Postagem do dia 18.03.2015

“Nada muda  nas unidades de detenção de menores”, diz Juiza
          Depoimento estarrecedor e dramático o que fez a juíza Mariana Graça Quental em audiência pública nas comissões da Assembleia Legislativa na tarde de terça-feira, 17: “Nada muda nas unidades para detenção de menores infratores, tudo continua há anos a mesma coisa. Ali os jovens não dispõem de  nada que ajude na sua recuperação”, disse perante audiência presidida pelo deputado Renato Roseno (Psol-foto).
“Não existe escola, não há recreação, não há assistência médica nem acomodações humanas adequadas. O pessoal é totalmente despreparado para lidar com a situação e até mesmo alguns  dirigentes não sabem sequer o número de internos”, confessou. Ela contou a história de  diretora de uma unidade que, ao lhe perguntar sobre quantos havia internados, lhe disse: “Sei não...todo tempo entra e sai”. Graça Quental realiza presentemente trabalho na área para o Conselho Nacional de Justiça.
“A situação é muito grave. Jovens são utilizados cada vez mais  por traficantes poderosos e que continuam soltos”, completou.

18.03.2015

Cid comparece hoje à tarde à Câmara Federal

           Mesmo licenciado,  o Ministro da Educação, Cid Gomes (foto), deve comparecer nesta quarta (18) a uma audiência no plenário (foto) da Câmara dos Deputados para explicar a polêmica declaração de que a Casa possui de 300 a 400 parlamentares que "achacam". Diante do mal-estar gerado pela declaração entre os deputados federais, a mesa diretora da Câmara convocou o ministro a dar detalhes sobre o comentário feito no dia 27 de fevereiro durante uma palestra a estudantes da Universidade Federal do Pará.
          "Eles [deputados federais] querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas", disse Cid em Belém.
          Do Ceará, para prestigiar o Ministro, estarão na Câmara amanhã pelo menos uns 15 deputados estaduais comandados pelo presidente da Assembleia Zezinho Albuquerque (foto).

18.03.2015

Alentejo e Fortaleza unidos por boas relações
          A Câmara Municipal   de Ferreira do Alentejo, em Portugal, representada por Hélder Guia Paulo (foto), dirigente  do Centro de Desenvolvimento Econômico e Captação de Investimentos, veio a Fortaleza mostrar a potencialidade da região e dos seus produtos de excelente qualidade – vinhos, azeites e queijos – além da potencialidade para uma identificação turística e comercial com o Ceará “onde vivem e são muito bem recebidos muitos patrícios e, na minha terra, será o mesmo com os cearenses”, disse o Helder em  sua fala.
          A apresentação do “Workshop Alentejo – Ceará Find Import/Export Evento” aconteceu com a presença de autoridades cearenses, como o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, que assinou um protocolo de cooperação para facilitar as trocas comerciais e ampliar o fluxo de negócios entre os dois municípios (foto). Também presentes na ocasião o vice-cônsul de Portugal no Ceará, Francisco Brandão; o representante da TACV (Transportes Aéreos Cabo Verde), José Luís de Sá Nogueira, e José Maria Zanocchi,  presidente da Câmara Brasil-Portugal do Ceará, além de representantes do turismo de Portugal.

Patrícia Macedo, Hélder Guia, Roberto Cláudio,

Enid Câmara e Glória Ribeiro

O evento degustativo com direito a jantar aconteceu no restaurante Geppos, localizado nos Jardins Open Mall, tendo a perfeita organização da Prática Evento comandada por Enid Câmara, Glória Ribeiro e Edna Câmara. Na abertura degustação com harmonização de vinhos do Alentejo com petiscos da região conduzida pelo “sommelier” Marcus Valle, presidente da Associação Brasileira  dos Sommeliers=ABS/Ceará.

18.03.2015

Cidadão honorário
Nesta quarta-feira, às 18 horas, a Assembleia Legislativa realiza sessão solene para  outorga do Título de Cidadão Cearense   ao advogado e jurista Antônio Jurandy Porto Rosa (foto).
A iniciativa da propositura é dos deputados Fernanda Pessoa e Tin Gomes, primeiro vice-presidente da Mesa Diretora da AL (fotos).

18.03.2015

Morre ex-deputado Tomaz Brandão

Tomaz entre o vereador Márcio e o filho Júnior

Brandão (Foto do repórter Jonas Melo)

          Nesta quarta-feira não houve sessão ordinária no Poder Legislativo cearense em homenagem ao ex-deputado Tomaz Brandão, que morreu na manhã de hoje. A sessão foi suspensa em razão de requerimento do deputado Bruno Pedrosa (foto). Tomaz Brandão vai ser sepultado em sua querida São Benedito, de onde foi Prefeito.
           Nossos pêsames à família enlutada e à classe política da Ibiapaba onde, durante mais de 30 anos o saudoso parlamentar (dentista de profissão) teve grande influência política e eleitoral. (Fonte: Antônio Viana).

18.03.2015


Senac realiza formatura de alunos do Pronatec em Aracati
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), realiza, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda do município de Aracati, a solenidade de certificação de 68 alunos atendidos pela Instituição, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nas modalidades Copa e Brasil Sem Miséria. O evento ocorre nesta quarta-feira, 18, às 17 horas, no auditório do colégio Waldemar Falcão, e contará com a presença do diretor de Educação Profissional do Senac/CE, Rodrigo Leite.
          A formatura celebra a finalização dos cursos, realizados em 2014 de recepcionista em serviços de saúde, operador de supermercados, auxiliar de recursos humanos, balconista de farmácia, recepcionista em meios de hospedagem, inglês aplicado a serviços turísticos, camareira em meios de hospedagem, organizador de eventos, auxiliar de cozinha, recepcionista de eventos, montador reparador de computador, agente de limpeza e conservação, almoxarife, atendente de lanchonete, eletricista instalador predial de baixa tensão, garçom, massagista, operador de caixa, operador de computador, promotor de vendas, recepcionista, salgadeiro e vendedor.
          Os cursos estão inseridos nas áreas de Turismo, Saúde, Comércio, Gestão, Hospitalidade, Idiomas, Informática e Conservação e Zeladoria. O Senac/CE, por intermédio do Pronatec,  em 2014   efetivou 32.617 matrículas, culminando com 5.886.785 horas efetivas de estudo.  (Fonte: Senac).

18.03.2015

Posse do Skal e Guia das Autoridades

    
  Lançamento nesta quarta-feira, 18, do Guia das Autoridades e Parlamentares, editado pela jornalista Silvana Frota. O evento acontece no   Hotel Oásis Atlântico.  Silvana  Frota (foto),autora do trabalho,   está convidando diversos representantes de entidades civis para tomarem parte do evento, que tem início a partir das 19 horas. 
          Durante a noite  será dada posse à  nova  Diretoria do Skål Internacional de Fortaleza,  presidida novamente por  Priscila Cavalcante (foto), da Priscila Eventos,  reeleita em chapa única. “Por essa e por outras é que será uma noite brilhante porque vamos brindar o projeto Skal Mundo Afora”, disse Priscila ao blog.
          Priscila também está muito feliz porque, no dia da eleição, conseguiu reunir cinco ex-presidentes da entidade: Valmir Torres, Coronel Austragésilo, Edmilson Rodrigues,  José Mário Pinto e Sabino Henrique, além dela própria, que foi reeleita.

18.03.2015

Ceará na presidência da
Confederação Nacional Lojista
          A partir de hoje  o Ceará passa a ocupar a presidência da importante Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, entidade representativa do varejo com aproximadamente 1 milhão de empresas associadas nas 27 unidades federativas brasileiras.         
          É o empresário Honório Pinheiro (foto) que estará no comando e tomará posse em Brasília.
          Clóvis Bezerra Nogueira (foto), presidente do Sindicato das Empresas de Transporte do Ceará,  representará a FACIC na solenidade.

18.03.2015

Aviões para o exterior quase vazios,
turismo interno com preços elevados

           É hora dos hotéis, resorts, pousadas, operadoras, agências de viagens... enfim, o “ trade”, acordarem para essa realidade, baixando os preços e aproveitando a maré dos feriadões e do dólar em alta. Estou recebendo propagandas para os feriadões e estou me assustando com os preços aqui no Brasil.
          Os hotéis e demais ainda não caíram na real. A intenção do brasileiro realmente e viajar pelo seu país. Veja como saiu o voo 950, terça-feira à noite, da American Airlines, de Guarulhos para Nova York. Completamente vazio. É o efeito do dólar a R$ 3,11 ou mais. Empatar, em época de crise, é lucro.
          (Escreveu em seu blog no dia 16 o jornalista/fotógrafo Jeff Severino).

18.03.2015

Rachel Marques volta à Assembleia
          A deputada suplente  Rachel Marques (PT-foto) assumiu uma cadeira   Assembleia Legislativa e foi saudada pelos líderes de bancada e vários outros deputados. Não houve tempo regimental para tantos a partes elogiativos. O marido dela, ex-deputado Ilário Marques, esteve presente.
Ela entra na vaga de Mirian Sobreira (Pros-foto) convocada para ocupar o  cargo de Secretária de Políticas sobre Drogas. 

18.03.2015

CURTAS SOCIAIS
*Jazz ao por do sol é o programa que o Iate Clube de Fortaleza (foto) volta a oferecer a seu quadro de associados no próximo sábado, 21, a partir das 17 horas. Convidados também podem participar.

*Também no sábado é o bloco Siriguela, que anima a micareta Fortal, que festeja aniversário no Marina Park com o cantor Bel Marques puxando a alegria.
*A ex-primeira dama Maria Célia Habib (foto), o colunista Cláudio Cabral e Tereza Cirino Gurgel são os aniversariantes da data.
*Amanhã, dia consagrado a São José (foto), é também o aniversário do deputado José Albuquerque, presidente da Assembleia. Também tem a missa dos Josés na Catedral.

*Fazem aniversário nessa data João Otávio Lobo, o general Paulo Studart, Helena Medeiros e Alberto Bardawill.
 
*A cidade ficou mais triste hoje com a morte de Rosita Jereissati, viúva de José Jereissati.

*Por hoje contei. Até amanhã.