Postagem do dia 05.01.2017

Mostrando a crise da água
          Olho vivo!!!! A crise da água no Ceará está tão presente que agora em restaurantes e churrascarias encontramos como "sousplat" essas publicações contendo orientações sobre como economizar água.
        Faça também a sua parte. É urgente!!
 

05.01.2017

TCM empossa dirigentes
          Nesta sexta-feira, 6, às 9 horas, posse dos novos dirigentes do Tribunal de Contas dos Municípios. O presidente Francisco Aguiar convida. Sessão solene no Plenário do órgão no Cambeba.
            Assumem o presidente Domingos Aguiar Filho (foto), o vice-presidente Manoel Beserra Veras e o Corregedor Pedro Ângelo Sales Figueiredo.
         Depois do quiproquó da extinção o governador Camilo Santana não deverá comparecer.
 

05.01.2017


05.01.2017

Segurança e Defesa Social permanecem com Polícia Federal
        Foto do arquivo pessoal
          O governador Camilo Santana nomeou o delegado da Polícia Federal André Costa como o novo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Sai um Delegado da PF e entra outro da mesma PF. Indicação pessoal, nada de política interferindo. Ele já atuou na Polícia Civil do Ceará.
        André Costa é graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

  
       
É delegado da Polícia Federal desde 2002, onde foi superintendente adjunto nos estados de Alagoas e Tocantins, tendo atuado em delegacias de combate ao tráfico de drogas, crime organizado e crimes patrimoniais. No começo da carreira atuou também na Polícia Civil do Ceará.(Fonte: Comunicação do Governo).

05.01.2017

Zezinho Albuquerque ressalta diálogo entre Governo e Legislativo em 2016 e empossa quatro deputados

          O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), destacou, em balanço sobre as atividades do ano passado, maior integração e diálogo entre Executivo e Legislativo alcançados em 2016, na segunda-feira (02/01), em encontro realizado no seu gabinete. “Antes, os deputados reclamavam que nem os requerimentos eram respondidos. Mas estamos trazendo os secretários para que, olho no olho, conversem com os deputados e possam dizer o que estão fazendo e quais os seus projetos de futuro”, afirmou.
       Além disso, ele ressaltou importantes ações realizadas na Casa ao longo de 2016. Ao todo, foram mais de mil pronunciamentos de parlamentares em mais de 300 sessões realizadas.
       O deputado também salientou os debates sobre projetos que tramitaram no Parlamento. “Podemos destacar, entre eles, os planos estaduais de Educação e Cultura e a Lei de Promoção dos Policiais e Bombeiros Militares. São propostas que mobilizaram importantes setores da sociedade”, disse. Ao todo, foram aprovadas 130 das 138 mensagens que chegaram à Casa. Os parlamentares apresentaram mais de 700 projetos e mais de quatro mil requerimentos.
        A responsabilidade com o uso dos recursos públicos em momento de crise econômica foi outro destaque do ano. De acordo com o presidente, a Assembleia Legislativa do Ceará está entre as quatro assembleias mais baratas do Brasil, conforme levantamento da Transparência Brasil referente aos últimos dois anos. “A Casa tem um gasto de R$ 44,12 por contribuinte, o que representa um valor quatro vezes inferior à média nacional dos legislativos estaduais”, informou Zezinho Albuquerque.
        A Assembleia Legislativa também participou de importantes debates no Estado, como a criação das frentes parlamentares para Enfrentamento da Crise Hídrica no Estado e de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, além da entrega do relatório do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência e das atividades realizadas pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Obras de Transposição do São Francisco.
       Já as comissões técnicas realizaram, ao longo do ano, 91 reuniões ordinárias, 172 extraordinárias, 67 audiências públicas, cinco seminários e 17 reuniões externas, bem como 40 outras atividades.

05.01.2017

Deputados tomam posse

          Os deputados Fernando Hugo (PP), Rachel Marques (PT), Mário Hélio (PDT) e Dedé Teixeira (PT) assumiram, nesta segunda-feira (02/01), em reunião da Mesa Diretora realizada no gabinete da Presidência da Casa, os mandatos de forma efetiva. A posse foi conduzida pelo presidente Zezinho Albuquerque.
          Eles substituem os deputados que foram eleitos prefeitos em 2016: Ivo Gomes (PDT), eleito em Sobral; Zé Ailton Brasil (PP), no Crato; Laís Nunes (PMB), em Icó, e Naumi Amorim (PMB), em Caucaia.
        Também estiveram presentes na reunião o secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit, e os deputados Walter Cavalcante (PP), Tin Gomes (PHS), Dr. Santana (PT), Ely Aguiar (PSDC), Evandro Leitão (PDT), João Jaime (DEM) e Tomaz Holanda (PMDB). Fonte: AL/CE.

06.01.2017


05.01.2017

Prefeitura quer dos secretários:
Carro particular de casa para o trabalho
            Anuncio feito pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) na primeira reunião com o novo secretariado no Paço Municipal corta o uso de carros oficiais do primeiro escalão da gestão municipal. A medida faz parte de um pacote de contenção de gastos que será executado até o final do mês de janeiro.
         Cada secretário receberá uma ajuda de custo para o combustível do veículo particular que irá usar para trabalhar. A medida chegou a ser defendida pelo então adversário de RC na campanha pela Prefeitura, deputado Capitão Wagner (PR).


          Segundo eu soube, os Secretários usarão seus carros particulares apenas para deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa. As obrigações externas serão todas cumpridas em veículos oficiais. Quer dizer, toda estrutura de carros e motoristas será mantida.

05.01.2017

Calçada ocupada por lanchonete
         Digam para mim uma coisa: pode? O cidadão resolve instalar o seu comércio (neste caso uma lanchonete) na esquina da calçada de uma rua dificultando a passagem de pedestres. Isso acontece em Fortaleza na rua Leonardo Mota com Eduardo Garcia, na chamada Aldeota. A municipalidade não viu, não vê, mas a AMC está nas redondezas multando os veículos que param para deixar/pegar um passageiro numa loja. A foto eu fiz ontem, 03.01.2017.
         João Freitas comentou: “Não sejamos precipitados! Que é estranho é! Agora, vamos cobrar da Prefeitura uma explicação. E aí sim! Mas vamos testar a credibilidade do Zerangel, e nos seus seguidores, aos quais me incluo. “Estou querendo ajudar, incentivando, através do teu blog, a ida das denúncias para a Prefeitura”.

        Olha, João Freitas, amigo Freitinhas – digo eu -, não sou contra cafés e lanchonetes nas calçadas, não, desde que respeitem o espaço de circulação dos pedestres como acontece em todas as cidades do mundo. Vejam este de Paris, o "Les Philosophes" na Rue Vieile du Temple, as mesas ficam encostadas na parede, mas a circulação das pessoas está garantida.

05.01.2017


05.01.2017

Defensores Públicos com nova Diretoria
A solenidade de posse da Diretoria Biênio 2017-2018 da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec) acontece nesta quarta-feira (04/01), às 19 horas, no “lobby” da Torre Saúde do Complexo São Mateus. A chapa de situação “Juntos Podemos +” ganhou a eleição, realizada em dezembro último, com 151 dos 300 votos válidos.
“Trabalharemos pela valorização do trabalho do defensor e suas prerrogativas, através de ações políticas e jurídicas, judiciais e extrajudiciais, e inclusive perante a sociedade, almejando verdadeiramente um serviço final de qualidade para a população hipossuficiente, razão de ser da Defensoria”, afirma a nova presidente, defensora pública Ana Carolina Gondim (foto).  Ela é graduada em Direito pela Estácio e em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará,
       A nova Diretoria da Adpec é composta ainda, por: Delano Benevides (vice-presidente), Yasmina Braide (1ª Secretária), Rosângela Bobô (2ª Secretária), Márcio Maranhão (Tesoureiro), Nelie Aline Marinho (Diretora Parlamentar), Aldemar Monteiro (Diretor Jurídico de Prerrogativas), Emília Nobre (Diretora de Eventos), Sérgio Luís Araújo (Diretor de Comunicação Social), Júlio César Lobo (Diretor de Interior), Benedita Damasceno (Diretora de Aposentados e Pensionistas), tendo como Conselheiras Liduína Freitas, Marylene Venâncio e Valéria Teles. (Ascom/Jornalista Samira Castro).

05.01.2017

Pequeno produtor rural quer direito a poço e cisterna
          Os pequenos produtores rurais do Ceará, desde a época dos governos Virgilio Távora, passando pelo de Gonzaga Mota, nos anos de 1980, estão completamente desassistidos pelo Estado. Entrou seca e saiu seca e de Tasso Jereissati para cá todos esses produtores não receberam nenhuma ajuda oficial para a manutenção ou melhorias em  suas propriedades.
        O que conseguiram foram dívidas nos Bancos do Nordeste e do Brasil, que se tornaram impagáveis, e mesmo com as renegociações, não irão conseguir se livrar do pesado ônus.
        Neste período de seca, o jornalista e radialista Domingos Távora (na foto com os pequenos sanfoneiros do interior cearense aos quais apoia)  sugeriu ao presidente da Federação da Agricultura e Pecuária, Flávio Saboya (foto abaixo),
que leve proposição ao Banco do Nordeste para que a instituição financie a perfuração de poços e construção de cisternas para essa categoria de produtores rurais. Hoje somente os grupos enquadrados na Agricultura Familiar ganham direito a esses equipamentos.

05.01.2017

Ouvidoria e Portal da Transparência em pane
        Devido a  manutenção na infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do órgão,  Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) informa que  desde  terça-feira, 3,   o  Sistema de Ouvidoria (SOU), o Portal da Transparência e o Sistema de Acompanhamento de Contratos e Convênios (SACC)  não estiveram  acessíveis durante o serviço. A previsão é que os sistemas estejam operando normalmente a partir das 8h de quinta-feira (05).

05.01.2017


05.01.2017

CURTAS SOCIAIS
*Folhinhas do dia 4, quarta-feira, a jornalista Edgony Bezerra (na foto com o marido Snellius Fiúza),  Diogo de Siqueira Cruz e Ignez Burlamáqui.
 
*Nesta  quinta-feira, 5, os abraços vão para Evando Campos, eficiente Assistente Legislativo do Plenário da Assembleia Legislativa.
*É também os aniversários de Otacílio Vasconcelos e Virgínia Morais (na foto acima com a amiga e parceiro Lucília Loureiro).
*Em viagem pelo México, Tane e Francisco (Chiquinho) de Matos Brito.
*Depois do recesso de final de ano, o grupinho do almoço de sextas-feiras retorna na próxima semana: Valdélio Leite (na foto, à esquerda,  com JR e Francisco Coelho), Eymard Freire, Olavo Moreira, José Rangel e Chiquinho de Matos Brito.
*Neste final de ano aconteceram dois assaltos a casas  em Guaramiranga inclusive com o constrangimento aos proprietários, familiares e convidados.
*E a Polícia diz que nada é possível fazer para evitar essas agressões.
*Na sexta-feira,6, “show” de Reisado na Praça do Ferreira encerrando o período natalino.
*É uma excelente oportunidade para as pessoas, sobretudo os mais novos, que não conhecem esta tradição cultural da nossa gente.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.