Postagem do dia 29.08.2013


“Esse helicóptero será usado na saúde e na
segurança pública”, diz líder do Governo

Deputado José Sarto


Detalhando  o que chama de “tempestade em copo dágua”, o deputado José Sarto (PSB), líder do Governo, conversou nesta quinta-feira, 29,  com a imprensa na Assembleia Legislativa  sobre a questão dos helicópteros adquiridos pelo Governo do Estado e que tanta polêmica tem causado.
           Ele afirmou que com os recursos do contrato de financiamento com o banco alemão  foram adquiridos equipamentos para as áreas de segurança pública, saúde, educação e meio-ambiente, ressaltando  que quando surgiu a possibilidade do convênio, em 2010,  ainda não havia sido decidido preliminarmente o que comprar, daí ter sido a mensagem enviada à Assembleia a mais abrangente possível para não se perder a oportunidade.

Por isso o Governo  “botou um amplo leque de opções porque, primeiro era preciso garantir os recursos, depois definir os equipamentos de alta tecnologia que seriam  comprados, como realmente aconteceu.  Esse helicóptero  é multifuncional,  é usado na saúde, por isso tem  uma UTI;  é usado na segurança pública porque é uma aeronave que tem vôo noturno, autonomia de 3 horas e meia, comporta 12 pessoas (10 pessoas além dos 2 pilotos), tem escadas que são próprias do Corpo de Bombeiros, então tem toda uma sofisticada tecnologia”, assinalou.
            “Para você  entender a sofisticação desse equipamento, dos 35 itens que estão no aparelho, a ANVISA (Agência Nacional  de Vigilância Sanitária)  só conhecia 7, quer dizer  28 itens são realmente novas tecnologias. Por isso o primeiro helicóptero só chegou agora em junho, quando o contrato foi assinado em  2011”, completou o deputado José Sarto.
            Os poucos deputados da oposição (Heitor Ferrer. Eliani Novaes, Antônio Carlos, Lula Morais, Fernanda Pessoa e Roberto Mesquita) tentaram aprovar requerimentos pedindo mais detalhes das compras, mas tiveram suas pretensões reprovadas. Democracia é assim mesmo!