Postagem do dia 30.04.2015

A crise nacional na visão do senador José Pimentel: “o PT não é o único culpado”
          Encontrei o senador José Pimentel (PT-foto) numa solenidade no Palácio da Abolição e fui  logo pedindo a opinião dele sobre a crise nacional:
JR - Senador Pimentel como o senhor  está vendo essa  crise?
Senador Pimentel - “A crise é resultado de mudanças que estão sendo feitas. E aqueles que tinham  uma determinada  posição  no Estado patrimonialista quando diminui,  reage. Evidentemente que o novo dá trabalho para  ser aprovado. E é isso que nos estamos discutindo nesse momento. Por exemplo, 80 por cento da corrupção no Brasil vem do financiamento empresarial de campanha. Aquele grupo empresarial adianta o financiamento  da campanha e é por isso que o Brasil tem uma das campanhas mais caras do mundo que  está aqui. E em seguida ele quer  tirar em  dobro do que adiantou.  Antes,  quando a sociedade não tinha acesso às informações, à transparência,  isso vem da Lei do Ficha Limpa, daquela campanha de 98 em que dizia-se que o voto não tem preço, tem consequencia, foi aprovada aquela Lei da Transparência. Esse conjunto de informações chega hoje aos cidadãos e cidadãs brasileiras e eles ficam indignados, e com razão, sobre esse processo de retirar do Estado o dinheiro público para crescer o patrimônio daqueles que eram do Estado patrimonialista”.
JR - E  politicamente o PT está pagando esse ônus?
Senador Pimentel – “Sim, se você pegar a Operação Lava Jato você tem ali 14 partidos que participaram do processo de  financiamento de campanha, parte deles com um número que chega a 32 parlamentares denunciados, o nosso partido tem 6, tem sua culpa também, mas é bom lembrar que esse processo faz parte de todo o sistema de financiamento de campanha.
          Eu vi outro dia o levantamento das campanhas de 2014 das empresas que estão na Lava Jato: 42% da doação de campanha das empresas da Lava Jato foram para o candidato do PSDB, 37% para a candidata do Partido dos Trabalhadores e uma boa parcela também para a candidata do PSB  porque é da natureza do financiamento privado de campanha, que leva a esse processo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário