Postagem do dia 13.08.2014

Luto na campanha presidencial

 

          Imensa tristeza dominou o Brasil neste dia 13 com o acidente que vitimou o candidato a Presidente da República, Eduardo Campos, e seus companheiros de voo. O luto será a tônica desta campanha presidencial.
 
          No Ceará todos os candidatos a Governador suspenderam suas atividades de campanha à tarde em sinal de luto e solidariedade.

13.08.2014

Candidatos expõem seus projetos no Agropacto
 

Flávio Saboya, Eunício e jornalista Silvana Frota

Durante quatro horas as lideranças da agropecuária cearense, da política e dos diversos setores produtivos ouviram na terça-feira. 12, os candidatos a Governador e um candidato a Vice-Governador no evento Agropacto, organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, presidida por Flávio Saboya. Falaram Eunício Oliveira (PMDB e aliados), Camilo Santana (PT e aliados) e Leonardo Bayma,  vice da candidata Eliane Novais (PSB). Os candidatos apresentaram os seus projetos de Governo e responderam a cinco perguntas formuladas pelos organizadores. Cada um recebeu a publicação “O que esperamos do próximo Governador” preparada pela FAEC, SENAR e SINRURAL.
 

Senador Eunício Oliveira

 
 EUNÍCIO OLIVEIRA
 
Focou sua fala na implantação de uma política de melhor convivência com o semiárido; disse que dará ênfase ao fortalecimento de nossa capacidade de inovação tecnológica, ao empreendedorismo rural, aplicando no Executivo tudo o que aprendeu no Legislativo; todos os setores da agroindústria serão beneficiados por ações governamentais concretas.  “Não consigo entender porque o diálogo entre produtores rurais e autoridades governamentais foi afastado pela SDA”. Ele  também disse que a “construção do Acquario não é prioridade para o Ceará.” Eunício  prometeu criar mecanismos para compensar as perdas dos agricultores e resolver a questão da dívida dos produtores com o antigo BEC, hoje Bradesco, “que, juro, eu não sabia nem que isso ainda existia”, garantiu.
 

Deputado Camilo Santana

 
 CAMILO SANTANA
 
Relatou sua trajetória na área da agricultura e da pecuária, ressaltando a política que tirou o Ceará  da classificação de risco de aftosa “quando os nossos animais não podiam sequer sair do Estado para participar de uma exposição” . Afirmou que em 2007 o PIB do Ceará era de 50 bilhões de reais e que, em 2013, chegou a 105 bilhões, “o que mostra que a política governamental que estamos seguindo está correta. Todas as ações são feitas para garantir água para beber,  daí as milhares de cisternas doadas às populações do interior, os 250 quilômetros de canais, o cinturão das águas. O desafio é integrar as bacias hidrográficas. Nós vamos trazer água do São Francisco em 2015. Eu pretendo ampliar as parcerias do Estado com todos os setores do agronegócio”, afirmou.
 

Advogado Leonardo Bayma

 
 LEONARDO, VICE DE ELIANE
 
Como a deputada-candidata Eliane Novais não quis deixar a sessão da Assembleia Legislativa, que neste período eleitoral só acontece uma vez por semana, às terças-feiras, dia do Agropacto, ela foi representada pelo seu vice Leonardo Bayma que, apoiado dados mostrados, disse que, lamentavelmente, “a participação do agronegócio no PIB cearense se estagnou; os projetos para a convivência com a seca estão na gaveta do Governador; todos os órgãos públicos ligados ao campo estão sucateados e precisam ser revitalizados. Vejam o caso da Epace, que foi extinta; a Ematerce só faz empregar; a SDA  que só se dedica à agricultura familiar. Vamos descentralizar, concluir as obras de transposição hídrica, as rodovias e estradas vicinais para melhorar  a vida dos que moram no campo”, afirmou o candidato a vice.
 

Platéia no Barbra´s Buffet

 
Amanhã eu conto mais.