Postagem do dia 08.07.2015

Governo cearense quer reajuste nos preços de  produtos e taxas
          Olho vivo!!!!! Mensagens do Executivo encaminhadas à Assembleia Legislativa na terça-feira,7, propõem  o reajuste de impostos  estaduais incidentes sobre vários produtos, inclusive joias, rações “pet” (para pequenos animais), produtos de beleza etc. na faixa entre 2 e 2,5 por cento.
           Em outra mensagem o reajuste refere-se a todas as  taxas praticadas por  órgãos,  como Detran, Adagri,  SDA,  Ceasa, e serviços do Estado como loterias  e solicitações de documentos  junto à Secretaria da Fazenda  etc.
          Ainda não formalmente apresentadas aos deputados estaduais, que na manhã desta quarta-feira, 8,  se queixaram da questão, mesmo assim as proposições já estão gerando acirradas críticas, como disse hoje, 8,  o deputado Carlos Matos (PSDB) “é muita falta de sensibilidade do Governador propor aumento de preços quando  todos conhecem as grandes dificuldades porque passa o povo cearense neste momento”.

   Os deputados da oposição prometem votar contra.

08.07.2015

“Nos centros de ressocialização, os menores estão amontoados como animais”, diz o deputado Heitor Ferrer
           Citando o caso de dois centros  para  ressocialização de menores, - o São Francisco e o São Miguel -, em Fortaleza, o deputado Heitor Ferrer (PDT) clamou na sessão desta quarta-feira da Assembleia sobre “a deprimente situação em que estão vivendo esses menores detidos, amontoados como animais em locais para abrigar apenas 60 infratores, cada um, e que estão com mais de 200 (o São Francisco) e cerca de 400 (o São Miguel)”.
          O deputado disse que “esses não são dados colhidos por deputados da oposição, não, são dados oficiais obtidos no Portal da Transparência.” Heitor Ferrer também ressaltou que “falta tudo a esses menores, como colchões, material de higiene, abrigo decente, limpeza do ambiente, lazer e escola”. Ele afirma que a  Polícia faz o seu papel apreendendo os delinquentes, “mas o Governo está errado em não oferecer as condições para que os infratores
cumpram as penalidades estabelecidas pela legislação”.
O deputado vai propor Audiência Pública sobre a questão.

08.07.2015

Consulta nas redes sociais revela preferência para Prefeito

Para medir nas redes sociais a receptividade do eleitor fortalezense aos nomes que estão sendo divulgados  como possíveis candidatos a Prefeito de Fortaleza, o jornal Opovoonline iniciou no dia 7 uma consulta aos internautas que irá até o dia 19.
Até a tarde desta quinta-feira, 8, o percentual dos nomes citados era o seguinte com o deputado estadual Heitor Ferrer (PDT-foto) liderando a preferência com 33,5% seguido do  prefeito atual Roberto Cláudio (Pros)  com 30,1%. (Foto abaixo)
          Os demais são Paulo Angelim (PSDB) com 20,7%; Capitão Wagner (PR) com 15, 5%; Renato Roseno (Psol) com 13,1%; Mayra Pinheiro (PSDB) com 10,02%; Moroni Torgan (Dem) com 9,3% e  Carlos Matos (PSDB) com 8,6%.
Também estão sendo votados Elmano Freitas (PT-foto), Agenor Neto (PMDB), Gaudêncio Lucena (PMDB), Luizianne Lins (PT), Pastor Neto (PSC), Raimundo Gomes de Matos (PSDB), Roberto Pessoa (PSB) e Vítor Valim (PMDB).

08.07.2015

Orquestra da Croácia sábado no Centro Dragão do Mar
           A Orquestra de Tamburas Batorek (foto), da Croácia, realiza única apresentação em Fortaleza no próximo sábado (11), às 20h, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema-foto abaixo). O evento, que é gratuito e aberto ao público, é promovido pelo Curso de Música do Campus da UFC em Sobral e pela Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC, em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
          A Orquestra de Tamburas Batorek integra também a programação do Festival Internacional de Orquestras Jovens Eurochestries, que ocorre de 12 a 22 de julho, no Campus da UFC em Sobral.
SOBRE A TAMBURAS BATOREK – O grupo é uma escola particular de música especializada no ensino de instrumentos de cordas e do instrumento tradicional da Croácia: a tambura (que se assemelha ao bandolim). Fundada em 1993, está situada em Osijel, cidade de 100 mil habitantes no norte da Croácia. 

08.07.2015

Minicurso de férias sobre música brasileira

          Uma oportunidade de debater com um dos grandes estudiosos da música brasileira a história, o presente, a forma e o conteúdo, o texto e o contexto da canção popular e da produção musical nacional como um todo. É o que o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE-Foto), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, oferece a partir desta segunda-feira, 13/7, com o minicurso de férias “Análise e apreciação da Nossa Música Popular Brasileira - Do período Colonial à Contemporaneidade”, ministrado por Dilmar Miranda, diretor do museu, professor da UFC e um dos mais respeitados pesquisadores de todo o País quando o assunto é música popular. As inscrições já estão abertas.
          O minicurso será ministrado nos dias 13, 15, 17, 20, 21 e 22, sempre das 17h às 19h30, facilitando também a participação de quem não está em férias neste mês de julho. São 40 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone do MIS, 3101-1206, ou presencialmente no Museu, que fica na Av. Barão de Studart, 410, Meireles. (Fonte: Ascom-Secult).

08.07.2015

Homenagem póstuma a Paes de Andrade
Reunidos no plenário Ulysses Guimarães, os deputados federais realizaram na manhã desta quarta-feira, 8, uma Sessão Solene que homenageou o ex-presidente da Câmara Federal entre 1989 e 1991, o ex-deputado Paes de Andrade  falecido no último dia 17 de junho, aos 88 anos.
Primeiro a discursar, o deputado Danilo Forte (PMDB-CE-foto0) se emocionou ao lembrar os vários episódios vividos entre ele e o ex-presidente da Câmara que foi, inclusive, um dos maiores apoiadores da entrada dele na vida pública. “Paes para mim foi sem sombras de dúvida um professor, um mestre, um amigo, um conselheiro, uma pessoa com quem passamos juntos quase 30 anos diuturnamente em campanha e em processos políticos”, disse.
Os demais oradores que subiram a tribuna  para homenagear Paes de Andrade (foto) foram: o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE); o vice-presidente da República, Michel Temer; e os deputados Domingos Neto (PROS-CE), Odorico Monteiro (PT-CE), José Guimarães (PT-CE) pela liderança do governo, Rubens Bueno (PPS-PR) pela liderança da minoria, José Airton (PT-CE), Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), Chico Lopes (PCdoB-CE), Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), além do ex-deputado Mauro Benevides.

08.07.2015

UFC é premiada em 10 categorias da Expocom Nordeste 2015
 
A Universidade Federal do Ceará recebeu o prêmio de instituição com maior participação na 17ª edição do Intercom Nordeste, evento que reuniu estudantes e pesquisadores de comunicação em Natal (RN) nos dias 2, 3 e 4 de julho.
Entre apresentações de artigos acadêmicos e trabalhos práticos, a UFC também venceu em 10 categorias na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), premiação destinada aos melhores trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por alunos da área de comunicação.
         A Expocom ocorre em três etapas: local, regional e nacional. Os trabalhos produzidos pelos estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UFC, premiados na fase regional, também concorrerão na etapa nacional, que ocorrerá no Rio de Janeiro (RJ) de 4 a 7 de setembro. O Intercom Nordeste 2016 será em Caruaru (PE). A seguir, os trabalhos da UFC premiados na Expocom Nordeste 2015. (Fonte - Ascom UFC).

08.07.2015

Câmara de Eventos faz reunião
          Nesta sexta-feira, 10, de 9 às 11 horas, reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos na sede da Adece.
          Na ocasião a presidente Enid Câmara (foto) apresenta os relatórios de reuniões anteriores e propõe a nova pauta de trabalhos para o semestre.

08.07.2015

São Luís promove férias valorizando a cultura
          Ao contrário de outras capitais nordestinas  que apelam para o forró e esbanjam impunemente  o dinheiro público, São Luís do Maranhão estabeleceu uma programação de Férias Culturais, que começa neste dia 9 e vai até o final do mês, com uma série de eventos “prata de casa”, segundo manda dizer ao blog a Coordenação de Promoção Turística. Todos os eventos acontecerão nas praças da cidade e em alguns roteiros culturais.
          Estão programadas apresentações das bandas musicais da Guarda Municipal, do Exército e da Polícia Militar; grupo Lamparina, Banda General Virgulino,  Oficina Tambor da Crioula (foto),  Tambor da Crioula Arte Nossa, Sarau de História, Serenata, Personagens Históricos, roteiro guiado “Conheça São Luís nas Férias”, Roteiro Reggae e muitas outras atrações.

08.07.2015

CURTAS SOCIAIS
*O ex-Governador de Rotary Henrique Vasconcelos está articulando a VII Viagem de Amizade que levará grupo do Rotary Distrito 4490, em maio de 2016, a Istambul, Pequim, Seul e Tóquio. Depois eu conto mais.
*Ganham cumprimentos neste dia 8 porque marcam o calendário Isabel Sá Cavalcante, Cláudia Leal e Gyna Jucá.
*Elza Moreira aniversariou nesta terça-feira, 7, mas deixou o brinde entre amigos para o dia 15 ao lado do marido Maurílio (foto).
*A estudante Beatriz Azevedo de Araújo, da Faculdade de Direito da UFC (foto), vai integrar o seleto grupo que participará da sexta edição do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina, promovido pela Fundación Botín, sediada na Espanha. Beatriz foi uma dos 32 estudantes selecionados entre 5.300 candidatos de 353 universidades de vários países.
*O curso de formação tem início em 3 de outubro, com duração de oito semanas, passando por instituições dos Estados Unidos, Espanha e Rio de Janeiro. Nos Estados Unidos, ocorrerá a abertura, na Universidade de Brown.
*De 10 a 15 deste, das 8 às 17 horas, no Shopping Cidade Nova (Avenidas Tristão Gonçalves com Domingos Olímpio) acontece a Feira de Importados em benefício do Iprede e do Lar de Clara. Mais informações: (85) 3218.4000.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.