse aguda, fortes dores no corpo, dor de cabeça e nos olhos.

30.04.2015

Camarão traz feira internacional para Fortaleza
          Cristiano Maia (foto), presidente da Associação Cearense dos Criadores de Camarão, fala sobre a feira internacional do crustáceo programada para Fortaleza:  “Nossa feira do ano passado aqui foi nacional, mas este ano, de de 10 a 15 de novembro, ela passará a ser internacional.  Já tem expositores dos Estados Unidos,  Equador,  Tailândia  e da Europa reservando espaços, vamos ter  palestrantes de 30 países.
          “É  uma feira que, reconhecidamente, ano a ano, vai aumentando o seu prestígio e  se transformará  em uma das maiores do mundo no setor do camarão,” disse ele ao blog.

30.04.2015

Centro para conexão  de passageiros
          A TAM estuda a montagem de um “hub” (uma espécie de centro de centro de conexão  de passageiros) no Nordeste para distribuição dos passageiros dos seus vôos da Europa e Estados Unidos. Eles chegariam nesse centro e seriam encaminhados em outros voos para os seus destinos no Brasil. Além de Fortaleza duas outras capitais estão na disputa: Recife e Natal.

Saguão do Aeroporto Pinto Martins

         O Ceará leva algumas vantagens porque, além da infraestrutura existente, tem o incentivo do fornecimento  de combustível de aviação subsidiado.

30.04.2015

Meio rural na Austrália e Nova Zelândia
          O presidente da  Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Flávio Saboya (foto), esteve participando de missão técnica  do Senar  à Austrália e Nova Zelândia retornando encantado com o que viu em termos de estruturação e produção das propriedades rurais e com várias perguntas na cabeça. Uma delas é: como é que uma região semelhante ao Ceará, com a mesma limitação de chuvas, consegue ter uma altíssima produção pecuária?

Ele responde que isso é fruto da educação no meio rural, da dedicação da família e de seu trabalho na propriedade. “Lá não há bolsa família, não há programa de socorro contra secas nem seguro safra. Há trabalho do agricultor, muita dedicação,  trabalho familiar conjunto e assistência técnica”, destacou.          
Flávio vai marcar um depoimento dele em um dos próximos Agropacto.

30.04.2015

"Falta ao homem do campo água, energia e crédito”, diz deputado

Moisés Braz e Flávio Saboya

          O deputado Moisés Braz (PT, na foto à esquerda), presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, compareceu à reunião do Agropacto na terça-feira, 28, quando falou sobre seu  “Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário” destacando o que, na opinião dele, são os grandes entraves para uma melhor convivência das populações rurais no meio em que vivem: falta de água,de  energia com melhor potência  e  de crédito.
O deputado defende a criação de um sistema integrado de produção da agricultura familiar; créditos menos burocratizados por parte do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, “que deveriam criar menos dificuldades para o produtor rural”; assistência técnica gratuita,  de qualidade e permanente.
          O evento, como sempre, aconteceu  no auditório da superintendência do Banco do Brasil a partir das 7h30 reunindo  produtores rurais e empresários do setor e teve a condução   de Flávio Saboya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará.

30.04.2015

Danças e oficina do corpo criativo
          A Lia Rodrigues Companhia de Danças inicia as comemorações dos seus 25 anos com as apresentações dos espetáculos Pindorama e Aquilo de que somos feitos, que acontecem no teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza, nos dias 7, 8 e 9 de maio (quinta a sábado), além da realização da oficina Corpo criativo nos dias 5 e 6 de maio (terça e quarta, 10h às 12h), no mesmo local. Todas as atividades serão gratuitas.
          “Pindorama”  é o mais recente trabalho da Lia Rodrigues Companhia de Danças. Criado no amplo galpão que abriga o Centro de Artes da Maré, sede da Companhia no Rio de Janeiro, Pindorama estreou em novembro de 2013, no Festival d’Automne, em Paris, o mais prestigiado festival de artes cênicas da França, a partir de convite especial para fazer turnê em quatro teatros na cidade de Paris. No Brasil, o espetáculo estreou em março de 2014, no Centro de Artes da Maré, com sucesso de público e crítica.
          “Aquilo de que somos feitos”  foi criado no ano de 2000 e, até hoje faz parte do repertório da Lia Rodrigues Companhia de Danças. Premiado como Melhor coreografia e Melhor Trilha Sonora no Rio Dança 2000, e com o Herald Angel pelo Fringe Festival 2002, em Edimburgo, é apresentado regularmente em diversos países, além do Brasil, sempre surpreendendo e emocionando o público.
          Já a oficina "Corpo criativo" visa estimular a criatividade dos participantes, através de exercícios e jogos utilizados pela Companhia nos seus processos de criação. A oficina é destinada a estudantes e profissionais das artes cênicas, mas pessoas com outras formações, e a partir dos 14 anos, também podem participar. (Fonte: Kiko Bloc-Boris).

30.04.2015

Dia do Profissional de Eventos
          Neste 30 de abril comemora-se  no Brasil  o Dia do Profissional de Eventos. Oficializada por intermédio de Lei proposta pela deputada estadual Célia Leão, em São Paulo, a data é comemorada em todo o país desde 2014 e foi escolhida por ser o dia do aniversário do precursor e responsável pela iniciativa de realização dos grandes eventos no Brasil, Caio de Alcantara Machado.
Em 2015, por iniciativa da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e do For/Eventos – Fórum Permanente do Setor de Eventos, todo o setor está mobilizado em campanha para a comemoração da data  por meio da divulgação do banner da campanha e de publicações  pelas redes sociais.
No Ceará, por iniciativa da presidente Enid Câmara (foto), a CSE-Câmara Setorial de Eventos da Adece também está festejando a ocasião com os seus associados.

30.04.2015

Universidade norte-americana quer estreitar intercâmbio com UFC
          Representantes da universidade norte-americana The College of New Jersey (TCNJ-foto)) reuniram-se, nesta quarta-feira (29), com professores da UFC para começar a discutir formas de estreitar o intercâmbio de alunos e docentes entre as duas instituições. O encontro se deu no Gabinete do Reitor, no Campus do Benfica.
          Pela UFC  participaram do encontro a Pró-Reitora de Extensão,  Márcia Machado, e a subcoordenadora de Intercâmbio Internacional da UFC, Claudiana de Almeida. Pelo The College of New Jersey, os  pesquisadores Carole Kenner e Jon Stauff.
          Atualmente, a TCNJ já recebe cerca de 80 alunos brasileiros por meio do Programa Ciência sem /Fronteiras, muitos deles oriundos da UFC. "Tivemos uma experiência muito positiva com eles", destacou o Prof. Stauff, para quem os alunos brasileiros têm "fome" de novas experiências. A universidade norte-americana demonstrou interesse em ampliar essa relação para outros programas, especialmente nas áreas de enfermagem, saúde pública e tecnologia.
          Stauff relata que a universidade norte-americana sente necessidade, inclusive, de formar profissionais que falem português, sugerindo a possibilidade de que um primeiro aluno seja encaminhado já no segundo semestre deste ano. A necessidade vem da constatação de que há um crescimento no número de falantes da língua portuguesa na região de New Jersey – não apenas brasileiros. (Fonte: Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC – fone: 85 3366 7333).

30.04.2015

Um em quatro paulistano  está inadimplente
          Em média, cada morador de São Paulo possui 3,2 dívidas em atraso. Uma em cada quatro pessoas está inadimplente,  é o que revela um estudo inédito da Serasa Experian. Cada CPF paulistano negativado tem, em média, 3,2 dívidas em atraso, e deve em média R$ 5.310,00.
          Para este estudo, foram avaliadas as dívidas atrasadas há mais de 90 dias e com valores acima de R$ 200,00 de quase 11 milhões de pessoas.
          O Mapa da Inadimplência da cidade de São Paulo foi realizado levando em consideração as informações disponibilizadas pelas empresas concedentes de crédito à Serasa Experian.
          Para a consideração de inadimplência, foram avaliadas dívidas atrasadas há mais de 90 dias e com valores acima de R$ 200,00 de quase 11 milhões de pessoas. (Fonte: Maxpress/Serasa).

30.04.2015

CURTAS SOCIAIS
*Fim-de-semana prolongado, desta sexta a domingo, leva muita gente a deixar Fortaleza em busca das praias, serras e sertão, que está bem mais gostoso com a “seca verde” deste ano.

*Dois deles não perdem por nada essa oportunidade: José Antunes Mota (foto abaixo), em sua fazenda para os lados do Quixadá...
*E Tonico (Antônio Carlos)  Aragão (foto abaixo) que está sempre recebendo familiares e amigos em sua fazenda de Sobral...
*Estão iniciando roteiro por Roma, Paris e Barcelona a médica Mariana Sassahara e sua mamãe Socorro Abreu.
*O “trade” do turismo voltou a sorrir com a ida do “kamarada” Osterne Feitosa (foto)  para a assessoria do secretário Arialdo Pinho, na Setur. Melhor não poderia ser.
*Agora já na área de eventos, Rafael Bezerra (foto), presidente da ABEOC (Associação Brasileira das Empresas Organizadoras de Convenções e Eventos), vai a São Paulo participar de reunião da entidade nacional.
*Ontem, 29, se vivo fosse o querido escritor e contista Milton Dias (foto) teria feito 96 anos de idade. Uma lembrança permanente dos amigos.
*Neste dia 30 que, por sinal, é a Data Nacional da Holanda, os abraços vão para o educador (ex-Colégio Batista) José Milton Cerqueira (foto).

*Por hoje contei. Até amanhã.