Postagem do dia 05.12.2016

Ética da OAB julga advogados das liminares
          Olho vivo. Na quarta-feira, 7, começa no Tribunal de Ética da OAB/Ceará o julgamento dos advogados envolvidos na compra de "habeas-corpus" no processo contra os 3 desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará.
        Entenda o caso: Nos plantões dos desembargadores, nos finais de semana, fazia fila de advogados para comprar liminares que soltavam endinheirados traficantes de drogas que pagavam até 150 mil reais pelo alvará de soltura, segundo as denúncias do processo.

05.12.2016

“Comeu do meu pirão leva do meu cinturão”


       Até que o PC do B, através de seus dois deputados (Carlos Felipe e Augusta Brito), queria votar em Sérgio Aguiar para presidente da Assembleia, mas o governador Camilo Santana deu logo a resposta: se votarem o Inácio Arruda (foto) perde a Secretaria de Ciência e Tecnologia.
      Então os deputados engoliram a vontade como na velha história que meu avô contava: “Comeu do meu pirão leva do meu cinturão”.

05.12.2016


05.12.2016

Eficiência colombiana
       Notável a eficiência e a solidariedade das autoridades e do povo da Colômbia neste triste episódio do acidente com o voo da chapecoense, inclusive com o rápido resgaste dos sobreviventes e mortos, o tratamento hospitalar e o indiciamento da operadora da torre de controle. 
             O Brasil não faria melhor, talvez nem fizesse igual. Temos que ser gratos ao povo colombiano pelo apreço e a solidariedade.

05.12.2016

Parlamento cearense de 64 a 79
        Na quarta-feira, 7, lançamento do livro “A representação simbólica do Parlamento cearense de 1964 a 1979” de autoria da professora Juciti Granjeiro Cortez. Será às 19 horas.
       O evento, numa iniciativa do deputado Heitor Ferrer, acontece no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa.

05.12.2016

Regulamentada  profissão de agente cultural de moda e beleza
          A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou o Projeto de Lei 4747/16, do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que regulamenta o exercício da profissão de agente cultural especializado em moda e beleza.
        A medida é voltada a profissionais que utilizam conhecimentos técnicos, folclóricos, artísticos e históricos de moda e beleza para promoção de atividades individuais ou coletivas voltadas ao bem-estar, entretenimento, desporto, lazer e educação, com o objetivo de difundir a cultura local.
        O relator na comissão, deputado Roberto de Lucena (PV-SP), ampliou a especificação, estabelecida na Comissão de Cultura, de quais cursos podem garantir certificados para exercício da profissão. A proposta original previa apenas o registro no sindicato de categoria profissional e apresentação da carteira de identificação ou habilitação profissional. (Fonte: Fecomercio/Ceará).

05.12.2016


05.12.2016

Skal Fortaleza faz confraternização com homenagens a personalidades locais e nacionais nesta segunda-feira
      A festa de confraternização do Skal Internacional de Fortaleza com a solenidade de entrega da Medalha Stênio Azevedo - Mérito Skal 2016, acontece nesta segunda-feira, 5, a partir das 19h30. Os presidentes do Skal/Fortaleza. Epitácio Vasconcelos, e Skal Nacional, Priscila Cavalcante, conduzem o evento que homenageará, na categoria Personalidades do Turismo, aos Srs. Arialdo Pinho, Erivaldo Arraes, José Carlos Pontes e Pedro Carlos da Fonseca. Será no Hotel Gran Marquise.

Presidente Epitácio
        Na mesma cerimônia a entrega da Certificação de Excelência nos Destinos Turísticos aos municípios de Aquiraz (Sec. Hermano Bezerra), Camocim (Sec. Rosana Lima) e Fortaleza (Sec. Erick Vasconcelos).

Presidente Priscila
     Serão agraciados com o Troféu Turismo Mundo Afora – Mérito Skal Internacional do Brasil – Cláudia Sender, presidente da Latam Brasil; Enid Câmara, presidente da Câmara Setorial de Eventos do Ceará, e Sérgio Pasqualin, presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.
        O Mérito Skal Fortaleza também com a Medalha Stênio Azevedo, na categoria Galeria de Honra Ex-Presidentes, irá para Edgar Sá (gestão 1994/1995) e Iramar Veríssimo (gestão (1987/1990).
  Durante a festa, além da confraternização natalina, serão comemorados os aniversários de dirigentes e sócios dos meses de outubro, novembro e dezembro. Como atração musical da “showman” Ricardo Barsotelli.

05.12.2016

Ziraldo em Fortaleza  com a exposição “Pererê do Brasil”
        A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 9 de dezembro de 2016 a 5 de fevereiro de 2017, a exposição Pererê do Brasil, que reúne a Turma do Pererê, a mais brasileira das histórias em quadrinhos, criada por Ziraldo.
          O horário de visitação, que tem entrada gratuita, será de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, domingo, das 10h às 19h, e  o autor estará presente no coquetel de abertura, dia 8 de dezembro, às 19h. No dia seguinte (9), às 13h, Ziraldo fará uma visita guiada com 30 alunos da Escola Municipal Professor Luís Costa.
        A exposição, que ganhou itinerância, foi inaugurada em Salvador, em 2015, onde atingiu o segundo maior público do ano. Este ano, seguiu para Recife e Brasília, repetindo o sucesso. Em Recife, a exposição foi vista por mais de 40 mil pessoas e as atividades extras para crianças registraram um interesse recorde de escolas, atraindo mais de 40 instituições de ensino, entre públicas e particulares, além de grupos da terceira idade.
          Com identidade visual baseada na linguagem das histórias em quadrinhos, “Pererê do Brasil” explora o surgimento, o desenvolvimento e os desdobramentos dos personagens. Alegria e humor são os fios condutores desta exposição, que busca valorizar os aspectos regionais da cultura brasileira e atrair tanto o público infantil quanto os apaixonados por quadrinhos de todas as idades. (Ascom do jornalista Kiko Bloc-Boris).

05.12.2016


05.12.2016

Papai Noel dos Correios
        A Campanha Papai Noel dos Correios já começou no Ceará. O evento de abertura ocorreu  na AC Central com   apresentação do coral Encantart e lançamento dos tradicionais selos de Natal.
        Mais de sete mil e quinhentas cartas estão disponíveis para adoção no estado. A campanha é realizada em parceria com escolas públicas, creches, abrigos e entidades beneficentes, que mobilizaram crianças para a escrita das cartas.
          Realizada há 27 anos, a iniciativa tem como principal objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.  Confira as agências que são  pontos de adoção: Central, Iguatemi, Aldeota, Alencarina, Barão de Studart, Parangaba, Juazeiro do Norte, Crato e Maranguape. (Fonte: Valécia Patrícia, Agência Filatélica dos Correios/Ceará).

05.12.2016

Biografias ilustres
          O escritor e biógrafo Juarez Leitão (foto) trabalha na biografia de Barros Pinho (foto abaixo), intelectual, político, ex-deputado estadual, notável figura da vida pública cearense.
        A iniciativa é do filho do biografado, Cláudio Pinho (foto abaixo), prefeito de São Gonçalo do Amarante.
         Juarez também pesquisa a vida do empresário Deusmar Queirós (foto abaixo) para um livro.

05.12.2016


05.12.2016

CURTAS SOCIAIS
*Nesta terça-feira, 6, o empresário Beto Studart, presidente da Federação das Indústrias do Ceará, será a figura central da homenagem da ALFE-Associação de Lojistas, Líderes e Profissionais Femininas.
*A iniciativa é da presidente Selma Cabral, que entregará a ele o Troféu Idelzuite Carneiro. Como cenário o Auditório Gervásio Pegado da Câmara de Dirigentes Lojistas, às 19 horas.
*Nesta segunda-feira, 5, os cumprimentos vão para Léo Alcântara (fo abaixo) e magistrado Martônio Vasconcelos.
*Na terça-feira, 6, eu cumprimento às amigas Élvira Áurea Benevides, Ana Luiza Barreira (foto abaixo), Sérgio Miranda e a Gerhard Wichmann.
*Os queridos amigos Celma e Antônio José Bitar mandaram para mim esta foto em frente ao “Le Départ Saint-Michel” , que fizeram na última sexta-feira,  o nosso  bar-café-restaurante no Quartier Latin,  em Paris. Para me fazer boa inveja.
*Amanhã, 6, o deputado Sérgio Aguiar (PDT, foto abaixo), considerado por todos do setor  “o melhor amigo do turismo cearense”, será homenageado com o título de Cidadão Ibiapinense pela Câmara Municipal de Ibiapina em solenidade às 19 horas.
*Parte do acervo de obras de arte que a falecida Ignez Fiúza mantinha em sua galeria será mostrada e colocada à venda.
*O evento acontece durante exposição na Galeria Contempoarte que começa quarta-feira. Título da expô: Remanescer.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.